itunes-radio

Conheça o iTunes Radio, o novo serviço de rádio streaming da Apple.

Bom, a poeira do WWDC 2013 já está baixando, certamente muitos usuários adoraram todas as novidades que o iOS 7 trará aos iPads e iPhones, incluindo seu novo sistema de multi-tarefas, porém, entendo a lamentação de alguns que não gostaram das mudanças.

Gosto não se discute não é mesmo? Vamos esperar o sistema ficar disponível e depois falaremos novamente sobre o assunto. Agora, quero falar sobre uma das novidades que a Apple anunciou no keynote de abertura do evento, quero abordar o iTunes Radio, uma grande novidade que já vinha sendo especulada nos rumores.

O iTunes Radio é um serviço de rádio streaming, ou seja, via internet, porém de entrada ele somente estará disponível nos Estados Unidos.

iTunes Radio, músicas grátis online das mãos da Apple

Então pessoal, a Apple há tempos vinha negociando com as gravadoras discográficas para poder oferecer um serviço de rádio online, via streaming, finalmente ela chegou num acordo e agora anunciou o novo serviço, infelizmente limitado ao público americano.

O motivo é claro, ela somente negociou naquele mercado, portanto nós usuários do iOS no Brasil e também outros países que falam nosso idioma, como Portugal e países africanos ficamos de fora.

O mesmo já ocorreu com outros serviços da gigante de Cupertino, não será difícil relembrar o tempo que demorou para que nós tivéssemos acesso a loja de músicas e aluguéis, como também ao iTunes Match. O fato é que uma negociação destas primeiramente é feita num mercado bem competitivo, como o americano, caso a fórmula seja de sucesso será mais fácil entrar posteriormente em outros mercados.

Realmente esta não era a notícia que todos vocês esperavam não é mesmo? Tanto se falou de iTunes Radio, ou como diziam os rumores iRadio, mas em momento algum pensei que nós ficaríamos fora desta.

itunes-radio-shots

Porém, como se trata de uma função estrela anunciada junto do iOS 7, é de se esperar que a Apple esteja acelerando o processo de entrada em outros mercados, como o da América Latina e também Europa. Existem mercados que caminham praticamente junto ao dos americanos, são os do Reino Unido, Canadá, Nova Zelândia e Austrália, em breve ao menos estes países deverão ter novidades agradáveis sobre o novo serviço.

Como funciona o iTunes Radio

Bom, seja quando for a chegada do iTunes Radio ao mercado brasileiro, é hora de saber como ele funciona, ou ao menos, como deverá funcionar! Ele é um serviço de rádio online gratuito, patrocinado por meio de anúncios, porém, quem é assinante iTunes Match não será incomodado com as propagandas.

Ele estará disponível em todos os aparelhos da empresa e inclusive em PCs com Windows, segue a lista de compatibilidade:

De momento, o iTunes Radio já está disponível no iOS 6 ou computadores com a versão do iTunes compatível, porém, como dito anteriormente você terá que morar lá nos Estados Unidos (ou estar virtualmente lá via VPN).

Considerações Finais

O iTunes Radio vem para bater de frente com os grandes do mercado de rádios online, como o Pandora e o Spotify. O Spotify por exemplo é de uso exclusivo nos Estados Unidos, porém, muitos usuários brasileiros conseguem acesso ao serviço graças ao uso de VPN, que pode ser utilizado inclusive em iPads e iPhones.

Quer uma recomendação de um VPN bom e barato com direito a teste grátis? Segue: Astrill VPN.

Não sei exatamente se o iTunes Radio funciona via VPN, mas quem é curioso e quer estar sempre à frente pode fazer seu teste, de passagem aproveite e baixe em seu Mac ou PC o Spotify, para ouvir rádios personalizadas sem custo algum.

O que achou do iTunes Radio? Não gostou de esperar? Já conhece todas as novidades do WWDC 2013 e o que o iOS 7 trará de novo? Leia nosso post: Resumão da abertura do WWDC 2013.

Comente o que pensa sobre este serviço, e também sobre a postura da Apple em lançar serviços exclusivos para os Estados Unidos.

Comentários

  1. diz

    Gostei bastante do iTunes Rádio, a possibilidade de utiliza-lo no app de música é bem interessante!
    Só espero que fique disponível no Brasil o mais rápido possível, assim como aconteceu com o iTunes Match que foi implementado por aqui pouco mais de 2 meses após o lançamento nos EUA.
    E o melhor que para quem é assinante do iTunes Match (o meu caso) não haverá propagandas!

    Bela jogada da Apple! Esperando ansiosamente pelo serviço! :)

  2. Flávio diz

    Excente post! Parabéns! Não conhecia a possibilidade de ter acesso ao Spotify e Pandora via VPN. Onde poderia encontrar um tutorial deste processo? Existe algum serviço VPN inteiramente gratuito? Muito obrigado desde já. Abraços!

  3. Gleuber diz

    No iOS 6, como? App ou página? Acho que é só a partir do iOS7, e se o que o colega acima (Carlos Roberto Grothoff) disse for verdade, melhor ainda, não precisarei de VPN para me simular estar lá.

Deixe uma resposta