Tutoriais

Como recuperar fotos e notas apagadas em seu iPad ou iPhone

papel-queimando
Escrito por André Darugna

Muito provavelmente você já teve alguma de suas fotos ou notas apagadas por engano de seu dispositivo, não se preocupe, hoje lhe ensinarei a recuperar estas fotos ou notas, a primeira coisa que você deve fazer é manter a calma e não usar muito seu iPad ou iPhone até que a recuperação seja feita com sucesso.

Pode ter sido um descuido, um acidente, falta de sorte, o que sabemos é que cedo ou tarde quando se trata de informação digital nós sempre perdemos um ou outro arquivo de suma importância, existem muitos métodos de armazenamento na nuvem para evitar a perda de arquivos, mas quando não nos programamos antecipadamente estes desastres costumam acontecer.

Sem entrar em muitos detalhes técnicos, os arquivos apagados na verdade permanecem na memória do iPad ou iPhone, elas somente não aparecem na lista de fotos e notas, estão ocultas até que o sistema necessite daquele espaço para gravar outra coisa, por essa razão recomendo não utilizar o dispositivo até solucionar a perda dos arquivos.

Existem quatro pontos importantes a serem considerados quando falamos de recuperar fotos ou notas perdidas / apagadas:

  • Devemos atuar o antes possível, para evitar o uso do espaço que as fotos ocupavam na memória do aparelho, isso poderia apagá-las por definitivo;
  • Verificar se por acaso não temos esses arquivos em algum serviço de armazenamento na nuvem, ou em seu computador. Algumas vezes nos esquecemos mas as fotos podem estar no “Compartilhamento de Fotos” ou no Dropbox, já as notas podem estar no iCloud;
  • Caso não tenhamos uma cópia na nuvem ou no computador, precisaremos de um software para recuperar dados de iPads e iPhones, esse será o passo crucial para recuperar as fotografias apagadas por engano, serve também para recuperar outros arquivos, como as notas;
  • Existem bons programas de computador gratuitos para essa finalidade, você deverá escolher um deles e instalar para tentar recuperar os dados, instale mais de um se necessário. Recomendamos Apowersoft, iPubsoft, Recovery-Android (versão iOS) e EaseUS, cada um deles possui algum tipo de limitação e alguns precisam ser comprados para recuperar todas as fotografias e informações, se seus dados são valiosos o investimento vale a pena;

Recuperar fotos utilizando o “Compartilhamento de Fotos”

recuperar-fotos-notas
Como comentei antes, existe uma possibilidade de recuperar as fotos utilizando o Compartilhamento automático, também conhecido como Photo Streaming, um recurso do iCloud que compartilha as fotos entre seus dispositivos de forma simples e automática.

Nesse caso estamos falando do iCloud nos salvando a pele, mas ele precisaria estar previamente configurado para que isso desse certo, se esse for seu caso, parabéns você poderá recuperar suas fotos rapidamente na nuvem, a Apple guardou uma cópia de suas fotos em segurança.

Isso somente é válido para usuários do iOS 5.1 ou superior, com o Photo Streaming configurado anteriormente.

Para recuperar as fotos via Photo Streaming:

  • Abra no iPad ou iPhone o aplicativo Fotos;
  • Toque em Álbuns;
  • Toque em Meu Compart. de Fotos;
  • Toque em Selecionar;
  • Selecione todas as fotos desejadas;
  • Toque no botão Compartilhar (primeiro do canto superior esquerdo);
  • Escolha Salvar no Rolo da Câmera;

Pronto, agora você já recuperou as fotos via iCloud, lembrando que sempre é possível baixar estas mesmas fotos no Mac ou Windows caso o iCloud esteja devidamente configurado neles, no Mac por exemplo basta abrir o aplicativo iPhoto ou Aperture e visualizar a aba iCloud (Compartilhado).

Recuperando as fotos e notas do iPad ou iPhone utilizando um Software

recuperar-fotos-notas-software
Agora chegou a parte crítica do artigo, pois nem sempre é possível recuperar suas fotos ou notas, tudo depende da rapidez em que tentou a recuperação, do software que irá escolher e do pagamento ou não da licença do software, já que alguns são gratuitos somente por tempo limitado (amostra).

Entendendo que seus dados são importantes e que você está realmente querendo recuperá-los, indicarei alguns programas de computador, gratuitos com restrições, que mostram todas as fotografias e notas apagadas para que você saiba que conseguirá recuperá-las, mas alguns podem funcionar plenamente somente caso sejam comprados.

Recomendamos:

Não somos fabricantes deles, nem mesmo fomos pagos pela indicação, portanto, caso surja alguma dificuldade no uso dos programas por favor, entre em contato com o suporte do mesmo, já que não temos capacidade técnica de dar suporte a um programa de PC ou Mac.

Funcionamento básico dos programas:

O processo consiste em que? Vamos escanear o aparelho (iPad ou iPhone) utilizando um programa instalado no Mac ou no PC, esse programa irá rastrear a memória para encontrar traços de arquivos, alguns destes programas podem identificar:

  • Fotografias;
  • Notas;
  • SMS;
  • Contatos;
  • Histórico de chamadas;
  • Etc;

Estes programas funcionam de forma muito similar, seguiremos praticamente os mesmos passos para poder recuperar nossas fotos com qualquer um deles, serão:

  • Abrimos o programa no computador;
  • Conectamos o iPad ou iPhone no computador utilizando o cabo USB;
  • Selecionamos o dispositivo na lista;
  • Clicamos no botão “SCAN” (escanear, ou algo parecido);
  • Escolhemos os arquivos, em nosso exemplo as fotos;
  • Selecionamos a pasta onde queremos salvar a cópia e apertamos “RECOVER” (ou algo parecido);

Pronto, é assim simples.

O próprio programa lhe indicará como prosseguir caso os passos sejam um pouco diferentes, em alguns casos teremos mais opções, tudo depende do programa escolhido. Alguns programas exigem plugins extras para funcionar, tudo isso será indicado na hora da instalação.

Recuperar as fotos e notas dessa forma pode ser muito funcional, mas devemos agir o quanto antes, ele também será útil para aqueles casos em que o iPad ou iPhone perdeu todos os dados em razão de um sincronismo com o iTunes.

Para isso deveremos instalar o programa no computador onde você sempre realizou os backups, depois iremos selecionar “Scan iTunes backup folder” (ou algo parecido), alguns programas pedem a pasta, e você deverá inserir: /Library/Application Support/MobileSync/Backup/ (ou similar, dependendo se usa PC ou Mac).

Depois de selecionar a pasta devemos clicar em SCAN, escolheremos os arquivos a serem recuperados e pronto!

Considerações Finais

Como sempre quero destacar a importância de sempre mantermos uma cópia de segurança de nossos arquivos, o iCloud está aí para lhe ajudar sem que você tenha que se empenhar em realizar os backups manualmente, já ensinei também como copiar as fotos do iPad para um computador com Windows ou OS X, basta você ler e seguir os passos.

Em caso de urgência os passos acima serão de extrema utilidade e espero que você possa recuperar suas fotos com sucesso, se ficou alguma dúvida pergunte.

Grande abraço, até já.

Sobre o autor

André Darugna

Blogueiro fundador do iPad Dicas e Viagens Dicas, formado em Comunicação e vencedor de 2 prêmios Top Blog.

5 comentários

  • Boa tarde… Fui apagar umas fotos do compartilhamento de fotos do meu iPad e consequentemente apagou do iPhone, consigo recupera-Las? Obrigada

  • Vendi o iPad da minha esposa e deletei todas as notas dela que não
    Sabia mas eram de muita importância e entrei em contato imediatamente com
    O comprador, mas ele havia excluído a conta dela e não me lembro se a conta
    Que usava era minha ou tinha criado outra pra ela pois tinha adquirido outro
    Quando passei pra ela
    Tem como recuperar essas notas ? Pois ela ainda precisa delas
    Desde já agradeço a ajuda

  • Fala André!!
    Mais uma vez salvando os “perdidos”!! KKK
    Não sabia que existia tal procedimento!
    Muito bom saber pois já fui perguntado por pessoas que perderam muita coisa no ipad!
    Sempre ajudando pelo bolg!!
    Valeu André!