Noticias

FileMaker anunciou o fim do desenvolvimento do aplicativo Bento.

fim-do-aplicativo-bento
Escrito por André Darugna

Triste notícia para os usuários do organizador pessoal Bento, a FileMaker, desenvolvedora do projeto, anunciou finalmente que o Bento será descontinuado.

Para quem não conhecia o Bento, ele era sem dúvidas um dos melhores organizadores pessoais e criadores de bancos de dados no iPad, com ele era possível catalogar praticamente todo tipo de informação, para suas coleções pessoais ou para o trabalho, funcionando como CRM e tudo mais.

Agora, a FileMaker promete se focar mais precisamente em sua linha de aplicativos profissionais, o FileMaker Pro. Quem ainda quiser baixar o Bento poderá fazê-lo até dia 30 de setembro de 2013, já o suporte ao aplicativo será mantido por mais um ano.

FileMaker anunciou o fim do Bento

A desenvolvedora anunciou o fim do aplicativo para iOS, como no iPad e iPhone e também no OS X, sistema operacional dos Macs. Este era um aplicativo simples, fácil de usar e focado em usuários pessoais e profissionais que utilizam o aplicativo de diversos modos.

FileMaker anunciou o fim do desenvolvimento de seu excelente aplicativo para iPad, o Bento.

FileMaker anunciou o fim do desenvolvimento de seu excelente aplicativo para iPad, o Bento.

Os criadores do Bento oferecem sua linha FileMaker Pro como alternativa, porém, avisam antecipadamente das diferenças entre os aplicativos, que podem não agradar todo público. Eles informam que existe uma ferramenta de migração de dados entre os aplicativos, o que facilitará a mudança. Para ajudar o usuário a entender se o FileMaker Pro é o aplicativo ideal para si, foi publicada uma página no site oficial da FileMaker denominada: “É o FileMaker Pro ideal para você?”

Anúncio da FileMaker, tradução livre pelo iPadDicas:

“FileMarke, Inc. está aumentando o foco na linha de produtos FileMaker, graças à facilidade de criação de aplicativos para iPad e iPhone, nossos usuários do aplicativo FileMaker na plataforma iOS está crescendo rapidamente. Agora, nosso foco será criar uma experiência ainda melhor para estes usuários. Com base em nosso foco, estamos cancelando o desenvolvimento dos produtos Bento. Agradecemos sua compra do Bento e sabemos que muitos de vocês ficarão desapontados.”

Mesmo os desenvolvedores indicando o FileMaker Pro como alternativa, este aplicativo pode ser bastante mais caro do que o Bento, chegando a custar U$299, uma soma praticamente inviável a grande parte dos usuários.

Agora, ficamos pendentes de encontrar uma grande solução para o manejo de bancos de dados no iPad, a altura do Bento. Se você conhece e indica algum outro aplicativo, por favor, compartilhe o nome dele nos comentários.

Por agora é só pessoal.

Sobre o autor

André Darugna

Blogueiro fundador do iPad Dicas e Viagens Dicas, formado em Comunicação e vencedor de 2 prêmios Top Blog.

2 comentários

  • Recomendo e com louvor o aplicativo “TAP FORMS” existe tanto a versão para iphone e ipod touch como a versão em HD para Ipad. o aplicativo é excelente também!

  • André, boa tarde.
    É uma pena que vai acabar.
    Infelizmente, o negócio é sempre faturar mais e mais.
    Não espero nada, mas eu gostaria que FileMaker lançasse uma versão completa do FileMaker Pro para iPad, pelo menos, por um preço mais razoável.
    Nem Microsoft pretende lançar Access para tablets, pelo menos, não por enquanto.
    Ótimo fim de semana!
    Abrs.