Noticias

iOS 7, a maior atualização do sistema desde seu lançamento no iPhone.

ios7-top2
Escrito por André Darugna

No dia de ontem Tim Cook e sua equipe revelaram ao mundo grandes novidades no mundo Apple, foi anunciada uma nova versão do OS X, revelado um novo MacBook Air, um poderoso Mac Pro e também, claro, detalhes sobre o novíssimo iOS 7 que sofreu uma completa revolução.

De fato o iOS 7 é a versão mais revolucionária do sistema móvel da maçã, seja pela interface renovada e minimalista, como pelas novas funções, que caminharam com a evolução da concorrência e inclusive surpreendeu com grandes novidades.

Vamos conhecer o que Sir Jonathan Ive e sua equipe desenvolveu nestes últimos meses?

A revolução chegou, conheça o futuro iOS

Após Tim Cook, o CEO da Apple revelar importantes números sobre o sistema móvel da empresa, como por exemplo o domínio do iPad na navegação web com 82% de cota de mercado, a baixa fragmentação do sistema, mostrando que 93% dos usuários já adotaram o iOS 6, começamos a conhecer um pouco sobre como será o novo iOS 7.

Um sistema totalmente renovado graficamente, com um layout simples, minimalista, translúcido e com ícones totalmente novos, foi mudada inclusive a tipografia do sistema, que agora é equipado com a belíssima Helvetica Neue e suas derivações.

Da boca de Tim Cook: o iOS 7 é a maior mudança desde o primeiro iPhone!

Tela de bloqueio e Notificações

Estas duas importantes telas do sistema receberam uma bela repaginada, com uma melhor organização e visual minimalista, foi uma das grandes mudanças do sistema, já que possui novas funcionalidades e também é translúcida.

tela-bloqueio

A tela de bloqueio permitirá também acesso à Central de Notificações, sem precisar desbloquear o telefone ou tablet, como era no iOS 6 e anteriores, nela teremos acesso à câmera e também poderemos utilizar uma senha (como sempre), porém, com visual turbinado. A animação de desbloqueio também recebeu alterações, ficando mais bacana.

A central de notificações também ganhou um visual translúcido, foi melhorada a visualização das notificações em um visual mais limpo. A nova central se divide em abas, na aba Today (hoje) veremos um pequeno resumo de todos os acontecimentos que nos aguardam para o dia atual, interagindo com notificações inteligentes. Em All (todas) veremos tudo o que a central deve nos avisar, sem filtros, e em Missed (perdidas) veremos somente as que ainda não foram lidas (vistas).

Com estas abas da central poderemos interagir melhor, pois com estas separações não perderemos mais nada importante ou confundiremos com algo já visto. Tudo fica mais inteligente e interativo, proporcionando melhores informações.

Multi-tarefas

A barra de multi-tarefas também recebeu uma grande atualização, agora ela é muito mais interessante, com maior protagonismo. Nela será possível visualizar os aplicativos abertos, com miniatura do conteúdo e um ícone abaixo indicando o aplicativo.

multi-tarefas

Para fechar um aplicativo aberto basta deslizar para cima, para mudar entre os aplicativos você deverá deslizar para os lados. A Apple informa que deixar os aplicativos abertos não compromete a duração da bateria, é mais organização própria mesmo.

Além disso, os aplicativos poderão fazer uso do sistema em background, dessa vez liberado para todos os Apps, diferente de antes que era para aplicativos restritos.

As notificações push também foram melhoradas para aplicativos de terceiros, sendo que agora poderão ser recebidas em segundo plano, não sendo necessário que o aplicativo faça uma carga dos dados cada vez que quiser entrar em ação.

Control Center – Novidade!

Quantos tweaks vimos para realizar esta função, era exigido praticamente por todos os usuários do iOS, agora finalmente, teremos um painel de controle que será de fácil acesso para ações como desligar Wi-Fi, ligar Bluetooth, ajustar o brilho, trocar de canção, bloquear rotação e inclusive ligar o LED traseiro, para usar o iPhone como lanterna.

centro-controle

Para acionar essa função bastar deslizar de baixo para cima, os controles aparecerão com uma interface moderna, minimalista, com um fundo translúcido. Nele também será possível abrir a câmera, ativar o AirDrop e o AirPlay, além de usar a calculadora e também o cronômetro.

AirDrop

NFC para quê? A Apple finalmente disponibilizou o AirDrop para os dispositivos iOS, agora você poderá compartilhar os arquivos mediante Wi-Fi e Bluetooh, com qualquer outro aparelho.

Deseja enviar uma imagem, vídeo, documento ou contato a um amigo? É tão simples quanto tocar um botão, sem ajustes, sem configurações, sem complicação, ao melhor estilo Apple.

air-drop

Como mostro na imagem, você poderá observar que a tela de compartilhamento foi totalmente renovada, com um layout clean e minimalista, enviar e receber um arquivo via AirDrop será feito numa bonita tela, podendo escolher onde armazenar, para quem e o que enviar facilmente.

Redesign dos Apps nativos

A influência de Sir Jonathan Ive está evidente por todos lados no iOS 7, todos os aplicativos nativos foram redesenhados, receberam uma nova interface para se adaptar ao look&fell do novo iOS 7.

Os aplicativos ficaram mais leves, mais planos, com fundo branco, muitas cores e menor aparência de coisas reais, como ocorria no iOS 6. Eles possuem menus translúcidos, são minimalistas.

apps-nativos

No iOS 7 você terá seus aplicativos de antes, totalmente renovados, incluindo:

  • iMessage;
  • Tempo;
  • Game Center;
  • Calendário;
  • Mail;
  • Safari;
  • Bússula;
  • Música;
  • App Store;
  • Etc;

A tela de ligações no iPhone também foi feita novamente, a imagem do contato ocupa a tela inteira com um botão verde “Slide to Answer” e opções de interação como “me lembre mais tarde” ou “responder com mensagem”.

O Mail e o Safari agora possuem um fundo totalmente branco e uma interface extremamente minimalista, na nossa opinião muito mais bonito que antes. O iMessage e o Calendário também tiveram sua interface renovadas, muito mais planas, minimalistas, com menor distração e muito mais modernas.

Com certeza um dos maiores acertos no iOS 7 é a nova tipografia oficial, a Helvetica Neue, ela é mais leve, fina e vai de acordo com os princípios de design do mito Jhony Ive, tudo acompanhando a evolução do sistema.

O aplicativo Fotos também foi redesenhado e recebeu novas funcionalidades, agora é possível visualizar as fotos em álbuns automáticos, por data, por exemplo.

A câmera recebeu uma grande novidade, filtros a la Instagram, interface renovada e quatro modos de disparo: normal, panorâmica, vídeo e foto quadrada.

O aplicativo Tempo também foi renovado, mas, sem muita novidade, ele é praticamente uma cópia do App Tempo Yahoo!, os Apps Notas, Lembretes e GameCenter que antes eram cheias de skeumorfismo, agora ficaram leves e minimalistas.

Outros Apps como a App Store, o Passbook, Contatos e outros Apps nativos também foram renovados de acordo com o iOS 7.

Safari

Entre todas as aplicações nativas que receberam uma nova cara, o Safari merece um destaque, ele agora recebeu um novo espaço de trabalho, praticamente a página ocupa todo o espaço disponível. Não temos mais duas barras, uma para busca, outra para URL, agora somente temos uma barra unificada que dá acesso ao histórico, buscas, favoritos, URL e mais, tudo para facilitar a navegação na internet.

safari

Também foi implementada uma nova forma de navegar com gestos, para voltar à página anterior basta deslizar da esquerda para a direita, o caminho inverso também pode ser realizado, mas deslizando para o outro lado.

Uma das coisas mais lindas neste novo Safari é a nova vista de abas, em 3D, ela é moderna e funcional. O Safari ainda integrará ao iCloud Keychain, uma nova função que guardará senhas de sites e cartões de crédito no iCloud de forma segura.

Siri

A Apple não deixaria de melhorar sua estrela, a Siri, a melhor assistente pessoal já criada agora possui uma nova aparência, uma nova voz, inclusive opção para voz masculina. O menu é translúcido, acompanhando a evolução do sistema, agora ela não fala mais como um robô, com ar muito mais natural.

siri

A Siri agora também é mais inteligente, agora contará com novas fontes de informação como a Wikipedia, o Twitter e o Bing, buscador este que irá substituir o Google. As possibilidades da Siri serão aumentadas, podendo inclusive controlar o sistema, exemplo: “Desativar o Wi-Fi”.

Disponibilidade

O iOS 7 deverá estar disponível para o público em geral a partir de Setembro, mais pontualmente no outono norte-americano, ou seja, em nossa primavera. Não há uma data certa, mas podemos esperar entre setembro e outubro.

No momento ele já está disponível em versão beta, somente para desenvolvedores iOS, que podem baixar, instalar e testar o sistema hoje mesmo. Esta versão é uma de testes e apresenta bugs, instabilidades e não deve ser instalado por usuários comuns.

Não tente instalar a partir de links na internet, seu aparelho poderá ficar bloqueado, pois a instalação somente está habilitada para desenvolvedores cadastrados na Apple.

Outras características

Numa repaginada completa da parte gráfica, aumentando a simplicidade e eficiência do sistema, palavras da própria Apple, além das grandes características do iOS 7, o sistema ainda adiciona um modo 3D, que utilizará o acelerômetro para adaptar-se aos nossos movimentos, adicionando uma camada de profundidade à tela inicial.

O Buscar iPhone / iPad também recebeu um novo design, mas esse não é o grande diferencial da nova versão. Agora ele é mais seguro, quem encontrar seu aparelho não poderá simplesmente resetá-lo, sem seu ID Apple será impossível usar o aparelho.

A App Store agora oferece aplicativos de acordo com sua localização, ideal para encontrar aplicativos de lojas e restaurantes.

outras

As pastas agora não tem mais limite de aplicativos, elas poderão armazenar tantos quanto você quiser, quando a tela encher basta deslizar para o lado para visualizar outros.

As barras de cobertura não são mais barras, agora são pontos, mas esse é um detalhe bobo, importante mesmo é a possibilidade de fazer ligações via FaceTime, só com áudio. Ideal para quem quer falar sem dar as caras.

Outro grande ponto que não podemos deixar passar é o lançamento do iTunes Radio, um novo serviço, infelizmente disponível somente nos Estados Unidos de entrada, mas que futuramente deixará os usuários brasileiros escutarem músicas sem comprá-las, algo parecido com o Spotify e Pandora.

O iOS in the car será um excelente recurso, que chegará no ano que vem, importantes montadoras já estão trabalhando para integrar o iOS ao sistema dos veículos.

Outro ponto favorável desta atualização é a compatibilidade, praticamente todos os aparelhos móveis da Apple serão dotados do novo sistema, incluindo os iPads 2, 3, 4 e mini. Confira todos os aparelhos aqui.

Gostou das novidadades? Comente, sua participação é importante para nós!

Sobre o autor

André Darugna

Blogueiro fundador do iPad Dicas e Viagens Dicas, formado em Comunicação e vencedor de 2 prêmios Top Blog.

15 comentários

  • Ei André, um amigo meu instalou o IOS7 no iPhone 5 dele e a bateria tá durando muito pouco, só ouvindo música dura no máximo 5 horas. Tudo bem que é a versão beta, mas será que a Apple vai resolver isso até ser liberado pra todo mundo?

  • André será que vem com o problema de “falha de ligação” arrumado? Caso ainda ninguem tenha percebido quando o 3G esta desativado ou em alguma area onde ele não pega o iphone apresenta o erro citado, façam oo teste.

  • André, seu resumo está perfeito, como sempre. Assisti a apresentação ontem via Appletv com um delay, mas foi ótimo ler tudo aqui tão bem explicadinho, pude tirar algumas dúvidas! Adorei as mudanças e o visual clean do iOS 7! SENSACIONAL! O update é tão incrível que até parece que vou comprar aparelhos novos! Estou louca para que chegue setembro para atualizar meus brinquedinhos! Abraços

  • Gostaria de saber mais sobre o IOS 7 para o Ipad, porque muda muita coisa do Iphone para o Ipad. Se poder fazer essa eu a agradeço.

  • Parece que melhorou a caixa de lápis de cor, com mais cores…
    O ‘NFC prá quê?’ foi meio infeliz, além de que trocas de arquivos entre celulares é básico há anos e só a Apple bloqueava

  • André, vc acha que o iOS 7 irá rodar bem no iPad 3? Estou sem iPhone, vendi o meu e estou numa duvida cruel, compro o 4S ou 5 (ainda acho muito caro, cerca de R$ 2.399,00 – 16GB) ou espero pelo 5S ou iPhone de baixo custo?

  • Andre, parabens mais uma vez pelo blog.

    Me tira uma duvida: O AirDrop permite trocar arquivos com QUALQUER dispositivo mesmo?

    Abraços.