Noticias

Análise das provedoras brasileiras de internet 3G, qual a melhor para seu iPad?

ico3G
Escrito por André Darugna

Olá amigos do iPadDicas.com, hoje estou trazendo o resultado de um estudo de mercado realizado aqui no blog sobre a utilização e a qualidade do serviço brasileiro de conexão à internet através da tecnologia 3G.

Este estudo foi realizado com base nas respostas espontâneas fornecidas por nossos usuários, através de uma pesquisa quantitativa que esteve no ar entre os dias 22 e 23 de março de 2011, nossa amostragem foi de 102 usuários.

A análise se faz importante se considerarmos que muitos donos de iPads todavia não possuem o serviço de conexão 3G ativo em seus dispositivos, outro fator de importância é que o mesmo estudo se aplica também aos usuários de outros aparelhos, como celulares ou tablets de outras marcas, tendo em vista que o resultado demonstra a qualidade do serviço de internet, independente do dispositivo no qual as pessoas utilizam o sinal.

A pergunta feita aos internautas foi:

Qual operadora você usa no seu iPad 3G?

Todos os participantes da enquete tiveram 10 opções de respostas, e elas incluíam as 4 maiores operadoras de telefonia celular e conexão à internet com tecnologia 3G.

  • TIM (recomendo, e não recomendo)
  • VIVO (recomendo, e não recomendo)
  • CLARO (recomendo, e não recomendo)
  • OI (recomendo, e não recomendo)
  • Meu iPad não é 3G
  • Outra

Análise dos dados

58% dos usuários possuem iPad 3G

O primeiro dado chamativo é que mais da metade dos usuários que participaram desta enquete possuem o modelo com sinal 3G.
Outra enquete realizada aqui mesmo no iPadDicas.com indicava que 56% dos usuários preferiam o iPad 16GB somente Wi-Fi, a mesma havia sido realizada nos primeiros dias do mês de janeiro de 2011.

Houve uma inversão de preferência de modelo de iPad, embora não seja alarmante, tendo em vista que a enquete sobre as operadoras 3G teve um apelo maior aos donos de iPads com esta tecnologia.

TIM, a mais utilizada e a menos querida!

26% dos usuários de internet 3G nos iPads afirmam que utilizam o serviço fornecido pela operadora de telefonia TIM.

A empresa italiana é também a que possui a maior taxa de feedback negativo, sendo que dos usuários que escolhem esta conexão 42% se diz insatisfeito com o serviço, e afirmam que Não Recomendariam para seus amigos e parentes.

58%
42%

VIVO, uma ótima pedida!

17% dos usuários de internet 3G nos iPads afirmam que utilizam o serviço fornecido pela operadora de telefonia Vivo.

Destes usuários, grande parte se diz satisfeito com o serviço, são 82% os que afirmam que Recomendariam para seus amigos e parentes o serviço de conexão à internet de dita operadora.

82%
18%

CLARO, a melhor na opinião dos usuários!

Esta empresa possui o melhor feedback de seus usuários, embora represente nada mais que 7% dos participantes da enquete, 86% se diz satisfeito com o serviço e Recomendariam para seus amigos e parentes.

Ressalva do editor: utilizo o serviço de conexão 3G pré-paga, recebo com um preço muito reduzido e a inexistência de contrato uma ótima conexão para verificar emails e realizar pequenas tarefas quando estou fora do escritório.

86%
14%

OI, a menos popular!

Apenas 5% dos usuários de internet 3G nos iPads afirmam que utilizam o serviço fornecido pela operadora de telefonia Oi.

Quase a metade deles (40%) afirma que Não está satisfeito com o serviço prestado pela operadora, o que nos faz concluir que a falta de popularidade somada à falta de apreço dos usuários pela qualidade do serviço, signifique que a conexão da Oi seja uma má escolha para nossos iPads.

60%
40%

Considerações Finais

Em um mercado aberto como o da telefonia celular, onde podemos escolher livremente a operadora que desejamos utilizar, não vejo problemas para os usuários que possuem uma má experiência com suas operadoras pensarem em realizar uma troca de serviço por outra de melhor qualidade.

É por isso, que o iPadDicas.com realizou uma pesquisa quantitativa, entre os freqüentadores do blog, reunindo as mais diversas opiniões sobre os serviços prestados pelas principais provedoras de conexão 3G instaladas em solo brasileiro.

Espero que todos possam depois deste estudo escolher a melhor opção para si, lembrando que, cada operadora possui um tipo de cobertura em cada região. Portanto, não descuide dos detalhes de cobertura na região onde você reside / utiliza seu iPad.

Um grande abraço, por favor, recomende a leitura deste post à seus amigos!

Comente, qual a sua opinião em relação ao serviço de internet que você utiliza?

Sobre o autor

André Darugna

Blogueiro fundador do iPad Dicas e Viagens Dicas, formado em Comunicação e vencedor de 2 prêmios Top Blog.

74 comentários

  • Oi, André!
    Legal a sua inicativa em fazer uma pesquisa sobre internet móvel. Comprei, recentemente, um smartphone dual chip com Android. Sempre usei TIM. Não é das melhores operadoras, mas desde que as ligações caíram de preço e minha família toda é cliente TIM, fica difícil deixar uma operadora com um preço tão competitivo, seja em ligações locais ou em DDD.
    Agora, o serviço de 3g da TIM é muito ruim aqui em Vitória-ES. Fui fazer o download dos aplicativos e não consegui. Internet extremamente lenta. Se eu quis os aplicativos, tive que utilizar o wi-fi. E além de não conseguir baixar o que queria, ainda recebi um email da operadora informando que eu havia extrapolado meu limite diário. Brincadeira, né, Dona TIM? O 3g da TIM é excelente para notificações de Whatsapp, Facebook, email… Navegar, não!
    Acho que vou comprar um chip Vivo para utilizar o 3g, já que, aqui em Vitória, ela tem uma excelente cobertura.

  • Estou saindo da TIM 3G para I-pad pois o serviço é horrível, além de desonesto (não me avisaram que na minha área o serviço era deficiente quando o contratei).

  • Boa tarde! Utilizo o 3g da tim em meu ipad, estou muito insatisfeito, é de fato a pior, como indica a pesquisa. Creio eu que a tim só é a mais utilizada devido a seus preços reduzidos, coisa que ja não esta me chamando a atençao devido a precariedade do serviço. Excelente o blog, estão de parabens!

  • Eu uso o serviço da TIM, e a verdade é que para conseguir uma conexão – principalmente no período da noite, é quase uma humilhação. É horrível, em todos os cantos da cidade, por isso acho mais que certo a ANATEL ter proibido a venda de ships da TIM…

    Entretanto, eu moro no nordeste, e acredito fielmente que a qualidade de do 3G de cada operadora se diferencia em cada região do país. Então, acredito que seria uma boa ideia realizar uma pesquisa como essa, mas levando em consideração as cinco regiões do país.

  • Muito boa iniciatia, mas pra mim tem duas falhas criticas…

    Primeiro a quantidade de pontos. 102 usuarios de um blog nao tao popular num pequeno periodo de 1 dia de coleta eh pouco demais para validar a pesquisa.

    Depois, a qualidade das respostas. nao sei como foi feito, mas se foi so tudo que esta aqui, faltou informar muito quem esta dando sua opiniao sobre como opinar, para avaliar tao profundamente a qualidade da operadora. mesmo sendo o foco somente “conexao de dados”, ainda precisaria no minimo analisar estabilidade ao longo de 1 ano (tempo medio que estimo de contrato e adesao de planos pos pagos independente de contrato) considerando atendimento e mobilidade.

    Acredito que se cobrisse esses 2 pontos a pesquisa teria alguma validade. Pelo menos pra mim.

    • Olá Caue, tudo bem?
      Você viu a data deste post? Você sabe quantas pessoas são abordadas para uma ‘boca de urna’ de eleição presidencial?
      Olha, eu não duvidaria do resultado.

      Acho que sim pode ser feita uma nova análise o blog hoje é o maior do Brasil e do mundo (em língua portuguesa) com mais de 600.000 visitas por mês. Um abraço.

  • Uso o chip da claro que tem péssima conexão. Não consigo fazer nada!!!Pelo visto não tem uma operadora no Brasil que preste bom serviço pra iPad. Estou arrependida de ter comprado!!! Parabéns por esse espaço aqui, André!

  • Tenho o 3G mas acho que é lento. Na verdade no início era mais rápido mas agora como querem empurrar um 3g plus até que chegue o 4g (que prometem para 2013) de forma a te fazer pagar mais.
    Eu peguei um microchip na Vivo para colocar no Ipad 2 3g mas, como acho a aparelho extremamente limitado, resolvi comprar um roteador 3g portátil que me proporciona o acesso ao 3g por até 5 aparelhos em volta. A desvantagem é que em áreas com 2G o aparelho não funciona e tenho que colocar o chip no modem.
    Depois desta descoberta, não comprarei mais o Ipad 3g.
    Voltando ao assunto, acho que o forte da Vivo é a cobertura e, tomando por referência os aparelhos de telefone que tive da TIM e OI decidi pela Vivo.
    Parabéns pelo Blog!

  • Eu uso no meu ipad o chip da Tim e tive que ficar com um plano especifico para tablet. No meu smartphone uso o pacote de dados da Claro o que permite comparar a qualidade e disponibilidade de sinal de ambas as operadoras.
    E tenho observado que a varia muito o local onde estou, ora a Tim é melhor, ora é a Claro, ou as duas são excelentes ou ruins.

    Com relação a usao o iPad como GPS esses dias eu tive dificuldade em utiliza-lo em locais onde não havia sinal de celular ele nao funcionou direito e me deixou na mão. Enquanto um amigo que estava com um GPS mesmo nao teve dificuldades.

  • É Andre..tive uma experiencia muito negativa com o pen drive 3g da claro e qdo fu comprar o meu ipad nem quis saber dessa função…acho q tem muito a melhorar ainda pra poder confiar nesse serviço…

  • Gostaria de saber se aquele internet para celulares da VIVO que se paga R$9,90 por mês funciona no iPad 3g ou se há a necessidade de se fazer um plano de internet com a operadora. Obrigado por existir este espaço.

    • Olá Carlos, não sei qual é o plano, recomendo que você pergunte à eles.
      O que posso lhe dizer é que os planos TIM 0,50 por dia que usar e Claro 11,90 por mês sim funcionam no iPad, você só precisa de um chip do tamanho certo (peça um chip de iPhone 4).

      Abraço

  • HORRIVEL a conexão da TIM, não consigo me manter conectado, email ou qualquer outro trabalho fora do escritório não posso fazer. HORRIVEL. TIM não recomendo a ninguém.

  • Olá tenho um iPad2 3G, e meu chip é Oi. Aqui em SP funciona super bem, mas quando chego em Salvador simplesmente nao funciona…. Preciso alterar algum tipo de configuração?

    • estamos com uma pesquisa referente a esse assunto, você teria interesse em participar, ganha o valor de R$ 120,00
      entre em contato conosco através dos telefones: xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

      [comentário editado, não é permitido publicar números de telefones]

    • Olá Fabiana, deixei o comentário passar, caso a Silmara tenha interesse ela vai responder aqui nos comentários e vocês continuarão conversando.
      Caso contrário, seu telefone foi preservado.

      Abraço.

  • olá muito bom o artigo isso ajuda e muito !!!
    trabalho como web design e possuo as 4 operadora no meu caso em rio das ostras RJ
    Claro-> Sem comparação, ganho o dobro do meu plano durante 1 ano e sem excedentes presta todo serviço contratado .

    Vivo-> Boa mais para ter o serviço só com muita ligação para o sac .

    Tim-> Vale apena para quem quer apenas ler Email e usa muito pouco a net ((sendo infinit pre)).

    Oi-> Puts não gosto nem de pronunciar mais vai uma dica nada presta telefone internet e tv.

    Possuo os planos uns 6 meses e outros mais de 2 anos !

    boa sorte para vcs !

  • eu li no site da apple brasil que o iPad só aceita Claro ou Oi e na minha cidade (Bagé RS) o melhor sinal de todos da categoria é a vivo, nunca falha e pega em qualquer lugar, é uma pena ser sinal só da oi ou da claro.

  • Meu caro André, vou pegar o meu ipad 2 esse mês e já estou pesquisando sobre as operadoras que oferecem 3G, seguinte moro em no Centro de SP, e não viajo muito, você me indicaria a Claro pelo que vejo nos comentários é a melhor levando em conta o preço é isso?

    Valeu
    Marcelo

    • Olá Marcelo, justamente, o grande fator é o preço. Não posso lhe garantir boa cobertura em São Paulo, mas acredito que no centro de SP Capital todas as operadoras devem ter sinal impecável.
      Abraço.

  • Olá, gostei muito da dica! Semana passada escolhi o plano da TIM pro meu iPad 2 e onde eu moro infelizmente o sinal não pega, ou seja, nunca tenho acesso a internet pelo iPad. Estava realmente em dúvida sobre qual operadora escolher e esse post me ajudou muito! Obrigada.

  • Quero dar o meu testemunho de quem já usou a TIM e VIVO.
    Primeiramente comprei o micro chip da TIM, o sinal dentro da cidade de Porto Alegre/RS era muito bom e tambem a velocidade, mas afastado 40 Km não se tinha mais sinal, desgostoso troquei para a VIVO, sinal excelente mas a velocidade horrível, demora para baixar e-mail de TEXTO, demora para abrir páginas da internet tipo terra, Google, etc. Meu cunhado tem o modem 3G da vivo e tambem tem o mesmo problema no note dele.
    Não experimentei a Claro e a OI, vou trocando até achar uma boa.

    Abraço.

  • Moro em Campinas, já usei o 3G da Tim e gostei, o da Vivo é muito caro pela velocidade que oferece, a Claro tem péssima cobertura aqui e a Oi é muito lenta. Atualmente uso oi, mas pretendo voltar para a Tim em breve

  • assim que comprei meu ipad coloquei 3g da TIM nele e faço parte dos 42% que não aprovam o serviço 3g da TIM. pode ser em minha cidade não sei, mas o serviço fica com baixo sinal e indisponível boa parte do tempo! obrigado pela matéria, ajuda muito a quem quer colocar 3g no ipad.

  • Uso a vivo, porque é a única que após excedermos nosso pacote, temos a opção de diminuirmos a velocidade ou pagarmos a mais pelos kb, assim podemos evitar surpresas no final no mês e continuarmos com net no iPad, msm lê tinha.. :)

  • Meu Caro André, Beleza?
    Eu estou profundamente chateado em não ter comprado a versão 3G do Ipad. Na época, um atendente da Saraiva me disse que o serviço 3G para Ipad aqui ainda era meio precário. Será que tem algum jeito (adaptador ou coisa parecida) para conectar o Ipad via 3G, sem ter a conexão necessaria? Eu ouvi falar que tem como usar um roteador móvel..Será que é confiavel?
    Abraços…

  • Aqui no Litoral Norte de São Paulo há alguns anos atrás a Vivo era imbativel, tenho chips de todas as operadoras e digo em 2010 a Tim superou minhas expectativas, bom sinal 3g em Caraguatatuba, ja bateu todas as outras…..

  • A pesquisa é boa e válida, porem a forma de análise é tendenciosa. Deu-se mais atenção aos insatisfeitos no resultado da pesquisa da Tim e da Oi, embora o numero de satisfeitos, seja maior do que o de insatisfeitos em ambas.

    abs,

    Bruno

    • Olá Bruno, me desculpe mas o número de insatisfeitos em porcentagem nestas duas operadoras é enorme.
      Esta pesquisa não é tendenciosa, é uma análise de números, feitas com uma amostra relevante…
      Nem Vivo nem Claro desembolsaram R$1 para essa pesquisa hehehe… (por via das dúvidas)

      O que você deve observar é o primeiro gráfico, mostra de longe quem é o melhor na análise do cliente (vocês que votaram).

      Um abraço, obrigado por comentar.

  • Putz… queria ter participado!
    Moro na Barra da Tijuca, aqui no Rio de Janeiro. Vou dar minha opinião. Já tive as 4 operadoras com planos de dados aqui em casa. Moro na Barra no Rio de Janeiro.

    TIM – foi a primeira operadora. Não aguentei e devolvi com 2 dias de uso. Sinal some, a internet tem horários de pico, só funcionando bem pela manhã (antes das 8:00) e de madrugada (depois das 2:00).

    CLARO – funciona bem, em alguns pontos da Barra. Quando ia para a casa do meu pai em Duque de Caxias, aí nada funciona! só para voz mesmo!

    OI – essa foi a pior! 3 dias para ativação do plano de dados. 1 semana de funcionamento. Quando funcionava era lento. Eles na época lançaram a internet 3GG, com alta velocidade! só que não sei onde!!! fiquei 3 meses tentando cancelar! só depois que denunciei a ANATEL é que consegui me livrar deles. Não recomendo!

    VIVO – estou muito satisfeito. Funciona bem em todos os horários. Moro em um condomínio com 16 prédios vizinhos. Lá pelas 20:00 a internet fica lenta, mais coisa apenas de 1 hora. Resolvi cancelar meu pós-pago na época e aderi a promoção VivoOn. Foi a melhor coisa que fiz. O pessoal da Vivo diz que tem limites e funciona apenas para rede sociais, sendo que na boa: isso é liberado para qualquer site. Pago R$ 35,00 por mês, tenho internet ilimitada no meu iPhone 4, faço o compartilhamento para o iPad e gasto em torno de 4 GB mês de tráfego!

    Ainda com a recarga de R$ 35,00 vc ganha:
    – R$1000 em bônus para qualquer vivo de qualquer estado
    – 9999 torpedos (SMS e MMS) para qualquer vivo de qualquer estado

    Não sei se eles não conseguem limitar o acesso, mas na boa funciona!
    Espero ter ajudado.

  • Fala André, eu tenho o iPad 3G e uso o chip da TIM (cortado) pois tenho o plano Infinity Web, e só pago R$ 0,50 o dia que eu usar. Claro que não é uma maravilha mas quebra o galho quando não tem Wi-Fi por perto. Valeu, gostei do post, abraços!

    • Rodrigo há um botão chamado dúvidas no topo do site.
      Lá você deverá enviar suas perguntas não relacionadas ao post que você está lendo.

      Aguardo sua pergunta lá.
      Esta informação está escrita no formulário de comentários, desculpe, mas devemos manter a ordem.

      Um abraço!

  • Oi André, blz?
    Eu uso a Tim, mas nao gosto muito nao porque as vezes cai e o sinal normalmente e baixo. A velocidade em um app foi de 0,01mb (10 kb)! Doido né? A wireless daqui de casa é 1 mb, poco, mas nao tao ruim quanto a do chip né? Hehe’ abraço

  • Muito legal Andre…e eu to com o Tiago…precisam investir mais nessa tecnologia..eu mesmo devolvi meu pendrive 3G por não atender as minhas necessidades…eu tinha claro!

  • Muito bom post!

    Realmente acho que as operadoras deveriam investir mais em internet móvel pois é, e será o futuro!Nao comprei o modelo 3g do Ipad em consideração ao mau investimento das operadoras brasileiras!

    Se cortassem o investimento para o carnaval por exemplo e investisse dinheiro nesse tipo de tecnologia seria um enormeeee passo para educação.

  • Não sei como mas acho que você deve ter alguma câmera para ouvir minhas conversas com meus amigos sobre iPad e Apple, rsrs. Em nossas últimas conversas falávamos sobre o 3G, já que uma amiga comprou o iPad 2 (e o esta aguardando roendo as unhas pela entrega e a vinda dele via amigos para cá) e queria saber qual 3G colocar.
    Bom, com essa matéria as opções estão mais que esclarecidas. Parabéns novamente por esse excelente trabalho!!
    SUGESTÃO: refazer pesquisa quando a vinda do iPad2 for realidade Brasileira!

    • Hehehehe. Obrigado Alê.
      Dessa vez não foi você quem sugeriu, mas caiu certinho na tua necessidade, que ótimo!

      Continue mandando suas sugestões, muitas vezes as idéias são ótimas e as pessoas adoram!

      Abração

  • Primeiramente eu queria parabenizar você André e sua equipe por fazer este blog pois sem ele eu estaria perdido.A qualidade invés da quantidade faz este blog ser único.
    Antes eu tinha a rede da claro não me dei bem com ela por estar sempre mudando a velocidade da internet então mudei para a vivo e não me arrependo(mas fiquei indignado por não ganhar um pingente do mascote da vivo).
    Meus parabéns de novo!!

    • Hehehe… obrigado Gabriel, me alegra muito saber do reconhecimento pelo meu esforço em levar este projeto adiante.
      É pelo apreço de seguidores como você que acordo todos os dias com uma vontade enorme de me superar e apresentar para vocês conteúdos de qualidade.

      Já escutei isso da Claro ter mudança de velocidade, mas eu não sinto, gosto sabes porque? Ausência de contrato, preço baixíssimo…
      Mas sei que a Vivo é uma excelente opção, principalmente ganha em cobertura!

      Um grande abraço.

  • Muitooo boas sua matéria, estava ate pensando em pedir uma desse gênero para poder comprar, mais por fim, nao agüentei a espera e com rei sem mesmo ler a matéria! E qual foi minha escolha? CLARO, pois é sem saber optei pela melhor e estou aprovando! Muitoooooooo boa mesmo, lugares que a vivo e a oi que já testei no meu iPad nao funcionava, a claro funciona e muitoooooooo bem!

    Abraço e continue assim que você vai longeeeeeeee.

  • Gostei das informações! Tenho a Claro 3g em meu IPad 64G e, apesar do sinal oscilar um pouco no meu IPAD, creio que ainda é a melhor, realmente. O único problema é que depois de atualizar para o IOS 4.3, estão ocorrendo alguns problemas de conexão. Acessei alguns fóruns e percebí que não sou o único a estar enfrentando essa dificuldade. Passei a deixar a Rede de Celular conectada direto e não tive mais essa dificuldade. Abraço !

  • Muito bom o post, pois traz informações relevantes para aquele que pretende contratar uma operadora 3G ou modificar a que ora está ao seu dispor. Sugiro que a escolha recaia sempre em empresa que tenha boa aceitação, que ofereça bons serviços e que ofereça cobertura em área compatível com os deslocamentos do usuário.