Tutoriais

Aprenda a sincronizar seu calendário do iPad com o iPhone e outros dispositivos.

calendario-ipad-iphone-android
Escrito por André Darugna

Devido ao sucesso do post que publiquei no dia 2 de julho, onde ensinava os usuários a configurarem a sincronização de contatos entre o iPad e outros dispositivos, seja um iPhone ou qualquer outro smartphone, no dia de hoje falarei sobre a sincronização de calendários.

Como comentei anteriormente, é comum novos usuários do iPad estarem migrando de outras plataformas, seja um computador com Windows, como também dispositivos Android, Symbian, Windows Phone ou Blackberry, por outra parte, estão os usuários que possuem iPad e um smartphone.

No dia de hoje vocês aprenderão a deixar a agenda funcionando em conjunto com outro aparelho.

Outras dicas sobre configuração de contas no iPad:

Calendários sincronizados via iCloud

Este tipo de sincronização é o padrão Apple, para quem tem um iPad e também um iPhone, iPod touch ou Mac. O calendário via iCloud funciona a perfeição no ecossistema da Apple, os passos para configuração também são bastante simples e você vai conhecê-los agora:

ícone do icloud

  • Abra os Ajustes;
  • Vá em iCloud;
  • Ative a opção Calendários;

É muito simples sincronizar suas informações via iCloud, este serviço da Apple possui muitas funções, se você ainda não conhece tudo o que ele possibilita, recomendo a leitura do artigo:

De qualquer forma, você ainda pode ter outros calendários sincronizados com o iPad, além do calendário do iCloud, mas, para poder criar um evento no iCloud você precisará indicar que é neste calendário. Você também pode colocar o calendário do iCloud como sendo padrão, basta acessar Ajustes > Mail, Contatos, Calendários > Calendários > Calendário Padrão > iCloud.

Fácil certo? Alguns usuários nem ao menos usam essa funcionalidade, agora você precisará fazer o mesmo em seu iPhone, também no Mac (caso tiver) e tudo ficará sincronizado de forma automática, nenhum passo a mais será necessário.

Cada vez que incluir um compromisso em sua agenda ele será replicado em seu iPhone, e vice-versa. Tudo sozinho, via internet.

Como você poderá observar, ainda é possível ter outros calendários instalados no iPad, vamos conhecer abaixo o Google Calendar (Agenda), um dos mais populares serviços de calendários online.

Calendários sincronizados via Google Calendar

Se você é usuário Google, muito provavelmente já utiliza o serviço de calendário do gigante das buscas, ele possui a mesma funcionalidade dos calendários do iCloud, mas tem uma pequena vantagem: é multi-plataformas, ou seja, você poderá sincronizar calendários de seu iPad com dispositivos Android, por exemplo.

logo do google

Mas é realmente importante? Sim, estou certo de que a paixão pela Apple pode ser enorme em alguns usuários, eles possuem todos os produtos da maçã, sendo iPad, iPhone, Mac e tudo o que tiver um logotipo da Apple, porém, sou ciente da existência de outro grupo, daqueles que preferem o direito de escolha, a liberdade de ir e vir, testar produtos, mudar de marca.

Estes usuários não só podem como devem escolher o Google Calendar para gerir seus calendários, com um sistema multi-plataformas você não terá problema de trocar de dispositivo, seu calendário continuará sempre acessível, seja o aparelho que tiver em mãos.

Configurar um calendário do Google no iPad não é difícil, mas tem alguns passos a mais que o iCloud:

  • Entre nos Ajustes;
  • Toque em Mail, Contatos, Calendários;
  • Toque em Adicionar Conta;
  • Toque no Gmail;
  • Ingresse seus dados de conexão;
  • Na descrição: Calendário Google;
  • Toque Seguinte;
  • Ative o Calendário;
Se você vai marcar outra opção é escolha sua, mas o calendário deve estar marcado.

Como expliquei na configuração do iCloud, você pode determinar o calendário do Google como sendo padrão, basta acessar Ajustes > Mail, Contatos, Calendários > Calendários > Calendário Padrão > Escolher o Google.

É simples não? Mas muita gente não usa, agora você precisará realiza a configuração de seu calendário Google em todos os dispositivos que tiver, cada um tem seu processo, mas os passos do iPad você já conhece.

Sempre que adicionar um compromisso você terá ele já espelhado em todos os aparelhos, sem nenhum esforço, tudo automático via internet.

Considerações Finais

Bom pessoal, não mencionei outros tipos de calendários, como os locais (Outlook) e também outros serviços online, porém, acredito que com essas duas configurações grande parte do público será beneficiada, já que são os dois serviços mais populares entre os usuários de iPad.

Se você ainda usa algum calendário offline, como o Outlook, quero lhe recomendar fazer a migração urgente para uma plataforma online, em pleno 2013 é insustentável manter algum serviço fora da nuvem.

Tem dúvidas sobre qual escolher? iCloud ou Google Calendar?
Acredito que os dois funcionem de forma muito similar, se você tem iPhone e iPad, vá pelo iCloud, já que tem os produtos da Apple. Mas se não tem iPhone e iPad, vamos dizer, se tem um Galaxy com Android, sua única opção é o Google Calendar.

Usando o Calendário do Google você tem flexibilidade de marca, de sistema operacional, essa é a vantagem sobre o iCloud. Inclusive os calendários do Google funcionam em Android, Symbian, Windows, Mac, iOS, em praticamente todo sistema.

Debate:

  • Como você sincroniza sua agenda no iPad?
  • iCloud ou Google Calendar, qual seu preferido?
Se ficou alguma dúvida pergunte nos comentários.

Por hoje é só, grande abraço, até já.

Sobre o autor

André Darugna

Blogueiro fundador do iPad Dicas e Viagens Dicas, formado em Comunicação e vencedor de 2 prêmios Top Blog.