Tutoriais

Como migrar todo o conteúdo de seu iPad ou iPhone antigo para o modelo novo.

migrar
Escrito por André Darugna

Olá amigos, muitos de vocês certamente estarão comprando seus iPads 4 nos próximos dias, alguns, já possuem o modelo iPad 3, iPad 2 ou até mesmo o primeiro iPad. Quero lhes ajudar a realizar a migração de seus dados, portanto, lhes convido a fazer a leitura do artigo de hoje que lhes mostrará como passar tudo o que você tem no modelo atual para o novo modelo sem perder dados.

Fique atento, cada passo será importante para o sucesso da migração, o artigo tem sensivelmente 1500 palavras e não é apto para preguiçosos. Caso algo tenha sido feito errado você precisará consertar mais tarde manualmente, ou poderá inclusive perder dados.

Faça sem medo, não há probabilidade de você perder dados se seguir corretamente as instruções, o objetivo será migrar mensagens, contas de e-mail, fotos, notas e outras configurações pessoais salvas para o novo aparelho.

Vamos praticamente criar um irmão gêmeo do aparelho atual.

Entenda o backup do iCloud

Bom, muitas pessoas pensam que tudo é copiado no iCloud para sua segurança mas na verdade não é bem assim que as coisas funcionam, existem muitos tipos de arquivos que não são englobados.

Afinal, o que é copiado?

  • Músicas;
  • Filmes;
  • Programas de TV;
  • Apps;
  • Livros;

* Desde que tenham sido adquiridos na iTunes Store ou App Store.

OBS: Caso o arquivo, aplicativo ou livro que você comprou tenha sido retirado da loja você perderá acesso à ele.

O que mais é copiado no iCloud?

  • Fotos e vídeos no Rolo da Câmera;
  • Configurações (favoritos dos contatos, imagem de fundo, contas do Mail, Contatos e Calendário);
  • Dados dos Apps que possuem integração com o iCloud;
  • Tela de início e disposição dos Apps;
  • Mensagens do iMessage;
  • Toques;

Mas então, o que não é sincronizado?
Tudo aquilo que não foi comprado na loja, suas músicas, filmes e programas de TV enviados do computador, Podcasts e Audiolivros, e as fotos que foram sincronizadas do computador para o iPad ou iPhone.

Estes arquivos precisarão estar exatamente onde estavam quando você sincronizou por primeira vez, caso eles tenham sido movidos, ou estavam em outro computador (não o do backup) você irá perdê-los.

Entenda o backup do iTunes

O backup do iTunes é um pouco mais completo do que o do iCloud, porém, existem também suas restrições.

O que é copiado?

  • Contatos e Favoritos;
  • Dados de Apps da App Store, isso inclui as compras in-App mas não inclui os dados de pastas como tmp e Cache;
  • Ajustes, preferências e dados de aplicativos, incluindo documentos;
  • Dados de preenchimento automático no Safari;
  • CalDAV e contas de calendário;
  • Eventos do calendário;
  • Histórico de ligações (iPhone);
  • Rolo da Câmera (fotos, screenshots, imagens salvas e vídeos feitos no aparelho);
  • Conta do Game Center;
  • Compras In-App;
  • Ajustes da tela de início;
  • Senhas de e-mails, redes Wi-Fi, senhas de sites e aplicativos (se escolher backup criptografado);
  • Preferências de localização;
  • Configuração de Contas de E-mail (sem os e-mails);
  • Favoritos de Mapas, pesquisas recentes e localização atual do Mapas;
  • Configurações de contas Microsoft Exchange;
  • Ajustes de Rede (Wi-Fi e VPN);
  • Exercícios salvos no Nike + iPod;
  • Notas;
  • Cache da lista de leitura do Safari;
  • Dispositivos Bluetooth emparelhados;
  • Favoritos, cookies e histórico do Safari;
  • Sugestões de correções alteradas por você;
  • Conteúdos do iMessage;
  • Gravações de voz;
  • Papéis de parede;

Quais conteúdos devo fazer backup manualmente?

Bom amigos, para garantir que você não vai perder nada importante eu recomendo que você faça uma cópia de segurança manual de suas fotos e vídeos capturadas com o iPad, como também de todos os arquivos criados dentro de aplicativos como o Pages, ou aqueles de armazenamento (Good Reader, Phone Drive, etc.).

Esta é uma recomendação baseada em experiências negativas que tive com os backups do iTunes, vale a pena seguir os passos para salvar os arquivos.

Quem tem um Mac não precisa se preocupar pois é bem fácil fazer backup das fotos, o iPhoto deve abrir automaticamente cada vez que o iPad for conectado, portanto, faça a cópia usual como sempre.

Já no PC você pode seguir este tutorial:
Faça cópia de segurança manualmente em um computador com Windows;

Sobre os dados dos aplicativos, precisaremos fazer o seguinte, conectar o iPad ou iPhone na porta USB utilizando o cabo, abrir o iTunes, clicar no nome do aparelho na lista de dispositivos e depois no lado direito clicar na aba: Aplicativos.

Você deverá deslizar até a parte mais baixa da tela onde verá: Compartilhamento de Arquivos.

Lá estarão todos os aplicativos que guardam por alguma razão dados, podem ser por exemplo arquivos de filmes de outros formatos num reprodutor, podem ser dados de gerenciadores de arquivos, arquivos criados no Pages, Keynote, Numbers, etc.

Você não gostará de perder o conteúdo portanto busque um por um tudo o que o aplicativo guardou e se desejar criar uma cópia extra selecione os arquivos e depois clique em “Salvar para…”.

Migrar os dados usando o iCloud

Se seu dispositivo anterior possuir o iOS 5 ou superior (e estiver configurado para realizar backups pelo iCloud) seu problema é bastante mínimo, bem fácil de resolver.

iCloud

Basta que você abra no iPad ou iPhone os Ajustes, logo toque no botão iCloud, então escolha Armazenamento e Backup, ative o Backup do iCloud (caso não estiver ativo). Você vai precisar que seu dispositivo esteja conectado na rede Wi-Fi e também é recomendável que ele esteja conectado na fonte de energia (carregando).

Fique atento pois o tempo que este backup pode demorar depende muito da quantidade de informação que você possui no dispositivo e também da velocidade de conexão de sua internet Wi-Fi.

O iCloud faz automaticamente este tipo de backup somente uma vez ao dia, talvez você tenha que forçar um backup antes da migração para que ele esteja atualizado. Para isso, abra os Ajustes, vá em iCloud e por último Armazenamento e Backup. Toque no botão que diz “Fazer Backup Agora” para que você tenha certeza de que o backup ficou ao dia não inicie o processo de migração antes do término do backup.

Uma vez que o backup tenha sido terminado você poderá começar a migrar tudo para seu dispositivo novo, ligue-o e na tela de configuração siga os passos da tela, escolha o idioma português, o país (Brasil) e ative os serviços de localização. Na configuração de rede forneça os dados de sua rede Wi-Fi.

Por último, você chegará num passo onde poderá:

  • Configurar como um novo iPad;
  • Restaurar a partir do backup do iCloud;
  • Restaurar a partir do backup do iTunes;

Escolha restaurar do backup do iCloud, toque em próximo, depois digite os dados de sua ID Apple. Escolha qual é o backup (data e hora) que deseja restaurar (pegue o último!), e então aguarde, treine muito sua paciência pois novamente tudo dependerá de sua conexão de internet e da quantidade de dados que você tinha no aparelho.

Uma vez que o processo tenha terminado você verá seu iPad reiniciar, quando ele voltar à ativa estará pronto para ser usado. Será necessário que você conecte seu iPad no computador com o cabo USB e abra o iTunes, este passo é fundamental para que você resgate os dados não sincronizados no backup (como músicas, vídeos, Apps, etc.).

Quando você restaura um backup do iCloud será necessário inserir novamente sua senha da ID Apple nas lojas, configurar as contas de e-mail e também outras contas.

Migrar os dados usando o iTunes

Caso você possua um dispositivo com iOS inferior ao 5.0 você precisará usar o iTunes, também existem pessoas que por mais que tenham seu sistema ao dia mesmo assim optam por usar o iTunes para realizar os backups (como eu por exemplo). O fato é que o iCloud somente oferece 5GB gratuitamente e isto tem colaborado para que eu indique realizar as cópias de segurança no computador.

Para continuar você deverá conferir se possui a última versão do iTunes (menu iTunes > Sobre no Mac, ou menu Arquivo > Sobre no PC). Veja no site de download do iTunes qual é a última versão e se precisar atualize.

Depois faça o backup do iPad ou iPhone no computador, para isto conecte o aparelho com o cabo USB, abra o iTunes, selecione o aparelho na lista de dispositivos e no lado direito clique em “Fazer Backup Agora”.

Caso você tenha um iPad 3G ou um iPhone, precisará após o término do backup retirar o SIM, o ideal seria utilizar um removedor especial. Depois insira o SIM em seu novo aparelho.

Agora é hora de ligar o novo aparelho e seguir com os passos do Assistente de Configuração selecionando o idioma e o país, quando for solicitado aceite compartilhar sua localização, então por último digite a senha da sua rede Wi-Fi.

Caso não conte com uma rede Wi-Fi poderá tocar no botão Conecte-se ao iTunes.

Agora, na hora de configuração do novo aparelho você deverá escolher Restaurar a partir do backup do iTunes, então conecte seu novo aparelho no mesmo computador que o iPad ou iPhone anterior.

No iTunes aparecerá uma mensagem perguntando o que deseja fazer: Configurar como um novo aparelho ou Restaurar de um backup. Escolha a segunda opção e clique no último backup realizado.

É normal que durante a restauração a barra de progresso fique trancada por alguns instantes, não se desespere e exercite sua paciência.

Ao terminar a restauração o aparelho se reiniciará sozinho, quando ele iniciar você já poderá utilizá-lo. Mas, precisará de todas formas manter o cabo conectado para passar os outros arquivos que o backup não resguarda, como músicas, vídeos, etc.

Considerações Finais

Bom pessoal, quero parabenizar todos os novos usuários do iPad 4, quem comprou fez um excelente negócio, mas quem não comprou ainda pense se realmente precisa do novo aparelho. É certo que ter todos os aparelhos de última geração é um desejo, mas nem todos podem cumprir.

Para ajudar a decidir se é o momento correto lhes recomendo ler meu artigo sobre o assunto, que coloca em jogo: Vale a pena comprar o iPad 4? Devo trocar de aparelho?

Se você tiver alguma dificuldade ou algum comentário sobre o procedimento de backup e restauração por favor entre em contato pelos campos abaixo!

* Post especial para atender ao pedido de vários usuários!

Sobre o autor

André Darugna

Blogueiro fundador do iPad Dicas e Viagens Dicas, formado em Comunicação e vencedor de 2 prêmios Top Blog.

13 comentários