OFERTA DO DIA ❤ Capinha personalizada para iPhone, iPad e Samsung por somente R$39,90 Aproveitar
ASSUNTOS DO MOMENTO
limpar-cache

Aprenda a limpar o cache dos aplicativos para liberar memória em seu iPad ou iPhone.

Nesta sexta separei um conteúdo bastante interessante para você que comprou um iPad com somente 16GB de memória (como eu), ou então, que consome todo o espaço de armazenamento de seu tablet, mesmo que ele tenha muito mais capacidade.

É muito comum os usuários optarem pelo modelo com menor capacidade, eu mesmo considero a melhor compra, você poderá aproveitar o iPad com um investimento menor, e com disciplina poderá se dar bem com o espaço disponível. Aqui no iPadDicas já dei dicas de como lidar com falta de espaço na memória do iPad, também lhes passei algumas dicas de como economizar espaço na memória do iPad e do iPhone, porém, quanto mais dicas melhor, não é mesmo? Hoje ensinarei como liberar espaço em seu tablet limpando o cache dos aplicativos.

Limpar cache de aplicativos no iOS

Bom, é até engraçado e poderá parecer uma técnica pouco convencional a que lhes ensinarei, o fato é que no iOS você não pode limpar o cache de um aplicativo, tarefa esta muito comum nos aparelhos com Android, mas no iOS é assim.

Seria tão mais fácil a Apple liberar um botão para limpar o cachê e com isso liberar espaço na memória, poderia ser encontrado na tela mesma que mostra a quantidade de espaço ocupado com os arquivos temporários de todos os aplicativos que utilizamos, porém, no ambiente iOS você não tem essa possibilidade.

E agora, ficamos sem saída? Como fazer para limpar o cachê e liberar valiosos MB de espaço ocupados pelos aplicativos?

A solução é muito simples, basta desinstalar cada aplicativo individualmente e logo, instalar novamente. Não entendeu? Passo-a-passo, para que você veja que sim entendeu:

  • Toque e segure sobre o ícone do aplicativo na tela inicial;
  • Tudo começará a tremer;
  • Toque no (x) de cada um dos aplicativos que ocupam muito espaço;
  • Abra a App Store;
  • Baixe aqueles aplicativos novamente;

Muito chato não!?

Pois é assim mesmo que funciona, se você o fizer pelo método oficial, via iOS mesmo. Porém, pesquisando na internet encontrei um programa de computador que nos ajudará muito neste momento, ele está disponível para computadores com OS X e também Windows, o programa se chama i-FunBox e permite que nós possamos acessar os conteúdos armazenados dentro do iPad e apagá-los de for mais “prática”.

iFunBox, ideal para limpeza profunda de seu iOS

Enfim, este programa permite que sejam realizadas diversas atividades em seu iPad, mas, neste post não irei ensinar a utilizá-las principalmente pois nunca as utilizei, somente baixei o programa para realizar uma limpeza no meu sistema e no final das contas resultou bastante útil.

ATENÇÃO: O iFunBox deverá ser usado com cautela, você terá acesso aos arquivos do sistema e não poderá me culpar mais tarde se deletar algo que eu não pedi para deletar.

Vamos lá, primeiramente baixe a versão compatível com seu computador: [MAC] [PC].

Instale o programa, cada um tem sua forma de fazer, no OS X bastará arrastar o ícone que vem no pacote de instalação para dentro da pasta Aplicativos. No Windows possivelmente terás que apertar em “próximo, próximo, próximo” até terminar.

Com o iPad conectado na porta USB de seu computador, abra o iFunBox e você verá uma tela similar a esta abaixo:

aplicativos

Clique na aba Aplicações de Usuário, logo, clique duas vezes no aplicativo desejado para poder visualizar o conteúdo do pacote, em meu exemplo usarei o Facebook, um grande vilão no consumo de espaço.

Ao abrir o pacote do aplicativo você verá uma estrutura de pastas, a que nos interessará será a Library, abra ela. Agora, com a pasta Library do Facebook (ou de qualquer outro aplicativo que consuma espaço) você deverá encontrar a pasta Caches, e eliminá-la.

Apagar a pasta Caches fará com que o aplicativo elimine todos os arquivos temporários, tais como fotos, que consumem um bom espaço. Clique com o botão direito sobre o ícone da pasta e escolha a opção Apagar. Bem simples.

passo-passo-apagar

Então, você poderá notar que o consumo de espaço deste aplicativo caiu para praticamente zero KB e você ganhou (ou recuperou) espaço no armazenamento do iPad.

Com uma tela de Antes de Depois lhes mostrarei o espaço que o Facebook ocupava antes de realizar essa limpeza, e como ficou posteriormente. É impressionante ver que um aplicativo pode reduzir seu tamanho a menos da metade, somente com um procedimento simples. O Facebook antes ocupava 113 MB, porém após a limpeza ele agora ocupa 49,5 MB.

antes-depois

Quais aplicativos podemos limpar?

Bom, essa é uma excelente pergunta pois existem Apps que pesam muito por si só, como é o caso dos jogos, eles não poderão ser limpos pois seu espaço é ocupado pelo App instalado mesmo, não pelos arquivos temporários.

A melhor forma de observar se um aplicativo poderá ser “limpo” é acessar as informações sobre ele nos Ajustes do sistema iOS.

Passo-a-passo:

  • Abra os Ajustes;
  • Toque em Geral;
  • Abra Uso;
  • Toque em Mostrar todos os Aplic.;
  • Abra de um em um os aplicativos e veja a informação sobre Documentos e Dados;

Quanto mais MB estiverem sendo mostrados, mais espaço ocupa o aplicativo com seus arquivos internos.

Depois precisaremos identificar se estes dados são temporários ou não, para isso usaremos nosso bom senso, considerando que todos sabem os aplicativos que instalam e para que servem poderemos saber se devemos ou não limpá-lo.

Veja bem, um aplicativo como o Facebook, ele é simples, não armazenamos documentos dentro dele, o espaço ocupado é das fotos publicadas por nossos contatos que ele armazena ao ler na rede social.

Já um outro exemplo é o do Keynote, ele é um similar ao Power Point, ali armazenamos apresentações, aulas, palestras, etc., todos os documentos que ocupam espaço foram enviados por nós, portanto, não devemos limpá-lo.

Agora, se você usar um aplicativo de armazenamento de documentos, como o Files App (link) tome cuidado, toda a informação que uma vez foi aberta ali conta como MB ocupado em seu iPad. Veja se pode eliminar ou não o conteúdo, muitas vezes você terá algo importante ali.

Considerações Finais

Enfim, quero lhes incentivar a utilizarem o iFunBox, ou até mesmo fazerem o processo manual de “desinstalar” e “instalar” os aplicativos para poderem limpar o espaço precioso muitas vezes ocupado sem necessidade em nossos iPads.

Porém, tomem muito cuidado ao usarem este iFunBox, eu somente lhes recomendo apagar as pastas de Cache, não testei outras funcionalidades e não poderei lhes ajudar se estiverem em apuros.

Debate:

  • Você possui um iPad de 16GB? Espaço é problema para você?
  • Considera comprar um iPad com mais capacidade, como por exemplo o novíssimo modelo com 128GB no futuro?

Até já.


Tutoriais , 25 comentários

Iniciante no iPad? Receba 3 vídeo-aulas grátis em seu e-mail para começar a aprender hoje!

André Darugna

Fanático de tecnologia e amante de viagens, fundador do iPadDicas e Viagens Dicas. Designer freelancer (me contrate) para sites, blogs e impressos. 

Artigos Recentes:

25 comentários, comente você também!

  1. Meu problema é com o app Mail. Eu tava com 1,7Gb na informação de uso. Aí eu apaguei praticamente todos os emails, lixeira, enviados etc. E foi para apenas 1,6Gb. Nao sei qual é o truque pra liberar esse volume fantasma a surdo que o Mail consome.

    1. Tenho a mesma dificuldade Cezar. Não há um e-mail nas caixas e o alicativo ocupa 700 Mb. No iphone fiz restauração de fabrica e funcionou, porém queria uma altenativa mais “pratica”. Abs.

  2. Cara, você está completamente desinformado.

    Desde o iOS 5 o sistema limpa os caches automaticamente quando necessário, você não precisa fazer absolutamente nada, o iOS simplesmente limpa as coisas.

    Alguns dos momentos que eu sei que ele limpa o cache sozinho (esses não são os únicos, existem outros que eu desconteço):
    – Quando você vai instalar apps novos
    – Antes de fazer backups
    – etc

    E esse negócio de sair apagando tudo pelo computador não funciona mais à partir do iOS 8.3

    1. Eu dou risada de você, pois além de patético é um covarde que nem homem suficiente é para assinar a besteira que fala.
      Leu o artigo? Não né, pois se tivesse lido teria entendido.

      O que vamos limpar é o cache dos aplicativos, arquivos baixados, etc. Tire o cabresto e aprenda uma coisa nessa vida de uma vez por todas.

  3. Cara, no meu nao mudou nada, no aplicativo mostra que limpou um pouco mais no iphone e no itunes mostra como tava antes de ter limpado… tem que apertar em augo pra salvar as configurações ou augo assim?
    enfim o aplicativo é bom limpou só nele porque meu celular continua a mesma coisa!
    vlw por tentar ajudar, estarei entrando todos os dias no seu website.

    se der tira a minha duvida? vlw!

  4. André, foi perfeita a dica, enfim como tudo que vc posta. Desde que comprei o ipad tenho acompanhado o seu blog e td que sei até o momento devo a vc. Obrigada!!!

  5. Infelizmente é dessa forma, ou seja, pra mi “não rola”, pois só de pensar que os apps estão organizadinho cada um sua pasta (12) e ainda em ordem alfabética…xiii! Mas a dica foi ótima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Videos

Receba em seu e-mail 3 vídeo-aulas gratuitas para iniciantes no iPad...