Tutoriais

O que fazer se o iTunes não reconhece seu iPad ou iPhone?

itunes-nao-reconhece
Escrito por André Darugna

Olá amigos, muitas vezes os usuários me consultam sobre problemas com seus iPads e iPhones, grande parte destes problemas são comuns e felizmente fáceis de resolver. Um deles é este, que lhes ensinarei a corrigir no dia de hoje é um bug que faz com que o iTunes do computador (PC ou Mac) deixe de reconhecer os dispositivos.

Com um passo-a-passo fácil de realizar lhes explicarei como corrigir o problema e tomar de volta o controle de seu iDevice, para que possa copiar suas músicas, fotos, vídeos e trabalhar diretamente nas configurações de seu aparelho.

Leitura complementar:

Solucionando o problema de reconhecimento

Sabemos que hoje em dia é possível sincronizar o iPad, iPhone ou iPod touch via Wi-Fi com uma simples configuração, mas para algumas tarefas conectar seu dispositivo via cabo USB no computador e utilizar o iTunes é imprescindível.

Em algumas ocasiões todos os planos de sincronização de conteúdos, transferência de arquivos e fotos podem ser totalmente frustrados se não conseguimos fazer com que o computador reconheça o dispositivo. Se você está nesta situação fique traquilo, vou lhe passar algumas dicas bem simples para tentar resolver seu problema.

Teste uma a uma as indicações abaixo:

  • Feche o iTunes e abra-o novamente (com o cabo já conectado);
  • Desconecte o dispositivo tirando o cabo adaptador do dock (volte a conectar);
  • Troque a porta USB na qual o cabo está conectado;
  • Reinicie o dispositivo (aperte Home + Power juntos por 10 segundos);
  • Reinicie o computador, muitas vezes isto já resolve;
  • Tente com um novo cabo (melhor se for original da Apple);

Caso nenhuma das soluções acima tenha resolvido seu problema o mais recomendável é desinstalar o iTunes e instalar novamente. Primeiro que nada veja qual é a versão que está utilizando, logo entre no www.apple.com/itunes e veja se está usando a mais recente. Se não for a mais atual siga com a atualização (baixe e instale por cima da versão anterior).

Verificando a versão do iTunes

Considerando que você tenha o iTunes atualizado e mesmo assim não esteja reconhecendo seus dispositivos (iPad, iPhone ou iPod touch) o que posso lhe sugerir é desinstalar o iTunes e começar tudo novamente.

Desinstalar um iTunes no Mac não é tão fácil como pode parecer, mas não tenha medo, você não perderá suas músicas, aplicativos, etc.

  • Abra o Terminal (command + espaço, escreva terminal);
  • Escreva “cd /Applications/” (sem as aspas!), dê um ‘enter’;
  • Agora digite “sudo rm -rf iTunes.app/” (sem as aspas!), dê outro ‘enter’;
  • Digite sua senha de administrador e o iTunes será totalmente desinstalado;

Terminal desinstalando iTunes

No Mac é um pouco mais complicado pois o iTunes faz parte do sistema, mas no PC com Windows tudo é muito mais fácil, você somente precisará entrar no Painel de Controle / Adicionar e Remover Programas e escolher o iTunes.

Com o iTunes desinstalado é hora de reiniciar o computador (faça no Mac ou no Windows, é importante). Ao iniciá-lo novamente vá para o site de download do iTunes na página oficial da Apple e baixe a última versão. Instale-o!

Se seu computador continuar a não reconhecer seu dispositivo depois disso minha sugestão é tentar conectá-lo em outro computador, para identificar se o problema é computador ou o iPad.

Baixe o iTunes no outro computador e depois conecte com o cabo USB, se o novo computador for capaz de reconhecer o iPhone ou iPad é muito que provável que o problema está no computador (se for Windows é muito possível necessitar reinstalar o sistema).

Mas, se nem mudando de computador você teve êxito no reconhecimento, isso significa pontualmente que o problema está no dispositivo da Apple (iPad ou iPhone), neste momento não me resta outra opção que indicar que você recorra à sua garantia (se ela estiver ativa) ou a uma assistência técnica se ela já estiver vencida. Talvez eles possam solucionar para você ou trocar por um aparelho novo.

Você já enfrentou esse tipo de problema? O que fez para solucionar? Compartilhe conosco a solução!

* Fonte: Appleweblog

Sobre o autor

André Darugna

Blogueiro fundador do iPad Dicas e Viagens Dicas, formado em Comunicação e vencedor de 2 prêmios Top Blog.

33 comentários

  • Boa Noite,

    Estou com problemas para que meu computador reconheça meu iPad. Já fiz os procedimentos mencionados e nada. o computador reconhece normalmente meu ipod. O que poderia estar acontecendo?

  • Uso o windows XP e desisti de conectar o ipad ao computador – é uma sucessão de msgs de erro, que desde que comprei o ipad 2, nunca consegui essa conexão – desconsolado com esse maldito itunes, desisti. E na medida que o tempo passa, que mais coisas vou acemulando no ipad, mais temo novas tentativas, temendo perder tudo, como já aconteceu. Espero que um dia não precisemos dessa porcaria de itunes pra comunicar o ipad com o computador.

  • Bom Dia.

    Estou com problemas para que meu computador reconheça meu iPad. Já fiz os procedimentos mencionados e nada. o computador reconhece normalmente meu iPhone e o iPad é reconhecido por outros computadores menos no meu. O que poderia estar acontecendo?

    Obg

  • Andre, estou com um problema parecido.
    O meu pc reconhece o iPhone que esta com iOS desatualizado já o iPad desde que foi atualizado iOS o meu pc não o reconhece mais.
    Levei na loja onde atualizei e falei o problema. Só que no pc deles o iPad funcionou.
    Tentei reenstalar o iTunes e nada!
    O que devo fazer?

  • Tive um problema assim certa vez e a orientaçãoque recebi da Applecare, e que funcionou, foi a de desligar o ipad, e, com o itunes já aberto, plugar o cabo segunrando o botão de início do ipad e somente soltar o botão quando aparecesse uma caixa de diálogo no computador. Funcionou :)

  • André.
    Tive meu Ipad furtado e comprei um novo ontem. Ao conectar com o Itune para erstaurar o Back-up do antigo o programa avisou que não seria possível por conta do Ipad novo novo estar com IOS5 e o antigocom IOS6. Providenciei a atualização mas deixei o Ipad sinconizer com o Itunes sem querer. Gostaria de saber se eu ainda consigo restaurar os dados do meu Ipad anterior, pois só tive restaurado os aplicativos, mas nenhum dados (anotações, fotos, etc) voltou e não estou conseguindo enxergar uma opção apropriada para isto.
    Parabéns pelo site e pelas muitas informações valiosas para nós, utilizadores do Ipad!

  • André, você esqueceu de dizer uma coisa muito importante nas dicas: dar uma assopradinha ao retirar o cabo! Rsrsrrs! Isso é fundamental!

  • Olá André e pessoal.

    Já tive este problema e corrigi reiniciando os serviços da Apple no Windows.

    Iniciar / executar / digitar “services.msc” (sem as aspas) / clique com o lado direito do mouse em Apple Mobile Device, então em Reiniciar.

    Espero ter ajudado

    Abraço

  • Felizmente, eu nunca tive este problema de um dispositivo meu (eu tenho iPad) não ser reconhecido pelo iTunes, usando cabo USB, em um PC com Windows. Eu já tive sim este problem (e que problema!) de um dispositivo não ser reconhecido pelo software gerenciador, no caso, um smartphone com Android, modelo Samsung Galaxy 551. Parece que depois que eu atualizei o SO do smartphone, nunca mais do smartphone ser reconhecido pelo software gerenciador Kies, da Samsung.

    Porém, quanto a conectar e fazer transferências de conteúdos da biblioteca do iTunes para o iPad usando Wi-Fi, algumas coisas dão certo, outras não. Ou seja, a transferência não se concretiza de fato.

  • AVISO DE ERRO DE DIGITAÇÃO!

    Penultimo paragrafo:
    …. se o novo ***comptuador***

    arruma aí galera!
    E parabéns pelo post! muito útil!

  • Olá André… queria tirar uma duvida bem rapida com voce.
    Eu estou comprando um iPhone 4S e já possuo um iPad 2.
    Se eu deixar os 2 com a mesma conta da Apple, para facetime, imessage, quando receber uma mensagem ou chamada, vai chegar nos 2 ou ter conflitos?

    Abraço!

  • Olá André!
    Venho tendo esse problema desde junho e nunca consegui resolver. Tenho certeza que o problema é no meu computador, porque em outros computadores o iTunes consegue reconhecer.
    Já tentei tudo isso e muito mais. Já desinstalei completamente e instalei de novo o iTunes umas 3 vezes, e nada dá certo. Até alguns métodos estranhos que encontrei pela internet eu já tentei, e nada aconteceu. Eu tinha o Windows 7, comprei o Windows 8 pensando que isso poderia mudar, e nada. A Apple tem algum tipo de suporte para isso? Já pensei até em comprar um computador novo, porque é muito chato não poder passar minhas músicas para o iPhone e para o iPad.
    Obrigado :)

    • Olá Caio, realmente a Apple não poderá lhe ajudar, nem mesmo eu. Você chegou a “formatar” o computador? Pois instalar o Windows 8 por cima não é uma instalação limpa, é uma atualização.

      Aproveite que tem a instalação do sistema, faça seu backup, limpe esse seu computador (vai ser melhor e tudo depois) e então funcionará seu iTunes. Provavelmente outros serviços também não funcionarão caso não formates.

      Um abraço.

  • Isso realmente ajuda quando o iTunes dá algumas travadas. Mas desde quando atualizei para o IOS 6, nunca mais consegui sincronizar via wi-fi. Já tentei de tudo, mas a opção no iPad fica “apagada”. Antes da atualização funcionava perfeitamente.

  • Bom dia para todos!!
    Aconteceu comigo de o Itunes não reconhecer meu iPhone numa data e meu IPad noutra, porém eu enchergava os dados deles com outros programas não oficiais, fiz cópia dos arquivos e comecei os dois aparelhosdo zero, restaurei o sistema, mas ele começou do zero. Essa opção é só para na formatar o computador, pois pode não ser o caso.
    Abraços

  • o meu Novo iPad só sincroniza com cabo, por wi-fi não funciona mais, ja´tentei tudo que você sugeriu no post. Isto no escritório, onde uso acesso de 5Gb

    No router na minha casa, ele tem sérias dificuldades de entrar on-line, só depois de umas 20 tentativas ele consegue entrar. Notebook, desktop, Wii, PS3, tudo funciona normal, só o iPad se recusa a reconhecer a rede. Se eu deixo em WEP funciona legal, mas se coloco em WPA2, nada de funcionar. Segurança vem em primeiro lugar, então a rede fica em WPA2 mesmo, e o iPad em casa fica de castigo!

    • Olá Wilson, podem ser os routers, com a atualização ao iOS 6 ficou mais complicado conectar em routers que não são IPv6.
      Tente entrar em Ajustes > Wi-Fi > Toque na bolinha azul da conexão > Deslize e em HTTP PROXY coloque Automático.

      Um abraço.