Noticias

Há seis anos era apresentado ao mundo o primeiro iPhone!

iphone
Escrito por André Darugna

Faz exatamente seis anos que Steve Jobs surpreendeu o mundo com aquele produto que em suas palavras era “Um produto revolucionário e mágico que está literalmente cinco anos à frente de qualquer outro telefone móvel”.

Era um 29 de junho, no ano de 2007, naquela época o conceito de smartphone era totalmente outro, quando Steve apresentou o telefone sem botões físicos muitos “analistas” disseram que seria um fracasso, mas todos estavam redondamente enganados, o iPhone se tornou o smartphone mais “famoso” do mundo, tão copiado mas jamais igualado.

Vamos relembrar um pouco a história e dar os parabéns ao iPhone?

Todos os iPhones lançados de 2007 até 2013.

Todos os iPhones lançados de 2007 até 2013.

Sexto aniversário do iPhone

Muitos brasileiros nem chegaram a conhecer o primeiro iPhone, o motivo é simples, ele não chegou a ser vendido no Brasil. Chegou ao mercado como sendo um produto exclusivo da AT&T, se tornou rapidamente famoso por ser uma revolução daquela época.

Tive o prazer de comprar o iPhone de 2007 (fora do Brasil), um modelo que pouquíssimas pessoas em nosso país tiveram, hoje praticamente se tornou peça de museu. Meu primeiro iPhone não está lá aquelas coisas, e lamento muito ter esbarrado com ele numa quina de mesa, mas enfim, me sinto muito contente de ter acompanhado a evolução do aparelho desde sua primeira edição. Aprendi uma lição para sempre: a tela de vidro deve ir sempre para o lado da perna dentro do bolso da calça.

Meu primeiro iPhone (2007), estragado por um descuido.

Meu primeiro iPhone (2007), estragado por um descuido.

Observe na foto a nova carcaça que comprei para consertar, porém nunca dei jeito. Ficou só de lembrança.

Na época em que foi lançado o iPhone não existia a App Store, Steve e sua equipe estavam apostando em WebApps, que seriam aplicativos para acessar pelo Safari. Não demorou muito para os desenvolvedores “exigirem” um SDK e a Apple cedeu, criando dessa forma um dos seus mais rentáveis negócios, a venda de aplicativos de terceiros.

Ele foi apresentado como sendo a mescla de três importantes dispositivos:

  • iPod com tela widescreen e controles tácteis;
  • Celular revolucionário;
  • Avançado comunicador para internet;

Hoje em dia muita coisa mudou, mas a essência do iPhone nunca mudará, ele sempre traçará tendências, embora muitos especulem sobre o fim da hegemonia do aparelho nesta era pós-Steve, o iPhone continua sendo o preferido entre os smartphones.

A Samsung pode ganhar em vendas pela quantidade de aparelhos que oferece (tem pra todo tipo de público), mas se compararmos “modelos de qualidade” o iPhone é o mais vendido disparadamente em todo o mundo (250 milhões de unidades).

Enfim, o iPhone revolucionou tudo e graças ao seu sucesso hoje em dia o iPad é o que nós conhecemos, o melhor tablet já lançado. Sendo nosso objetivo principal neste blog e nosso gadget favorito, por esta razão adoramos ensinar vocês a utilizarem mais e melhor seus iPads.

Uma curiosidade, durante uma entrevista na Conferência D8, Steve contou que o iPad foi “criado” antes do iPhone, acompanhe:

“Eu tive essa ideia de ter um display de vidro, uma tela multi-táctil onde você poderia escrever nela. Perguntei às pessoas sobre isso. E seis meses depois eles vieram com este incrível display. Dei isto à um de nossos garotos realmente brilhantes de UI (interface de usuário). Ele fez funcionar uma rolagem inercial e algumas outras coisas, então pensei ‘meu deus, nós podemos fazer um telefone com isto’, neste momento colocamos o projeto do tablet de lado e começamos a trabalhar no telefone.” – Steve Jobs

Naquele momento o projeto do iPad era conhecido como “Safari Pad”, era um tablet pensado em navegação.

Ainda não possui um iPhone?
Compre seu primeiro iPhone online, diretamente da página da Apple e pague em 12x sem juros de R$91,59 [Saiba mais]

Considerações Finais

No dia de hoje quero somente dar os parabéns a este dispositivo, que está completando hoje seu sexto aniversário. Fico muito contente de ter acompanhado essa evolução e de poder compartilhar muito do que sei graças ao que aprendi também ao ser usuário do iPhone.

Debate:

  • Conte para nós como o iPhone mudou sua vida!

Até já.

Sobre o autor

André Darugna

Blogueiro fundador do iPad Dicas e Viagens Dicas, formado em Comunicação e vencedor de 2 prêmios Top Blog.

7 comentários

  • Tenho iPad de 3º geração,iPhone 5 e Apple TV,muito satisfeito com esses produtos

    A Apple inova seus produtos uma vez por ano,as outras empresas fica inovando muito rápido para que os clientes jogam dinheiro fora.

    Os aparelhos da Apple dá pra ficar mais de 5 anos,isso quer dizer que ela faz “melhor” produtos do que empresas concorrentes faz “maior” produtos.

    Melhor produtos é qualidade
    ,PARABÉNS APPLE

    O/

  • Oi André, li esta sua resenha e gostei muito, nao tenho ainda um iPhone, mas morro de vontade, pensei em comprar o 4 , mas meu receio e que saia de linha logo, vc nao acha?

  • Oi André!

    Eu já tive o Iphone 3s, amei, twnho o Ipad 2 amo, agora twnho o Iphone 5 e amo demais. Com certeza a Apple é inigualável. Parabéns a Apple!

  • Olá Andre, eu comecei pelo ipad e através do seu blog e suas dicas apredi muito. No inicio pensei que fosse só um brinquedinho caro, mas hj só uso ele, abondonei o netbook.
    Tenho iphone 4s e não troco por outro aparelho… Produros da Apple são fantásticos em tecnologia, designer e funcional… Nota máxima ao Steve Jobs, um revolucionário! Espero que as pessoas que estão no comando da Apple continue seu legado, unindo beleza, tecnologia e funcionalidade aos produtos…
    Parabéns pelo seu blog.

  • Comprei primeiro meu iPad. Depois surpreendido pela qualidade do aparelho resolvi comprar um iPhone 4 e Tb estou satisfeito, ninguém pode negar que os aparelhos da Apple são de ótima qualidade.