Dicas

10 dicas e truques que todo usuário do iPad deveria conhecer

dicas-basicas
Escrito por André Darugna

Quem acompanha o iPadDicas sabe que a prioridade neste blog são os usuários iniciantes e intermediários que gostam de aprender coisas novas, já foram tantas as dicas e truques que demos por aqui que é difícil encontrar algo novo para ensinar.

No dia de hoje, juntei os principais truques que todo usuário do iPad deveria conhecer para poder aproveitar ainda mais e melhor seu aparelho.

Serão 10 dicas e truques dos quais alguns deles podem ser utilizados também no iPhone, vamos aprender?

Antes de prosseguir, temos outros post com Dicas Especiais, não perca:

1. Entendendo as notificações

A central de notificações, juntamente de novas modalidades de notificações, chegaram ao iOS em sua versão 5, de lá para cá muitos novos usuários do iPad surgiram, eis que muitos deles ainda não entenderam bem o funcionamento.

Uma forma de agilizar a leitura de um conteúdo notificado na central com a tela bloqueada é tocando e deslizando, como se fosse o botão de desbloqueio, porém, o iPad se desbloqueará com o conteúdo escolhido já em mãos.

Notificação da tela bloqueada no iPad

Também existem outras formas de acessar rapidamente as notificações, uma delas é deslizando do topo da tela para baixo, de modo a abrir a central de notificações. Lá você verá as últimas notificações recebidas, poderá tocar em cada uma delas para visualizar ou até mesmo tocar no botão Limpar, que fará com que as notificações sejam descartadas.

Central de Notificações

Há ainda uma terceira forma de acessar rapidamente uma notificação, que é quando você está utilizando o iPad e recebe uma notificação. Se você configurar as notificações para o estilo de alerta “Banner” (Em Ajustes > Notificações > Aplicativo > Estilo do Alerta > Banners), avisos aparecerão no topo da tela cada vez que entrar um conteúdo que deve ser notificado. Você pode tocar nele para visualizar rapidamente o conteúdo completo.

Aviso em forma de banner

2. Navegue rapidamente entre os Apps

Os gestos de multitarefas foram implementados na versão 4 do iOS, quando até o momento ainda não tínhamos uma forma clara de alternar entre os aplicativos nem mesmo visualizar os aplicativos que havíamos utilizado recentemente.

Os gestos podem ser utilizados para vários comandos, entre eles alternar rapidamente entre as janelas abertas no iPad, para isso você deverá deslizar 4 dedos da esquerda para a direita na tela, ou da direita para a esquerda, de modo a trocar de janela. Faça o teste e veja como é simples e funcional.

Caso não tenha entendido ainda o conceito veja o vídeo abaixo, que mostra além do recurso de trocar de aplicativos os outros gestos disponíveis:

Para relembrar você pode:

  • Deslizar 4 dedos da esquerda para direita (ou vice-versa) para alternar entre aplicativos;
  • Fechar 5 dedos na tela, toque com eles abertos, logo deslize até juntar todas as pontas, esse comando minimizará o aplicativo aberto;
  • Deslizar 4 dedos de baixo para cima na tela, abre a barra de multitarefas;

3. Subir ao topo rapidamente

Quando estamos navegando na internet e lendo sites, ou até mesmo dentro de aplicativos, vamos deslizando e deslizando para baixo de forma a acompanhar o conteúdo.

Mais tarde, quando desejamos voltar ao topo para poder trocar de URL ou fazer uma busca, precisamos deslizar tudo novamente até chegar na parte mais alta, certo?

ERRADO! Você pode subir rapidamente ao topo da tela com um simples toque, basta que você toque na barra do relógio.

Toque no relógio para subir rapidamente

Faça o teste e verá como o conteúdo volta ao topo, rapidamente, simples e fácil. Já conhecia este truque?

4. Acentos do teclado

Muitas pessoas entram e saem do iPadDicas em busca de uma simples resposta sobre como utilizar os acentos do teclado do iPad, falei recentemente num post como é simples o uso destes caracteres especiais, porém, julgo de suma importância repetir aqui para que todos os novos usuários aprendam.

Para acentuar uma palavra você deverá tocar na letra a ser acentuada e manter o dedo até aparecer novas opções de letras, depois deslize o dedo até a opção desejada.

É super simples e serve também para números (1º, 2º, 3º) e outros caracteres especiais que eventualmente se escondem dentro de letras, faça uma busca geral e veja tudo o que tem a sua disposição.

5. Use a busca do iPad (Spotlight)

O Spotlight é um dos recursos mais ignorados do iPad, quase ninguém usa mas é super útil. Frequentemente recebo e-mails de pessoas que possuem documentos dentro do iPad mas não lembram em qual aplicativo ele ficou armazenado… é fácil encontra-los utilizando a busca do iPad.

Na tela inicial você deve deslizar o dedo da esquerda para a direita, isso fará com que você acesse a página de busca do sistema, lá escreva o que desejar encontrar. A busca inclui documentos, contatos, textos, e-mails e muito mais.

Saiba mais sobre como utilizar o Spotlight lendo o post completo sobre ele.

6. Tire fotos da Tela

Existem muitos usuários que possuem dificuldades no uso do iPad e eventualmente pedem ajuda ao iPadDicas, é comum que a gente peça ao visitante que nos envie uma foto da tela mostrando o problema / dificuldade.

Não é preciso uma câmera de fotos para compartilhar a imagem de sua tela do iPad, seja para pedir uma ajuda como também para exibir nas redes sociais uma proeza sua, como um recorde de um jogo ou até mesmo sua coleção de aplicativos.

Basta apertar dois botões em simultâneo, o Power e o Home. Faça o teste, para facilitar aperte e deixe apertado o botão Power (o de cima), depois rapidamente, aperte o botão Home sem soltar o Power.

Um flash aparecerá na tela e um som será emitido confirmando que a foto foi tirada. Os arquivos ficarão guardados no Rolo da Câmera e podem ser acessados no aplicativo Fotos. De lá será fácil publicar no Twitter, Facebook, enviar por e-mail ou até copiar para a área de transferência a imagem.

Publiquei um post falando sobre esta técnica anteriormente, veja com imagens quais botões são e como funciona: Aprenda a tirar uma foto da tela do iPad.

7. Tire fotos com o botão de volume

Já que estamos falando de fotos, uma dica bem importante é tirar fotos apertando o botão físico, ao invés do botão digital. No iPad você pode tirar fotos apertando em qualquer um dos dois botões do volume, tanto o de aumentar quanto o de baixar.

Os botões estão do lado direito com o iPad de pé, são estes botões pretos ao lado da carcaça, apertando neles você conseguirá tirar fotos com as mãos muito mais firmes, conseguindo assim melhores resultados.

Também quando for tirar foto de si mesmo, com a câmera de trás (melhor qualidade), pode usar o botão, assim não tem como não acertar nele!

8. Use seu iPad como um Porta-Retrato Digital

Outra das excelentes funções do iPad é a de porta retrato digital, ideal para quando for receber uma visita de amigos ou parentes, o modo Porta Retrato pode ser ativado na tela de bloqueio, bem ao lado do botão de deslize para desbloquear.

O ícone dele é uma flor, ao tocar você iniciará a apresentação de slides com suas fotos do Rolo da Câmera.

Ative o modo retrato tocando na flor

Tenha cuidado com as fotos que possui em seu iPad, é fundamental para manter sua privacidade. Se você quiser cancelar este modo, que pode expor suas fotos mais secretas poderá fazer nos ajustes do sistema.

Entre em Ajustes > Geral > Bloqueio por Código > Ative-o caso esteja desativado > Desative o Modo Moldura.

Veja o tutorial completo em vídeo que publiquei no blog sobre o Modo Moldura e a privacidade no iPad.

9. Botão físico para Rotação ou Mudo

Uma das maiores confusões entre os usuários do iPad, acontece que se a chave lateral estiver configurada para silenciar o iPad, não importa mais tarde a altura de volume que o usuário configurar, o que importa é a chave (essa chavezinha acima do controle de volume no lado direito).

Eu sempre recomendo o usuário configurar esta chave para bloquear a rotação da tela, é mais prático. Afinal, se você apertar o botão de diminuir o volume e segurá-lo, em 1 segundo o iPad ficará mudo, não é preciso baixar de um em um o nível do som.

Selecione nos ajustes a função da chave lateral

Para configurar a opção vá nos Ajustes, depois em Geral, logo configure a opção Bloquear Rotação em “Usar Interruptor Lateral para:”.

Simples assim, agora quando você deslizar a chave a tela não irá mais girar, ideal para ler um site ou livro deitado sem que a tela fique girando para se adaptar a posição do tablet.

10. Use o modo Leitor para ler sites e blogs

Essa é uma opção muito bacana, a maioria dos sites e blogs possui esta opção no navegador Safari, basta você abrir um dos artigos e verá na barra de URL (a de endereço) um botão cinza “Leitor”.

O modo leitor do iOS tira toda a poluição dos sites

Toque neste botão e tudo o que há de “poluição” no site será retirado, uma folha em branca com texto de fácil leitura será mostrada. O conteúdo é o mesmo, mas sem nenhuma distração, algo que é normal num blog ou site.

Aproveite esta dica e leia seus sites favoritos sem perder o foco!

Considerações Finais

Bom pessoal, muitos usuários poderão conhecer estas dicas, mas estou certo de que grande parte dos iniciantes irá aprender muito no dia de hoje.

Fico contente em poder ajudar e fico à disposição no espaço dos comentários para ajudar os usuários que possuem dúvidas sobre assuntos básicos no uso do iPad.

Debate:

  • Tem alguma dúvida, pergunte!
  • Você usuário intermediário / avançado, qual foi o truque que aprendeu no dia de hoje?

Por hoje é só, até já.

Sobre o autor

André Darugna

Blogueiro fundador do iPad Dicas e Viagens Dicas, formado em Comunicação e vencedor de 2 prêmios Top Blog.

36 comentários

  • André, abri um email de cobranca de boleto mas acho q era virus, cliquei p abrir o boleto mas nao tenho PDF e tentou abrir no app documents, como posso saber se tem virus no Meu iPad? Obrigada Luciana

  • Olá, comprei um iPad mini a um mês e tive um problema estranho.. Não consigo mais utilizar a câmera frontal do mesmo. Quanto toco no ícone que alterna entre a câmera de trás para a da frente, a câmera trava como se o obturador tivesse fechado e travado. Depois disso não é mais possível voltar para a câmera de trás, nem tirar foto com a câmera da frente. Depois de um tempo volta a funcionar a câmera de trás mas a da frente não consigo utilizar mais. Você tem alguma dica do que eu possa fazer para volta a tirar fotos com a camera da frente do meu iPad mini? Consegui até tirar uma foto da tela travada com sua dica de usar os botões power e home. Posso te enviar se tiver como. Obrigada.

  • Sempre que tenho um tempo dou uma passadinha por aqui para aprender um pouco mais do meu mais novo brinquedo… Rs
    Mais uma vez agradeço pelas dicas!!!

  • Eu já procurei alguma dica no site que fale sobre como retirar arranhões da borda do mini ipad (branco), mas até agora não encontrei nenhum informação com relação a isso. Acabei de reparar que o meu ipad está arranhado e gostaria de saber se existe algum produto que elimine arranhão ou pelo menos dê uma disfarçada.
    Infelizmente a Apple não lançou a smart case com proteção traseira para o mini ipad.

    Grato.

  • Boa noite André!Muito boa a dica para facilitar a transição entre os aplicativos e o do botão de volume para tirar foto.Ás vezes peço para minha mãe tirar alguma foto e ela se atrapalha com o botão da dela.
    Gostaria de sugerir uma matéria sobre como gerenciar os favoritos do Safari, pois faço muitas pesquisas e me atrapalho quando crio as pastas e marco os sites sobre cada assunto.
    Caso já tenha feito a matéria, por favor, me envie o link…
    Parabéns pelo trabalho!

  • e vc esqueceu de como fechar apps na tela de baixo quando desliza os quatro dedos para cima e segura o app e no sinal -

  • valeu pelas dicas mas a de foto não é muito importante para quem tem ipad 1 (eu) é sem câmera ma sa sua publicação de destravar quando trava o ipad foi a melhor já me ajudou hoje tinha travado e nem segurando o botão power e deslizando o botão de desligar (uma dica tbm deixer apertado o power por um tempo e desligar)

  • Olá André obrigado pelas dicas, já conhecia muitas mas essa de rolar a tela e poder tirar um print não sabia parabéns pelo bom serviço e pelo site.

  • André , boas dicas , queria saber se vc tem alguma informação a respeito de transferencia de dados do PC para IPAD . Não estou conseguindo mais.
    Grato desde já

  • Achei sensacional as dicas…
    Comprei o meu há 3 dias e agora sei fazer várias coisas!
    Até uma criança de 5 anos sabe mexer num iPad tamanha é sua facilidade!!!

  • Olá André, tenho o novo IPad e gostaria de saber como faço para imprimir documentos, anexos e fotos utilizando uma impressora wi-fi ou não, agradeço a atenção.

  • Não tinha notado que a câmera de trás é melhor que a da frente! A unica coisa que tinha percebido é que quando escurece, a qualidade da câmera vai de 100% pra 30%! Fica horrível! Isso é configuração???
    Acho que não tenho nem 1 mês de Ipad =P

    • Opaa, claro que é melhor. A Câmera de trás tem 5 megapixels e a da frente tem qualidade VGA (em iPads anteriores ao 4) e 1.3 Megapixels no iPad 4.
      E quanto a qualidade das fotos quando escurece, não é configuração. É assim mesmo no iPad no iPhone e no iPod touch (mas estes 2 últimos tem o flash pra dar uma leve ajuda na qualidade).

  • Oi André, estes artigos são muito valiosos, pois sempre apreendemos alguma coisa.
    Com relação às notificações, ainda não aprendi a usá-las com sabedoria. No entanto, devem ser importantes pois grande parte dos apps pede licença para mandá-las. Por isso, parto para a apelação: tiro quase todos os app da central de notificações. Quando puder, nos dê uma explicação melhor sobre como administrar as notificações, inclusive como funciona cada modalidade delas: baners etc. etc. para que possamos escolhê-las mais adequadamente.
    Abraços do

    Clovis

  • Bom dia André!

    Quando a gente pensa que conhece todos esses atalhos, sempre aparece algo “novo”. Tirar fotos com o botão de volume eu não sabia, cheguei um dia a reclamar da falta de um botão físico para isso rsrsrs e agora pude conhecer outro recurso do Safari.

    Obrigado André, mais uma vez. Abraço a todos.