Tutoriais

Letras pequenas? Saiba como aumentar os objetos da tela do iPad e do iPhone.

zoom
Escrito por André Darugna

Este pode não ser um post para todo público, porém, é especial para aqueles usuários que tem certa dificuldade de leitura dos objetos na tela do iPad ou do iPhone, graças a um recurso nativo do iOS nós podemos aumentar os objetos para visualizar com maior facilidade tudo o que está acontecendo no sistema.

Este é somente mais um dos tantos recursos de acessibilidade que a Apple inseriu no iOS, mostrando-se um dos sistemas mais preocupados com as pessoas com necessidades especiais.

Que tal conhecer a função de Zoom, que permite aumentar todos os objetos da tela para utilizar mais facilmente o iOS?

Ativando o Zoom no iPad e no iPhone

Ativar o Zoom é muito simples, basicamente você precisará acessar a seção de configurações e lá ativar essa opção dentro de acessibilidade.

Vamos ao passo-a-passo:

  • Abra os ajustes de seu iPad ou iPhone;
  • Toque em Geral;
  • Deslize até encontrar Acessibilidade e toque nele;
  • Agora toque em Zoom;
  • Ative a chave para ligar o Zoom;

Veja na imagem abaixo o passo-a-passo no sistema:
passo-a-passo

Com o Zoom habilitado agora é hora de aprender a utilizar o recurso.

Como utilizar a função de Zoom no iPad e no iPhone

Por mais simples que seja este tutorial, a função de Zoom pode ser um recurso importantíssimo para pessoas com dificuldade visual, seja por um problema diagnosticado ou simplesmente por ter esquecido os óculos.

Utilizar é fácil, basta você usar três dedos para deslizar a tela, dessa forma terá acesso a tudo aquilo que o sistema está exibindo no momento.

Para sair no Zoom, toque duas vezes com três dedos na tela, essa função é importante quando por exemplo mais de uma pessoa utiliza o iPad. Tocar duas vezes com três dedos na tela ativa e desativa o Zoom, fazendo assim com que o acesso ao recurso seja muito mais fácil e não será necessário ir aos ajustes constantemente.

Você ainda pode ajustar o Zoom, o movimento não é tão simples, você precisará tocar duas vezes com três dedos na tela, sem tirar os três dedos da tela no segundo toque faça um movimento de pinça para aproximar ou afastar a quantidade de zoom.

Lista de gestos:

  • Dois toques com três dedos na tela ativa e desativa o Zoom;
  • Deslizar três dedos na tela para visualizar todos os cantos do sistema;
  • Tocar duas vezes na tela com três dedos e realizar o movimento de pinça para ajustar o Zoom;

Considerações Finais

O iPad tem se mostrado uma ferramenta mais que completa e me surpreende a cada dia pela quantidade de recursos que oferece. Se formos entrar nos recursos de acessibilidade temos inúmeras formas de aproveitar o iPad inclusive quando o usuário possui alguma necessidade especial.

Um dos mais utilizados é o Voice Over, especial para pessoas com visão muito baixa, ao ativar este recurso o iPad lê exatamente o que vê na tela e este usuário consegue interagir sem maiores inconvenientes mesmo com a tela táctil.

Outro dos bons recursos é o texto Grande, ideal para quem tem algum grau de miopia e não está utilizando óculos, também existem muitos outros, que serão assunto de novos posts no futuro.

Debate:

  • Você utiliza algum dos recursos de acessibilidade?
  • Conhece mais alguma dica em relação ao uso do Zoom de tela?

Por hoje é só, grande abraço.

Fonte: iMore

Sobre o autor

André Darugna

Blogueiro fundador do iPad Dicas e Viagens Dicas, formado em Comunicação e vencedor de 2 prêmios Top Blog.

6 comentários

  • Oi André.
    Foi com muita alegria verificar meus email e escutar a minha gatinha do voice over lendo que o iPadicas esta com uma dica para pessoas com baixa visão.
    Realmente o iPad tem incluído em seu sistema nativo oque tem de melhor em acessibilidade, testado por pessoas com varias dificuldades.
    Com isso e o melhor sistema operacional que existe para pessoas com qualquer deficiência.
    Um App que uso quando tenho que ler uma carta e não tenho ninguém por perto e o Dual Zum, com ele posso enviar a imagem para que alguem leia, sem contar que auxilia para ler aquelas entrelinhas que ate uma pessoa com boa visão não consegue .

    Grande abraço do Mr. magôo.

    • Tino é sempre um prazer receber suas mensagens, sou um iniciante no que se refere ao assunto da acessibilidade mas estou tentando ajudar pouco a pouco as pessoas, gostaria de conhecer melhor e poder ajudar ainda mais.

      Fico feliz que tenhas gostado do material, mais feliz ainda fico eu quando elogiam meu trabalho.
      Grande abraço.