Tutoriais

Tutorial: Aproveite ao máximo o aplicativo Mail do iPad e iPhone.

mail-ipad
Escrito por André Darugna

Frequentemente recebo e-mails ou contatos através do blog perguntando-me como utilizar melhor o aplicativo Mail ou até mesmo se conheço uma boa alternativa para ele. O fato é que o Mail é na minha opinião uma excelente opção para a troca de mensagens via correio eletrônico no iPad. Por este motivo decidi compartilhar importantes dicas para que você possa tirar o melhor proveito dele.

A configuração do Mail é fundamental no iPad, mesmo que você opte por outro aplicativo como por exemplo o popular Gmail, você precisará manter o Mail configurado para poder anexar arquivos dos aplicativos.

Aqui no blog já ensinei configurar as contas dos serviços de e-mail mais utilizados:

Pronto para tirar o máximo proveito do aplicativo Mail?

Contatos VIP

Se você como eu sofre tanto com o envio de e-mails SPAM ou listas de e-mail que depois de meses cansa de receber as mensagens mais mesmo assim não quer cancelar, pois pensa que cedo ou tarde receberá algo importante, recomendo o uso dos Contatos VIP.

Amostra de Contatos VIP no iPad

Amostra de Contatos VIP no iPad

Como funciona: você basicamente adicionará os contatos desejados a uma lista especial, separada e lá receberá todos os correios que realmente podem ser importantes, evitando assim que tenha que filtrar o tempo todo o joio do trigo.

Se você estiver na vista da caixa de entrada deverá tocar no botão Caixas (topo do lado esquerdo) e depois ir em VIP. Lá deverá adicionar cada um dos contatos desejados. Se desejar adicionar mais contatos posteriormente basta tocar no botão azul (>).

Veja mais correios na Caixa de Entrada

Por padrão o Mail mostra o título do correio e duas linhas de introdução, você pode trocar essa opção, para mais ou para menos. Eu acho bacana diminuir de duas para uma linha o resumo, dessa forma você consegue ler mais e-mails de uma só vez na barra lateral do Mail.

Ao diminuir a quantidade de linhas da pré-visualização você tem mais e-mails na mesma tela.

Ao diminuir a quantidade de linhas da pré-visualização você tem mais e-mails na mesma tela.

Também pode mudar para ‘nenhuma’ ou até mesmo para ‘mais linhas’ tudo é uma questão de gosto.

Atalho para os Rascunhos

Um dos truques mais interessantes e mais escondidos do app Mail é o acesso rápido aos Rascunhos, muitas vezes escrevemos e-mails mas decidimos enviá-los mais tarde, tocando em Cancelar e depois em Salvar Rascunho.

rascunhos

?Todos estes correios escritos ficam armazenados no Mail, basta você apertar e manter o dedo sobre o botão de ‘novo e-mail’ por alguns segundos, logo, aparecerá uma lista com os rascunhos recentes.

Anexar fotos e vídeos dentro do Mail

Antes do iOS 6 não existia a possibilidade (nem botão) de anexar arquivos, sempre em qualquer ocasião deveríamos ir para o aplicativo onde a mídia se encontrava e depois dali ‘compartilhar o arquivo’.

anexar

Isso mudou, com a chegada do iOS 6 agora contamos pelo menos com a opção de ‘Insertar foto ou vídeo’ diretamente pelo App. Para fazer isso basta você tocar no espaço em branco do corpo do e-mail e escolher a opção adequada. Se tiver dificuldades tente tocar, manter o dedo até o surgimento da lupa e depois soltar o dedo.

Visualizar a Bandeja de Entrada no modo Vertical

Quando nossos tablets estão na posição vertical o e-mail aberto se coloca em tela cheia, escondendo a barra lateral do Mail, onde se apresentam os outros correios que já recebemos.

barra-lateral

Para visualizar esta barra rapidamente basta deslizar o dedo na tela da esquerda para a direita, o mesmo pode ser feito para esconder a barra, com o movimento no sentido oposto.

Tenha assinaturas diferentes para cada conta

Outra das boas novidades do Mail no iOS 6 foi a adoção de várias assinaturas, desde então podemos redigir uma para cada conta que temos ativada no tablet. Bem interessante pois normalmente usamos uma conta para o uso pessoal, e outra para o uso profissional.

Infelizmente ainda não temos a possibilidade de inclusão de imagens nas assinaturas do iPad, acredito ainda que a Apple não disponibilizará essa opção.

assinaturas

Se você quer aprender a criar uma assinatura com imagem já publiquei no blog uma forma de burlar essa proibição da Apple, seguindo o tutorial em vídeo de como criar assinaturas com imagens você aprenderá como fazer.

Frequência da atualização de dados (bateria)

Podemos ainda configurar no iPad a frequência com que o Mail busca novas mensagens no servidor, dessa forma, conseguimos aumentar o rendimento da bateria do tablet.

push

Recomendo a configuração dessa opção para quem sofre com baixa duração da mesma, já seja pelo uso constante como pelo tipo de mídia que está utilizando.

Se o Mail fizer a busca por novas mensagens menos frequentemente você conseguirá aumentar até 10% o tempo de duração de sua bateria, tudo depende de configuração!

Nos Ajustes > Mail, Contatos e Calendários entre na opção “Obter Novos Dados”, lá poderá configurar como “Push” (ou seja imediatamente, constantemente) ou num intervalo de tempo maior: 15, 30 ou 60 minutos, como também de forma manual.

Notificações diferentes para cada conta

Essa é também uma boa forma de otimizar o uso do Mail, podemos configurar diferentes notificações para cada conta, assim, por exemplo, para sua conta pessoal você recebe somente os banners no topo da tela, mais discretos. Já para a conta de trabalho, que normalmente são correios mais importantes ou mais urgentes você recebe um ‘Alerta’ que exige uma ação (aqueles que aparecem no meio da tela).

notificacoes

Se você configurar para cada conta e inclusive para os contatos VIP nunca mais perderá um correio importante.

notificacoes-2

Considerações Finais

Entendo que o Mail não é um aplicativo perfeito, mas estou seguro de que oferece 95% das funções que todo usuário precisa. Seria bacana poder anexar um arquivo do Pages ou de qualquer outro App diretamente pelo aplicativo, porém, essa é uma restrição do iOS não do Mail em si.

A Apple precisa, claro, evoluir um pouco seu sistema para confrontar o rápido crescimento e o aumento da popularidade do Android, que por si é um sistema mais aberto (e mais vulnerável justamente por isso).

De todas formas, podemos adotar o Mail em nosso dia-a-dia, é prático e funcional, seguindo estas recomendações você aproveitará ainda mais o aplicativo.

Gosta do Mail? Como seria para você o gerenciador de e-mails perfeito no iOS? Comente!

Sobre o autor

André Darugna

Blogueiro fundador do iPad Dicas e Viagens Dicas, formado em Comunicação e vencedor de 2 prêmios Top Blog.

26 Comentários

Deixe um comentário