Dicas

Truques e funções interessantes do recém-chegado iTunes 11.

itunes11
Escrito por André Darugna

Olá amigos, o iTunes 11 chegou há sete dias, após um atraso considerável de um mês, acredito que é o tempo correto para poder voltar a falar dele, agora trazendo algumas dicas, truques e funcionalidades bacanas que estamos descobrindo nestes dias.

A nova versão do gerenciador de dispositivos e mídia da Apple para computadores PC e Mac chegou com um visual totalmente novo que apesar de mais simples e mais harmonioso, dificultou um pouco as tarefas para quem já estava acostumado com a versão anterior.

Vamos repassar algumas dicas para desvendar um pouco das novidades do iTunes 11.

Leia também:

Reative a barra lateral

Uma das novidades mais impactantes do iTunes 11 foi a retirada da barra lateral esquerda onde conseguíamos acesso rápido por meio de atalhos para quase tudo o que quiséssemos realizar no programa, mas, felizmente é possível reativá-la, dessa forma você recuperará parte da aparência antiga, com acesso aos dispositivos e bibliotecas de forma descomplicada.

Reative a barra lateral

Para ativar a barra lateral:

  • Clique no menu Visualizar;
  • Clique na opção Mostrar Barra Lateral;

Voilà, você acabou de recuperar os atalhos que ficavam no lado esquerdo do iTunes 10 ou anterior, agora em seu iTunes 11. Para mim foi um grande alívio poder reencontrar essa barra, além de estar muito acostumado com ela boa parte dos tutoriais do blog usam estes atalhos para poder ensinar determinadas tarefas.

Seguintes…

A novíssima função para quem gosta de escutar músicas utilizando o iTunes do PC ou Mac é “Seguintes”, uma aba que fica integrada no display do reprodutor e mostra quais as músicas serão reproduzidas na sequência.

Para adicionar uma música à reprodução você deve arrastá-la para o display, uma ótima alternativa, antes tínhamos que criar listas para poder ter um pouco mais de controle de nossas sequências.

Essa função também está disponível no modo MiniPlayer, se você gosta de ter total controle da reprodução mas não quer ficar pendente do final de cada música vale a pena levar a dica a sério e colocar em prática.

Seguintes e Extended View

Acima você aprende como usar as “Seguintes”, abaixo, a Vista Extendida.

Vista Expandida

Tem mais músicas do mesmo artista ou banda? Veja elas em uma bonita lista com direito a capa de álbum e tudo mais, você pode ver as músicas presentes em seu computador como também encontrar músicas similares na Loja iTunes Store.

É uma pena que eles tenham eliminado a visualização “Cover Flow” para incluir esta, mas realmente é mais prática, você consegue visualizar alguns detalhes interessantes de sua biblioteca. O destaque é para a cor que se adapta ao fundo do álbum, depois, consegue comprar rapidamente músicas ou álbuns do mesmo artista fazendo 1 clique.

Mini Reprodutor

Quem ouve músicas o tempo todo vai gostar da nova interface do MiniPlayer, que está cheia de recursos embora o espaço tenha diminuido, mais funções e mais simples, legal não?!

Mini Reprodutor cheio de recursos.

Você poderá realizar buscas clicando na lupa, encontrar rapidamente a música que deseja ouvir, pode também enviar o som para outro dispositivo via AirPlay, ali mesmo consegue ajustar o volume dos alto falantes conectados à rede.

Se você quer deixar esta janela sempre no topo, basta acessar as opções do programa, no Mac clique no menu iTunes, Preferências, Avançado e ative a opção “Minirreprodutor no topo”.

Outros truques interessantes

Ejetar um dispositivo conectado: quando conectamos um dispositivo (iPad, iPhone, iPod touch ou outro) via USB em nossos computadores (PC ou Mac) vamos ver um botão de atalho em nossa biblioteca, ele fica ao lado do botão iTunes Store (no topo do lado direito). Clique neste botão e você verá a lista de dispositivos e também um botão para ejetar cada um deles.

Neste iPad: quando você está visualizando as informações de um dispositivo encontrará por último na barrinha do topo um botão chamado “Neste iPad” ou “Neste iPhone”, se você não o está vendo deixe sua janela maior (ele não aparece se a janela não for suficientemente grande). Lá você poderá ver todos os conteúdos sincronizados com dito dispositivo.

Arrastar conteúdos: agora, que a vista padrão não inclui a barra lateral esquerda, a forma mais fácil de enviar conteúdos como músicas e filmes para nossos dispositivos é a de selecionar e arrastar para que depois apareça uma nova barra do lado direito, onde veremos os dispositivos conectados, para soltar o conteúdo. Ficou fácil, mas confuso sem estas dicas.

Busca completa: na versão 11 do iTunes a busca incorpora todos os conteúdos, não somente as músicas e vídeos, dessa forma você poderá encontrar qualquer coisa que tenha sido baixada pelo programa.

Sincronização extra: finalmente quando você está assistindo um vídeo, audio-livro ou podcast no iTunes ou em outro dispositivo a informação de onde você parou fica registrada, então, ao assumir o controle em qualquer outro produto Apple que você tiver a reprodução continuará de onde parou.

Bom, estas foram algumas das novidades, dicas e truques que posso lhes passar com esta primeira semana de experiência com o iTunes 11.

Conhece algum truque extra? Compartilhe conosco!

* Inspirado em Appleweblog

Sobre o autor

André Darugna

Blogueiro fundador do iPad Dicas e Viagens Dicas, formado em Comunicação e vencedor de 2 prêmios Top Blog.

31 comentários

  • OI, TENTO FAZER UMA CONTA NO ITUNES MAS A SENHA NUNCA DAR CERTO , PEDE QUE COLOQUE UMA LETRA SENDO QUE TEM UM LETRA, OQ EU FAÇO PRA PODER DAR CERTO?

  • Estou com uma dificuldade, quem puder ajudar serei muito grato, é o seguinte, tenho ipad2 e eu sincronizava com meu notebook, o notebook deu pau no HD ai eu levei para garantia, qd retornou tive que instalar td de novo e o iTunes tb, ai é que ta eu faço o backup de td mas não consigo tirar meus álbuns do ipad para o notebook, lembrando que meu álbuns foram meus CDS que ripei e tinha no pc que passei para o ipad com iTunes antigo. Help pelo amor de Deus !!

  • A busca completa pode ser complicada para usuários que possuem bibliotecas muito extensas. Quem não gostou muito desta novidade e quer deixar a busca exatamente como era nas versões anteriores do iTunes, é só clicar na lupa que aparece no campo de busca e desabilitar a primeira opção (na versão em inglês é “Search Entire Library”). E pronto!

  • Oi André, enviei minhas músicas para o ipad através do novo itunes, mas as músicas entram no ipad porém não consigo visualizá-las no itunes…. Vc sabe como faço para vê-las? Obrigada pela ajuda

    • Olá Juliana, há uma confusão de nomes que a Apple ainda não resolveu.
      O iTunes no computador é: loja, gerenciador, etc. etc.

      No iPad o iTunes é loja, o App Música é onde ficam as canções.
      Um abraço.

  • Com o iTunes deixei de ver o número de reproduções que cada música contém. Alguém sabe como ativar este pormenor muito importante para o meu trabalho?

  • Olá, André

    Eu preciso baixar algumas musicas q estão no ITunes do PC para o IPhone/IPad.
    Como faço isso isso?
    Se puder responder antes das 3h seria muito bom

    • Simplesmente arrasta as músicas que estão no iTunes para “Música” que está no dispositivo (iPad, iPod, ..). O contrário é que não podes fazer…

  • Tinha algo no antigo que eu gostava muito e nesse não consigo. Quando usava a aba musicas para mostrar todas as minhas músicas em ordem de adiçao por exemplo , ele mostrava na esquerda a capa do álbum. Ficava ótimo . Todas as minhsa músicas e a capinha do album .
    Se for em album , ele bota todas as capas dos albuns e pra saber o que tenho dentro de cada album tenho que clicar album a album. Muito ruim isso.

    Queria ter o que tinha antes , no mesmo lugar eu via a esquerda numa coluna a capa do albums e nas outras colunas informacoes da musico como nome , genero , etc …

    Por que tiraram a capinha do album da visualizacao por Musicas ?
    abraços
    parabens pelo site…

    • Da mesma forma Luiza, se estiver com dificuldades habilite a barra da esquerda como comentei, você vai ver o mesmo iTunes de antes (praticamente).
      Fotos fica no topo, lá onde sempre, mas se não estiveres vendo aumente a janela do iTunes, ele esconde itens se estiver muito pequena.
      Abraço.

  • André, gosto muito do seu blog, ele já me ajudou BASTANTE! Tenho um iPad 2 e não vejo necessidade de eu trocar ele pelo “Novo” iPad (Por Enquanto), mas eu sempre quis ter um iPhone e nesse Natal eu vou comprar a 5ª Geração, só que o preço do iPhone concerteza vai ser maior do que ele em outros países como Portugual, só que a minha dúvida é a seguinte se eu comprar um iPhone 5 (Desbloqueado) em Portugual, posso ter problemas com a compatibilidade com as operadoras do Brasil? E a 3G funcionará normalmente?

    – Desde Já, Agradeço!

  • Achei muito legal essa nova interface do iTunes 11. Mais uma vez muito obrigado, André, pelo post/matéria/dica. Sempre nos presenteando com novidades, dicas e curiosidades legais!!!

    André, gostaria de saber se está prevista uma matéria com algum (ou mesmo alguns) App’s para organizar a biblioteca do iTunes. Entendo que esse blog não é sobre iTunes especificamente, mas esse App faz parte da vida de qualquer usuário de iDevices.

    Andei lendo algumas coisas sobre o assunto, mas nunca uma opinião que me convencesse de qual usar. Gostaria de saber se você usa algum App para esse fim e qual é.

    Mais uma vez, obrigado
    Um abraço
    Giancarlo

    • Para músicas. Tenho mais de 10.000 e outro dia deu um pau no meu HD e, depois de recuperar os arquivos com um destes programinhas salvadores de pátria, fiquei com o título das minhas músicas como 1425EA76.MP3 e por aí vai… hehehe

      Abs
      Giancarlo

    • Muito obrigado, André. Já estava pensando em assinar o iTunes Match há algum tempo, mas ainda tenho um problema. Como disse antes, muitas das minhas músicas estão sem nenhum TAG. E estas músicas o iTunes não reconhece (pelo menos não quando eu clico na música e escolho “Mostrar na iTunes Store”). Eu sei que o WinAmp (para windows) faz um reconhecimento baseado no conteúdo do arquivo, e não apenas nos dados das TAGs. Será que com o iTunes Match eu vou conseguir “reconhecer” mesmo as músicas sem TAG nenhum e com o nome tipo 13AE3F89.MP3? Desculpe te “alugar”… se você souber de algum “how to”, ou post pela net que fale sobre o assunto eu ficaria muito grato se você puder me passar.

      Mais uma vez, um grande abraço e muito obrigado!
      Giancarlo

    • Eu também já tinha ouvido falar sobre esse. Achei muito legal e achei boas referências sobre ele (http://www.hardmob.com.br/softwhere/449027-organizar-bibliotecas-experiencia-tuneup-media.html). Achei também um Promo Code que dá USD7,49 de desconto (iluvtuneup). Na cotação de hoje do Paypal acabou ficando por R$ 91,50. Não acho que seja um absurdo, pensando que tenho mais de 21.000 músicas….

      Vou brincar um pouco e depois eu te mando notícias!

      Mais uma vez muito obrigado!
      Um abraço
      Giancarlo

  • Oi Andre ! Sei que não tem nada a ver com sua matéria de hoje ,mas como cada dia aparece um malandro ,gostaria de saber se vc sabe sobre este novo aplicativo App grátis ,que mudou se é realmente serio ,ou não já que vc entende tão bem sobre todas as novidades ,obrigada Lelia

  • Oi André, ótimo post, bem ao estilo iPadDicas.
    No iTunes 11, quando se ‘baixa’ as musicas de um CD para a biblioteca, se o CD tem faixas de cantores diferentes, para cada cantor aparece uma capa, ou seja, as faixas são guardadas em arquivos diferentes, o que prejudica a audição por termos que fazer uma lista para ouvi-las juntas. Isto aconteceu com um disco do Gil, no qual uma das faixas, a 5, é gravada pela filha dele, Nara; essa faixa fica fora do arquivo do disco, sob uma capa igual.
    Gostaria de saber se tem como evitar isso, mantendo unidas em um só arquivos todas as faixas do CD.
    Acho que não estou extrapolando, pois o tema é iTunes e o problema pode incomodar outros usuários do blog.
    Abs do
    Clovis

    • Olá Clovis, tudo bem?
      Bom, depende da informação que contém o CD, mas veja bem, temos duas formas de visualizar:
      Artista e Álbum, nem na vista de Álbum não aparecem todas juntas?

      Um abraço.

    • Oi André, obrigado pela atenção.
      É na função ‘Albuns’ que a capa aparece duplicada e, sob uma, as 9 musicas cantadas pelo Gil e sob a outra só a cantada pelo Gil com a Nara.

  • É rrrrrrealmente o 11 ficou muito bom mesmo, basicamente voce dispôs em seu post as funções mais usadas, mas nao custa nada dizer que pra quem gosta de mais rapidez pode usar o crtl + s para ativar ou desativar a barra lateral e também crtl + T para ativar ou desativar o reprodutor que mostra imagens piscando a todo momento dicas para usuários do Windows