Opinião e Rumores

[curiosidade] Oprah recomenda o Microsoft Surface via Twitter utilizando seu iPad!

oprah-ipad
Escrito por André Darugna

Olá pessoal, o foco principal deste blog são os iPads certo? Por esta razão, não está fora de lugar falar um pouco da concorrência, afinal entra ano e sai ano, sempre acompanhamos o lançamento de “vários iPad-Killers”, mas sem embargo o iPad continua sempre no topo como sendo o melhor tablet do mercado!

No dia de hoje compartilharei uma notícia que me pareceu um tanto quanto curiosa, o site norte americano iDownloadBlog divulgou alguns tweets feitos pela apresentadora do programa Oprah Winfrey Show, o talk-show com maior audiência da história da televisão estadunidense.

O fato é que Oprah já havia declarado anteriormente (e muito provavelmente espontaneamente) seu “amor” pelo tablet da Apple, no vídeo abaixo vocês poderão apreciar o trecho exato onde a apresentadora se declara usuária do iPad.

Assista a declaração da Oprah no YouTube.

Bom, acontece que com o lançamento recente do tablet Surface da Microsoft a apresentadora publicou em sua conta pessoal do Twitter a seguinte frase:

“Tenho que dizer que amo o Surface! Já comprei 12 para presentear no Natal. #CoisasFavoritas”

Tuite da Oprah falando bem do Surface.

Tudo bem, a mensagem não teria nada de errado se Oprah não tivesse utilizado seu próprio iPad para tuitar. Chega a ser engraçado e aparentemente faz parte de uma campanha “oculta” da Microsoft, que rapidamente retuitou a mensagem da apresentadora.

O que eles não se deram conta é que o Twitter identifica a origem do post, que claramente foi realizado num iPad conforme mostra a figura acima, o peso de uma indicação por parte de uma pessoa tão famosa é realmente imensurável, mas desta vez o peso foi totalmente contrário e pode ser tachado como um grande “fail”.

O texto do site americano vai mais além, diz que milhões de dólares em marketing não podem esconder a falta de criatividade que assola o departamento de comunicação da empresa. Afirma ainda que os comerciais do Windows Phone são “chatos pra caramba”, focados em celebridades e “curtos na imaginação”.

O iDownloadBlog ainda comenta que Oprah é muito conhecida por endossar produtos, mas da forma que foi feita esta indicação do Surface certamente será um “tiro pela culatra”.

Além do mais a apresentadora incluiu em seu site oficial o Microsoft Surface como parte de sua lista produtos favoritos de 2012. No texto descreve o Surface:

“Se sente como um Mercedes-Benz para mim”.

A questão levantada por Seth Weintraub, publicada pelo site americano é realmente muito interessante: “Gostaria de saber quanto a mais teria custado para a Microsoft fazer a Oprah realmente usar o Surface. […] Certamente passava o orçamento!”

Critica à ação da Microsoft.

A lambança toda ainda foi piorada quando a Oprah respondeu perguntas de usuários direcionadas à ela no Twitter. Um usuário questiona: “Tenho um iPad hoje em dia, estive pesquisando sobre o Surface… qual é melhor?”. A apresentadora responde: “Eles são diferentes, as fotos parecem mais nítidas no Surface”.

Oprah erra ao dizer que Surface tem tela melhor que a do iPad.

Claro, digo que a lambança aumenta pois não há forma de comparar a Retina Display de 2048 x 1536 píxels do iPad com a “modesta” resolução de 1366 x 768 do Microsoft Surface.

Enfim, acho muito interessante a proposta do Surface, realmente é um tablet que chama a atenção, seu teclado externo que faz parte de sua “Smart Cover” com certeza foi uma grande sacada, mas no final das contas tudo não passou de promessa. O Surface não é tudo aquilo que pensávamos que ele seria, agora todos dizem que o que será bom mesmo é o Surface Pro, que ainda não está sendo vendido.

Finalmente podemos concluir de que não devemos confiar em celebridades que indicam produtos, pois para eles muitas vezes o dinheiro fala mais alto.

Deixe sua opinião, o que você achou do ocorrido e o que acha do Microsoft Surface. Será ele o iPad Killer? Hmmm sei não.

Sobre o autor

André Darugna

Blogueiro fundador do iPad Dicas e Viagens Dicas, formado em Comunicação e vencedor de 2 prêmios Top Blog.

27 comentários

  • Li todos os comentários.e a falta de interpretação é imensa. Mas uma coisa eu digo, me arrependi de ter comprado o iPad depois de mexe-lo pelo simples fato de não saber usa-lo cem por cento. Aqui aprendi muito e realmente dou valor a ele agora. Não trocaria ele por outro pois conheço-os. A Apple devia de dar um dinheiro por todo esse merchadising involuntário. Parabéns pelo trabalho André.

  • André, mais uma vez parabéns! Mas assim como a Xuxa não usa Monange, a Oprah também não usa Surface.
    Gostaria de fazer uma observação quanto a indignação das pessoas que compraram o New iPad; eu sou uma delas e também fiquei indignada. Não é por querer ter o último lançamento da Apple. Tanto assim o é, que até pouco tempo eu usava meu iPad (1) e estava muito satisfeita.
    Minha indignação é quanto ao fato de lançarem um novo produto com intervalo de apenas 7 meses e o anterior ser tirado de circulação. O que é provável que aconteça? Daqui a um tempinho não haverá mais atualização do IOS para ele. Haverá para o iPad 2 e não haverá para o 3.
    Fico chateada com os comentários de que as pessoas que reclamam o fazem apenas por questão de status… e comigo, não é esse o caso.
    Abraços…

  • André, parabens pelo post… Incrível como alguns ficaram magoados com o lançamento do iPad 4, besteira o 3 é show de bola!!! E pra contribuir com o post concordo que a Oprah fez uma m…. e tenho certeza que vai perder o cachê… Rsrsrsrs

  • Primeiramente parabéns pelo post André.
    Eu não sou de ficar comentando, tanto que este é meu primeiro comentário no blog, mas realmente o comentários de alguns me deixou meio revoltado.
    Esse post foi apenas para mostrar o erro da oprah e não uma comparação de tablets, mas mesmo que fosse uma comparação de tablets, qual seria o problema? Afinal fórum como o nome indica ipaddicas..
    Mas enfim, vamos ao que é importante vi varios leitores dizendo que usam celular android e pc com Windows blá blá blá.
    Meu pc é Windows, meu celular é windowsphone apenas o tablet é ios. E a maior cagada que fiz ate hoje foi querer ir para o lado da Microsoft again.
    O lumia que só me da dores de cabeca, do nada falha o touch, tem hora que os APPS dão erro do nada. Enfim, não vejo a hora de o trocar. Ja com o ipad dor de cabeca 0.

  • Esse blog se chama iPaddicas, num blog que fala sobre um produto não pode dar mais ênfase a outro. Acredito que exista um blog andróide que só fala e dê ênfase a produtos andróide. Acho até que aqui se fala dos outros produtos e de outras marcas, se compara e deixa a critério de seus seguidores o que usar. Me desculpa, mas não da pra agüentar todo esse povo falando mal do blog por que ele puxa sardinha pro lado da Apple. Agora que a Oprah fez besteira fez. O que me leva a confirmar que essas celebridades que fazem propaganda de um produto é simplesmente por dinheiro, claro que deve ter a sua excessão como o Zeca Pagodinho, pra ele é brahma e pt. Abraço Andre.

    • Fico muito feliz com sua mensagem Marco, é sinal de que existem pessoas que me entendem.

      Sou apaixonado pela Apple e estou muito convencido de que o iPad é o melhor tablet, eu não teria criado o iPadDicas se não fosse louco por ele. Mas isso é muito diferente de ser cego, criei este espaço para ajudar pessoas interessadas em aprender a usar melhor seus tablets “da Apple”. A maioria das pessoas que diz que o iPad não é tudo aquilo é simplesmente porque não sabe usá-lo!

      Enfim, o que quero dizer com tudo isso é que adoro meu iPhone, mas não estou o tempo todo dizendo que ele é o melhor celular do mundo, para mim sim, mas para outras pessoas pode não ser. Agora no quesito tablet não há discussão, podem tentar falar o que quiserem, conheço muitos fanáticos do Android que falam: “smartphone Android, tablet iOS”.

      Quem quiser ler opinião favorável aos tablets Android está no lugar errado… felizmente.

      E para fechar com tudo, para mim o Android é um belo sistema operativo, pode agradar muita gente, mas ele é algo isolado, não representa uma experiência completa como os produtos da Apple, que fazem parte de um ecossistema. Adoro ter meu MacBook Pro, meus iPads, meus iPhones, Apple TV, iPods, etc. todos conversando entre si.

      É isso, não estou babando para nada como disseram por aqui, sou um “hard user” dos produtos Apple, tiro o máximo proveito de todas as funções e eles cumprem muito bem minhas expectativas.

      E a quem me disser que prefere um Surface ao invés do iPad, tenho uma única resposta: “só lamento, a Apple não é para você”.

      Um abraço, até mais.

  • Fala André

    Gosto deste blog noticias atualizadas a cada dia,tenho um iPad 1, e digo que estou feliz,nao senti necessidade de compra outro ainda e o pessoal reclamando que lançaram o iPad 4,e o meu iPad 3 fico desatualizado,rsrsrsrrs..se for assim estou na idade da pedra kkkkkkk,estou esperando chegar o ipad 4 para comprar mais se lançarem um novo nao ficarei triste,me perdoe em ser sincero,mais muitas destas pessoas que compra este produto nem sabe mexer ,compra como uma forma de status,a galera gostando ou nao a iPad e o melhor ! Mais e para que tem dinheiro tem gastar se quiser andar atualizado, abraço felicidades!

  • André, ainda nao atualizei pro IOS 6. Tá valendo a pena atualizar já? Ou espero mais um pouco? Não atualizei por causa dos mapas.

  • Ótima matéria, totalmente imparcial!

    Agora falando sério, o pessoal dos comentários aqui embaixo é muito mais sensato. Gostei do comentário do Licindo por ele realmente ter usado os dois lado a lado, ou seja, sem se basear apenas em informações de terceiros.

    • Obrigado pelo comentário Tiago.
      Realmente a matéria foi imparcial, contando um fato, não inventando histórias.
      Agora quem quiser acreditar que uma diferença enorme em píxels não faz a diferença pode procurar um oculista.

      Até mais.

  • André,

    Vc diz “digo que a lambança aumenta pois não há forma de comparar a Retina Display de 2048 x 1536 píxels do iPad com a “modesta” resolução de 1366 x 768 do Microsoft Surface”. Bem, eu tenho o iPAD 3 e comprei o Surface (já o uso a 2 semanas) e estou satisfeito com ambos. Já coloquei os dois lado-a-lado para rodarem o mesmo jogo comum (CUT the ROPE) e para o usuário final, não há qualquer ganho na Retina Display. O ganho do iPAD não é perceptível o que faz a sua afirmação cair por terra. Eu sou um cara eclético, meu celular é Android (ICS), meu desktop é WIN 8 e agora tenho tablet Apple e Microsoft. Logo, me sinto livre para falar de qualquer um dos “ecossistemas” sem qualquer “cega” paixão. E mais, a suite office (office 2013) que vem no Surface faz qualquer iPAD morrer de inveja. Em resumo, para lazer o iPAD da de 10 no Surface por conta da Apple Store, mas para trabalhar de verdade, o Surface da de 1000 no iPAD.

    Abs.

    • Olá Licindo, tudo bem?
      Pode ser que a “simples vista” você não tenha se dado conta, mas compare um site “lado a lado”, não há comparação quando há hardware superior.
      A tela Retina do iPad é superior sim, pode ser que não seja algo “necessário” e talvez até você esqueça da melhora no dia a dia, mas a diferença existe.

      Se houve alguém comentando com “cega paixão” foi a Oprah, cega paixão pelo dinheiro que pagaram para “dizer que adorou, mas não usa”. Pense nisso.

      Sobre o Office, realmente há muitas pessoas que gostariam de contar com ele no iPad, porém, quando você compra um tablet tem duas opções: você opta pelo “melhor pacote” ou compra o melhor para seu uso. Se você quer “para trabalhar” talvez o Surface seja melhor mesmo, se você não se acostumou com o Pages, Numbers e Keynote, eu estou completamente adaptado pois uso há anos no Mac.

      Só não se esqueça que a oferta de aplicativos do Surface é paupérrima, você sentirá falta de novidades em seu tablet.
      Outro fator é o desempenho, é Windows amigo, o e-mail demora séculos para abrir (sensivelmente 25 segundos como mostra este vídeo que recorreu o mundo após o lançamento: http://www.youtube.com/watch?v=Bdw4JucvSDc)

      Enfim, eu de forma alguma estive comparando os tablets, este não é um post comparativo e por esta razão não estou defendendo o iPad, somente comentei um fato “curioso”, uma celebridade que indica o Surface usando seu concorrente líder de mercado.

      Um abraço.

    • Gente eu nunca vi tanta babação pela empresa, por que é necessário o mundo ser Apple?
      Eu sou assim tbm Licindo, meu celular é android, meu tablet é iPad e meu PC é Windows 8.
      Eu não sou do tipo AppleManiaco que só consome produtos de uma unica empresa, eu escolho o que é melhor pra mim e o que me dá mais benefícios… futuramente penso em adquirir um surface tbm. Retina display é magnífica mas não é tudo, como vc mesmo disse iPad pra entretenimento é 10 mas em produtividade o Surface é 1000!

  • Neste mundo não existe opinião isenta e imparcial.
    Devemos lembra que um tablet não é uma solução a procura de um problema, mas apenas um meio que utilizamos para entretenimento e trabalho.
    Neste sentido, alguns tablets realmente se parecem com meras cópias (em muitos sentidos pioradas).

    E ainda que a tela retina seja maravilhosa, eu raramente vejo filmes ou vejo fotos pelo iPad, então não seria esta vantagem um diferencial de pouca relevância?

    No Android, o que eu gosto é da arquitetura mais aberta, apenas isso.

    Mas o iOS dá um banho em todo mundo é na Apple Store.

    Enfim, só usando o tablet pra saber se é melhor ou não, e depende pra qual finalidade. Se for só ler e-books, acho que um mero kindle mais básico daria conta do recado plenamente. Apesar de que, eu pessoalmente, só recomendaria um iPad. Na hora da compra a gente pensa: “Bom, pra ler livro este xing-ling tá ótimo”, mas a gente sempre quer mais funcionalidade com qualidade, o que só tenho encontrado no universo da Apple.

    • Olá Wilson, eu também considero a tela retina como um luxo, não é necessário, mas sim é excelente e realmente impacta ler numa tela Retina.
      Acho que a partir do momento que a pessoa “diz que a tela inferior é melhor” essa falsa afirmação precisa ser analisada.

      O dinheiro “cega” as pessoas, há que se ter cuidado com as celebridades, pois até a Oprah com toda a fama que tem claramente não sabe o que está falando e possivelmente nunca utilizou um Surface.

      Como você mesmo disse, cada tablet tem seu diferencial e eu estou certo de que o iPad oferece o melhor “pacote”, ou a melhor relação “custo benefício”.

      Um abraço.

  • Como ela mesma disse: irei presentear, isso nao quer dizer que ela vai usar e mesmo assim se fosse usar teria condições de usar o iPad e o sufarce ao mesmo tempo dependendo pra qual função fosse fazer no momento.
    Ah por favor né, eu tenho meu iPad 3 mas nao acho a melhor coisa do mundo como vc fala, e na minha opinião a Apple tem muito a cair após esse precoce anuncio do iPad 4. Muitos como eu estão indignados com a empresa. Eu até iria comprar o iPhone 5, mas já desisti.. Prefiro confiar na samsung que é mais fiel aos seus clientes. Galaxy Note 2 esta aí. :)

    • Ok David, tudo bem… não discutirei por besteiras.
      Lembre-se que não ficaria bem a Britney Spears falando que toma Pepsi com uma garrafa da Coca-Cola na mão.
      Só isso, quer melhor exemplo?

      Até mais.

    • Meu caro, em nenhum momento o meu objetivo era descutir com vc, muito pelo contrário.. adoro o iPad Dicas.. sigo você no twitter e recebo a notificação pelo twitter a cada novo post, estou sempre por aqui, só resolvi comentar dessa vez porque eu achei sim que ela poderia ter um iPad e um Surface, por que não?
      Como o Lucindo falou, ele tem um iPad e tem um Surface, ele pode usar o iPad pra entretenimento e pode usar o Surface pra trabalhar, será que ela não pode ter essa conclusão tambem.
      Lembrando que acredito que exista sim dinheiro por trás disso tudo, claro pq ninguem é idiota em fazer propaganda de graça, mas vc acha que ela não ganhou dinheiro pra afirmar que ela AMA o iPad tambem?
      Enfim, espero que tenha entendido meu ponto de vista, se não, apenas sinto muito.

    • Tudo bem David, entendo seu ponto de vista e acredito que você não entendeu o meu.
      O post não se propõe a ser comparativo nem uma análise sobre o melhor tablet.

      Destaquei a gritante diferença da tela, sim, mas ela foi erroneamente defendida pela Oprah como diferencial.
      Aqui não houve babação como você indicou, de forma alguma, somente destaquei (como a maioria dos sites nacionais e internacionais) o baixo que uma estratégia de marketing pode tocar.

      Muitos visitantes como você não conseguem aceitar quando é criticada outra empresa, por considerar babação, mas não é assim não, quando há algo da concorrência para destacar como positivo eu faço também:
      http://ipaddicas.com/noticias/coisas-que-a-apple-poderia-aprender-do-android/
      http://ipaddicas.com/noticias/ios-e-android-fazem-historia-juntos/

      Só é preciso entender que esta noticia é verídica e fica muito mal para uma campanha dizer: “eu adoro o Surface” (mas uso o iPad).

      É isso, essa é a notícia, essa é a verdade, se ela tem os dois tudo bem ponto pra ela, mas no fundo no fundo ela usou o iPad para tuitar. E o iPad é concorrente direto do Surface.

      Não existem dois mercados, não há tablet para entretenimento nem tablet para produtividade, todos os dois tablets querem abocanhar o mesmo nicho de mercado.

      Um abraço, até já.

  • Olá André!
    Nesse mundo de propaganda, tudo é possível!
    É incrível como ela irá presentear pessoas com um produto que ela mesma não usa (pelo menos no Twitter)! Tudo seria diferente se o tweet partisse de um dos referidos presentes!
    iPad realmente está um pouco (muito) acima…
    Abraços