Noticias

Características e especificações do iPhone 5

caracteristicas-iphone5
Escrito por André Darugna

Olá amigos, finalmente agora conhecemos o novo iPhone 5, muitas pessoas especularam por meses e realmente como nunca antes a Apple deixou escapar praticamente todas as novidades. O que era para considerarmos “rumores” hoje sabemos que eram “verdades / furos”, na época de Steve Jobs tudo era muito mais sigiloso, talvez seja essa uma das falhas do atual CEO Tim Cook.

Furos a parte é hora de contar à vocês o que realmente era verdade e o que não passava de brincadeira de mal gosto, a primeira informação interessante é o nome: iPhone 5, interessante pois ele é o 6º iPhone da história, mas deixa pra lá.

Hora de conhecer as novidades!

Foto iPhone 5 da Apple

Especificações do iPhone 5

  • Cores: (2) Preto e Branco
  • Espessura: 7,6 mm (18% mais fino)
  • Peso: 112 gr
  • Tela: 4 polegadas / 1136 x 640 / saturação 44% maior
  • LTE: compatível
  • Wi-Fi: ultra rápido
  • Processador: Apple A6 – Duas vezes mais rápido que o iPhone 4S
  • Gráficos: Duas vezes melhores que o iPhone 4S
  • Câmera: Nova versão da iSight com possibilidade de bater fotos panorâmicas com 29 megapíxels
  • Vídeo: Full HD (1080p) / Mais estável / Detecção de rostos / FaceTime via 3G
  • Microfone: Agora com 3 microfones para uma voz ainda mais perfeita
  • Conexão: Novo conector dock chamado Lightning
  • Sistema Operacional: iOS 6

Gostou do que a Apple lançou? Deixe seu comentário!

Sobre o autor

André Darugna

Blogueiro fundador do iPad Dicas e Viagens Dicas, formado em Comunicação e vencedor de 2 prêmios Top Blog.

62 comentários

  • Boa tarde, Andre tenho uma duvida, tenho um parente que vai para orlando, e olhando no site do bestbyu e compusa o iphone 5 esta sendo vendido por U$ 799,00 Unactivated, o que significa esta palavra Unactivated, sera que é pré pago mas vinculado a alguma operadora(AT&T, verizom…) e se comprar esse aparelho funcionara com alguma operadora do brasil, ou terei que desbloquea-lo

  • Nunca tive um aparelho da Apple sempre quis ter,mas agora no final do ano vou ganhar um,acho que ate la o IPHONE 5 ja chegou no Brasil,vai ser uma troca fantastica trocar um LG-C300 por um IPHONE 5

  • Caros,

    alguém sabe se vale à pena comprar o IPhone 5 na Espanha, Itália, Londres ou Paris para usá-lo no Brasil?
    Nesses países ele é vendido desbloqueado e sem estar atrelado a plano de alguma operadora como nos EUA?

    Abs,
    Claudio Queiroz

    • Se esses países que você citou forem os primeiros da fila mundial, que venderão o mesmo primeiro modelo de iPhone 5 que está sendo vendido nos EUA agora, não será compatível com o nosso 4G.

    • Dejalma, (repetindo aqui por escrevi no lugar errado dia 13)

      Esse primeiro modelo aí com certeza não, mas a Apple disse que vai lançar mais dois modelos específicos para atenderem padrões 4G de outros países, nos próximos meses, como o Japão, por exemplo.

      Não ficou claro na reportagem que li se nós temos o mesmo padrão 4G de algum dos países que serão atendidos pela Apple nesses dois novos modelos.

      Se alguém (burro) do governo definiu a tecnologia como exclusiva daqui ou que terá só em países “mixurucas” ( de pouco mercado), fora do interesse da Apple, adivinhe quem é que vai dançar.

  • Como controlar um chinês que pega uma peça de montagem do aparelho e mostra no Youtube? Acho impossível.

    Penso que não foi a Apple que “deixou” vazar, mas é, sim, muito complicado ter uma política de convencimento de sigilo 100% com cada vez mais funcionários e mais terceirizados.

    • Dejalma,

      Esse primeiro modelo aí com certeza não, mas a Apple disse que vai lançar mais dois modelos específicos para atenderem padrões 4G de outros países, nos próximos meses, como o Japão, por exemplo.

      Não ficou claro na reportagem que li se nós temos o mesmo padrão 4G de algum dos países que serão atendidos pela Apple nesses dois novos modelos.

      Se alguém (burro) do governo definiu a tecnologia como exclusiva daqui ou que só tem também em países mixurucas, adivinhe quem é que vai dançar.

  • Prezado Andre,

    Tenho o Novo iPad e não tenho o que reclamar. O aparelho é ótimo. Agora essa versão 5 do iPhone me parece mais uma evolução do 4S do que uma “novidade” de fato. Me fez lembrar a M$ quando prometia uma “novíssima” versão do Windows. Tá certo… Ficar um pouco mais fino e leve é legal, mas não é nada inovador para o que já era leve e fino. Quanto a empresa em si, parece que estão dando sinais de burocratização (essa palavra existe?) e perdendo a magia e o mistério que sempre foi uma das características marcantes de Steve Jobs. Tim Cook tem papel fundamental dentro da Apple, mas precisa tomar cuidado para não deixar a empresa se tornar mais uma no mercado. Aliás, ia me esquecendo, todo mundo mete o pau na Samsung por ela ter copiado a Apple né? Mas ninguém aqui falou de coisas que a Apple copiou do Android né? Quem tiver interesse visite o link
    http://info.abril.com.br/noticias/blogs/nalinhadogoogle/android/apple-copia-de-novo-o-android/

    Sejamos justos. A Apple não é nenhuma santa.

  • Pelo visto, chegamos a um ponto onde “celular é ainda um celular”
    Até o momento as Samsung e Apple têm apresentado pouco avanço em relação aos seus próprios modelos.
    Lançam “novidades” para que nós, consumidores as devoremos sem ao menos pensar se precisamos (ou se vai fazer assim tanta diferença)
    O celular será (e deve) ser reinventado.

    Du Arantes.

    • Reinventado para o quê? Para quem?

      Mas apostavam que ninguém leria nele (estão lendo). Que ninguém tiraria fotos com ele (estão tirando e matando as máquinas digitais). Que ninguém gostaria de usar apps nele (estão usando). Que poucos navegariam na internet (estão navegando). Que poucos usariam para assistir filmes (estão vendo filmes). Que poucos escutariam música (estão escutando).

      Afinal, que espaço haveria para reinvenção essa se ele faz tudo e todo mundo está usando para tudo?

  • Olá, estou com viagem marcada para os EUA na próxima semana… Vou conseguir comprar o iphone 5 sem contratar nenhum plano de operadora?

    Se eu tiver que contratar um plano de operadora, como é feito? Pode ser cancelado?

    Adoro o blog, parabens.

    Obrigada,

    Juliana

    • Oi, Juliana. O iPhone 4/4S podia ser comprado desbloqueado (pela Apple) nas Apple Store dos EUA sem nenhum problema. No site ainda não se fala nada, mas acredito que eles devem manter a posição e oferecer sim o iPhone5 desbloqueado. Para comprar o iPhone5 atrelado a uma operadora você precisa de um endereço físico nos EUA. Se dá para cancelar eu não sei, mas se der, pode ser que te cobrem um valor referente ao benefício que você teve pagando menos pelo aparelho. Mas USD649 (iPhone5 16Gb) não me parece uma exorbitância… Um similar no brasil custa muito mais do que isso….

      Se você pode, compra sim!!!! Ainda mais agora que a VIVO já vende o nanoSIM…. (http://oglobo.globo.com/tecnologia/nano-chip-para-iphone-5-sera-vendido-pela-vivo-partir-de-sabado-6076002)

      Boa viagem!

  • iPhone 5, claro… nome talvez atribuído aos 5 anos de iPhone? Gostei. Aliás, estou animadíssima para comprar o meu! As pessoas se decepcionam pq esperam um outro aparelho, mas nao… é o melhor do mesmo. Nao era para ser assim? Eu estou muito satisfeita. :)

  • Sou fã da Apple, tenhas todos iDevices e também sou fã da filosofia da empresa. Porém hoje foi uma decepção. Acho que a Apple perdeu sua filosofia com a morte de Jobs.
    Nunca vi um lançamento sem nenhum lançamento como o de hoje. Nem parece a Apple.

    • Se você reparar, o lançamento mesmo e a inovação aconteceram no primeiro. Os outros foram só melhoramentos tecnológicos. Siri foi uma inovação à parte, mas quando apareceu, acharam quase nada, deram mínima importância.

      Jobs mesmo não traria nada de novo e hoje estariam dizendo que ele estaria em decadência.

      E mesmo só de galho em galho pega, pega as atualizações, porque o que conta é o contexto, a experiência, o jeito de usar, o iOS que fica cada vez melhor, mais simples, com mais recursos, continua seguro, enquanto o Android é um “windows dos tempos modernos”, uma encrenca.

      A questão é o contexto, a política, a visão da empresa. A integração dos produtos e dos serviços, o jeito de fazer.

      Então quando se compra um novo iPhone que mesmo não tendo novidade é um produto de ponta tecnologico, sim, é de ponta, mesmo sem as inovações que se esperava, uma pessao vai estar comprando um pacote de agregados (serviços, aplicativos, suporte, iOs, melhor experiência de uso, integração e outras coisas). Ninguém vende isso, só a Apple.

    • Edison, concordo com seu argumento, porém quando falo de “lançamento sem lançamento” é pelo fato que 90% dos rumores foram realidade. Até o Terry Gou, presidente da Foxconn, disse que o próximo iPhone faria a Samsung “passar vergonha”… Pois não achei que foi isso tudo.
      Em resumo, acho que a empresa (Apple) criou uma expectativa tão elevada, que fez com que muitos seguidores/consumidores – de seus produtos – quisessem o Iphone melhor do que foi apresentado.
      Mas mesmo assim, sei que a Apples vende um conceito até hoje imbatível com qualquer empresa do ramo.

    • Glauber, não foi ela quem criou a expectativa, para ela tudo sempre deve ser secreto, mas por ser secreto não significa que seja assim porque obrigatoriamente apresentariam inovações fantásticas.

      Mas aconteceram os rumores de praxe por pessoas que regularmente dão pitacos nesses momentos, mas sem credibilidade alguma. Já o presidente da FOXCON é quem deu um fora e tanto, falou de algo que provavelmente nem ele sabia.

      Eu acostumei-me a não criar expectativa com nada num mundo de negócios em que em 90% do tempo não acontecem inovações tão rápido. Jobs vivo estaria nessa linha também, fazendo o feijão com arroz na maior parte do tempo, e quem sabe pensando no projeto do tal carro Apple comentado no livro. Mas seria algo de fundamento para aplaudir? Ninguém mais saberá.

    • É Edilson, concordo. Vou procurar não criar tantas expectativas…. Acho que foi isso que me abalou. Concordo com seu argumento. Grande abraço!

  • Design = mesma coisa
    Vídeo em fullHD => outros aparelhos já fazem isso há muito tempo
    Bluetooth capado (com sempre)
    Wi-fi ultra rápido => efeito placebo
    Processador mais rápido => Alguém esperava algo lento?
    LTE compatível => Desculpe, estou no Brasil.
    Possibilidade de tirar fotos panorâmicas => Pode ser novidade no iPhone, não em outros celulares.

    Se alguém enxergar algo novo nele, por favor, me avisem, porque eu não vi.

    • Também não empolguei com esse iPhone Mais Do Mesmo.
      Mas a Apple continuará ganhando simplesmente por causa do sistema operacional.
      Acho que a Samsung tem muito potencial, mas enquanto utilizar Android em seus aparelhos, não vai me atrair.
      Uma pena.

    • Vamos lá:

      – Design = a mesma coisa. Será? De 9,3 mm para 7,6 mm: “apenas” 1,6mm. Sim, mas representam 18% a menos do que o iPhone 4S
      – De 140g para 112g: “apenas” 28g, alguns diriam. Verdade! Mas representam 20% a menos do peso do iPhone 4S.
      – De 11,52cm para 12,38cm de altura. De fato aqui eu vejo um problema: são 7,5% a mais na altura. Mas ganhamos 14,3% a mais na altura da tela!!
      – Vídeo em FullHD que outros aparelhos já fazem há muito tempo: De fato! Desde 2011 (1 ano) que o iPhone 4S faz isso… Não sei dizer há quanto tempo surgiu o primeiro celular com vídeo em FullHD…
      – Bluetooth “capado” – concordo…
      – WiFi ultra rápido – Confesso que não entendi exatamente o que significa isso… Talvez seja referente ao fato de agora o WiFi do iPhone 5 também roda a 5GHz…
      – Processador mais rápido. Realmente ninguém esperava um processador mais lento, mas isso é um avanço, não é? Principalmente se realmente tiver o dobro do poder de processamento, como informa a Apple!!!
      – LTE… para nós, não muda nada…
      – Fotos panorâmicas – O iPhone já faz isso há um bom tempo também, Antes era via App, agora é nativo. E faz fotos a 29Mpixel.
      – Câmera frontal de 0,3 Mpixel VGA para 1,2 Mpixel 720

      Enfim… não me parecem tão poucas as novidades…

      Um abraço a todos!

  • André você acha que vale a Pena comprar o Novo iPad agora ou é melhor esperar lançar um new fabulous iPad- ou sei lá o que- te pergunto isso Porque alguns blogs tinham uma previsão muito detalhada e real dos lançamentos e vendas do iPhone 5 e iOs 6, e creio que você também deve ter alguma previsão, na verdade só quero que você diga “compre o novo iPad e seja feliz” (risos), por favor me diga sua opinião de verdade

    Vlw desde já

  • O meu iPhone 5 vou garantir assim que chegar no Brasil. Estou largando de vez esta merda de Samsung Galaxy III com este sistema instável e cheio de vírus que é o Android! Vou ter de esperar até de dezembro/2012, é verdade, mas vai valer à pena. O melhor é que o preço ficou igual ao do iPhone 4S que quase comprei quando abandonei meu GSIII que dei pro meu sobrinho. O que adianta ter muito mais hardware que um iPhone se vem com aquele sistema Android podre… Sei que alguns odiarão meu comentário, mas com o tempo perceberão que comprar um Samsung não foi tão bom negócio assim, o problema é que quem comprou não quer admitir o quanto o Android é ruim, iOS dá de 10 x 0 em qualquer outro sistema operacional para aparelhos móveis. o iOS 6 promete!!!

    • Pois é, até agora resisti aos Androids por conta de opiniões como essa sua vindas de alguns amigos que compraram Galaxys, Droids etc. Uso um Nokia E72 que tem até um bom hardware, mas o Symbian comparado ao iOS que uso nos ipads é simplesmente um lixo. Essa ótima experiência com o iPad me fez esperar pelo iphone 5 e acho que valeu demais a pena.

    • Não sabe usar o Android melhor ficar no IOS mesmo… eu fico imaginando que besteira as pessoas instalam no celular para ter vírus. Nego reclama do android por que quer ficar fazendo root e vai para o IOS que é totalmente ingessado… curioso esse comportamento…

    • @Juca

      Porque fazer jailbreak para instalar app pirata é muito mais fácil no iOS. Eu tenho um Milestone 2 e não o troco por nenhum iPhone e sua interface gráfica moderníssima de ícones e pastas, do mesmo modo que o Windows 95 tb era.

    • @Juca e @André: Eu compro todos os apps e músicas que tenho nos meus devices, primeiro porque posso e depois porque acho justo. Não precisei fazer jailbreak neles nem pra usar um cabo serial que uso pra configurar roteadores Cisco, Juniper e outros equipamentos com porta RS232. Meus amigos que reclamaram do Android não desbloquearam o acesso via root porque também podem pagar pelo que querem no Google Play, apenas reclamaram de bugs e travamentos. Todo mundo acha que usuário de iOS é burro ou totalmente ignorante tecnicamente, mas isso é um grande engano. Eu gostei do iOS porque é muito estável, faz tudo que preciso e não me faz perder tempo com bobagens. Já perdi muito tempo nas entranhas do Symbian por exemplo, mas hoje tenho outras prioridades na vida, como curtir minha família, viajar e ganhar dinheiro. Sou empresário e também programador e sei muito bem o que é perder tempo com essas coisas. Enquanto você tem 15 anos é ótimo, mas depois o tempo fica muito precioso pra desperdiçar.

    • @Lee super adulto apelar para “tenho dinheiro e posso”… desculpa cara, mas cresce… nenhum dos comentários estava falando em pirataria… me irrita e muito que as pessoas não possam ter nada sem ser em tom de exibição.. o lance agora nem é ter o Iphone 5 mas é ter primeiro que todo mundo, espero que quando você estiver curtindo com sua familia você pelo menos desligue o celular… você como programador melhor do que eu deve saber que o root serve para bem mais coisa do que pirataria… e pra falar a verdade eu nem sei fazer isso, meu GSII é desbloqueado pela operadora e só. o máximo que eu fiz foi atualizar pela versão oficial distribuido pelo fabricante. Eu só não concordo com o fanatismo. Seria mais bonito nêgo falar como você, compro por que posso, por que tenho dinheiro, por que não vou utilizar metade do que o telefone oferece ao invés de ficar depreciando o telefone do vizinho por não ser esse ou aquele modelo ou marca…

    • Acho que você não entendeu cara, eu não deprecio telefone de ninguém, pelo contrário. Respeito o gosto dos outros e não tento impor o meu em momento algum. Se quiser comprar e puder, compre. Agora dá uma pesquisada sobre o principal objetivo de ter acesso root no Android que você vai ver que 99% é pra pirataria. Não estou dizendo que você faz isso nem afirmei no meu comentário. Mas teve um jogo aí esses dias de $0.99 que o desenvolvedor teve que colocar de graça no Android porque mesmo tão barato a pirataria era de quase 100%. Veja: Developer says piracy forced Dead Trigger Android game to go free. Da Apple eu só tenho em casa 2 iPads e vou comprar o iPhone 5 quando sair no Brasil, e repito: porque posso e porque me atende no que preciso. Sobre esse papo de super adulto, nem falo pros meus amigos o que tenho ou deixo de ter, a não ser que role uma discussão “produtiva” e eu ache que possa contribuir. Eu mudaria pra Android ou Windows Phone sem nenhum trauma se a Apple não me atendesse bem. Esse é o ponto. Eu trabalho diariamente com Windows, Linux e FreeBSD, então já sou vacinado contra fanboysismos.

  • Achei perfeito pra mim. Não sou jogador de basquete, então com o iphone da mesma largura posso usá-lo com uma só mão (Testei um Galaxy S3 e achei desconfortável). O 4G vai demorar séculos pra chegar na minha região, então o 3G+ me atende muito bem. Enfim, só achei chato essa demora pra lançarem no Brasil. Parabéns pelo resumo André!

  • Ficou muito bonito. Não acho que ouve grandes novidades, mas ainda é um apple, com toda sua qualidade.
    Não vai revolucionar o mercado, como costumava-se fazer nos tempos de Jobs, mas a apple se posicionou melhor diante dos atuais concorrentes. Estava ficando para trás.
    Mas agora, que dia disponibilizarão o ios6?
    Essa é a maior novidade pra quem não pretende trocar de aparelho agora.

  • Bom vamos lá
    Design: lindo
    Desempenho: a Apple nao divulgou tudo que coisa nao?
    Téc. NFC: ENTENDI PQ NAO VEIO!!!!!! Seria fantástico.
    iOS6: espero muito dele, pude perceber que vários idiomas foram disponibilizados! Mas o portugues nada nem o de Portugal. (Referencia ao siri)
    Recursos de camera: bons
    Enfim eu achei bacana mais faltou aquele tchã como diz minha mulher, pra ficar do jeito q agente gosta !
    E o mais importante.
    PREÇO!!!! vamos rezar pra que nao venha tão caro
    Acho que o preço do 4s vai dar uma quebradinha assim como foi no novo iPad vamos esperar ele chegar .

  • Viajo pros states mes que vem e pretendo trazer um 5 pra mim.
    To preocupada com esse chip…pois ia levar um daqui e colocar qdo chegasse no aeroporto, pra não ser taxada na alfandega.
    Sera que vai dar certo? Sera que vai funcionar aqui, mesmo no 3G?

    • Sinceramente, vc deveria esperar e comprar aqui no Brasil de que adianta vc ter e nao poder usar o 4 g futuramente, li em sites de respeito que a Apple faria smarts adaptados pra o4 g do Brasil o lance e ter paciência mas vc e quem sabe, mais fica a dica!

  • André, só uma correção, a foto panorâmica é processada a 28 megapixels e não a 29.Segundo o The Verge e outros sites.

  • Pois é André, concordo contigo quando vc disse que na época do Jobs era tudo muito mais sigiloso. Parece que o Tim Cook vê tudo vazar e nem liga. Mas enfim…

    Sobre o aparelho, acho que ficou muito bonito (gostei muito do modelo preto), depois de comparar um pouco acho que ficou tão bonito quanto o Lumia 920. Mas acho que no fundo não passou de mais uma evolução, aliás, acho que essa é a palavra que melhor define a administração do Tim Cook até agora. Ele só evoluiu naturalmente os produtos da empresa e não revolucionou nada, como fazia o Jobs.
    Não que evoluir seja ruim, mas quando uma empresa que tanto virou sinônimo de inovação passa a fazer “apenas” evoluções naturais, deixa uma sensação de quero mais nos usuários.

    Meu 3GS velho de guerra vai finalmente poder descansar em paz, pois acho que dessa vez agora temos opções muito boas no mercado.

  • Se você tem um 3GS que já está meio velhinho, vale a pena dar umas choques nele e esperar o iPhone 5, que deve chegar em dezembro. As operadoras precisam se adaptar ao nano SIM – ENTÃO FICA O ALERTA:
    NÃO COMPREM NOS EUA AINDA, pois não há chips compatíveis no Brasil (AINDA).

    Pra mim a atualização é mais pro aparelho se reposicionar perante os competidores que estavam com telas maiores etc. Eu quero mesmo é atualizar tudo aqui pro iOS 6 e de quebra o 10.8.2 – Mountain Lion no MBP, porque ele está comendo a bateria. Dizem que a atualização vai resolver…

  • Muito lindo, o smartphone mais perfeito que eu já vi :D

    Mas agora estou com uma duvida enorme, sobre qual vai ser o meu 1° apple, o iphone 5 ou o novo ipad?

  • Gostei muito do novo iphone! oportunidade para trocar o meu mascote 3GS!

    Otimo resumo André! Não pude acompanhar ao vivo, mas graças ao blog, já estou interado. Assim que chegar em casa procurarei detalhes.

    Comentaram algo sobre a SIRI?

    abracos,