Tutoriais

Como usar o compartilhamento familiar do iTunes no iPad, iPhone e Apple TV.

compartilhamento
Escrito por André Darugna

Olá amigos, o compartilhamento familiar é uma das funções mais bacanas para quem tem uma grande coleção musical em seu computador, porém, não possui espaço suficiente para tê-la em seu aparelho iPad ou iPhone.

É com ele que você consegue ouvir suas músicas no tablet, smartphone e inclusive em sua Apple TV sem precisar passá-las aos aparelhos, tudo é realizado via rede Wi-Fi, ideal para colocar música em alguma festa ou churrasco, conectando seu iPad ou iPhone em um aparelho de som, via cabo P2 ou até mesmo num dock station.

Já falamos anteriormente sobre a configuração do Compartilhamento Familiar, que foi inserido no iOS na versão iOS 4.3, o fato é que ela foi sendo mudada com o passar do tempo, portanto será válido revisar as configurações e evitar falhas ou falta de acesso às mídias via rede Wi-Fi.

Leitura complementar:

Usando o Compartilhamento Familiar no iOS 6

Bom, primeiramente devemos entender que esse procedimento somente funciona via rede Wi-Fi, ou seja, mesmo que conte com um plano de internet 3G não poderá escutar as músicas fora de casa. Ele é ideal para colocar música em alguma festa, churrasco ou encontro familiar.

Você precisará deixar seu computador ligado para que o iPad, iPhone e Apple TV possam ter acesso às músicas, e antes de tudo deverá realizar as configurações a seguir.

Avançado no iTunes

No iTunes do computador:
Toque no menu Avançado que está localizado no alto do programa iTunes, depois, clique na opção Ativar Compartilhamento Familiar. Uma tela semelhante à mostrada abaixo solicitará que você faça login em sua conta.

Insira sua ID Apple.

Insira sua Apple ID e também sua senha, logo depois clique no botão Criar Compartilhamento Familiar.

Pronto, no computador tudo OK!

No iPad e iPhone:
Ambos os dispositivos possuem a configuração muito similar, portanto, mostrarei somente imagens do iPad mas o caminho no iPhone é igual. Abra os Ajustes, busque pela opção Música no menu.

Dentro de Música deslize até encontrar Compart. Familiar, lá escreva seus dados de conta nos campos ID Apple e Senha.

Ajustes de músicas no iPad

Pronto, configurado o compartilhamento familiar, agora é hora de encontrar as músicas no aplicativo Música do iPad e iPhone.

Mais com Compartilhamento familiar.

Agora você precisa encontrar como na foto acima o botão Mais em seu aplicativo Música, se você tiver configurado tudo corretamente e estiver conectado na mesma rede Wi-Fi de seu computador aparecerá o botão Compart. (com um ícone de uma casa). Toque nele e poderá visualizar e reproduzir todas as músicas de seu computador.

Itens Comprados compartilhados

Use com sua criatividade, um cabo P2 para conectar a saída do fone de ouvido com a entrada auxiliar do aparelho de som, ou com algum dock station.

Na Apple TV:
A Apple TV é um dos aparelhos mais interessantes que a Apple já lançou, é um centro de multimedia muito fácil de usar, além das músicas é legal compartilhar também os vídeos do computador, mas eles precisam estar no formato .mp4 e adicionados ao iTunes para poder funcionar. Para configurar o Compartilhamento Familiar nela siga os passos.

Ajustes do compartilhamento na Apple TV

Entre no item Ajustes do menu, depois em Computadores, lá encontrará um campo para ativar o compartilhamento familiar, se você tiver a Apple TV atualizada na última versão não precisará nem mesmo inserir dados, ela irá utilizar as chaves pré-armazenadas.

Ativar compartilhamento na Apple TV

Agora depois de ativado você deverá voltar à tela inicial (pressione e deixe pressionado o botão Menu), depois entre em Computadores, logo visualizará várias opções, entre elas Músicas, Filmes e Fotos.

Itens Comprados compartilhados na Apple TV

Escolha a mídia desejada e se divirta com sua Apple TV. Lembrando que você pode desta forma assistir seus vídeos (filmes) baixados da internet, porém, eles precisam estar em .mp4 e adicionados ao iTunes.

Caso não saiba como converter seus vídeos para .mp4 lhe ensino neste tutorial:
Aprenda tudo sobre vídeos no iPad, converter, utilizar legendas, melhores aplicativos e mais.

Considerações Finais

O Compartilhamento Familiar é uma das funções mais bacanas já lançadas pela Apple, é muito bom poder contar com acesso aos arquivos do computador via rede Wi-Fi, os usos são muitos, basta você colocar sua criatividade para funcionar.

Se deseja contar o iPad ou iPhone num aparelho de som precisará de um cabo P2, é fácil de encontrar em lojas de eletrônicos, muitas pessoas inclusive mandam fabricar. O formato é P2/P2, um para a saída do fone de ouvido e outro para a entrada auxiliar do som.

Divirta-se!

Se você estiver tendo problemas com o uso do Compartilhamento Familiar leia este manual de ajuda: Solucionando problemas com o Compartilhamento Familiar

Debate:

  • Conhecia o Compartilhamento Familiar?
  • ?Possui uma Apple TV e explora o recurso?

Até já.

Sobre o autor

André Darugna

Blogueiro fundador do iPad Dicas e Viagens Dicas, formado em Comunicação e vencedor de 2 prêmios Top Blog.

17 comentários

  • Carlos Alessandro,

    O iOS6 dá pau direto no compartilhamento familiar. Tanto no iPad2/3 ou nos iPhones. Vamos ver se o iTunes 11 resolve essa derrapada da Apple.

    Boa sorte aí!

    Abraços.

  • Ola André, poderia me esclarecer uma duvida..

    Ex.
    Estou com o ipad conectado na biblioteca do itunes de um usuario. No itunes tanto da biblioteca quanto na exibição do airplay tem 2 alto falantes, há a possibilidade de eu colocar mais um alto falante de um terceiro computador para executar a mesma musica na apple tv, na biblioteca principal do pe e num terceira biblioteca do note? VAleu

  • Faz um tempo que eu uso a Apple tv, principalmente para assistir a filmes do iPad nela, usando o oplayer, mas de um tempo para cá não vai, só fica carregando, inclusive o compartilhamento familiar….

  • Temos que ser realistas: criar uma rede como a descrita neste pequeno artigo não é barato. Todos os produtos da Apple são caros no Brasil e alguns deles nem estão disponíveis oficialmente em nosso país.

    • Olá Corporations, se temos que ser realistas lhe corrigirei:
      – iPad, iPhone e Apple TV são produtos vendidos oficialmente na Apple Store Online do Brasil;

      A segunda realidade é que barato ou caro é uma percepção muito pessoal, depende do bolso e principalmente das prioridades de cada um, não sou rico e possuo 12 dispositivos Apple, entre iPads, iPhones, Macs, Apple TV, iPods, magic mouse, etc.

      Um abraço, até já.

  • ndre muita boa a dica, mas acabei de atualizar meu ios 6 e nao estou conseguindo abrir meu intunes com o da epp store
    NAO PODE CONECTAR COM A INTUNES STORE
    sera erro de atualização..

  • Olá, ótima dica, muito obrigado.
    Só tenho uma dúvida, eu tenho um ipad com meu apple id, minha esposa tem um iphone com o id dela, como faço para usarmos o compartilhamento no nosso mac que está com meu id. Devo criar um terceiro id?

    Obrigado

  • Sensacional a dica.
    Sempre aprovo essas funcionalidades cruzadas, entre internet, tv, desktops /notebooks e dispositivos móveis.
    A gente acaba tendo uma porção de gadgets em casa, se eles não se interligarem, acabam virando peça meramente decorativa (coisa que aconteceu com meu VHS e DVD Player).

    Vou ficar muito mais feliz quando alguém perceber as enormes possibilidades de integrar um iPad com os consoles de video game.

    • Obrigado pelo comentário Wilson, pois bem, o iPad com a Apple TV tem levado o título de “excelente video-game”. Jogos como o Real Racing 2 possuem incríveis recursos, você dirige no iPad como se fosse um volante e na tela da TV fica a imagem.

      No iPad informações extras como mapa do percurso, etc.
      Vale a pena conferir!

  • Oi André. Bom dia!

    Quem armazena as músicas no iCloud e tem o iTunes Mach já tem acesso a todas as músicas do computador, não havendo necessidade do compartilhamento familiar, não é mesmo? Ou estou errado e os três se complementam.
    Abs do

    Clovis

    • Bom Clovis, o iTunes Match não substitui o Compartilhamento Familiar, como lhes comentei, existem pessoas que possuem bibliotecas que sobrepassam a capacidade de armazenamento de seus dispositivos, por esta razão, não conseguem ter acesso a todas as músicas.

      Um abraço.