Tutoriais

Aprenda a utilizar corretamente o Bluetooth do iPad!

Aprenda a usar o Bluetooth do iPad
Escrito por André Darugna

Olá amigos do iPadDicas.com, muita gente se pergunta para que serve o Bluetooth do iPad já que não conseguem sincronizar com seus aparelhos celulares para transferir fotos ou até mesmo não conseguem compartilhar a internet do iPad via Bluetooth.

Bom, para tirar todas as dúvidas de vocês estou escrevendo esse pequeno artigo sobre a utilidade do Bluetooth do iPad e os cuidados que devemos ter para escolher os periféricos que serão compatíveis com ele.

Primeiramente, vamos direto ao ponto:
Esqueça, se seu celular não é um iPhone você não poderá passar fotos via Bluetooth para o iPad. E nunca, nem que seja um iPhone você poderá compartilhar suas músicas via Bluetooth com seus amigos! Bem-vindo ao mundo Apple! ;)

Outros posts especiais para iniciantes:

Mas então para que serve o Bluetooth?

O Bluetooth do iPad serve somente para conectar ele a periféricos, como teclados ou fones de ouvido.
Mas devemos ter certos cuidados na hora de escolher um periférico pois não são todos os fones de ouvido que funcionam com o iPad, somente os que são Stereo são capazes de funcionar em nossos aparelhos e ainda devem possuir um perfil específico: A2DP ou HID.

Dá para compartilhar a internet de meu celular via Bluetooth com o iPad?

Sim, tecnicamente dá, mas na pratica não são todos os celulares que conseguem essa façanha.

Esse é um assunto delicado devido ao enorme número de celulares e sistemas no mercado, mas para tentar ajudar com esse assunto escrevemos um post sobre compartilhamento de internet dos celulares com os iPads.

Leia: Compartilhe sua internet 3G do celular ou modem com o iPad.

Utilizando um teclado Bluetooth no iPad

É muito fácil, muitos usuários nem sequer precisariam de tutorial, mas… como nós priorizamos os iniciantes, vamos lá!

  • Vá em Ajustes / Geral / Bluetooth e ative-o;
  • O iPad começará a fazer uma busca por dispositivos compatíveis;
  • Pressione o botão de ligar o teclado durante 5 segundos, ou até ele aparecer na lista em seu iPad;
  • Selecione o teclado na lista de dispositivos no iPad;
  • Um pop-up aparecerá com um código (senha);
  • Digite essa senha no teclado Bluetooth e aperte ENTER;
  • A partir de agora o teclado da tela não será exibido e você poderá usar seu teclado Bluetooth!

Simples não?!

Utilizando um fone de ouvido stereo Bluetooth no iPad

A configuração é muito similar à do teclado, somente que para a senha você vai precisar consultar a documentação do fone de ouvido que você comprou (cada um tem sua forma de inserir a senha).

  • Vá em Ajustes / Geral / Bluetooth e ative-o;
  • O iPad começará a fazer uma busca por dispositivos compatíveis;
  • Pressione o botão de ligar o fone durante 5 segundos, ou até ele aparecer na lista em seu iPad;
  • Selecione o fone na lista de dispositivos no iPad;
  • Um pop-up aparecerá com um código (senha);
  • Verifique no manual de seu fone de ouvido como digitar essa senha;
  • A partir de agora o fone de ouvido estará funcionando com seu iPad!

Muito simples!

Ainda ficaram dúvidas?

A Apple disponibilizou uma página de ajuda bastante completa sobre dispositivos Bluetooth e o iPad, leia agora e saiba ainda mais sobre o assunto!

Considerações Finais

Hoje aprendemos algo novo, sempre há algo novo para aprender quando se trata do iPad, ele é uma caixinha de surpresas e muitos usuários ainda se perguntam como realizar as tarefas mais básicas.

É meu compromisso pessoal ajudar as pessoas nesta batalha que é dominar seus iPads e sempre estarei aqui para lhes ajudar com suas dúvidas.

Um abraço.

Sobre o autor

André Darugna

Blogueiro fundador do iPad Dicas e Viagens Dicas, formado em Comunicação e vencedor de 2 prêmios Top Blog.

125 comentários

  • Estou muito frustada e arrenpendida com a Apple. Comprei um ipad , achei super lindo o desenho mas infelizmente não estou vendo graça nenhuma na utilização. É um mundo muito fechado, não possso escutar minhas músicas que tenho no meu outro celular, não consigo passar fotos nem por bluetooth nem por wlan. Muito triste, confesso que quando via as pessoas fazerem filas pra comprar os produtos dessa marca me causava grande expectativas, mas o sentimento que tenho agora só é de frustação.

  • André sou nova no uso do ipad, mas já não nova na idade então essa novas e marvilhosas tecnologias entram mais lentamente na minha cabeça. Tenho uns vídeos com 4 e 5 minutos que não mandar por email, acho que pelo tamanho e queria saber como fazê-lo de bluetooth de um ipad para outro. Obrigado.Alva

  • Gostaria de saber se tem como ouvir minha musicas ou radios que tenho baixados no meu Ipad via Bluetooth do carro? não tenho nem usb nem lugar para colocar plugs mais meu carro que é um Omega 2005 tem bluetooth. pode me ajudar amigo? obrigado

  • Olá, gostaria de saber se é possivel (pode ser ate pelo Jailbreak, algum tweak ou toggle do SBSetting) que deixe eu sincronizar um fone de ouvido Bluetooth MONO no meu iPad?? No meu caso meu fone bluetooth é da Microsoft ;)

  • E tem tem um jogo quase chama uno2fly ,em que vc escolhe a cor do seu uno entre azul,amarelo,vermelho e branco e o carrinho(de duas portas)sai voando

  • Estou tentando conectar um ipad 2 com outros ipad 2 via bluetooth e nao consigo. Nenhum ipad é identificado para conexao de dispositivos. Como proceder? Obrigada.

  • Olá, possuo um iPad2 e um iPod touch 4. Instalei o Keynote e o Remote, o objetivo é controlar apresentações. No modo wi-fi funciona perfeitamente (só falta ter um laser no iPod para ser nota 10), mas não consigo fazer funcionar (que é o ideal) com Bluetooth de forma alguma. Ja vi em tutoriais para desabilitar o wi-fi de ambos aparelhos para poder fazer o bluetooth funcionar, mas nem ligado nem desligado funciona.
    Agradeceria muito alguma dica ou o “pulo do gato” que resolva.
    Ricardo GO.

    • André no proprio site do aplicativo fala; O Keynote Remote requer:
      • Keynote ’09 em um Mac (disponível na Mac App Store) ou o aplicativo Keynote (1.4 ou posterior) em um dispositivo iOS (disponível na iTunes App Store).
      • Uma conexão Wi-FI ativa para conectar-se a um Mac. Uma conexão Wi-Fi ou Bluetooth para conectar-se a um iPad, iPhone ou iPod touch.

      Ou no iTunes: Usando o Keynote Remote com Bluetooth

      Quando uma conexão Wi-Fi está disponível, você pode usar o Keynote Remote com Bluetooth para controlar sua apresentação de slides do Keynote a partir de um dispositivo iOS para outro (iPad, iPhone, iPod touch). No entanto, os slides podem levar mais tempo para serem exibidos no Keynote Remote quando conectado através de Bluetooth. Você não pode usar o Keynote Remote através de Bluetooth com um Mac.

      As seguintes etapas usam o Keynote Remote em um iPhone para controlar uma apresentação o Keynote em um iPad através de Bluetooth.

      iPhone: Acesse Ajustes > Geral > Bluetooth e ative Bluetooth ATIVADO.
      iPad: Acesse Ajustes > Geral > Bluetooth e ative Bluetooth ATIVADO.
      iPad: Abra uma apresentação do Keynote.
      iPhone: Abra o aplicativo do Keynote Remote. Se você emparelhou anteriormente seu iPhone ou iPad, é possível começar imediatamente a controlar sua apresentação de slides a partir do seu iPhone, tocando em Reproduzir Apresentação de Slides. Se essa for a primeira vez que você emparelha esses dispositivos iOS, consulte as etapas em “Vincular o Keynote Remote a outro dispositivo iOS” acima.
      Nota: Se seu iPhone exibir a mensagem “Nenhuma conexão disponível. Ambos os dispositivos devem estar conectados a uma rede Wi-Fi ou ter o Bluetooth ativado”, continue com as etapas acima, pois você ainda pode ser capaz de usar o Keynote Remote com Bluetooth.

    • Olá André, NÃO, tentei passo a passo para Wi-Fi (funciona perfeito) e Bluetooth (não emparelha de jeito nenhum). Mas vi em um forum de discussão da Apple toda uma orientação que afirmam que FUNCIONA SIM, embora reconheçam ser confuso e a Apple não faz por explicar, veja trecho:
      “O truque em tudo isto é o que voce precisa para desativar a conexao sem fio. A partir da descrição do Keynote Remote da AppStore.”
      ….. O que tambem é confuso é que o pareamento é feito no Keynote, ao contrario do emparelhamento Bluetooth normal (por ex um teclado), que é feito nas configurações iOS app.
      Ou seja, para o Keynote Remote funcionar tem um pulo do gato que eu ainda não decifrei…. e como ja testei com Wi-Fi, é a solução ideal para voce controlar uma apresentação usando o iPad.
      Mas se conhecer outro meio me conta :o).
      Ricardo GO.

  • Boa noite galera! Comprei um teclado wireless da apple, para utiliuzar com meu ipad 2, porém fiquei com a seguinte duvida: todas aqueles teclas de atalho para nada serve? Só funciona no mac? Caso exista uma guia de atalhos para esse teclado, solicito publicação ou link. Desde já grato!

    • Olá Jonatas, os atalhos só funcionam no Mac.
      Você poderia ter comprado o teclado próprio para o iPad mesmo, seria de melhor proveito pois serve de base para o iPad.
      Mas enfim, vai funcionar, sem os atalhos… somente para escritura normal.
      Abraço

  • oi André pelo que vi no tutorial da pra compartilhar a internet 3g do cel com o iPad, dependendo do aparelho. mas minha duvida é se isso pode ser feito tb com os cel que tem net por promoçoes como aquela de R$ 0,50 da tim ou a vivo-on da vivo, pios tenho os 2 chips no meu cel.

  • comprei um case da china com teclado bluetooth específico para o ipad2, quando eu tento parear digitando a senha ele da um mensagem que diz que é pra me certificar que o teclado keybord estja próximo para parear, porém nunca conecta. Será que este teclado é imcompatível? o sistema é bluetooth 2.0 GFSK….se puder me ajudar agradeço.

    • Não sei como lhe ajudar Diego, não conheço seu modelo, não sei se realmente funciona, talvez ele não seja compatível.
      Se puder passar o modelo, marca, melhor ainda o site onde comprou (pagina do produto).
      Abraço.

    • Ajudar como?
      Se não funciona troque de teclado, está no artigo tudo o que você precisa, você leu?
      Diz exatamente a especificação que o teclado precisa ter para funcionar e como parear.

      Provavelmente seu teclado não é compatível.
      Abraço.

  • Pessoal do iPadDicas, gostaria de saber como faço pra parear o Bluetooth do iPad com o iPhone pra que eu possa utilizar o iPhone como controle remoto pra alguns jogos. Tentei fazer isso pra jogar Fifa12 mas nao consigo.
    Vlw!

  • Tenho um iPad 2 e uma amiga tem um iPad, se ligarmos os bluetooths teremos com compartilhar arquivos de iPad para iPad?

  • Como já referi atrás, comigo acontece o mesmo e, do meu ponto de vista, é um ponto substancialmente negativo para a Apple.
    A minha pergunta é a seguinte:

    Se um dia a Apple se lembrar em corrigir estes problemas, poderá fazê-lo através da actualização do software dos equipamentos (Ipad ou Iphone)? Ou é tecnicamente impossível a resolução do problema por esta via?
    Será que a resolução do problema passará apenas pela substituição do equipamento por novas versões, ou será suficiente uma actualização do software?

    Obrigado

    • Pois então, acredito que não seja um erro propriamente dito, é uma limitação.
      A Apple impõe algumas e elas são muito chatas, mas… quem somos nós para contestar o que é certo ou errado, sendo que ela é a mesma que desenvolve os melhores aparelhos do mercado?
      Não há competidor para o iPhone nem para o iPad, são simplesmente as melhores opções que temos.

      Não acredito que essa limitação seja eliminada futuramente.
      Você pode utilizar opções que temos para transferir arquivos via WiFi, como é este:
      ipaddicas.com/apps/use-o-ipad-como-um-pen-drive-wifi/

      Abraço.

    • André,

      sou obrigado a discordar de ti quando dizes que é uma limitação. Se fosse uma limitação não haveria possibilidade de conexão em nenhum dos aparelhos e como o Luís já referiu, há modelos que se conectam, trata-se portanto de um erro.

      Mas podemos ver a coisa ao contrário, e dizer que o erro está em todos os aparelhos que se reconhecem, já que são tão poucos (lol).

      Abraço

      Chuva Vasco

  • OI André, não to querendo compartilhar a net não, apenas passar fotos ou jogar via Bluetooth, só quero mesmo conectar o Iphone4 ao Ipad2. e eles não se comunicam de forma alguma. Fica buscando buscando, encontram tudo ao redor deles mias os 2 não se vêem.
    De qualquer forma eu agradeço.

  • O engraçado André é que o iphone 4 da minha esposa é visto e conecta com o meu Ipad2 via bluetooth, mais o meu iphone 4 não conecta!!! To muito irritado com isso! Não dá pra entender.
    O que mais posso fazer para tentar resolver esse problema, ambos estção com o IOS5 instalado e atualizado e sem jailbreack?

  • Olá,

    eu possuo um Ipad 2 e um Iphone 4 (sem jailbreack), acontece que uma das razões porque comprei o Iphone, foi para fazer passar as minhas apresentações do Keynote, acontece porém, que nem o Ipad nem o Iphone se detectam. O Ipad já o sincronizei com um teclado externo da Apple e o Iphone com o meu GPS TomTom, portanto, julgo que tudo funciona perfeitamente.
    Estive a ler algumas coisas na internet e parece que este problema é frequente.
    Que a Apple não queira compatibilidades com outras marcas eu até entendo, mas entre a própria marca é no mínimo estranho.
    Entretanto tenho de me contentar com wifi para usar o keynote remote, embora esteja sempre limitado a uma rede que nem sempre existe.
    Qual a vossa opinião acerca deste assunto?

    Antecipadamente grato pelas respostas

    Chuva Vasco

    • Olá Chuva, minha opinião é que a restrição é chata, mas ela existe.
      Como expliquei no post, somente para o que escrevi ali o Bluetooth funciona.
      Com adição de internet, se você tem um celular pode compartilhar a internet com o iPad, leia:
      ipaddicas.com/dicas/compartilhe-a-internet-de-qualquer-celular-ou-modem-3g-com-seu-ipad/

      Abraço.

  • Olá, tenho um iPad 2 que não tem 3G, e tenho um Celular Nokia X2 ( bem simples, não tem Wi-fi nem 3G ).

    Consegui via Bluetooth acessar internet do meu Celular, se isso é possível, tem algum lugar no site da Apple que fale à respeito?

    Estou pensando em comprar algum pacote com internet de minha operadora (Oi) ou de uma outra, para utilizar no iPad, já que cobraram dos créditos do celular, acredito que se eu tenha um pacote que inclua esse serviço não irão cobrar a parte, vocês tem alguma dica para que eu possa utilizar melhor dessa ‘gambiarra’ ?

  • apos passar um bom tempo tentando , consegui resolver meu problema sozinho , Vitor se o ipad nao foi feito pra ser usado com mouse tudo bem , mas que fico blz ficou. hehe

  • Olá , acabei de comprar um mouse bluetooth para o iPad da marca clone , eu conecto ele pelo aplicativo btstack mouse e funciona ok , mas sendo que eu tbm uso um teclado externo que tbm é Bluetooth gostaria de saber como faco pra ficarem os dois ativos , sendo que o teclado eu conecto pelos ajustes do iPad , mas o mouse só conecta pelo btstack , quando abro o btstack simplesmente ele desativa o A outra conexao que é a do teclado.me ajudem pfv. abc

  • Olá, tenho um iPhone e um iPad e meu iPhone é de 16 gigas, por esta razão resolvi comprar meu iPad de 64 gigas, pois 16 não da pra nada kkkkkk meu iPhone já esta lotado, o fato é que eu gostaria de saber como transferir vídeos via bluetooth pois com o app q tenho em ambos, só envia foto…
    Já transferi boa parte dos arquivos do iPhone pro meu note mais tentei passar do note pro iPad, e não consegui, por esse motivo então não apaguei nada ainda do iPhone.
    Quando preciso de espaço acabo apagando algum aplicativo que eu utilize menos, mais gostaria muito de enviar vídeos com o bluetooth, q é oque ta ocupando mais espaço no meu caso…

    Bom resumindo, minha duvida é sobre envios de vídeos entre eles(iPhone/iPad) e se tem como selecionar vários de uma vez só :)

    Ahhhh e também se tem como eu passar os arquivos que baixei do iPhone no note pro iPad.

    Desculpa, sou péssima em elaborar perguntas, espero q tenha dado pra entender kkkkkkkk

    Agradeço desde já.

    Bjs

  • Meu Ipad2 não tem 3G, então vi que muitas pessoas utilizam o smartfone com 3G e via bluetooth navegam no ipad sem wifi (fora de casa). No meu caso o Ipad está conectando ao Nokia C7, porém o Nokia informa ser impossível, e mostra o ipad com o cadeado fechado. Procurei no ipad onde poderia desbloquear ou abrir o cadeado mais não vi nada parecido. E quando estou tentando conectar não aparece em nenhum momento algum campo para entrar com senha.

    • Olá André, independente do aparelho que usam para compartilhar sinal de internet com o iPad todos devem ser WiFi (não se compartilha via Bluetooth, ao menos sem Jailbreak não se compartilha).
      Você deve utilizar no Nokia um App para compartilhar o sinal, sei que os Nokias tem um chamado Joiku Spot.
      Procure por ele e compartilhe seu sinal via WiFi.

      Abraço.

  • Galera, há relatos de dois amigos que encontraram dificuldades em conectar o iPhone/iPad via Bluetooth com carros Fiat Bravo e New Jetta, no caso da Fiat o relato que não conseguiu, e do Jetta muitas vezes perde a paridade. Gostaria que vocês compartilhassem suas experiências no assunto para que eu possa tentar ajuda-los.

  • eae André, qria saber se naum dá pra passar musicas normais do pc para o ipad 2, além de videos, livros e fotos do meu pc, pra ver no ipad. valeu!!!

  • Sei que vocês do blog não usam jailbreak, mas quem usa, como eu, não vive sem o Celeste que possibilita fazer com o iPad tudo com Bluetooth, coisa que qualquer celular hoje faz.
    Definitivamente não dá pra entender essas barreiras da Apple.

  • Eu o uso para conexão de internet, o Mac do meu trabalho compartilha a internet por Bluetooth e eu a recebo no iPad através dele, simples e prático.
    Apesar de ter um 3G, cancelei o plano de internet, em casa uso Wi Fi, no trabalho BT e em outros lugares o compartilhamento do iPhone.

  • Olá,
    Realmente a Aplle deixa a desejar..mas enfim nada é perfeito!rs
    Vou aproveitar aqui e fazer uma pergunta a vc Vitor e desculpa se estou no lugar errado, mas já fiz no forum e nao tive resposta…Toda vez que sincronizo meu IPAD no meu notebook e sincronizo ele copia tudo de novo? Mesmo que eu eu tenha adicionado por ex um app novo ele vai copiar todos novamente demorando todo tempo? Eu quero por ex só adicionar fotos, e ele tem que primeiro copiar de novo todos os app para depois eu ir em fotos e adicionar (qto as fotos sei que tem que copiar o album de novo), se for isso mesmo, muito chato!!!Rs Obrigada e desculpa se entrei no seu post com uma pergunta nada aver com o assunto….

    • Tudo bem Ka, vamos fingir que sua pergunta está dentro do contexto. hehe.

      A melhor coisa que você pode fazer é desmarcar todas as opções de “sincronizar” que encontrar no iTunes. Deixe para gerir manualmente o conteúdo.

      Abraço!

  • Olá! Baixei um app para transferir imagens entre iPhone e iPad , mas não consigo sincroniza-los. O q pode estar errado?
    Obrigada
    Fernanda

  • Olá André, tenho um fone da Nokia bh-200′ ele tava encostado, mas quando li esse artigo, fui logo testando pra ver se funcionava. Bom, por sorte ele foi rapidamente encontrado e logo conectado, mas nao consegui ouvir nada por ele, tentei musica, vídeos, jogos, mas nada de audio. Será que tá faltando algum ajuste?

    Desde já agradeço

  • André / Fogassa, boa noite.
    Não sei se já abordaram sobre o assunto, mas preciso muito de um aplicativo para guardar todas minhas senhas com uma senha master, tipo o 1 PASSWORD.
    Porém, gostaria de não gastar nada…
    Conseguem me ajudar?
    Se for o caso, fiquem à vontade para escreverem um post sobre o assunto.
    Obrigado.
    Abs.

  • Fato Curioso – Eu tenho um celular das antigas, um Sony Ericsson W580.
    Quando comprei meu ipad eu nao tinha comprado ainda um roteador wifi aqui pra casa.Ai eu ficava futucando o ipad. Eu consegui usar a internet do meu celular para conectar o ipad via bluetooth. Eu entrei no google e talz. E logo fechou, pq meus creditos acabaram ! rs
    Entao , é possivel sim conectar a internet via telefone usando o bluetooth !
    Abraços !

  • Reparei no que o Helder falou, não tentei ainda transferir fotos do meu celular para o iPad, mas já tentei conectar os dois e deu certo, o iPad identificou ele e conectou. Meu celular é um Motorola EM35.

    • Eu faço a mesma coisa que o Hélio. Tenho um iPhone 3GS que tem internet e compartilho via bluetooth, pois meu iPad não tem Chipre 3G e não vejo necessidade de pagar lutar conta, pois sempre atou com meu iPhone!

  • Aqui no Blog pode falar de funcionalidades afins ao Jailbreak? Dei uma procurada e nao achei se a politica do blog é de falar disso ou nao, pq tem uma coisa interessante no tema jailbreak-bluetooth

  • Mesmo o Ipad sendo um produto impar, no qual eu não fico mais sem…… tenho sim minhas críticas! E uma delas é em relação ao Bluetooth! por que não ser utilizado de forma como todos sempre utilizaram em seus celulares, PCs, Macs….?!

    Realmente… algumas coisas a Apple deixou a desejar…….

    Aproveitando segue uma dica pra quem não conhece: O Gmail na versão Online (Mobile) dá de dez a zero no aplicativo de E-mail do Ipad! Confira!

    Abraço a todos!

    • Olá Fernando, você tem toda a razão.

      A Apple faz aparelhos incríveis, mas algumas limitações são muito chatas (mesmo que haja justificativa para elas). Quem disser que não se incomoda com pelo menos uma, está mentindo, ou cego de fixação.

      Abraço!

  • Eu utilizo tanto o Ipad como o Itouch para conectar ao som do carro da Pionner, fica perfeito, como sou músico uso muito o GrageBand dentro do carro, quando estou a espera dentro do carro.

    • Marcelo, eu tb uso o bluthoofh no som do meu carro para ouvir as músicas do ipad Mas o garageband nao tem a opçao de ser usado como bluthoofh. Tentei e nao consegui ouvir meus projetos via bluthoofh. Como vc conseguiu essa façanha? Obrigado

  • Eu só uso o bluetooth do iPad somente com os fones de ouvido. Não sinto necessidade de ter um teclado físico ou coisas do tipo. Anyway… Acho que a apple deveria explorar mais o recurso do bluetooth em seus dispositivos. Pena que nada é perfeito. rsrsr

    • Olá Gustavo,

      Eu entendo que a Apple preserva muito a experiência de uso em seus aparelhos. Por exemplo: “Transferir arquivos via bluetooth vai damorar séculos? Não teremos esta função, não queremos esta imagem associada ao nosso aparelho. Quando houver tecnologia para fazer isso decentemente, colocaremos”

      Abraço!

  • Muito bom André,

    Eu utilizo o Bluetooth do iPad para conectar meu fone S9-HD da motorola, aliás foi uma das melhores compras para usar junto com o iPad.

    É realmente muito fácil sincronizar e consigo realizar todas as funções pelo próprio fone depois que eu pareei ele com o iPad.

    Abraços .!

  • Acho muita chata essa coisa de não poder transferir fotos e músicas de celular normal pro ipad e pro iphone =/
    Mas o jeito é lidar com o que temos né, alguns aplicativos ajudam bastante nesse sentido.

    Abraço!

    • Eu acho correto, porque tranferências de músicas é falsificação, querendo ou não,porque a Apple é dona do iTunes, aí imagina ela liberando a tranferência gratis, ela mesma ia perder dinheiro, além de que a Apple fez contratos com as gravadoras.

    • É verdade, a Apple tem a sua própria loja de músicas, e não quer que essas músicas apareçam em dispositivos cujos donos não as compraram.
      Abraço.

    • Pois é Henrique,

      A Apple é assim. Eu acredito que além dos interesses comerciais, obviamente, isso ajuda a não interferir na ótima experiência de uso que temos com nossos iDeveces por conta da limitação de um aparelho inferiro.

      Mas que é chato, é.

      Abraço!