Jogos

Resenha: POU, o bichinho virtual que está dominando a App Store.

pou-ipad
Escrito por André Darugna

Hoje vou falar sobre um jogo que há muito tempo se instalou no primeiro lugar entre os mais baixados da App Store brasileira (e de quase todo o mundo) e não saiu mais, o aplicativo é um jogo chamado Pou, tentarei abrir um debate para que todos entendamos o motivo do tremendo sucesso deste jogo.

O Pou para quem não sabe é um bichinho virtual, bem no estilo Tamagotchi, onde seu objetivo será alimentar, divertir, brincar, dar banho, remédios, etc. Funciona no mesmo esquema, porém, totalmente melhorado em razão do avanço da tecnologia.

Mas o que faz tantas crianças, jovens e adultos criarem um amiguinho virtual nos dias de hoje?

Pou
Pou (AppStore Link) Desenvolvedor: Paul Salameh
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Jogos › Simulação
Preço: USD 1.99

A descrição do jogo na App Store começa com desafiar-nos:

- Já pensou como irá personalizar seu POU?
– Tens o que realmente se necessita para adotar um mascote alienígena?

E o jogo é bem assim mesmo, você deverá estar preparado para cuidar de seu bichinho virtual, ele lhe dará trabalho e você não poderá abandoná-lo. Pense bem antes de incluir em suas tarefas diárias tudo aquilo que um ‘bebê virtual’ pode necessitar, incluindo carinho.

Entre as tarefas básicas que um ‘papai de POU’ deve cuidar diariamente estão:

  • Alimentação;
  • Banho;
  • Diversão;
  • Acompanhar seu crescimento;

Mas quem pensa que isso está muito chato prepare-se, você está diante de um dos jogos mais completos de toda a loja de aplicativos da Apple, o POU inclui dezenas de micro-jogos internos, tudo para que você possa se divertir enquanto seu bebê virtual cresce.

O POU permite centenas de personalizações e itens que você pode adquirir com moedas virtuais (jogando para obtê-las) ou comprando com crédito de verdade. Você poderá personalizar seu bichinho virtual em vários níveis, como fundo de tela, a aparência dele, incluir acessórios, trocar as roupas, chapéus, óculos. Tudo para que você tenha a experiência mais pessoal possível com seu animalzinho virtual.

Mas afinal o que atrai tanto a atenção neste jogo?

Acredito que todos temos algo de “criança” por dentro, tomar conta de um animal virtual que cresce, cria sua personalidade, que se diverte brincando conosco, pode ser um excelente investimento de tempo depois de uma jornada cansativa de trabalho. O POU é carismático, ele adora brincar, adora quando você lhe dá um doce ou joga com ele, além de tudo, você poderá fazer outros amigos POU e visitá-los virtualmente.

O jogo em sí é bastante inesperado, ninguém pode dizer que seguirá o mesmo caminho pois não existe nenhum POU repetido, tudo irá mudar de acordo com o seu cuidado e sua personalização. Você iniciará com 5000 moedas e dali pra frente deverá jogar bastante para não precisar injetar dinheiro e seguir avançando.

Um POU é medido por níveis, ao passar o tempo seu POU irá ficar mais velho, mais experiente e tudo isso conta como experiência positiva de jogo.

POU para iPad

Imagens do jogo POU para iPad

Os gráficos são muito básicos, e isso é o que mais me surpreende, somente basta uma boa ideia na App Store para que um aplicativo seja sucesso. Este, nem mesmo foi original, uma fórmula de sucesso dos anos 90 que voltou com tudo em dispositivos móveis como o iPad, o iPhone e tantos smartphones Android.

Durante o jogo:
Sua experiência será única, depende de como você lhe trate ao POU ele se adaptará com um tipo de comida, ele pode chegar a gostar de todo tipo de comida gordurosa, como hambúrguer, sorvete, batata-frita, mas também pode muito bem se adaptar a comer frutas, como laranjas e cerejas. Caso você tente dar uma comida que ele não gosta, ele certamente irá rejeitá-la.

Depois de alimentá-lo o POU ficará sujo, é a hora do banho, você deverá esfregá-lo com sabão para poder deixá-lo limpinho novamente, e seguir a vida, brincando, divertindo, entretendo e jogando.

O jogo vai muito mais além, em caso de que seu bichinho virtual fique doente, como por exemplo, um resfriado, você deverá comprar remédio para ele. Tudo isso terá um custo, com dinheiro virtual ou se você não for muito esforçado, com dinheiro de verdade.

Acredito que o grande diferencial do POU seja a grande coleção de jogos que ele inclui, os desenvolvedores planejaram essa necessidade de diversão e decidiram caprichar. Tem de tudo, de combinar, de saltar, tic-tac-toe, não deixaram escapar nada. Mas os jogos não são somente para brincar, é neles que você conseguirá pontos extras e coletar moedas. Estas moedas servirão mais tarde para comprar comida, jogos, brinquedos, roupas e outros dos tantos artigos que há em venda.

O segredo do POU é jogar muito, dessa forma você não precisará mexer no bolso e pagar nada com cartão de crédito de verdade.

Para que o jogo siga um crescimento e você se sinta motivado de continuar, existem muitos objetos que somente são desbloqueados após um determinado nível, e também tem a melhor parte, a experiência online que permite que você se encontre com outros POU.

Vídeo ‘por dentro do jogo’

* Assista o vídeo do Pou no YouTube

Considerações Finais

O fato de você poder se encontrar com outros jogadores online é muito divertido, desafiar outros em jogos, existem muitas formas de se divertir jogando este game.

O POU, o Tamagotchi da atualidade é realmente um investimento que vale a pena, você se divertirá e poderá passar o tempo com seu iPad, sem que a chatice ou a mesmice lhe consuma.

Debate:

  • Já jogou este game (POU)?
  • Gosta deste estilo?

Por agora é só, até já.

  • Nota do Editor

  • Excelente
$1.99

  • POU para iPad
  • Reviewed by:
  • Publicado: 24 de julho de 2014
  • Atualizado: 28 de julho de 2014
  • Preço
  • Diversão
  • Gráficos

  • Resumo da Resenha:

  • POU é um bichinho virtual para iPad, iPhone e outras plataformas, muito parecido aos Tamagotchis da década de 90, mas com todo o avanço tecnológico que lhe fará se divertir dando de comer, brincar, banho, remédios e tudo mais.

Prós

O POU é realmente muito divertido, a criançada adora, sem falar nos adultos que jogam e ficam totalmente viciados em cuidar de seu tamagotchi do século 21.

Contras

Este jogo deveria ser gratuito pois inclui diversas compras In-App que permitiriam o POU ser rentável de forma mais justa. Não é tão agradável pagar 2 dólares por um jogo e mais tarde ter de comprar itens para poder continuar avançando.

Sobre o autor

André Darugna

Blogueiro fundador do iPad Dicas e Viagens Dicas, formado em Comunicação e vencedor de 2 prêmios Top Blog.

21 comentários

  • Acho um joguinho besta pra ser pago. Se fosse grátis, até baixaria, mas prefiro pagar 2 doletas em algum app de foto.

  • OFF TOPIC: Tenho o meu iPad com 5 álbuns de fotos vazios e com o mesmo nome: “Última importação”.
    Não consigo apagá-los. Alguma diga André ?
    Desculpe a intromissão. Abraço. Jorge

    • Desculpe a intromissão. Para tanto, acho que a única maneira será fazer uma nova sincronização de fotos, excluindo os álbuns, usando o programa iTunes.

  • Pou é uma palavra bonitinha que os americanos usam para se referir às fezes quando falam com crianças. Esse jogo é muito estranho e freudianamente doentio!

  • Se está grátis por tempo limitado (como no título da matéria), como que pode estar custando 1,99? Não entendi!

    • Simplesmente pois “tempo limitado” significa “limitado”.
      No artigo escrevi que o aplicativo estava gratuito no dia 24, e você escreveu reclamando disso no dia 26, ou seja, tarde.

      Até já.

  • Estou tentando baixar o pou e nao estou conseguindo…
    Poderia me dar orientacoes???
    Encaminha a uma tela onde diz q minha senha esta incorreta

  • Caro André.
    Tenho um filho de 5 anos fã do meu iPad, acontece que ele consegui apagar o aplicativo da App Store e da câmera, como eu faço para poder reinstala-los em meu iPad ?

  • Sinceramente, eu não vejo o motivo para pessoas acima de 5 anos de idade jogarem esse jogo, eu simplesmente achei pou o jogo mais tedioso da gálaxia. Todos os minijogos não são nada mais do que uma versão adaptada de outros jogos famosos, como o jogo de “passeio com o carro”-Hill climb Racing; O jogo que você usa um jetpack para passar entre toras de madeira (por mais sem sentido que isso seja)-Flappy Bird; E quase todos os outros, que simplesmente não tem diversão nenhuma. Afinal, qual é o nível de dificuldade desse jogo, isto é, se podemos chamar de jogo, super easy? Ultra mega hiper super easy? Acho que as pessoas que gostam desse “jogo” nunca jogaram tamagotchi na vida, por que os tamagotchi sim eram legais, mesmo que você não soubesse jogar, ainda era bastante divertido, até mesmo quando eles morriam era divertido. Enfim, se você é um Ipad/Iphone Gamer Hardcore (Assim como eu), ou já jogou tamagotchi ou simplesmente tem mais de 5 anos, Você realmente não vai gostar do “jogo” Pou.

  • HAHA aproveitei que estava de graça e baixei pra ver como era no Iphone (só tinha usado no Android) e já desinstalei porque tive um mini infarto com esse POU gritando de madruga querendo comer.

  • Nao consigo baixar o POU!
    Toda vez que eu tento diz que é pago!
    Me deem uma dica de como eu posso baixar o POU!

  • Baixei o Pou no meu celular com um pé atrás, mas me surpreendi como um jogo tão simples pode ser tão divertido e viciante se não até mais divertido que muitos jogos de alta definição que encontrados por aí, é um ótimo divertimento é como vc disse trás de volta nosso lado criança que é algo tão bom que as vezes deixamoes de lado devido as intercorrências do dia-a-dia ainda não joguei online com outros Pous mas pretendo entrar online e usufruir ainda mais do Pou é o melhor APP que eu já baixei até agora :D