Noticias

[curiosidade] Cresce a implementação de iPads como Caixa Registradora.

caixa-registradora
Escrito por André Darugna

Cada dia que passa nos surpreendemos com as novas utilidades que são dadas ao iPad, que quando bem implementadas podem ajudar muitas empresas a crescer e aumentar as vendas. Já publicamos no iPadDicas uma série de posts sobre como utilizar o iPad em sua profissão, aquela série abrangeu mais de 20 profissões e foi de grande utilidade para nosso público.

Agora, trarei um novo exemplo de como o iPad está ficando cada vez mais presente em nosso cotidiano, muitas vezes em situações inesperadas. No inicio desta semana Marcus Wohlson da Wired publicou sobre o uso do iPad como caixa registradora, que segundo ele está se popularizando.

Estamos presenciando uma invasão massiva dos iPads em todos os setores, duvida?

O uso do iPad no lugar da caixa registradora

Há pouco tempo era praticamente impensável que você entregaria seu cartão de crédito ao atendente da loja, supermercado ou local comercial, e seu pagamento fosse processado mediante a um iPad, pareceria algo muito hi-tech para ser verdade.

Mas, pouco a pouco isto está deixando de ser uma novidade, para ser algo do cotidiano, uma prática que já pode ser vista em milhares de estabelecimentos.

Estes dados foram demonstrados por um estudo recente feito pela empresa Timetric, que revelou o número de sistemas móveis para pontos de venda, ou seja, que utilizam algum dispositivo como o iPad. Este número segundo o estudo, foi duplicado entre 2011 e 2012 em todo o Reino Unido.

Mesmo com números surpreendentes, os responsáveis pelo estudo não acreditam que as cifras possam seguir aumentando tão rapidamente no futuro, mas, esperam que em 2017 metade das caixas registradoras no Reino Unido já utilize este sistema.

Ainda, Wohlson da Wired, acredita que este tipo de sistemas pode dificultar muito a implementação de outros tipos, como o NFC, pois o leitor de cartões incorporado pelo iPad não representa uma mudança tão radical em relação aos sistemas tradicionais de pagamento com o cartão de crédito ou débito.

A popularização dos dispositivos móveis e sua rápida evolução em tão poucos anos poderia conseguir que em pouco tempo não levemos mais dinheiro ou cartões de crédito conosco.

Mas, observando um panorama mais próximo, um sistema de pagamentos acoplado ao iPad para seguir pagando como já estamos acostumados, utilizando cartões de crédito e débito, já representa um grande avanço em relação do que um dia pareceu utopia.

Sistema de Pagamentos no iPad

No vídeo acima você verá um sistema de pagamentos feito para iPad, com uma capa especial para fixar o iPad no ponto de venda, com a “maquininha” já fixada no tablet, sem risco de desconexão, tudo montado ergonomicamente para o bom funcionamento no estabelecimento.

Já viu alguma loja utilizando um iPad como caixa registradora?

Pode ser que no Brasil isso ainda não seja popular, porém é sim possível como já contei num post sobre o sistema da Cielo que aceita pagamentos pelo iPhone e iPad em nosso país.

Pouco a pouco a tecnologia vai avançando e em breve veremos muitos locais brasileiros aderindo ao iPad como caixa registradora, é uma excelente forma de utilizar um dispositivo tão móvel, leve e econômico em seu negócio.

Cielo Mobile
Cielo Mobile (AppStore Link) Desenvolvedor: M4 Produtos e Servicos em Telecomunicacoes S.A
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Finanças › Negócios
Preço: Grátis
Como informação adicional, o aplicativo da Cielo está disponível na App Store e é free. Após a instalação, o profissional tem que entrar em contato com a Central de Atendimento da empresa para efetuar um credenciamento.

Vale lembrar que este aplicativo é nativo do iPhone e roda em modo de compatibilidade, podendo ser colocado em tela cheia (modo 2x).

Já pensou em adotar este tipo de caixa registradora em seu estabelecimento?

Fonte: iPadizate

Sobre o autor

André Darugna

Blogueiro fundador do iPad Dicas e Viagens Dicas, formado em Comunicação e vencedor de 2 prêmios Top Blog.

7 comentários

  • Andre, Recentemente abri uma empresa de transporte turístico e executivo no Rio e me cadastrei na Cielo para utilizar o sistema mobile. É impressionante a agilidade desta forma de pagamento. Além de ser infinitamente mais barata em comparação ao uso da “maquininha”. O cliente pode até assinar na tela do ipad ou do iphone. Funciona perfeitamente e no momento da transação existe a opção de enviar um email ao meu cliente com o comprovante da transação. Para mim, o aplicativo disponibiliza uma função de consulta às transações realizadas para facilitar o controle. Devo confessar que esta forma de pagamento é muito interessante para mim e, claro, para o cliente. Abraço e parabéns pelo site. Flavio Carvalho

  • Quem diria o ipad sendo usado como caixa registradora, onde é que a tecnologia vai parar? Parabéns pelo blog esta cada dia melhor.

  • O problema é a necessidade da impressão do CUPOM FISCAL da operação. E como a maioria das ECF’s trabalham com as famigeradas DLL’s (porque é necessário gerar arquivos de movimento para ser enviados ao governo), fica difícil implementar tal operação no iPad! Existem uma série de exigências (processo chamado de PAF-ECF) para os aplicativos emissores de cupons ficais e acredito que algumas delas o iPad iria “matar”! Agora usar como uma pré-venda já é outra história. O vendedor poderia acompanhar o cliente por exemplo lançandos os produtos num cadastro e depois esses produtos são importados pelo caixa para poder efetuar a condição de pagamento e a conclusão da operação! Isso já fazemos usando tablets Android. Nosso próximo passo é o iPad! ;)

  • Incrível como o iPad pode ter funções que nunca imaginávamos, mal posso esperar essa moda pegar por aqui.
    Abraço André!