Noticias

iPad mini poderá ser montado no Brasil, na fábrica da Foxconn em Jundiaí.

reviews-ipad-mini
Escrito por André Darugna

No dia de hoje dois importantes sites de notícias sobre tecnologia de nosso país comentaram sobre a possibilidade do iPad mini ser fabricado no Brasil, talvez seja este o motivo do atraso na chegada do modelo em solo brasileiro.

Até o momento, quem deseja adquirir um iPad mini precisa recorrer a sites de vendas entre usuários, como o Mercado Livre, ou comprá-lo no exterior mediante uma viagem ou um amigo. O iPad mini já conquistou muitos fãs brasileiros e é comum encontrar pessoas usando o aparelho em shoppings e aeroportos.

Países vizinhos como a Argentina já estão comercializando o iPad mini, que em minha opinião é o melhor iPad de todos, por seu peso e características que colaboram com a usabilidade do dispositivo em todos os momentos, como por exemplo, na leitura de livros e sites da internet. O iPad mini tem grande potencial e esperamos que em breve chegue ao Brasil de forma oficial.

O iPad mini com 3G será Brasileiro, de Jundiaí.

O certificado de homologação divulgado pelo Tecnoblog e também pelo MacMagazine indica a Foxconn de Jundiaí como unidade fabril, ou seja, ele poderá ser fabricado no Brasil, a curiosidade é que será fabricado em nosso país somente o modelo 3G + Wi-Fi. Já o modelo somente Wi-Fi deverá ser importado da China, como muitos dos produtos vendidos pela Apple no Brasil.

Reprodução do documento de homologação disponível no site da Anatel.

Reprodução do documento de homologação disponível no site da Anatel.

Com a possibilidade do iPad mini ser produzido no Brasil temos a esperança de preços mais baixos, considerando as desonerações de impostos oferecidas pelo governo brasileiro como forma de impulsionar a produção de tablets no país.

O Tecnoblog ainda destaca que embora a Apple não divulgue a informação, já existem pelo menos dois modelos de iPhone e dois modelos de iPad que são fabricados em nosso país, todos com a inscrição “Indústria Brasileira” na parte traseira dos produtos.

Agora nos resta somente a dúvida de quando os iPad mini chegarão às lojas brasileiras, o modelo que foi lançado no dia 23 de outubro de 2012 está sendo vendido em muitos outros países e tem se mostrado muito popular, em princípio a idéia de um tablet menor pode causar estranheza, porém, após utiliza-lo o usuário se da conta do benefício do aparelho ser mais compacto e mais leve, principalmente para atividades onde segurar o iPad de 9,7 polegadas se torna cansativo e utiliza duas mãos.

A falta da tela Retina praticamente não se sente ao usar o iPad mini, sua tela diminuta faz com que os píxels fiquem mais próximos, gerando uma melhor qualidade de tela mesmo sem a resolução maior. O iPad mini, como comentamos anteriormente possui uma tela de 7,9 polegadas e mantém a proporção original do iPad com resolução de 1024×768 portanto todos os aplicativos já lançados na App Store para o modelo maior é compatível com o modelo menor.

O iPad mini possui um processador similar ao do iPad 2, modelo que inclusive continua sendo comercializado pela Apple, a grande diferença fica em alguns benefícios que o modelo menor possui sobre o irmão mais velho:

  • Câmeras mais potentes
  • Somente 7.2 milímetros de espessura
  • Pesa só 308 gramas
  • A partir de U$329 nos EUA (menos de R$700)

Agora, nos resta esperar que o lançamento do ano passado chegue logo às lojas brasileiras e com um preço acessível. Se você quer saber tudo sobre o iPad mini leia nossa publicação com todas as especificações.

Debate:

  • Você pensa em comprar um iPad mini?
  • Já teve a oportunidade de usar o tablet de 7,9 polegadas da Apple?

Deixe seu comentário, sua opinião é importante para nós.

Sobre o autor

André Darugna

Blogueiro fundador do iPad Dicas e Viagens Dicas, formado em Comunicação e vencedor de 2 prêmios Top Blog.

8 comentários