Jogos

Gangstar Rio: City of Saints – Finalmente o GTA veio para o iPad?

gangstar
Escrito por André Darugna

Olá Amigos do iPadDicas.com. Chegamos a mais uma sexta feira, e como vocês já sabem, dia de jogo.

Descobri um jogo no domingo, e já tinha tudo planejado para falar dele aqui hoje, mas fui obrigado a mudar de planos na última hora. Aconte que a Gameloft (sim, a mesma responsável pelo incrível Modern Combat 3, que falamos aqui semana passada) resolveu fazer mais um lançamento ontem. O furor foi tamanho que recebi pedidos de review até em meu e-mail pessoal. Bom, a essa altura acho que todos já sabem que eu estou falando do Gangstar Rio: City of Saints.

Gangstar Rio: City of Saints é o terceiro jogo de sua série. Seus antecessores são Gangstar: Miami Vindication e Gangstar: West Coast Hustle. Muita gente está chamando do Gangstar Rio: City of Saints de “o GTA para iPad” e se querem saber a minha opinião: Acho que isso é uma ofensa ao pessoal da Rockstar Games. Eu chamaria o Gangstar Rio de, no máximo, algo que tentou ser o GTA e falhou amargamente.

As mancadas do Gangstar Rio:

  • Realismo zero. Fiquei realmente impressionado como um jogo de 6,99 obamas pode ter uma física tão precariamente irreal. Quer um exemplo simples? Derrube um poste a 10 km/h. O poste vai sair girando no ar como se não houvesse gravidade, subindo lentamente no ar. Ah, ele nunca mais vai cair no chão. Entre outros detalhes, as sombras são horríveis e não é possível cair da moto. Não importa como você bata ou de que altura caia.
  • Desconhecimento total do Brasil. É de doer como os gringos não tiveram a menor noção na hora de criar esta cidade virtual, e dizer que é parecidíssima com a cidade do Rio de Janeiro. Duvida? Baixe o jogo, e logo nas primeiras missões você deve ir ao “Sambódromo”. Vá até o local e entre em depressão.
  • A tentativa de abrasileirar o game vai bem enquanto temos André, Marcelo. Mas quando entram personagens como o Senador Peralta, frases completamente em inglês com “boladão”, “bródi” e palavrões em português, o resultado é péssimo. A cereja do bolo é uma bola de futebol granada.
  • Efeitos sonoros. Alguns carrinhos de brinquedo do meu filho de 1 ano tem sons mais realistas do que os carros do jogo. A mesma qualidade segue para a maioria dos efeitos e para as músicas.
  • Cidade mal assombrada. Os carros e pessoas aparecem como fantasmas. O efeito é intensificado quando você anda em alta velocidade. Ainda sobre os gráficos, é comum encontrar bugs como carros que entram em objetos, cabeça do personagem atravessando o teto do carro, etc.

Ok, sejamos justos, o jogo também têm seus acertos:

  • Quando você está dentro de um veículo é possível controlá-lo através do acelerômetro.
  • Grande variedade de armas. Da pistola até a Bazuca.
  • Dezenas de veículos que vão dos carros e motos até avião, helicóptero e tanque de guerra.
  • 60 missões que renderão horas de jogo. E ainda é posível realizar tarefas específicas em veículos especiais como ambulância, taxi, moto de entrega de pizza, assim como no GTA.
  • Possibilidade de personalizar o seu personagem com diversas opções de calças, camisas, chapéus e óculos.
  • Suporte a 10 idiomas incluindo o português.

Veja o trailer oficial do game:

Veja o gameplay:


*Poste flutuante aos 7:47

Compre agora, só $6,99!

Esta foi a minha opinião. Leia bem, assista aos vídeos e forme a sua. Se você é realmente aficcionado pelo estilo, e conseguir entender os pontos negativos como limitações naturais do sistema, boa sorte. Afinal, este ainda é o mais perto que você pode chegar de jogar GTA no iPad.

Considerações Finais

Acho que existe um motivo para que os criadores do GTA não tenham feito uma versão semelhante para o iPad. Acredito que até mesmo o iPad 2 ainda não possui processamento para rodar com qualidade um jogo desta magnitude. A impressão que me dá ao jogar Gangstar Rio: City of Saints é a mesma de jogar em um desktop que não tem capacidade suficiente para rodar determinado jogo. Ainda não foi dessa vez que o GTA veio para o iPad.

Debate:
O que você achou do Gangstar Rio: City of Saints?
Já jogou o Gangstar Rio ou algum dos seus antecessores? Conte-nos a sua experiência.

Grande abraço e um ótimo fim de semana!

Sobre o autor

André Darugna

Blogueiro fundador do iPad Dicas e Viagens Dicas, formado em Comunicação e vencedor de 2 prêmios Top Blog.

60 comentários

  • Tudo bem, o jogo pode ter inúmeros bugs e podem falar a vontade dos exageros e da falta de fidelidade das paissagens do RJ. Mesmo com u lé atrás depois de ler o seu review eu comprei esse jogo e me surpreendi. Já a 80% do jogo comoleto noto que ese é o genero que mais me agrada e sem dúvida ele é muito divertido. Recomendo e agradeço pelo seu review.

    • E mais adaptações tem que serem feitS para que o as missões e o jogo plossa fazer sentido. Agora achar que o jjogo tem que representar fielmente o que é a população e os ambientes limita muito a imaginação. Quem reclama disso não pode assistir um filme de hollywood, hehe

  • É legal jogar, mas tem coisas desnecessarias como o Cristo redentor com a bola no peito. O que é aquilo ? Eles quiseram “abrasileirar” mas nao colocaram cenas muito reais. Porem as missoes

  • Até que enfim encontrei alguém com uma opinião parecida com a minha. Comprei o jogo e me decepcionei. Cheio de bugs, o personagem caiu em um buraco e foi difícil tirá-lo, parece que o jogo está inacabado. Tem vários cantinhos inúteis. Partes muito escuras, quase não dá para enxergar. Parece que o Rio não tem morador, apenas alguns marginais e bêbados pela rua. Quem é do Rio logo percebe que aquilo foi uma mistura doida. Sambódromo do lado da Lapa. Primeiro de Março com vista para a praia etc.

    • Hehehe… eu acho que realmente foi dado o que o iPad pode processar.
      O jogo é muito pesadão para ser perfeito.
      Claro melhorias podem e devem ser feitas, mas o jogo em si tem uma boa história.
      O Vitor tem opinião igual a sua, eu já vejo pelo lado de que embora existam muitas falhas, o jogo tem uma boa história e se esforçou para caracterizar o Rio.
      Não pense que no GTA Vice City (ou anteriores, joguei todos) os italianos da máfia são reais… nada, é somente uma lembrança de características.

      Abraço.

    • Pois é, Lu. Algumas coisas absurdas acontecem, que não dá nem para culpar a limitação do iPad. Por exemplo, existem alguns lugares, onde os carros atravessam o canteiro central como se fosse um cruzamento. Visível descuido de programação da rota, ou de finalização das texturas.

      Abraço.

  • Vitão,
    Por favor, como esse blog é lido por muita gente Brasil afora, por favor, troque o “ofença” por “ofensa”. E claro… sem ofensa!
    Bração.

  • eu sei que não tem muito a ver com o post.. mas tipo… tenho meu dinheiro ja guardado.. uns 1200/1300 reais no banco.. que eu to economizando a um tempinho pra comprar um ipad… o probelma é que agora.. final de ano… fato q eu não vo comprar um ipad 2 nem morto… gostaria de saber se vcs sabem de alguma novidade sobre o ipad 3… da uma força ae!

    • Realmente não tem relação com o post.
      Nós não temos nenhuma novidade sobre o iPad 3, acreditamos que saia mais ou menos em Março nos Estados Unidos, pois é a época em que costuma ser lançada a nova atualização dos iPads.
      Agora não sabemos muito sobre ele pois a Apple não divulga nada, se você ler algum rumor, duvide 3 vezes antes… normalmente acertam alguma coisa ou outra, mas tem cada um….
      Abraço

    • meu maior medo: ipad 2s! ausaushuhsauhsauhsauhsa
      nao quero algo assim nem morto.. igual foi a diferença do ipad original para o ipad 2.. apenas um upgrade, mais fino.. mais rápido.. camera… apenas esse tipo de atualização… espero algo realmente inovador.. tipo.. outro tipo de desing… funções mais incriveis ainda… camera de uns 3 mp… flash de led na camera…. esse tipo de coisa… e nao esperar o mesmo ipad 2, apenas melhorado. (caso do iphone 4 – iphone 4s) tinha que ter uma grande mudança como foi o desing do iphone 4 em relação aos antigos iphones… algo impactante… que deixe o ipad 3 realmente diferenciado do 1 e do 2. mas fazer o que… agora é esperar mais uns 4 messes… e ver o que acontece…e falando em ipad 3… ja tem alguma novidade sobre a novela que é esse bendita fábrica da apple em SP?

    • Entendi…
      Bm André, a linha editorial deste blog não engloba rumores, não sabemos nem nos envolvemos nestes assuntos, como o da abertura da fabrica, lançamentos não oficializados pela Apple, etc.
      Preferimos falar de tutorias, resenhas e dicas de aplicativos e jogos.
      Além de claro oferecer um suporte fenomenal para os usuários que necessitam ajuda com seus iPads.

      Abraço

    • Que isso André, não incomodou de forma alguma.
      É natural as pessoas que chegam recentemente não conhecem o blog.
      Além de que todo site fala sobre isso, justamente por isso não falamos, para ser diferentes.
      Somos mais didáticos e criamos nossos conteúdos, os outros oferecem mais notícias traduzidas.

      Abraço.

  • Estava esperando por este Gangstar. Não gosto da franquia e só me empolguei por causa do jogo se passar na cidade do Rio. Achei os personagens muito bons! Devo discordar de você, pois achei as palavras em português na dublagem em inglês uma enorme homenagem ao nosso público e à nossa língua. Achei o sotaque carioca nas dublagens também muito legal tb. “Desconhecimento total do Brasil” tb é muito forte. O jogo mostra muito conhecimento sobre a cultura brasileira e claro, possui vários exageros como é o caso de qualquer obra de ficção. Ou você realmente acha que o universo dos imigrantes italianos/russos do GTA são 100% daquele jeito?

    Mas como dizem, gosto é que nem ** msm.

    • Eu acredito que você tenha razão Junior, o jogo vai ao máximo do que o iPad permite.
      O Vitor é exigente e só recomenda os melhores jogos para nossos usuários, como ele conhece muito de jogo expôs a visão profissional dele.
      Isso não significa que o Gangstar não ofereça horas e horas de diversão nos iPads.

      Acredito que cada um deve fazer juízo de seus valores, teste o jogo e nos conte sua experiência.

      Abraço.

  • Eu comprei o jogo , e gostei , apesar de ser fraco o realismo ,
    mas eu gostei de fazer missões no rio de janeiro , mas como cada um tem sua opinião né …

    • Com certeza Pedro.

      É como eu disse no post. Ele tem pontos negativos e positivos. Eu sou chato com algumas coisas, e justamente as que o game deixa a desejar.
      Isto não significa que não seja possível gostar dele.

      Tenho certeza que muita gente gostou mas se intimidou de dizer isso aqui. Parabéns pela atitude.
      Este espaço é democrático e está aberto a divergêncas de opinião deste tipo.

      Abraço!

  • Caramba, isso é o que esperamos de um bom site! Não é apenas falar bem, mas orientar o leitor. Enche o saco aqueles copy/paste que vemos em outros sites, sem nenhum diferencial. Parabéns pelo artigo, Vítor.

  • Sou fã da GL, mas desta vez vcs estão cobertos de razão… Esse jogo não está a altura de nós, que nos acostumamos com jogos 1000 vezes melhores que este…

    … Fail

  • Ainda bem que temos o iPad Dicas para nos alertar para essa bomba! Nem sempre a Gameloft acerta, né? Valeu pelo review!
    PS: Vc vão falar da promoção de Contre Jour HD e Shadowgun por apenas € 0,79 (R$ 1.89) na App Store? Acho que é por pouco tempo. Baixei ambos e dou recomendação máxima para os dois.

  • Eu não entendo pq a Rockstar não processa a Gameloft. Além de plágio de ideias puro, o jogo não tem nenhum pró que o diferencie do GTA. Pra quem conhece a cidade, deve ser frustrante. Correção de bugs não vai melhorar o que já é ruim na essência.
    Parabéns pela resenha!

    • Olá Sergio, acho que seria difícil ganhar, a história dos jogos é assim:

      Street Fight | Fatal Fury | Mortal Kombat
      Mario | Sonic

      Ahh.. teria jogos pra ficar a vida inteira comparando…

    • Oi Andre!
      esses que vc citou tem lá suas diferenças. Conceito pode ser o mesmo, mas não são cópias descaradas.
      Esse Gangstar é GTA com outro nome… Assim como aquele Angry Baboons que acabou de sair!

      ;)

    • Deixe-me me intrometer um pouco: E Starfront x Starcraft? E N.O.V.A. x HALO? Não que eu esteja reclamando, pois são adaptações muito boas, que transportam para o iPad um pouco da emoção do jogo de PC/XBox., mas que é plágio, é! :)

  • Eu realmente Vi ele na AppStore,mais quando vi o grafico parei na hora.e muito chato ver que os desenvolvedores nao estou utilizando a fundo o que o IOS5 Proporciona ate agora os 2 unicos jogos que vi que ficou bem real foi o RealRacing 2 HD (para ipad) e tem outro que nao me lembro,Mesmo assim Post excelente Baixa quem Quer kkkk,Abraços..

  • Vi que este game foi lançado ontem. E como hoje é sexta, imaginava que estaria aqui…e acertei! Muito bom o seu resumo do jogo, como sempre, mas agora o jogo…acho que ficou devendo um pouco.

    Abraço

  • Reviews são reviews, para o bem e para o mau! Esse é o espírito de um blog comprometido com a qualidade… talvez, vcs tenham evitado muita gente e gastar os quase 7 dolares! É por isso que frequento e recomendo incansavelmente este BLOG e deixei de seguir outros…

    MINHA OPINIÃO:

    Este jogo está para o GTA, assim como o Modern Combat está para COD… infelizmente, não posso concordar com a comparação da semana passada… fiquei tao emolgado em poder “chegar perto” do COD até mesmo qdo estou no fretado que baixei a parada… mas, francamente, não chega nem perto… mesmo considerando as óbvias diferenças de hardware entre um iPad e um PS3… ainda prefiro ficar nos joguinhos passa-tempo… essas comparações entre jogos do iPad e de consoles GAMES de verdade, não funcionarão jamais!

    Abraços e bom final de semana!

    JFKA

    • Olá João.

      Eu entendo e concordo em partes com o seu ponto de vista. Quando eu disse que o Modern Combat é o COD do iPad, quis dizer que é um jogo sensacional, muitíssimo bem feito, e que dadas as limitações de hardware, é o mais próximo que se pode chegar.

      Mas não se preocupe, provavelmente ainda hoje, vou lançar um joguinho viciante no estilo casual.

      Abraço!

    • Certo Vitor, entendi seu ponto de vista no post da semana passada! Me desculpe… é que como jogador de COD desde Modern Warfare I, sou totalmente viciado… rs!

      Tou esperando o jogo no estilo casual então… aquele Where is my water da Disney me viciou mas tou encrencado numa fase só esperando o forum reabrir para pedir ajuda a galera! hahaha…

      Abs.

      JFKA

  • Vitor, bem que vc podia aproveitar e soltar o outro post que disse que estava engatilhado… Afinal, a gente fica contando os dias pra chegar a sexta- feira só pra ter joguinho novo na área!! E dessa vez o post foi sobre um jogo pra a gente nao jogar…
    Parabens pelo site!! Abraço!

  • É , os aspectos bons dele , nao sao bons o bastante para compensar os ruins
    A gameloft falhou dessa vez…mas obrigado pelo o aviso
    Abraço

    • Pois é Vitor, também achei.

      Acho justo falar bem do que é bom, e recomendar. Mas este não é o caso. Sei que muita gente compraria por conta da reputação da Gameloft. Achei necessário o alerta.

      Abraço.

    • É verdade eu mesmo iria comprar por ser da gameloft
      Sem saber que a tentiva de chegar perto do gta falhou
      Marca hoje em dia pesa MUITOO
      Abraço

    • Haha mas voce nao faz agente gastar com porcaria..todos o jogos ( e dicas) que peguei aqui me serviram
      Abraço
      (agora de verdade)

  • Bom, com tantos erros assim e nesse preço, melhor esperar por uma atualização do jogo, ainda mais agora que o iOS foi para uma versão mais nova…

    Abraços!

    • Pois é Guilherme, eu fico até chateado de falar de um jogo que não é exatamente uma recomendação. Mas tamanha a espectativa pro ele, achei que era essencial o aviso.

      Abraço!