Noticias

[bug] iOS 6.1 não permite mais ‘escutar’ vídeos em background.

sem-reproducao-de-fundo
Escrito por André Darugna

Uma triste notícia para quem como eu, que adora escutar músicas do YouTube em background em seu iPad ou iPhone. A prática consistia em abrir o vídeo, colocá-lo em segundo plano apertando o botão ‘home’ e logo dar ordem de reprodução na barra de multi-tarefas (2x botão home). Infelizmente escutar músicas dessa forma agora já não é possível.

Era uma inteligente forma de escutar música gratuitamente, sem cometer pirataria nem gastar nenhum tostão. Nada ilegal e bastante funcional. Agora, não se sabe a razão disto acontecer, nem mesmo se foi premeditado. Acredito ser um bug, porém pode ser muito bem um ‘corte’ de funcionalidade imposto pela Apple.

O fato é que usuários que antes utilizavam-se desta agora precisarão buscar uma alternativa, antes de escrever este artigo testei várias formas, todas elas sem sucesso. Nem no Safari, YouTube ou até mesmo aplicativos de terceiros como o Jasmine, todos eles deixaram de funcionar, o ícone aparece na barra, porém o botão Play ficou sem utilidade alguma.

Para quem se sentir lesado com esse ‘bug’ fica a dica, a restrição aparentemente foi somente para os vídeos pois o site de áudio Grooveshark continua funcionando perfeitamente.

Ele funciona tal como o YouTube, porém, sem o vídeo. Você digita na barra de busca o nome da música e pode ouvi-la quando desejar sem custo algum.

No post abaixo ensino como adicionar um site na tela inicial, como se fosse um App, faça isso com o Grooveshark e escute música gratuita em seu iPad / iPhone:

Você também está sofrendo com este corte? Quais outras formas você conhece para escutar música online gratuitamente no iPad?

Sobre o autor

André Darugna

Blogueiro fundador do iPad Dicas e Viagens Dicas, formado em Comunicação e vencedor de 2 prêmios Top Blog.

30 comentários

  • poxa, a apple parece estar meio perdida ultimamente. Além deste ‘bug’ ai, fui ver que todos os meus vídeos que tinham audio em AC3 deixaram de funcionar. Tanto o Ace player como its playing, aplicativos pagos que comprei deixaram de dar suporte.

    Sem contar o caso do ipad 4, que praticamente desvalorizou meu ipad 3 que tinha menos de 2 meses de uso.

    Que o titio jobs, esteja onde estiver, ilumine os atuais membros da apple.

  • Boa tarde! Nao foi um bug! E sim uma limitação do 6.1 ! A minha sorte é q eu uso “ JB” e isso não me afetou porq temho outras alternativas nao pagas e nao pirateadas como vcs chamam! Obs:(acho q isso nao vai ser postado) mas obrigado na mesma! E Q CONTINUE ASSIM O BLOG TA D PARABÉNS ANDRÉ!

  • André, vc é jóia! Não sei o q seria de mim sem suas dicas preciosas, rs…Essa dica de colocar um ícone de algum site na tela inicial eu não conhecia, adorei isso e amei esse site de músicas Grooveshark, show! Valeu muito pelas dicas e continue nos blindando com elas. Abços

  • Nao vou atualizar nunca para esse sistema ios6. É só problema. E essa Apple não respeita seus consumidores, tiram-lhe a liberdade de usar os seus dispositivos como querem. Por isso, o android está crescendo cada vez mais. Ah se o Galaxy note 10.1 tivesse tela retina!!!

  • André, isso foi algo que me afetou grandemente, mas felizmente achei um app que contornou o problema e estou usando apenas ele ultimamente, e o melhor é que ele pode gravar vídeos também, chama-se Mc Tube for Youtube, grande abraço.

  • André ainda tem o app “Mc-tube” …. Com este app ainda é possivel reproduzir as musicas do youtube em segundo plano!!! Muito bom este app

  • Outras coisas que me incomodam no aplicativo do Youtube:

    1) ele não reconhece links para outros vídeos que os autores fazem, como nos canais com botão de subscribe e “veja também”;

    2) quando você abre um vídeo no safari ele não permite copiar o link apenas do vídeo. Para compartilhá-lo você precisa copiar o endereço da página inteira.

    Passou da hora de corrigirem estes bugs…

  • Pessoal eu parei de atualizar meu Ipad e Iphone, eu ainda to na versão 6.0, toda vez que atualiza da algum problema, parece que as atualizações mais geram problemas do que soluções… Não fiz as duas últimas e não vou fazer, não mudou em nada e os aparelhos continuam com as funcionalidades, espero a galera atualizar e depois vejo os posts pra ver se compensa ou não…

  • André a partir do momento que atualizei meu ipad com a nova versão 6.1 meu aparelho começou a apresentar um bug que ao clicar em um aplicativo para abri-lo e abri e fecha o mesmo em menos de 1 segundo. Dai ele ja nao abre mais nenhum aplicativo nem mesmo ajuste e etc… Vc sabe como resolver isso? Estou tendo que reiniciar toda hora para conseguir utilizar o iPad. Abracos e parabens pelo site, muito bacana mesmo!

  • André como esta?o bug aconteceu comigo mas ontem não sei como eu consegui por a musica do youtube a tocar no backround,fiquei entusiasmado entrei no Safari e quando sai,parou de funcionar…este caso so aconteceu uma vez…e nem no Google chrome consigo

  • Até quem fim alguém posta sobre esse Bug ou talvez nao eu achei um app chamado autotube q faz isso q a gente fazia antes do Bug uma pena eu adorava fazer isso no youtube !

  • Desde que comprei o iPad eu uso o Grooveshark, nem conhecia essa técnica de vídeo tocando ao fundo, que eu lembro sempre que eu colocava o app do YouTube em segundo plano a música parava.
    A única coisa que é chata no Grooveshark é que a lista que eu faço não toca, só toca uma música. Para tocar a outra tenho que entrar novamente no site :/