Noticias

Saiba como funciona o novo Multi-tarefas do iOS 7. (atualizado)

barra-tarefas
Escrito por André Darugna

No dia de hoje a Apple nos surpreendeu com um iOS 7 totalmente renovado, com inúmeras novas funções e uma interface muito, mas muito diferente daquela que nós estávamos acostumados.

Entre tudo o que foi anunciado no evento de abertura do WWDC 2013, uma das novidades é o novo multi-tarefas do iOS 7, que certamente gerou grande expectativa entre os usuários, já que esta barra no iOS 6 é bastante simples e pouco interativa.

Agora, com alguns detalhes vamos conhecer um pouco mais sobre esta nova barra!

Novo Multi-tarefas no iOS 7 do iPad e iPhone

multi-tarefas-iphoneJunto do redesign que sofreu o sistema para dispositivos móveis da Apple, receberemos uma totalmente renovada barra de multi-tarefas, aquela que é acessível ao apertar duas vezes o botão Home do aparelho.

No iOS 6 ela era bem simples, não por sua interface, mas pela funcionalidade em si, agora no iOS 7 você poderá navegar entre as telas dos aplicativos abertos, com detalhes do que está dentro de cada um.

Para fechar um aplicativo não será mais complicado, bastará arrastá-lo para cima e o aplicativo será fechado. Para navegar entre eles você deverá deslizar seu dedo para a esquerda ou para a direita, os aplicativos serão mostrados em sua integridade, atualizados praticamente ao instante.

O novo multi-tarefas é baseado num esquema tipo cartões, segundo informações da Apple este novo sistema inclusive ajudará a melhorar a vida útil da bateria dos aparelhos.

O mais interessante desta nova barra será a atualização em tempo real dos aplicativos em segundo plano, assim, o iOS 7 irá aprender nossos hábitos de uso e atualizará com maior frequência os aplicativos que mais utilizamos, evitando que aqueles que pouco abrimos estejam consumindo recursos desnecessários.

Mesmo que ainda não seja um multi-tarefas real, onde todas as aplicações estão rodando em background e consumindo recursos, trata-se de um grande avanço em relação ao que tínhamos no iOS 6 e ainda mais nas versões anteriores.

É notável como em apenas três anos o multi-tarefas do iOS deu passos de gigante e evoluiu muito, estamos certos de que a Apple continuará melhorando este recurso e a tornará a melhor já disponível em aparelhos móveis (se é que já não é).

Está gostando das novidades? Saiba tudo o que rolou na abertura do WWDC 2013, clique aqui.

Sobre o autor

André Darugna

Blogueiro fundador do iPad Dicas e Viagens Dicas, formado em Comunicação e vencedor de 2 prêmios Top Blog.

13 comentários

  • Acho que não há mal em expressar opinião sobre o que acha sobre o ios e suas novidades. Mas vir no blog insultar e desdenhar do trabalho do seu fundador é falta de respeito. O André, no que depender daqueles que gostam dos seus aparelhos, vai ter sim sucesso por aqui. O comentário do colega foi infeliz. O sucesso da apple na atualidade é comprovado. Todos os sistemas tem suas qualidades, mas ela ainda está no topo, n tem jeito.
    Vamos aguardar pelo ios 7. Ansiosa. Abraço André!

    • Concordo plenamente Kamilla. Niguém precisa criticar o trabalho de alguém só porque não gosta do produto ou da marca.

  • Disponibilidade:
    O iOS 7 beta para iPhone será disponibilizado hoje para os desenvolvedores e entre Setembro e Outubro para o público em geral.

  • André, me tira uma duvida. Alguns sites dizem que a versão beta do iOS 7 para iPhone lança HOJE. Outros dizem que a versão beta é so para desenvolvedores.. em qual acreditar ?

    • Amigo, ambas as afirmações estão certas. A versão beta do iOS 7 está disponível hoje, mas somente para desenvolvedores.

  • Parabéns Apple e André….

    Graças a vc André larguei meu iphone, depois criei coragem a larguei meu ipad2….

    Obrigado André….graças á sua arrogância, coisa de fã boy Apple, e todas as besteiras aqui ditas hj eu sou livre e absorvo toda essa nova tecnologia do jeito que era pra ser.

    Fácil, pratico e prazeiroso.

    Te cuida, que tu sabe que logo logo o teu “trabalho”…. Não vai ter nenhuma servidão.

    Enquanto a Apple sem seu magico vai afundando e afundando cada vez mais.

    • Se você não gosta, porque entra no blog e lê os posts? É so você ir para outro site e ler outra coisa e não criticar o trabalho dos outros. Se você não gosta da Apple tá bom, mas nao precisa nem falar nada e, como o Fred disse: “Não vejo ninguém fazendo melhor que a Apple, engraçado isso”.

  • Parabéns, Apple, pelo retrocesso! Pelo o amor de Deus, o que foi isso…? As funcionalidades impressionam, mas e o “novo” estilo dos apps? Feito por uma criança de 6 anos de idade? Ninguém merece, ninguém mesmo! Nunca atualizarei meu iPhone para isso! Nunca! Nem meu iPad, muito menos meu iPod, afinal, todos os iPods 4 ficaram de fora! O iPhone 4 deveria ter ficado, mas o iPod 4? Um gadget que só tem uma versão mais recente que a dele? Detesto falar isso, porque é um tremendo clichê, mas agora a situação me obriga: que falta você faz, Steve! E você, André, o que achou?