servicos-google

Conheça a nova configuração dos serviços Google (Gmail, Contatos e Agenda).

Compartilhe:Share on Facebook27Share on Google+9Tweet about this on Twitter8Pin on Pinterest0Email this to someone

Há tempos recomendávamos uma configuração especial para os serviços do Google nos iPads e iPhones, antes, configurávamos tudo mediante o Microsoft Exchange no lugar da configuração oficial do Gmail, presente já naquela época nos dispositivos iOS.

Agora, com o abandono uso do Exchange por parte do Google, devemos fazer uma nova configuração para obter acesso aos serviços de e-mail e contatos. Quem já tem a configuração antiga não precisa realizar a atualização pois ela é necessária somente para novos usuários.

Isso tudo faz parte da nova política do Google em relação aos serviços, pois lançou recentemente um aplicativo oficial e renovado do Gmail, uma excelente opção para ler seu correio da empresa.

Outras configurações e dicas sobre e-mail no iPad:

Configure seu Gmail no Mail do iOS

O Google oferece um aplicativo oficial do Gmail para os dispositivos iOS, é em minha opinião uma das melhores formas de utilizar o Gmail no iPad ou iPhone, porém, de todas formas é essencial possuir sua conta configurada no aparelho para que você possa enviar e-mails com anexos ou compartilhar itens de aplicativos via correio.

Passo-a-passo:

  • Abra os Ajustes;
  • Toque em Mail, Contatos e Calendários;
  • Escolha Adicionar nova conta;
  • Toque em Gmail;
  • Insira seus dados, como nome, e-mail e password;
  • A descrição é opcional, escreva o que desejar o Gmail;
  • Toque no botão Seguinte;
  • Deixe ligadas as opções referentes aos serviços que deseja utilizar;

Agora, ao abrir o aplicativo Mail você poderá encontrar seus correios e a caixa de entrada exclusiva do Gmail.

Quando você apaga uma mensagem no Mail do iPad ele armazena a mensagem ao invés de deletá-la.

Para mudar essa configuração você precisa ir novamente nos Ajustes > Mail, Contato, Calendários > Desative e a opção Arquivar Mensagens.

Configure os Contatos do Google no iOS

A Apple inseriu a possibilidade de administrar contatos no iCloud, uma excelente opção para quem ama a Apple e não a troca por nada nesse mundo. Porém, acredito ser mais inteligente administrar os contatos em um serviço de terceiros, como o Google, pela possibilidade de futuramente trocar de plataforma ser perder os dados.

Os contatos do Google são muito utilizados e para você que já o utiliza, eis a configuração passo-a-passo, via CardDAV:

  • Abra os Ajustes;
  • Vá em Mail, Contato, Calendários;
  • Toque em Adicionar Conta;
  • Vá em Outro (não em Gmail);
  • Escreva google.com em Servidor;
  • No nome do usuário coloque seu e-mail completo com @gmail.com junto;
  • Insira sua senha;
  • Escreva o que desejar na descrição (eu uso Contatos Google);
  • Toque em Seguinte e aguarde;

Agora, os contatos do Google irão aparecer dentro do aplicativo Contatos do iPad e iPhone.

Configure o Calendário do Google no iOS

Para configurar o calendário você deverá utilizar o mesmo método da primeira explicação neste post, onde você configura da forma oficial selecionando Gmail no menu de adicionar conta.

  • Abra os Ajustes;
  • Vá para Mail, Contatos, Calendários;
  • Toque em Adicionar Conta;
  • Escolha Gmail no menu de opções;
  • Insira seus dados, como nome, e-mail e password;
  • A descrição é opcional, escreva o que desejar o Gmail;
  • Toque no botão Seguinte;
  • Ative também a opção Calendário;

Agora, se você abrir o aplicativo Calendário verá seus eventos cadastrados dentro de seu iPad ou iPhone, tudo sincronizado na nuvem como manda o figurino.

Considerações Finais

Com o fim da sincronização via Microsoft Exchange, para novos usuários, acredito que este seja a melhor fórmula de sincronização dos serviços Google nos aparelhos com iOS, seja um iPad, um iPhone ou um iPod touch.

Finalmente, temos duas contas configuradas, uma com a configuração oficial Gmail, que adiciona os e-mails, calendários e notas, e outra conta que adiciona via CardDAV os contatos, totalmente sincronizados e atualizados na nuvem.

Se você é um novo usuário iOS não deixe de configurar corretamente seu aparelho.

Compartilhe:Share on Facebook27Share on Google+9Tweet about this on Twitter8Pin on Pinterest0Email this to someone

Comentários

    • diz

      Olá Glauber, as notificações PUSH foram retiradas por parte do Google, agora só com o aplicativo Gmail elas funcionam (que deixei o link no post).
      Até já.

  1. diz

    André, ótima dica, e bem oportuna para mim. Acabei de comprar um iPad Mini, restaurei o backup do meu antigo iPad nele, mas percebi que os contatos não estavam sincronizando. Lendo meus emails, vi esta sua dica e nem precisei pesquisar. Mudei a configuração e agora está tudo OK.
    Só uma observação: tem um passo entre o passo 4 e o 5 na configuração dos Contatos que é clicar em “Adicionar Conta CardDAV” (eu percebi que era esta a opção a ser selecionada por causa da sua descrição).
    Parabéns mais uma vez!

  2. Alexander Lobo diz

    Prezado André, boa noite.
    Em primeiro lugar, MUITO OBRIGADO por todas as vezes que me “salvou a vida” e me fez aproveitar melhor o meu iPad.
    Prezado amigo, eu tenho duas dúvidas de dois problemas que gostaria que você me ajudasse, se possível.
    1) Quando eu faço o upload de um vídeo com mais de 2,5 gb no meu iPad (modelo de 64 gb wifi + 3g, iPad 3) a legenda desaparece. Eu usualmente utilizo o OPlayer HD para assistir, mas o problema persiste no PlayerXtreme, GPlayer e no VLC…
    2) Quando eu faço o upload de um vídeo em full HD, o iPad não suporta, trava o tempo todo e é impossível assistir ao filme. Estou falando de arquivos com 13 gb e utilizando os mesmos programas.

    Por favor, pode me dar uma “luz”?

    Um grande abraço e muito sucesso!!!

  3. Fernando diz

    Cara,

    Já algum tempo ao cadastrar o gmail, nem ipad, iPhone e iPod aceitavam então fazia pelo iTunes naquela opção de emails que já algum tempo saiu do padrão de escolha… Mas até descobrir isso foi paulera e já vi isso acontecer em ipads de colegas… E aí André alguma dica? Ja tinha visto isso?

  4. diz

    Olá André,
    Estou usando o aplicativo do gmail a algum tempo, mas não consigo abrir anexos em outros aplicativos, apenas no próprio gmail. Ou seja não posso ” baixar” nenhum anexo pro meu ipad. As unicas opções são: abrir ( no gmail), adicionar à lista de leituras, ou copiar ( o link).
    Eu tenho o Pages no ipad mas não consigo usá-lo para editar um arquivo doc que chega por email, nem baixar as imagens pro meu rolo de câmera..
    Alguma luz? Obrigado e parabéns pelo belo trabalho!
    Abraços

  5. Gustavo Melo diz

    Oi André. Há algum tempo já usava esta forma de cadastrar a conta, ao invés do exchenge. No entanto, o mail não atualiza por push. Sabes se este problema persiste? Quando eu usava via exchenge, a tecnologia push funcionava.
    Obrigado e um abraço. Gustavo

  6. Cléber Lourenço diz

    Muito bom, estava procurando há tempos. Comprei meu iPhone 5 e nunca consegui configurar, copiava a configuração do iPad que conheci aqui no ipaddicas mas não funcionava de jeito nenhum. Parabéns, muito explicativo o artigo. Obrigado.

Deixe uma resposta