Dicas

Faça uma limpeza automática na biblioteca do iTunes (capas, álbuns, nome das faixas e artistas) com o Tunes Cleaner.

limpeza
Escrito por André Darugna

No dia de hoje descobri uma oferta mais do que especial que estou certo, você não vai querer perder. Existem muitas pessoas que se resistem a contratar o iTunes Match, um serviço da Apple que em partes corrige o nome das faixas, artistas, baixa capas de álbuns e deixa sua biblioteca de músicas do iTunes bem arrumadinha. O fato é que ele custa U$25 por ano, em modo de assinatura.

Agora por tempo limitado você pode comprar com preço especial um aplicativo muito similar para seu Mac, o Tunes Cleaner. Este programa tem um custo normal de U$30, mas, com o link que lhes publicarei abaixo poderão comprá-lo por somente U$5, isso mesmo, aproximadamente 10 reais.

Sua biblioteca nunca mais ficará com aquela aparência de “tristeza”, com apenas alguns cliques você terá tudo em seu devido lugar, capas de álbuns, nomes das faixas e muito mais.

Como funciona o Tunes Cleaner

É muito simples instalar e colocar o programa para funcionar, você basicamente deverá comprar a licença, baixar o programa no botão azul e então instalar.

Tunes Cleaner

Exemplo de “antes e depois” de uma biblioteca do iTunes.

Ao abrir por primeira vez o programa em seu Mac ele começará a fazer uma busca automática por álbuns que podem ser corrigidos, após esse passo você deverá clicar em “Fix All” que significa corrigir tudo.

O programa pegará todas as informações de um banco de dados online e começará a corrigir sua biblioteca.

Pronto, aguarde o procedimento que pode demorar uns bons minutos. O programa irá atualizar os nomes das faixas, títulos dos álbuns, informações extras do artista e inclusive baixar a capa original do disco para que sua coleção de músicas fique bonita como sempre deveria ser.

[Baixe agora o Tunes Cleaner]

Utilizar em um computador com milhares de músicas para serem corrigidas deve ser bem demorado, o tempo de espera vai depender da quantidade de músicas que o usuário tem. O programa possui um ranking de bibliotecas, ele informa um “score” (pontuação) quanto menor for a nota, mais trabalho de limpeza será realizado.

Não pense que o programa é perfeito, ele não corrige todas as músicas, mas lhes garanto que será um grande avanço para quem nunca reservou boas horas para arrumar a biblioteca manualmente. Vale a pena!

Destaque do programa:

  • Apaga faixas duplicadas, limpe a sujeira;
  • Adiciona as capas dos álbuns, melhore sua experiência no iTunes e seus iDevices;
  • Corrige informações faltantes como nome do artista, faixa e álbum, melhorando a experiência nos iPhones, iPods e iPads;
  • Interface fácil de usar com um passo-a-passo bem simples de realizar;

Requisitos do sistema:
Exige um Mac com OS X 10.4 ou superior.

[Instale agora o Tunes Cleaner]

O que mais gostamos no programa?

Bom, não posso negar que o que mais gostei foi o preço, são aproximados 10 reais para resolver de vez aquela aparência feia de músicas baixadas da internet ou convertidas de CDs originais.

Você não deve perder essa oportunidade, o programa na verdade custa muito mais do que isto, sendo que seu preço original é de 30 dólares, pouco mais de 60 reais.
O Tunes Cleaner funciona muito bem, porém, não é perfeito!

O Tunes Cleaner funciona muito bem, porém, não é perfeito!

Existem serviços muito parecidos e inclusive programas que fazem o mesmo que ele, mas nenhum custa tão pouco.

Um bom exemplo que posso dar é o iTunes Match, um serviço da Apple que “legaliza” suas músicas baixadas da internet. O iTunes Match é muito mais do que a correção das informações e capas dos álbuns, ela inclui também um serviço que elimina sua faixa com qualidade inferior e lhe outorga uma cópia livre de direitos com qualidade alta, a mesma das músicas compradas no iTunes. Tudo bem, este é um diferencial bem interessante, somando à possibilidade de escutar suas músicas sem tê-las nos aparelhos, como na Apple TV, por exemplo.

Mas, o custo é bem diferente, são 25 dólares por ano contra 5 dólares para sempre, você poderá voltar a utilizar o programa sempre que desejar e assim manterá sua biblioteca sempre em dia.

Não podemos ignorar também o famosíssimo TuneUp Media, um programa que inclusive possui versão para Mac OS X e Windows, porém, o investimento nele é nada menos que U$49,95.

[COMPRE O TUNES CLEANER POR $5]

Por estas e outras acredito ser uma promoção imperdível, infelizmente só para usuários de Macs, quem tem Windows não poderá aproveitar.

Debate:

  • Como você organiza sua biblioteca do iTunes?
  • Já considerou comprar um programa para organizar a biblioteca para você ou contratar o iTunes Match?

Até já.

Sobre o autor

André Darugna

Blogueiro fundador do iPad Dicas e Viagens Dicas, formado em Comunicação e vencedor de 2 prêmios Top Blog.

8 comentários

  • Boa noite André, comprei e baixei o programa mas ele só baixou no evernote…. bom devo estar fazendo alguma coisa errado pois depois de baixar nada acontece não consigo instalar, eu acho. Será que vc pode me ajudar?

    obrigada, Cristina

  • Andre,

    Bom dia. Valeu pela dica!! No entanto, como usuario de Windows, tem alguma dica de app semelhante para este sistema operacional? Agradecido!

    Parabens pelo blog!

    Abraços,
    Wladimir

  • Caro Andre,
    Nunca vi um programa tao confuso e ate agora ompossivel de se abror apos o download dest Cleaner iTunes!!!
    Apos conseguir o download uma jaanlinh me pergunta onde quero instalar; disse Dropbox, chegando la, me mandam nao sei pra onde etc.
    Resumindo: impossivel de instalar. nunc vi um tipo tao doido pra se instalar como esse – laguem ja onseguiu instalar?

    Ps. prefiro pagar os trinta dolares a Apple e instalar sem esses aborrecimentos. Andre, vc ja instalou este programa,,ou saiba delguem que ja o fez? E conseguiu rodar?

    abs.

  • Boa noite Andre,
    Acho que esse teu artigo precisaria de apenas mais um complemento, que seria explicar qual o metodo utilizado por esse software para arrumar os dados da biblioteca.
    A grande maioria desses aplicativos consulta as informacoes das tags do arquivo, como nome do artista e nome da musica, para consulta na base de dados e entao atualizar os demais dados… Quando os arquivos estao com as tags muito incompletas, desorganizadas ou erradas o resultado eh horrivel.
    Mas tambem tem aqueles aplicativos que “escutam” um trecho da musica e consultam esse trecho na biblioteca… Esses sao bem mais demorados mas muito mais eficientes para musicas internacionais.
    Engim, comp trabalha cada um dos aplicativos que vc recomendou?
    Atenciosamente,
    Eduardo
    Porto Alegre – RS

  • Olá, André! Procurei baixar o aplicativo no meu Mac, mas o preço que aparece aqui é USD 19.99. Porque será? Um Abraço.

  • Vou dar uma chance ao programa, gosto da minha biblioteca atualizada, porém é muito trabalhoso e não tenho tempo, desde que foi lançado considero a assinatura do iTunes match, porém não tenho cartão e o serviço não funciona com gift cards, ta ai uma coisa que me deixa @&$#, outra coisa que é um absurdo no sistema de Apple é que sou obrigado a baixar as minhas musicas preferidas por torrent já que não é permitido baixar os álbuns do Diggy-mo nem do maximum the hormone de uma conta que não seja japonêsa.