Noticias

Último dia para migrar seus dados do Google Reader, conheça as alternativas no iPad.

reader-fim-do-servico
Escrito por André Darugna

Conforme anunciamos no dia 16 de março, o Google Reader terá seu fim, e seu fim chegou. Hoje é o último dia para que você faça seu backup e migre o serviço para outro suporte, no iPad temos várias opções e no dia de hoje lhes mostrarei as melhores em minha humilde opinião.

A decisão do Google causou muito murmurinho na internet, alguns internautas fizeram campanhas de #ficareader e muito mais, faltou pouco para não irem às ruas (brincadeirinha) para pedir a permanência do serviço. De nada adiantou o Google não mudou seus planos e hoje é sua última oportunidade de fazer uma cópia de seus links guardados no Reader.

Usa o Google Reader? Não deixe passar, essa é sua ÚLTIMA oportunidade!

O que ocorreu com o Google Reader?

Vamos recapitular como a notícia chegou até nós e como ela poderá nos afetar, foi originalmente no dia 13 de março de 2013 que o Google anunciou em seu blog oficial o final deste serviço, o título do post dizia “Segunda Limpeza de Primavera”. Dentro do texto o gigante das buscas explicou que entende que o serviço possui um público fiel, porém, seu uso havia sido reduzido nos últimos anos, por esta razão a hora do Reader aposentar-se havia chegado.

Claro que este anúncio não foi recebido com alegria, há uma grande quantidade de usuários deste serviço, principalmente nos dispositivos móveis como iPad e iPhones, onde os usuários utilizam-se de aplicativos de terceiros que “puxam” mas informações do Google Reader, como é o caso do Flipboard e do Feedly.

O que Richard Gringras tentou explicar é que o fim do Google Reader é uma questão de avanço do tempo, a grande massa dos usuários abandonou a leitura RSS para acompanhar agora as notícias ao vivo, via Twitter e Facebook.

Assim, não nos resta nada mais que utilizar uma das alternativas abaixo para resguardar nossos dados do Reader e continuar acompanhando nossos conteúdos favoritos com uma interface impecável. Abaixo meus dois preferidos.

Feedly. The free blog, tumblr, Youtube, news, RSS reader
Feedly. The free blog, tumblr, Youtube, news, RSS reader (AppStore Link) Desenvolvedor: DevHD Inc
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Notícias › Utilidades
Preço: Grátis
Um dos aplicativos mais usados na leitura de feeds RSS, o Feedly é belo, funcional e tem uma legião de fãs. Ele foi certamente um dos maiores beneficiados com a “morte” do Google Reader, se estima que ele angariou mais de 3 milhões de usuários após o anúncio da retirada do Reader do mercado.

Ele faz uma cópia de seus feeds e resguarda desta forma sua informação, apresenta seus feeds de forma organizada e com um visual muito bacana. Além de funcionar no iOS ele ainda é compatível com Android e alguns navegadores.

Flipboard: Sua Revista Social
Flipboard: Sua Revista Social (AppStore Link) Desenvolvedor: Flipboard, Inc.
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Notícias › Redes sociais
Preço: Grátis
O Flipboard é um dos aplicativos favoritos da Apple, já ganhou diversos prêmios, como o melhor aplicativo de 2010. Ele apresenta seu conteúdo de feeds RSS em forma de revista personalizada, muito interessante e ainda permite que você conecte suas redes sociais ao serviço, portanto toda sua informação relevante ficará em um só lugar.

Saiba como migrar seu Reader ao Flipboard clique aqui.

Considerações Finais

Bom pessoal, o Google Reader chegou ao seu final, é momento de migrar para um serviço superior, algo que lhe potencialize o uso do RSS de forma inovadora, como os aplicativo acima especificados.

Não deixe passar tempo, faça a migração agora mesmo, hoje é o último dia, a última oportunidade.

Debate:

  • Você usa os serviços do Google Reader para a leitura de RSS?
  • Qual pretende adotar o Flipboard ou o Feedly?

Até já.

Sobre o autor

André Darugna

Blogueiro fundador do iPad Dicas e Viagens Dicas, formado em Comunicação e vencedor de 2 prêmios Top Blog.

1 comentário