Noticias

iTunes completa uma década e comemora a revolução da indústria fonográfica!

decada-itunes
Escrito por André Darugna

Falar do iTunes e da iTunes Store é falar de uma quebra de paradigma na distribuição da música, algo que ocorreu pontualmente durante a última década. No próximo 28 de abril o iTunes estará de aniversário, o 10º ano de vida do famoso software da Apple.

Nesta ocasião a empresa fez algo muito curioso, em partes algo nostálgico, publicou dentro da própria loja os logros mais marcantes relacionados ao programa e à loja de música, que aconteceram nestes 10 anos.

Eles chamaram isso de “Uma década de iTunes” e nos oferece uma interessante vista dos fatos.

10 anos de revolução

O conjunto formado pelo iTunes, a loja iTunes Store e o iPod é o principal expoente nesta revolução da indústria musical, não somente pela transição do suporte físico ao digital, que já havia sido iniciado por outras empresas como a Sony, mas sim, por juntar de forma efetiva todas as engrenagens necessárias para o funcionamento de forma adequada.

A empresa juntou em uma linha de tempo os principais acontecimentos que ocorreram entre os anos 2003 e 2013, pontualmente entre os dias 28 de março de 2003 até dia 28 de março de 2013, próximo domingo, data precisa de seu 10º aniversário.

A Apple nos apresenta essa timeline com as seguintes palavras:

Celebre 10 anos de iTunes, uma década marcada por evolução musical e tecnológica incrível. Dos lançamentos histórios do iPod à estreia de artistas inovadores, nossa cronologia capta momentos importantes da nossa história.

Em Uma década de iTunes poderemos relembrar, por exemplo, a chegada da iTunes Music Store com 200.000 faixas, o que nos oferecia a possibilidade de comprar nossas músicas de forma individual (naquele momento não disponível no Brasil), e não necessariamente precisando comprar o disco completo (CD).

Naquele momento o iPod já estava na sua terceira geração e muitos lembrarão dos míticos anúncios publicitários das silhuetas dançando, um ano depois a loja chegou na Espanha, seis anos depois no México e somente em 2011 a loja começou a vender músicas no Brasil e na América Latina.

Os podcasts também tiveram sua época grandiosa em 2005, mas ainda haviam grupos musicais que se resistiam à quebrar o paradigma da indústria, como os grandíssimos Coldplay e Led Zeppelin, entre outros.

Depois de certo tempo, chegaram os iPhones, logo, os iPads, dando ainda mais força à iTunes Store e convertendo o iTunes em um verdadeiro centro de multimedia, não podemos esquecer também do lançamento do iCloud em 2011 e da modernização do aplicativo, que teve toda a interface melhorada com a chegada do iTunes 11.

Seção interna do iTunes que mostra a evolução da indústria musical.

Seção interna do iTunes que mostra a evolução da indústria musical.

Além de citar importantes momentos da história do iTunes (e da Apple), passear pelo Uma década de iTunes é uma excelente forma de entender como evoluiu o mundo musical, que estilos predominaram em cada momento, e quais formam parte da nova tendência mundial.

Todos sabemos que a loja iTunes foi criada primeiramente para a comercialização de música digital, logo com o passar dos anos, foi adicionando novos conteúdos como os Aplicativos (Jogos), Livros, Vídeos, etc., agora a curiosidade: o aluguel / compra de filmes e vídeos é um dos conteúdos que mais geram receitas dentro da loja.

Definitivamente, Uma década de iTunes é uma interessante volta ao passado, para que os fãs da marca e também os apaixonados por tecnologia possam conhecer um pouco da história da maçã mordida.

Se falarmos de futuro, provavelmente dentro de pouco poderemos ter à nossa disposição o tão falado “serviço de música streaming”, algo parecido com o Pandora, que dará direito a escutar músicas ilimitadas por uma assinatura mensal.

Para mais informação sobre essa seção especial no iTunes abra o link “Uma década de iTunes”.

Feliz aniversário iTunes!

Sobre o autor

André Darugna

Blogueiro fundador do iPad Dicas e Viagens Dicas, formado em Comunicação e vencedor de 2 prêmios Top Blog.

2 comentários

  • Parabéns ao iTunes, 10 anos!!! E de pensar que há pouco tempo nós ainda tínhamos vinil, fitas k7 e CDS… viva a tecnologia, com a chegada da loja de músicas aqui no brasil terminou ao menos pra mim a fase da pirataria. Agora pago tudo com gosto e tenho o itunes match para as músicas que eu já tinha. Abraço.

  • Adorei saber mais sobre o itunes e a apple, realmente estas curiosidades sobre a empresa me fascinam. Obrigada por deixar-nos sempre bem informadas. Beijos.