Tutoriais

Tutorial: iPad, iPhone ou iPod Touch inativo? Saiba como fazer seu dispositivo voltar a funcionar.

ipad-inativo
Escrito por André Darugna

No intuito de ajudar cada vez mais usuários com problemas relacionados ao seu iPad e iPhone, estamos republicando este artigo com informações atualizadas para que o usuário possa reativar um iPad ou iPhone inativo em razão do esquecimento da senha de bloqueio. Nosso artigo original foi publicado em 2012, de lá para cá muitas configurações mudaram em razão dos novos recursos (iCloud) e novas versões do sistema.

Acompanhe nosso tutorial atualizado que lhe ajudará a resolver questões relacionadas aos aparelhos iOS inativo em razão de errar a senha diversas vezes.

Se seu iPad ou iPhone não está inativo, mas você esqueceu sua senha, os passos do artigo a seguir poderão lhe ajudar: Como recuperar a senha esquecida do iPad ou iPhone.

No artigo abaixo respondo outras dúvidas dos visitantes, para outro tipo de problema que pode acontecer quando alguém erra a senha muitas vezes, o dispositivo pode ficar inativo.

Por que isso ocorre? Como medida de segurança para proteger a informação, depois de várias tentativas a pessoa pode deixar seu dispositivo totalmente inutilizado, mas neste caso somente conectar o iPad no iTunes conforme eu indiquei na semana passada não funcionará.

Segue o tutorial passo-a-passo para recuperar seu iPad se ele estiver inativo:

Não perca estes posts:

Recupere seu iPad ou iPhone inativo

Atualmente temos duas formas de resolver o problema de um iPad ou iPhone inativo, trata-se de conectar o dispositivo ao iTunes, em caso de utilizar o programa do computador para sincronizar seu iPad ou iPhone, ou recuperar por meio do iCloud, se você utiliza a nuvem para realizar seus backups.

Ambas soluções ajudarão quando o usuário receber as mensagens:

  • O iPad está desativado;
  • O iPhone está desativado;
  • O iPod touch está desativado;

Solução Via iTunes

Nesta solução você poderá recuperar seu aparelho redefinindo a senha ao restaurar o dispositivo, para isso o usuário deverá seguir os passos:

  • Conecte seu iPad, iPhone ou iPod touch ao computador utilizando o cabo USB;
  • Abra o iTunes;
  • Nota: se o iTunes solicitar a senha tente outro computador que você já tenha sincronizado seu dispositivo, se não contar com outro computador utilize os passos da solução via iCloud;
  • Selecione seu dispositivo na lista de dispositivos;
  • Restaure um backup anterior do dispositivo, após realizar o backup automático;
  • Aguarde o processo de restauração terminar;

Esta solução nem sempre resolve o problema, o ideal será o usuário testar os vários backups que possui para encontrar o último que foi feito sem a senha.

Infelizmente para recuperar o aparelho de estar inativo o usuário poderá perder dados, é o preço que se paga pelo esquecimento, não há forma de acessar as informações com o dispositivo inativo.

Solução Via iCloud

Esta é a solução mais recente, que surgiu a partir do iOS 5. A solução é muito útil também nos casos do usuário receber a mensagem “O iTunes não pôde se conectar ao dispositivo, porque ele está bloqueado com um código. Você deve inserir seu código no dispositivo para que ele possa ser usado com o iTunes”.

Se você utiliza o sistema de rastreamento do dispositivo que expliquei como configurar no dia de ontem, ideal para encontrar iPads e iPhones furtados ou perdidos, poderá acessar o site do iCloud e tentar realizar uma limpeza remota, para apagar todo o conteúdo do dispositivo, dessa forma poderia apagar também a senha.

Caso esteja utilizando o iCloud para realizar os backups do aparelho, a recomendação parte de restaurar o backup mais recente, para dessa forma poder redefinir a senha.

Segue o passo-a-passo:

  • Vamos colocar o iPad ou iPhone no modo de recuperação, por isso utilizaremos o computador e o cabo USB, fique atento aos passos;
  • Abra o iTunes no computador;
  • Conecte o cabo USB no computador, mas não o conecte no iPad ou iPhone, deixe-o somente conectado no computador;
  • Mantenha o botão POWER (o de cima do iPad ou iPhone) apertado por alguns segundos até que a barra de desligar apareça;
  • Deslize a barra e aguarde o iPad ou iPhone ser desligado;
  • Agora pressione o botão HOME (o redondo central), não solte, conecte o cabo USB ao iPad ou iPhone para que o aparelho ligue novamente;
  • Continue com o botão HOME apertado até ver uma tela de Conectar ao iTunes no computador;
  • O programa iTunes deverá lançar um alerta informando que foi detectado um dispositivo no modo de recuperação;
  • Clique OK e siga os passos da tela para restaurar o dispositivo;

Divulgue essa forma de arrumar iPad, iPhone ou iPod inativo também nas redes sociais, algum amigo pode estar precisando!

Grande abraço, até já.

Mais informação no site oficial da Apple.

Sobre o autor

André Darugna

Blogueiro fundador do iPad Dicas e Viagens Dicas, formado em Comunicação e vencedor de 2 prêmios Top Blog.

36 comentários

  • Andre,
    Boa dica, porem o meu IPAD continua dizendo que não conseguiu se conectar porque ele esta bloqueado com o codigo de acesso, e não de da nunhuma opção de digitar o codigo de acesso.
    abração

  • Ola Andre , entao eu segui o que vc falou e apareceu sim no iTunes , porem quando termina a recuperaçao ele mostra que esta tendo um erro , falando que nao da para recuperar algo assim .

  • Olá André! Tudo bem?
    Quando coloco o iPad pra carregar na tomada, o carregador faz um barulhinho (tipo como se tivesse fritando algo, puxando energia) e o carregador esquenta. É normal? É assim mesmo?
    Muito Obrigado pelo blog!
    Abraços!

    • Em questão de qualidade e segurança posso dizer que não é normal, sugiro obter outro carregador, o meu aparelho não esquentava, devido uma queda no carregador, já foi o suficiente pra começar a esquentar, tenho o mesmo medo de fritar tudo. Kkkkk e acredite, se o problema de aquecimento fosse só esse, não teriaroblema nenhum, o problema já começa quando a borracha que faz a proteção do cabo começa a estourar ameaçando a segurança do usuário. Acho que nesse ponto a Apple deixou a desejar. Cuidado, a elegância de um produto pode sair caro. Acha que era só a samsung que explodia, mas devido aos sinais que o meu dispositivo anda apresentando, logo logo teremos uma manchete nos jornais.

  • Como sempre ajudando muitas pessoas com uso adequado e soluções de problemas.
    Sigo o blog a muito tempo e sempre me ajudando a cada vez aprender mais sobre os dispositivos.
    Tenho uma sugestão. Amigo meu está com problema com seu wifi e bluetooph; e percebo que muitos usuários estão como mesmo problema; simplesmente para de funcionar. Creio que seja problema de hardware, mas como você é especialista poderá nos ajudar, publicando algo sobre o assunto.
    Desculpe caso já tenho publicado antes e não o tenha visto.
    Grato

  • André Bom Dia,

    Eu segui todos os passos e após realizar o download do software que o itunes faz automaticamente, hora que eu coloco em restaurar, ele extrai o software e quando acaba de extrai da a seguinte mensagem de erro : O iPad “iPad” não pode ser restaurado nesse momento porque o servidor de atualização do iPad não poder ser contatado ou está temporariamente indisponível.
    Isso é está ocorrendo a 2 dias já….Oque posso fazer para terminar a restauração???
    Obrigado.

  • Oi Andre!!!

    Tipo o meu Tio deu um iphone 3g s so que ele foi embora e nao me disse a passe do telemovel, e eu andei a fazer o teu os teus posts e fiz Recuperação seu iPad Inativo para o itunes e da me erro na recuperaçao!! e agora nao consigo fazer nada porque aparece me a ligação para o itunes !!
    Por favor me ajude!!

  • Gostei da dica que encontrei acho que isto vai facilitar na recuperação do meu ipad,se existem outra forma de recuperar o meu ipad liguem 244931256834.Tião de Franco

  • André,
    De antemão desculpa se ja tem eu nao vi.
    Existe como configurar o Mail do iPad para ficar avisando o recebimento do email assim como faz o gmail?
    Grato.

    • Sim vá em ajustes mail,contatos etc… Lá vai ta alertas vc coloca Bonners para ele te avisar quando chegar os emails.

  • André Bom Dia,

    Eu segui todos os passos e após realizar o download do software que o itunes faz automaticamente, hora que eu coloco em restaurar, ele extrai o software e quando acaba de extrai da a seguinte mensagem de erro : O iPad “iPad” não pode ser restaurado nesse momento porque o servidor de atualização do iPad não poder ser contatado ou está temporariamente indisponível.
    Isso é está ocorrendo a 2 dias já….Oque posso fazer para terminar a restauração???
    Obrigado.

  • Eu estou sempre ligada em seu Blog. Acho simplesmente perfeito, e já votei, rsrsrsrs. Queria agradecer muito por este Post, eu já estava desesperada por não consegui ligar meu iPad, eu realmente esqueci a senha, isto pode realmente acontecer com qualquer um, ainda mais nos dias de hje em que somos reconhecidos através de números. Uma hora trocamos mesmo… Muito obrigada, continue nos presenteando com suas dicas diariamente. Grande abraço

  • Eu leio sempre o site vejoos psosts mas ainda assim eu sou um pouco desentendido com essas palavras estranhas, alguém pode me dizer oque seria modo DFU, por favor? Brigadão e parabens pelo blog.

    • Conecte o ipad ou iphone no computador via usb, depois segure o botao power( botao de cima) e o botao home( unico botao na tela do iphone) juntos ate o computador fazer um barulhinho…ok
      O barulhinho significa que seu computador reconheceu o iphone okkk
      Nao se esqueça, é so segurar os 2 botões juntos

  • Alguém sabe como bloquear aquele icone de fotos que fica na tela inicial de desbloqueio?

    As vezes eu deixo o meu IPAD na mesa e quando volto algum amigo engraçadinho clicou no icone de fotos.

    Tks

  • Olá Andre,
    Estou passando por isso ha algum tempo…
    Eu já tentei exatas 23 vezes digitar a senha, no meu caso, é das Restrições e o problema é que quando conecto pra fazer o backup, aparece uma msg dizendo que esta disponível uma nova versão para atualizar (eu tenho o iphone 4 versão 4.1 desbloqueado com o gevey sim card), será que não corro o risco de perder o desbloqueio com o gevey se for atualizado?
    Pior de td é que o app do itunes store tá lá restrito…
    Clico ou não em atualizar? Tô com medo… rsrs
    Detalhe: se eu clicar em não atualizar, não consigo concluir o backup
    Desde já muitíssimo obrigada!

    • Olá Mirella, eu não entendo de desbloqueio de iPhone, não sei como funciona o Gevey e portanto não posso lhe dizer se vai travar ou bloquear.
      Peço que vejas em um site especializado, o iPad não tem esse tipo de bloqueio, não conheço o procedimento.

      Um abraço.

    • Se o desbloqueio não foi feito pelo iTunes, isto é, oficialmente, ao atualizar a versão do iOS ele será bloqueado novamente. Não entendo porque a sua senha de restrições não funciona. O ideal seria fazer uma restauração, mas manter a versão 4.1 para o suporte do seu simcard “especial”. Você deve ainda pesquisar se ele funciona com o iOS 5.1.1. A senha de restrição é a mesma para desbloqueio da tela, se você conhece uma, conhece a outra.
      Buscando a informação correta e agindo com precaução você não incorre em sérios riscos e não perderá nada. Quanto ao fazer backup e atualizar, são duas questões distintas. Você não precisa necessariamente atualizar o aparelho para fazer backup, isso está errado.

    • Obrigada gente.
      André, agradeço mesmo assim…
      Marcos, então, o Gevey não funciona com o iOS 5.1.1, nesse caso eu teria que comprar outro compatível com essa versão. Quanto ao código de desbloqueio da tela, eu não uso, e o das restrições eu criei pois a minha bateria estava se esgotando muito rápido e foi recomendado eu bloquear alguns aplicativos que eu não utilizava (bússola, mapas, bolsa), aí fui selecionando os app’s e quando vi, sem querer tinha bloqueado o itunes store, fui novamente desbloquear e a senha que eu achava que tinha criado não deu certo. Bom, sei lá o que eu fiz, foi falta de atenção mesmo.. rsrs
      Eu tentei fazer o backup sem atualizar a versão várias, ele ficou um tempão conectado e no final apareceu uma mensagem dizendo que não foi possível concluir o backup… Eu acreditei que foi pelo motivo de eu não atualizar a versão.

    • Vamos la, se vc tiver usando o gevey nao atualize okkk
      Quando vc compra o gevey, geralmente ele é vendido para por exemplo iphone 4 com ios 7.1 , ou seja se vc atualizar para ios 7.4, o desbloqueo ja era , vc tem grandes chances de travar o iphone blz…

  • Bom dia, tem como eu zerar o icone da app store que indica que ha x atualizacoes disponiveis. Muito obrigado

    • Se você não atualizar os aplicativos, a única maneira de zerar a notificação é deletando o aplicativo. Lembre-se porém, que os updates existem justamente para corrigir “bugs” e melhorar a performance do aplicativo, como também a compatibilidade com o novo display retina.

  • @Sergio: O suposto ladrão não terá acesso aos dados do iPad, uma vez que pra isso ele precisaria do pc do dono com o iTunes onde está o backup. Ele ficará com o iPad zerado, como novo. Se eu estiver errado me corrijam.

  • André, boa dica. O problema que eu vejo é que se um iPad é roubado, se o ladrão fizer isso, aí é um abraço pois ele terá acesso às informações do iPad. Você saberia se tem algum procedimento ou aplicativo que trave de vez o iPad em caso de roubo? Não tenho certeza e nem quero entrar em questão sobre guerra entre Ios e Android , mas acho que no Android existe um aplicativo que faz isso. Gostaria de saber no Ios. Não costumo andar na rua com meu iPad mas segurança é fundamental. Grande abraço e parabéns pelo blog!