Dicas

Comprar iPad mini ou iPad 4? Será a hora de atualizar seu tablet?

ipad-mini-4
Escrito por André Darugna

Olá amigos, a Apple acabou de anunciar dois novos modelos de iPads: o iPad mini, versão mais compacta do tablet que pretende roubar a cena dos tablets de 7 polegadas, e também o iPad 4, duas vezes mais rápido que seu antecessor, o iPad 3, que teve uma vida bastante curta, somente 7 meses.

O fato é que não precisamos sair correndo para as lojas para comprar um novo iPad, somente pois a Apple lançou um modelo atualizado. Muitos de vocês pensarão, que seus iPads estão obsoletos, mas lhes garanto que estão redondamente enganados.

É um pouco fora de sentido comum, que eu venha desencorajar a compra de um novo iPad, de fato não é minha principal intenção, neste post irei expor várias situações em que devemos ou não comprar um lançamento da Apple.

Venho lendo nos últimos dias um grande grupo de pessoas totalmente frustrados em relação ao lançamento do iPad 4, me custa entender o motivo. Amigos, nem sempre é necessário comprar o último modelo de todos os eletrônicos que possuímos, são poucas as pessoas que tem bolso para acompanhar todos os lançamentos.

Leitura recomendada antes de prosseguir:

A compra de seu primeiro tablet

Sem sombra de dúvidas se você nunca teve um tablet, compre seu iPad! A não ser que você seja um ‘hater’ (pessoa que odeia a Apple e muitas vezes nem sabe o motivo) ou necessite de algo totalmente específico que um iPad não possa lhe oferecer, estarás fazendo uma excelente compra, o tablet da Apple é sem dúvidas a melhor opção do mercado e oferece a melhor experiência de uso para a maioria dos usuários.

  • Se você não está disposto a aprender um novo sistema, quer rodar programas de Windows, certamente o seu será um Microsoft Surface;
  • Se é um forte usuário dos serviços Google e já possui um smartphone Android, não perca os lançamentos Nexus 7, Galaxy Tab e Kindle Fire;
  • Se é usuário Blackberry não esqueça que existe um tablet muito barato da RIM por somente U$150;
Não quero ser uma pessoa chata e dura com muitos de vocês, mas se estão em um site sobre iPads certamente querem um iPad e deveriam fazer isto, caso contrário jogarão dinheiro fora, vocês nunca estarão contentes com outro produto.

Leia o comparativo: iPad mini vs Nexus 7 vs Kindle Fire vs Galaxy Tab 2.

No caso do Surface, da Microsoft, você não terá surpresas, ele irá travar como todo Windows, isso aconteceu não uma, mas duas vezes no lançamento oficial dele aqui no Brasil.

Os Androids top de linha são excelentes smartphones, sim, smartphones, não há ainda um grande concorrente para o iPad que rode esse sistema operacional.

A RIM (Blackberry) é a mais estranha de todas, anunciou a retirada de seu fracassado tablet do mercado, fez uma promoção absurda e depois continuou vendendo ele. Eles estão mais perdidos do que a Apple sem Jobs, creia!

Aqui a opção é iPad mini ou iPad 4, isso depende de seu bolso e de suas intenções. O iPad mini é mais portátil, porém, muito inferior. O iPad 4 é o top de linha, ainda não chegou ao Brasil mais muitas pessoas já estão utilizando ele em terras tupiniquins, seja por viagem ou amigos, sempre há uma forma de comprar um iPad dos Estados Unidos.

Trocar um iPod touch por um iPad mini ou iPad 4

iPod touch 4g
Se você é um usuário de iPod touch e está buscando trocar seu velho aparelho, o iPad mini pode parecer uma excelente opção, ele possui uma tela ligeiramente maior, rodará os mesmos aplicativos que você já está acostumado e ainda oferece conexão 3G (4G só lá fora), isso é muito conveniente para muitas pessoas pois poderão acessar a internet seja lá onde estiver.

O iPad 4 é algo totalmente diferente, muito superior, possui uma tela enorme de 9,7 polegadas e também é mais potente. Ele pode ser uma melhor opção caso o iPod touch lhe resulta pequeno, ou já se tornou incômodo para escrever textos e utilizar o aparelho no trabalho. Ele não é um notebook portátil ultra-pequeno como o MacBook Air, mas se você não está procurando um computador, o iPad 4 é uma grande opção.

Trocar um iPad 1 por um iPad mini ou iPad 4

iPad 1, o primeiro tablet moderno da Apple.
O iPad 1 ainda funciona para muita gente, mas infelizmente ficou de fora da atualização ao iOS 6, isso tem forçado muitas pessoas a pensarem em uma atualização. Já são quase três anos do lançamento dele, três anos em tecnologia é muita coisa.

Se você optar pelo iPad mini terás um tablet um pouco menor e com um pequeno ganho em performance, além do mais, seu iPad mini terá uma belíssima câmera de 5 megapíxels atrás para fotos e uma câmera FaceTime HD para conversar por voz, duas vantagens significativas para você.

Mas, se você realmente quer fazer um belo investimento, o iPad 4 acabou de chegar e já conquistou muitos fãs, ele é muito mais rápido que o iPad 1, chega a ser duas vezes mais rápido inclusive que o iPad 3, possui câmeras excelentes, processador gráfico capaz de rodar jogos 3D muito complexos, tela Retina que faz com que sua leitura seja muito mais confortável e ainda é um excelente tablet para o trabalho.

Trocar um iPad 2 por um iPad mini ou iPad 4

?
iPad 2 da Apple.
O iPad de segunda geração com certeza continua sendo um excelente tablet, caso contrário a Apple não estaria mais vendendo ele. A Apple decidiu tirar o iPad 3 de linha, para manter somente um iPad top em venda (o iPad 4), porém, tomou a decisão de manter o iPad 2 para ser a opção barata de 10 polegadas, já o iPad mini que possui hardware muito similar ao do iPad 2 ficou como sendo o tablet de 7 polegadas.

Sendo assim, você não deveria nem pensar em trocar seu iPad 2 pelo iPad mini, eles são o mesmo produto, com tamanhos diferentes. Se deseja um tablet menor espere para ver o que a Apple lançará no ano que vem, o iPad mini não é uma boa escolha para você neste momento.

Mas, se a sua intenção é mudar para algo muito melhor, escolha um iPad 4, não ganharás somente uma tela Retina, mas também um chip A6X que lhe oferecerá muito mais potência, gráficos 3D excepcionais, Siri e muito mais. Se o iPad 3 não lhe havia convencido o iPad 4 poderá lhe surpreender.

Trocar um iPad 3 por um iPad mini ou iPad 4

iPad 3 da Apple.
Aqui está o ponto máximo da questão, como disse anteriormente, muitas pessoas que frequentam este blog estão indignadíssimas pois a Apple lançou em somente 7 meses uma atualização de seus tablets (iPad 3). O iPad 3 continua sendo um excelente tablet, não há razão alguma para que alguém o considere ultrapassado, ele não possui nenhum problema de fabricação e a Apple não o considerou um fracasso.

A Apple somente antecipou a data de lançamento do iPad, antes geralmente em março, mas agora todos juntos em outubro com o iPad mini. Só isso!

O iPad mini é mais lento que o iPad 3 e não possui uma tela Retina, trocar seria fora de sentido comum, a não ser que você valorize muito o tamanho menor.

Já o iPad 4 possui um novo processador A6X, que promete ser duas vezes mais rápido que o iPad 3, se você está conforme com o rendimento de seu iPad 3 não há motivo para pensar em troca. Acredito que todos os donos de iPad 3 deveriam esperar o iPad 5.

Trocar um tablet Android, Windows ou outra marca por um iPad mini ou iPad 4

Galaxy Tab, opção barata Android.
Se você já testou outra marca e não gostou, não era o que você pensava, sinto lhe informar que escolheu a marca ou sistema operacional errado. Você só vai se sentir cômodo utilizando um iPad, era um iPad que você queria não é mesmo?

Se optou por outro pelo preço, prepare-se, o iPad mini chegará ao Brasil com um preço muito interessante, mas se não foi o preço, é hora de parar de procurar, o iPad 4 lhe fará muito feliz.

Quais são as vantagens em relação aos concorrentes?

Já falei sobre isso aqui no blog, venho publicando várias informações úteis para quem está procurando comprar um tablet, e ajudando a fazerem a melhor escolha, se você é novo por aqui recomendo a leitura de:

Mas então, quais são as principais vantagens do iPad em relação aos outros tablets?

  • O iPad é um aparelho muito mais fácil de usar, as pessoas que nunca utilizaram um tablet são capazes de usá-lo a poucos minutos de tê-lo em suas mãos. Mas não é somente um tablet para usuários básicos não, ele oferece todo o suporte que alguém precisa para trabalhar e se divertir.
  • Ele funciona muito bem com o iTunes e o iCloud, isso permite sincronizar facilmente seus conteúdos já existentes, como músicas, séries, podcasts, fotos, filmes. Também tem acesso a maior loja de aplicativos da atualidade, com 700.000 aplicativos, sendo 275.000 somente para iPad.
  • Você tem acesso aos serviços exclusivos da Apple, como a loja iTunes, onde pode comprar músicas baratas, alugar filmes, comprar livros digitais, tem acesso ao iTunes Match que inclusive ‘branqueia’ suas músicas baixadas e também aos serviços de rastreio do aparelho (Buscar iPad).
  • O iPad recebe atualizações diretamente da Apple, é dizer, você não terá problemas com atualizações nem ficará na mão se o fabricante de seu tablet decidir não entrar na nova versão lançada pelo Google. Não é preciso que operadoras de celular nem terceiros fabricantes aprovem e editem a atualização antes da distribuição.
  • A garantia da Apple é justa, você não terá seu aparelho consertado, não haverá burocracia, não lhe pedirão sua nota fiscal, se o aparelho apresenta algum defeito é direito do usuário obter um novo sem quaisquer complicações. Isso você só encontra na Apple!
  • O ecossistema da Apple é maravilhoso, contar com todas as facilidades do iCloud em todos os seus aparelhos é incrível, a gigante de Cupertino possui vários programas para Mac e outros aplicativos para iPhone que fazem deles uma grande equipe. Lembretes, notas, calendários, e-mails, fotos, músicas, livros, filmes, tudo sincronizado sem complicação alguma.

Ficou claro? Qualquer dúvida que possa surgir, deixe seu comentário e poderá ser respondido!

Inspirado em iMore

Sobre o autor

André Darugna

Blogueiro fundador do iPad Dicas e Viagens Dicas, formado em Comunicação e vencedor de 2 prêmios Top Blog.

95 comentários

  • Estou pensando em comprar um IPad, mas li esse post e fiquei em dúvida.
    Aguardo o IPad 4 ou invisto no IPad3????

    Obs.: tenho um macbook pro, mas não possuo um IPad.

    Abraços!!!

  • Bom dia! Estou querendo comprar um ipad mini mas nao consegui informacoes se ele funciona na rede 3g do brasil. Sabe dizer?

  • Oi André td blz??

    Seu blog é show de bola meus parabéns!!

    Poxa fiquei realmente muito chateado por comprar meu 1° produto apple o ipad 3 e durar somente 7 meses como a novidade..rs :(

    Sinceramente o produto é espetacular mas achei que foi muita sacanagem lançar um outro aparelho tão rapidamente para o subistituí-lo e ainda mais 2x mais rápido…hehehe o complicado que irá desvalorizar de mais o 3 com esse lançamento do 4 com mesmo preço.

    Gostaria de saber seu ponto de vista se aguardo mais um pouco para vende-lo ? Ou já vendo para pegar o 4 para quando lançar no Brasil, ou importo o 4 sei la…rs.
    Estou bem preocupado com a desvalorização com relação do 4 com mesmo preço.

    Aguardo uma resposta
    Muito Obrigado
    Anderson

    • Olá Anderson, eu aproveitaria o investimento.
      Não trocaria, o iPad 4 embora seja “na teoria” duas vezes mais rápido na prática não faz nada que seu iPad 3 não faça.
      Eu uso meu iPad 2 ainda, minha esposa usa o 1.

      Não tenho dinheiro para trocar de iPad, iPhone, iPod, Apple TV, MacBook, etc. etc. etc. todos os anos, ninguém é obrigado a ter tudo “último modelo”, isso é o que a Apple quer fazer você ser, “escravo da marca”, você não precisa trabalhar somente para pagar o lançamento do ano, todos os anos.

      Sei lá, eu com essa dinheiro sairia de viagem com minha família, nem que fosse um fim de semana no campo.
      Fui sincero?
      Abraço.

  • Olá André…
    Estou bastante ansiosa, pois meu iPad 4 chega hj….( no Japão)
    Em dezembro começa a vender o iMac de 27 polegadas q tbm estou super ansiosa pois, estou
    esperando pelo lançamento a tempos….
    Possuo o iPad 2 q é maravilhoso, mais nao resisti….
    Possuo outro produtos Apple, mais enfim, sou fã da Apple….
    Abraços…..

  • O meu é o Ipad2, maravilhoso, vou seguir seu conselho e esperar o 5.
    Tenho pena de você ter que aturar tanto comentário idiota.

  • Andre Darugna
    Muito boa a sua pagina.
    Concordo com tudo!
    Durante toda minha vida sempre usei o Windows.
    Era comprar um computador novo e em poucos meses começar a ficar lento.
    Tenho uma amiga que usa um computador da Apple a cerca de 6 anos sem queixas.
    Iniciei na Apple no ano passado com o iPod.
    Uso também o iPad 2 e ele continua tão ágil como quando comprei, e usando a ultima versão de software, cheio de programas instalados.
    Espero que a Apple lance o iPad 5 o 6 e etc. Quando eu trocar o meu iPad 2 pelo iPad 6 ele lance logo o 7.
    Não quero ter o tablet para dizer que eu tenho a ultima geração, mais para que ele me seja útil.
    Quem comprou o iPad 3 está com um bom equipamento
    Deixar o 4 e o 2 para mim foi uma decisão acertada. Uma opção mais econômica e uma topo de linha. Ela também queria uniformizar o novo padrão de conectores.
    Pessoas que conheço e tem o tablet da Apple e o da principal concorrente dizem que não da para comparar a experiência de uso e o não travar. O da Apple é melhor.

  • Oi, você tem alguma idéia, nem que seja só uma estimativa, de quando devem lançar o iPad 4 no Brasil?
    No site americano, diz que eles vão começar a enviar as encomendas do 4 em meados de novembro, mas e aqui? Visto que não se fabrica mais o iPad 3, suponho que devam acelerar o processo não? Em vez de esperar os 3-5 meses tradicionais. O que você acha?

  • André, entendi seu ponto, você escreve bem. Também achei coerente seu raciocinio sobre o motivo da retirada do ipad 3 de circulação. O que pegou mal foi usar expressões como “egoismo”, ” correr atrás do último modelo”, não foi nada legal escrever isso de posts feitos por seus leitores.
    Essa postura da Apple dividiu opniões sim e isso era de se esperar. Jornais, revistas e blogueiros do mundo tem opniões muito divergentes sobre o que rolou entre o lançamento do ipad mini, o ipad 4 e a descontinuação, sem explicações, do ipad 3. Essa e outras ‘mancadas’, como a furada dos mapas no IOS 6, fizeram as ações da Apple Oscilar. Nem o mercado financeiro entendeu tudo isso claramente. Mas, enfim, mesmo tendo opniões diferentes, não é nada legal julgar motivações por trás de comentarios postados. Fica chato.

  • Hoje percebo o quanto foi bom ter comprado um IPad 2. Continuo com meu Galaxy Tab 7 para ler alguns livros mas preciso confessar a superioridade dos produtos Apple. O meu Galaxy trava por tudo e hj ele está sendo cada vez mais usado pelo meu filho de 4anos. Estou bastante inclinado a comprar um iPad Mini para substituí-lo.

  • Adriano você em razão no que disse nesse ultimo post, mas acho que a empresa muda em parte de país para país não pela própria empresa, mas por variações na legislação e leis no país em que atua…digo isso porque o Brasil está anos atrás de políticas dos países mais ricos que favorecem os clientes de várias formas…. acho que os grandes culpados seriam os políticos mesmo…
    Exemplos disso são os impostos, a demora pra aprovação de produtos aqui dentro etc etc…

  • Bom dia Adriano.
    Gostaria de te fazer uma pergunta pelo tamanho de sua indagação e descontentamento.
    A principio, você disse que havia pesquisado em vários sites, fez analises e viu artigos e artigos antes de definir qual tablet queria comprar….Me desculpa a intromissão, mas depois de tanta pesquisa, quando decidiu e comprou o ipad 3 tendo CERTEZA ser o melhor tablet que cumpriria todas as suas necessidades, o que te fez tão repentinamente mudar de idéia e achar ele ultrapassado e obsoleto ?
    Cara me desculpa, mas se não for modinha, ou querer ser o BAM BAM BAM da tecnologia não faz sentido…
    Tecnologia é assim, não interessa se eu comprar um tablet hoje e sair outro amanhã ou ano que vem, issó é normal e não faz sentido ficar infeliz.Se for pensar como você, não poderá comprar jamais um produto tecnológico, pois em breve sairá outro melhor.
    Trabalhei como vendedor de Eletroeletrônicos na CASAS PERNAMBUCANAS e sua exigência não faz o menor sentido. A Apple não tem obrigação nenhuma de trocar seu produto, quem deveria ficar atento ao lançamento do novo produto é você.Se eu for comprar um Carro gol no meio do ano, e logo em seguida lançarem um, só que do ano seguinte (o que deveria supor, afinal sempre foi assim!), acha que é obrigação deles trocarem o meu pelo mais novo ?pois afinal eu fiz a compra com consentimento,eles não me obrigaram a comprar, e eles não tem nenhuma obrigação de manter o mesmo modelo por anos só para meu carro não se tornar “obsoleto”.
    O que você pode fazer amigo, é de pedir o dinheiro de volta( dentro do prazo legal) e esperar lançar o Ipad 4 no Brasil e compra-lo….mas lembre-se: faça isso de preferência a loja onde comprou .
    Grande abraço e sorte aí!

  • Cara….bom demais da conta!!!
    Os equipamentos da Apple são realmente fantásticos!
    Tenho Ipad 1, Ipad 2, iPhone 3GS, iPhone 4….todos em perfeitas condições e eficiência, porém, pouco obsoletos, mas se comparado a outros equipamentos, estao muito acima!
    Estou aguardando a chegada do iPhone 5, e Ipad 4 para adquiri-los.
    Estava exatamente com a divida sobre o Ipad mini, ou Ipad 4….depois dessa materia, decidi Ipad 4.
    Abraço André!
    Vc entende muito, e é muito objetivo nos seus comentários.

  • André, o seu artigo é muito bom e um dos melhores que já li sobre iPads. Meus parabéns!
    Eu gostaria de acrescentar mais uma observação para os leitores daqui: Quem ainda for indeciso entre iPad mini e iPad 4 e esses 2 iPads estiverem aqui no Brasil, aproveite, vá às lojas e experimente os dois pessoalmente.
    E, depois, vai ser fácil escolher. Essa escolha é pessoal.
    Abrs.

  • André , eu tenho um iPad 1º , eu ganhei ele no lançamento e ele ja presenciou muitas torturas , Como quando eu tava mechendo nele ha um ano e meu pai atravessou a sinaleira e pechou , ele ficou um pouco arranhado na parte de tras , ontem , a historia se repetiu , mais o carro capotou . O iPad sobreviveu , mas ficou amassado nos cantos e no botao de volume . Eu adoro levar o iPad pra escola e aulas de capoeira , qual o melhor pra mim , o iPad mini ou o iPad 4 ???

  • Olá André! Venho parabeniza-lo pelo excelente blog, sempre vejo suas dicas e acho de muita valia. Sou uma admiradora dos produtos Apple, tenho ipod, estou no meu 3° iPhone e estou muito satisfeita com meu iPad 2, que aliás, não troco, não vendo, não dou, rs, tudo isso pq tenho um irmão que mora em Massachusetts então já sabe, fica bem mais fácil, rsrs…Grande abraço e continue nos blindando com suas dicas.

  • Discordo com o pensamento que quem odiou o lançamento do Ipad 4 é egoísta. Eu, por exemplo, possuo o Ipad 2 e fiquei super indignado com a postura da Apple em RETIRAR o 3 de vendas… Se eles lançassem o 4 e ponto final, ok. Mas tirar o 3 do mercado foi uma jogada sórdida.

    Quem vai conseguir revender um 3? Quem vai comprar Ipad 3 usado se pode juntar só um pouquinho e comprar o 4 novo?
    Eles possuem o mesmo preço (novo), só que o 3 recebeu o atestado de óbito pela Apple.

    Como dizem as piadas…quem tem um 3 está com um PineApple nas mãos.

  • Boa Noite André. Sou fã da Apple , tenho iPhone, iPad, iMac e acabei de comprar o Apple TV…
    Gostaria de tirar uma dúvida. Por uma questão financeira, resolvi vender meu iPad 2 aqui no Brasil e vou para os EUA comprar dois iPad Mini. Um para mim e vou dar um para minha esposa. Financeiramente falando era a opção mais econômica para tanto eu e minha esposa termos um iPad.

    Sei que ambos (iPad 2 e Mini) usam o A5. Com relação as câmeras, o Mini é melhor e também faz filme 1080 HD. O Bluetooth do Mini é 4.0 (2.1 para o iPad 2) e o Mini tem o Siri. Acho que basicamente é isso.

    A única coisa que me deixa frustado é o tempo de resposta neste aparelhos. Eu tive o iPhone 3G e ele era muuito lerdo. O 3GS já melhorou muito e não preciso comentar sobre o 4 e o 5 que são bem mais rápidos..

    Eu não consigo usar o iPad 1 porque comparado com o iPad2 ele é muito lento. Eu sei que o iPad 4 é para ser duas vezes mais rápido, porém, como eu disse, tomei a decisão de vender o meu iPad 2 que hoje me atende , eu acho ele rápido para minha necessidade (Face Time, Skype, Internet, e-mails, jogos pouco complexos, Pages, Keynote e etc) para poder comprar dois Mini.

    A Pergunta: Você acredita que o Mini, devido a estes novos features, e uma vez que ele tem o mesmo A5 que o iPad 2, vai ser mais lento que o iPad 2 ou eu posso esperar o mesmo tempo de resposta?
    Você acha que vale a pena eperar a Apple lançar um Mini com o A6X? Eu não tenho certeza que isso vai acontecer, mas acredito que isso pode ocorrer….pelo menos eu entendo ser a tendência porque eu acho que o mini vai ficar…..

    Obrigado pela ajuda.
    Abrs
    Marcos Buccella

  • Vou pedalando meu iPad destronado até que ele bata as botas. É um Apple, e pronto.
    Mas querem saber? Apple é tão bom que a gente cansa da cara deles.
    Até o ano passado, ainda rodava meu McBook, ano 1997. Ele só morreu porque caiu um telhado inteiro em cima dele, depois de vendaval no litoral.
    Não fosse trágico, até que seria cômico.
    Rezo para que todos os nossos iPads 3 tenham bom termo, lá pelos idos de 2020.

  • Olá André. Tenho o iPad 1 e até alguns meses atrás estava satisfeito com ele! No entanto, considerei o fato de o mesmo ter ficado fora da atualização do iOs 6 a gota d’água. Por isso faz um tempinho que decidi comprar o iPad 3 agora do fim do ano. Mas o que eu não esperava era o lançamento de uma nova geração do iPad! Agora sim acredito que trocar o meu amado iPad 1 pelo novo iPad 4 será um ótimo negócio. Acho que esse tipo de troca é o que realmente vale a pena.

  • Excelente análise. Trabalho com iPads na educação (Projeto iPad na Sala de Aula – http://www.ipadnasaladeaula.com.br) e vejo no iPad Mini uma excelente desculpa pros diretores de escola que ainda acham o iPad “caro” – certamente este novo iPad chegará próximo dos mil reais. Quanto aos outros modelos: realmente o iPad 3 é top, da Apple e do mercado, sem discussão. O 4 não chegou ainda, não adianta comparar ou se martirizar. E ao pessoal do “mimimi”: PUT YOURSELF TOGETHER! É o que falta, qualquer empresa dizer “olha, lançamos este produto aqui, mas ele terá 1 ano de vida, pois lançaremos outro daqui a 1 ano, melhor e mais rápido. Assim, compre por sua conta e risco”. Duas perdas de tempo: ficar “chatiado” porque já não tem o “último” gadget do mercado ou ficar fazendo benchmarkings eternos, esperando pra comprar o melhor gadget. Caso 1, vai morrer “chatiado”e caso 2, nunca vai comprar o tablet.

  • Caros, realmente, no quesito atendimento pós-venda, a Apple dá show. Meu iPad 3 apresentou problemas de conexão com a internet. Simplesmente trocaram, sem qualquer questionamento. É outra coisa…

  • Caro andré.
    Gosto muito de seus artigos, acho-os bem ponderados e úteis. Porem tenho que discordar fortemente de sua opnião sobre o motivo da insatisfação dos donos do iPad 3. Não se trata de egoismo, necessidade de ter o ultimo modelo. A insatisfação vem da postura da Apple ao retirar do mercado o iPad 3, como se o equipamento nunca tivesse sido lançado sem sequer dar qualquer explicação. O iPad 3 foi para o limbo. Não pretendo trocar meu ipad 3, é um excelente equipamento e atende muito bem minhas necessidades. não me importo por não ter o ultimo modelo. Outras empresas, como Samsung, lançam novidades a cada 6 ou 7 meses. Esse não é o problema. Mas uma empresa como a Apple, que sempre colocou seus produtos como topo de linha e se garante em muitos aspectos quanto a updates e credibilidade de seus produtos, não pode, ou não deve simplesmente tirar um aparelho de circulação sem dizer absolutamente nada.
    A atitude de tirar do mapa um modelo tão bom quanto o ipad 3 não condiz com a empresa que há pouco tempo fez um recall de seus ipods de 1. Geração para que seus consumidores não se sentissem lesados.
    Acho que deveria reconsiderar seu comentário e não julgar a motivação por tras dos comentários de seus leitores. Para mim, seu comentario foi grosseiro e infeliz. Sinto muito.

  • Tenho o ipad 2 e to muito satisfeito com ele e só irei trocar se Apple lançar um tablet de 9.7″ mais fino, mais leve que o iPad 2 e mais rápido e com câmera mais potente que o ipad 4 aí sim eu troco por enquanto fico feliz com meu ipad 2.

  • Pra mim a Apple esta começando a se queimar… Nao vai demorar muito e se tornara uma Samsung da vida, lança 300 aparelhos por ano e so 1 ou 2 realmente vende !!!
    Sem o Steve Jobs, a Apple esta começando um processo onde esta perdendo o diferencial e se tornando igual a todas as outras marcas !!,

  • Galera, veja o lado bom de quem comprou o iPad 3 inclusive eu! Não tem mais pra vender , e como se fosse uma edição limitada da Apple. Afinal ele faz a mesma coisa que o 4 e tem a mesma maravilhosa tela de retina! Daqui um tempo vão perguntar pra vc:
    Nossa vc tem um iPad 3? Aquele que saíram poucas unidades em 2012!
    Abraços a todos!

  • Parabéns André pelo post e pelo blog, os caras ainda não entendem a finalidade deste blog, acho que é um canal de ouvidoria de todas as plataformas, ou mesmo o programa da Marcia Goldsmith. O que falta para algumas pessoas é referência. Sou um fã da Apple, mas tem algumas coisas que não curto e que as vezes discordo de você, mas nem por isso vou tentar convencê-lo que minha opinião prevalece sobre a sua.

    • Hehe… obrigado Sivonildo, é assim a vida, cada um tem sua opinião, mas acontece que existem visitantes que quando discordam ficam bravos pois eu não mudo de opinião facilmente. Tem gente que quer me convencer de algo que não acredito. Sobretudo quando dizem que o iPad 3 é obsoleto, nem o iPad 1 é obsoleto, muito menos o 3.

      Um abraço.

  • Após a atualização de meu IPad para o IOS6, não consegui mais configurar o Mail para receber meus e-mails do UOl.
    Voce tem alguma dica para me ajudar a solucionar o problema?
    Obrigado e um abraço.

  • André, eu estava esperando o lançamento do iPad 4 pra trocar meu iPad 2, o principal motivo é o espaço, 16GB definitivamente não dá pra mim, por isso me preparei pra comprar o iPad 4 de 64gb em fevereiro/março quando, teoricamente, seria o lançamento. Como o update veio antes da hora, e com poucas mudanças, pensei: ah, vou comprar o 3 mesmo. Depois que vi o benchmarks, decidi esperar o 4, o ganho em processamento é realmente muito superior.

    O medo agora são os preços, a Apple Brasil aumentou MUITO os preços das novas linhas de produtos, desde ipods até Macbooks Pro, estão totalmente fora da realidade. Um iMac que aumentou 100 dólares lá fora, aqui aumentou mais de 2000 reais, estou com medo do iPad 4 chegar custando uns 300, 400 a mais :/

    Fica um alerta: duvido muito que o iPad Mini chegue aqui abaixo de 1000 reais, estou achando que vai vir com um preço bem salgado e ainda vão subir o preço do iPad Big, essa semana as smart covers subiram de preço sem motivo algum na Apple Store Brasil (20 reais a mais de poliuretano e 50 reais na de couro), o preço está absurdo, 300 reais por uma capinha.

  • Eu tenho um iPad 1 que foi da minha mãe , ela comprou no lançamento e ele já esta todo amassado . Hoje , ela me perguntou se eu queria um iPad mini de natal , pq o iPad 1 ja esta morrendo . Eu troco ??

    PS: Ele ja caiu na agua 2 vezes e ja caiu no chao umas 100 vezes

  • Ainda uso o IPAD 1 e acho muito melhor que os tablets android, e apesar de não ter atualizações ainda é muito funcional, agora se se for trocar e ter que gastar com certeza é nessesario abrir a mão e comprar o ipad 4, mas mesmo assim mesmo tendo usado algumas vezes modelos mais atuais não acho nescessario comprar outro, o IPAD com certeza é um otimo investimento.

  • Olá, primeiramente queria dar os parabéns pra todo mundo do site, todos os dias venho aqui conferir as atualizações e sempre fico bastante contente :D

    Preciso da ajuda de vocês :( Eu tenho o iPad 2 desde Julho de 2011 e eu estava pensando em comprar um iPhone 5, mas depois do lançamento do iPad 4, fiquei em duvida entre continuar com a decisão de comprar um iPhone, ou vender meu iPad 2 e comprar o iPad 4 e um Smartphone Android, já que também possui a maioria dos aplicativos que eu uso no iPad e o preço seria mais em conta. Eu raramente uso o iPad fora de casa por conta do tamanho e pela preocupação com roubos, por isso gostaria de algo menor que tivesse as mesmas funções, mas o iPad mini sequer passa pela minha cabeça, rs.

    Bom, espero que me ajudem rsrs
    Beijos e parabéns pelo site, de novo!

    • Olá Mariana, tudo bom?
      Olha querida voce esta vivendo uma situação parecida com a minha, e te aconselho o seguinte.
      Seu iPad 2 é maravilhoso nao vejo razoes para trocarmos nossos ipads pelo 4 espere pelo 5 ou 6, em relacao ao iPhone 5 será uma mão na roda pois o que vc faz com o iPad em casa voce fará com o iPhone 5 fora de casa ,lhe será muito mas pratico,
      Em relacao a vc pensar sobre ter um android, do um humilde toque NAO FAÇA ISSO rsrs to brincando, nao falando serio, o sistema andróide ainda é muito fraco é cheio de falhas tem suas funções boas “miasss” ainda peca bastante e o ios bom este vc já conhece, ainda mais agora que o papito do ios foi demitido e o sistema será adotado por pessoas de peso penso que o ios será ainda melhor do que já é.
      Este é meu conselho. Bjaoo

    • Oi Washington, tudo bom sim!
      Olha, eu venho lendo uns artigos sobre o iPad 2 e concordo com você, temos uma máquina maravilhosa em nossas mãos e acabei achando melhor esperar pelo 5 ou 6, porque eu acho que aí realmente terão mudanças consideráveis que me façam me despedir do meu iPad :( hahah
      Com relação ao iPhone, eu tenho um Samsung Corby que realmente só serve para trocar mensagens e chamadas, então acho que vou continuar com a decisão de comprar um iPhone já que tenho mais “intimidade” com o ios rs
      Obrigada pelo conselho!! Beijos

    • Opa! Querida fico feliz em saber que meu conselho lhe foi útil, quando o iPhone 5 sair o comprarei, como dizia o coronel gesuino “eu vô li usar” kkkkk gostaria de saber se vc tbm ira compra-lo, me procura no face apple.neto@live.com e me diga o que achou dele, eu vou ficar com o preto muito lindo ele nao acha ? Nao tenho amigos que tenham iPhone infelizmente

  • Olá André, pretendo comprar meu iPad4 no final do ano. mais andei vendo reviews e acho que eu vi diferença de iPad Branco VS Preto.
    Gostaria da sua resposta, por que eu iria comprar o branco mais o preto com a tela retina parece mais nitido. E verdade ou e só paranóia?

  • André, comprei o Ipad 3 três dias antes do lançamento do Ipad 4.
    Estou encaminhando o reembolso do Ipad 3, mas tu acha que vale a pena fazer o reembolso e esperar pelo Ipad 4?
    Pois não tem data de lançamento ainda o Ipad 4 no Brasil, então queria ver contigo o que aconselhas a fazer, pedir realmente o reembolso, pois nem abri o produto, está aqui em casa na caixa, ou eu pego e fico tranquilo na espera do Ipad 5?
    Tu acredita que vem ainda esse ano o 4 pro Brasil?
    Abraços, obrigado
    Gabriel

    • Vai pedir reembolso no Brasil?
      Quem te deu essa informação de que é possível?
      Espera do iPad 5? No final de 2013?
      O iPad 4 deve vir esse ano ainda, a Apple certamente vai querer aproveitar as vendas de natal.

      Abraço.

    • Sim brother, encaminhei já.
      Me deram o ID de retorno, e a transportadora ta vindo pegar ele em minha residencia.
      A Apple assim como todas as lojas no Brasil, em uma políiica por lei, que em 7 dias pode ser feito a devolução do produto, está descrito na lei do consumidor.
      A no próprio site da Apple diz que tem 15 dias pra testar o produto e caso queira devolver, eles te retornam conforme diz lá no site. Vou fazer a devolução então, e esperar o Ipad 4.
      Abraços.

  • Olá André, eu gostaria de saber a sua opinião, porque eu queria compra um ipad ainda este ano, não é questão de nessecidade, mais de ansiedade mesmo. Quero muito ter um ipad, então eu quero saber se vc acha que vale a pena comprar o ipad 3 ? …
    Quero muito um ipad, e acho que não vou aguentar esperar o ipad 4. OBRIGADO

  • André, sei que minha pergunta não tem lógica nesse post, mas tenho uma duvida , para o 4g do iPhone 5 ser funcionar no Brasil , tem que ser feito uma atualização de software , ou um novo modelo ??

  • Caro André,
    Parabéns pelo artigo concordo plenamente em tudo.
    Ja decidi pela compra do Ipad, iria comprar nesse mês o 3, como saiu o 4 vou esperar. Você tem previsão pela sua experiencia quando chegará ao Brasil?
    Obrigado
    Mazotti

    • Não tenho previsão amigo, mas seria um tanto quanto estranho a Apple não trazer ele para o Natal.
      Não depende só dela, a Anatel tem que aprovar, mas creia, natal é uma boa época para ele chegar aqui.

      Abraço.

  • Excelente post André. Tenho um Ipad 1 e tinha o 2 (foi roubado) e pra mim era suficiente… como o Ipad 1 foi tomado pela minha filha de 1ano e 10 meses, estou aguardando ansioso o 4 para adquiri-lo. Concordo com vc em relação ao 3, não há motivos pra quem tem comprar o 4, e muito menos pra essa choradeira toda. Forte abraço.

  • Bom dia André!

    Acompanho seu site já algum tempo e gostaria de saber a sua opinião a respeito do novo Ipad 4 e a politica de trocas da Apple. Deixando aqui a minha opinião:

    Para mim isto é mais que um insulto ao cliente, pois pesquisei semanas para tomar a decisão de qual tablet escolher. Fiz benchmarking entre vários modelos, li centenas de blogs. E depois de muito pesquisar, tomei a decisão por um Ipad 3 ou novo Ipad(como costumam chamar). Pois, no site apple Brasil dizia claramente, e ainda diz: “Sem dúvida alguma, o melhor dispositivo móvel de todos os tempos.” http://www.apple.com/br/ipad/.

    E apenas 3 dias após efetuar a compra descubro que o melhor dispositivo móvel de todos os tempos se tornou obsoleto. Procuro a empresa para esclarecimentos, e eles dizem que não sabem de nenhuma troca, e o pior chegaram a informar que não sabiam do lançamento do Ipad 4.

    A atendente do SAC, se recusou a me dar o protocolo de atendimento. O qual por lei eu teria direito segundo a lei nº 6523/2008, disse que não possuíam e-mail para que eu enviasse reclamações formais e me passou endereço para envio de cartas. CARTAS! Acreditem é sério.

    E por fim declaro que, quero a troca do meu aparelho, tenho tanto direito quanto qualquer outro que adquiriu o mesmo produto. Não aceito segregação em pleno seculo XXI.

    • Amigo, falei no texto que seu iPad 3 não está obsoleto. Você não comprou um iPad 3, três dias antes do iPad 4 (lá nos EUA), ele não chegou ao Brasil ainda, por esta razão você não receberá outro. Nos EUA como o produto já está à venda, quem compra com até 1 mês antes do lançamento do modelo novo ganha ou $100 ou a troca do aparelho. Mas você está confundindo as bolas, o iPad 3 é o melhor tablet à venda no Brasil.

      Enfim, você está pedindo à Apple que troque seu iPad 3 por um produto que não existe no Brasil, é sem sentido isso.

      Abraço.

  • Caraca…. o que mais dizer após esse breve resumo de tudo….

    Eu tenho um ipad 3, to feliz com ele, no momento do lançamento fiquei sim bem chateado, porém, analisando direitinho todos os prós e contras do Ipad 4, obtive algumas conclusões:

    1 – A maior diferença entre eles é sim a velocidsade do chip. de A5X para o A6X. Bom para quem usa o processador de forma a precisar de super velocidades, sim vale a pena, porém, para mim que uso no trabalho, ler, e jogar os jogos comuns da appstore, faz seu papel maravilhosamente bem, sem ter do que reclamar.

    2- Conector lighting – como ainda uso o Iphone 4, e gosto muito dele e o conector “padrão” antigo, posso usar o mesmo carregador para varios aparelhos, assim tendo um no trabalho e um em casa.

    3 – A tela retina do Ipad 3 é a mesma do Ipad 4, então na ha a necessidade.

    4 – A camera traseira é a mesma, o que muda é a camera facetime, que agora é em HD, como não uso muito, então tambem não valeria a pena.

    Resumindo.

    Se você precisar de muitooo mais velocidade e usa o facetime direto e acha que vai mudar muito. então o Ipad 4 é sim sua opção, caso contrario fique com seu Ipad 3 que é excelente produto.

    • Isso mesmo Michel, seu iPad 3 ainda tem muito o que render.
      Minha esposa usa meu iPad 1 e está feliz, eu tenho o iPad 2 e não sinto nenhum problema com ele.
      É impossível para pessoas normais acompanhar todos os lançamentos, este ano decidi atualizar o iPhone ao 4S e atualizar o MacBook Pro, ano que vem sim pegarei um iPad novo, cada coisa em seu tempo, não adianta se desesperar somente para ‘ter o último’.

      Sinceramente, senti muito egoísmo de vários visitantes do blog, egoísmo pois vieram com “mimimi” de “meu iPad está defasado, era melhor ter comprado o 2…”, melhor comprar o 2? Só porque ele continua sendo vendido?

      Para mim isso é “o que é que eu vou dizer para meus amiguinhos que vão me encher o saco dizendo que o Android deles é melhor e meu iPad está fora de linha”.

      Enfim, parabéns pela compra, o iPad 3 é e continuará por muito tempo sendo excelente!

  • Tenho o Ipad 3 e não vou trocar. Para quem ainda tem dúvida se o Ipad é bom e esta pensando em comprar, eu digo que comprei o meu e foi o primeiro produto da Apple e fiquei muito satisfeito tanto com hadware quanto com software. E quem sabe o Ipad 5 eu pense em trocar…

  • Eu tenho o ipad 2 e enquanto funcionar bem não penso trocar, é verdade que com o iOS6 o ipad tem alguns problemas que antes não tinha, mas vou esperar pelos melhoramentos que eles fazem no software…
    Trocar? Só quando este se estragar!
    :)

  • Esse post foi feito para mim! Estava mesmo precisando disso! Cansei do meu iPad1, quero o 4 agora!

    Abraços!

    • Hehehe… pois é, o iPad 4 será muito mais rápido, mas o iPad 1 ainda funciona para boa parte das coisas.
      Sei que há aplicativos que já não aceitam iOS 5, isso pode chegar a incomodar.

      Um abraço.

    • André, há provas no meu Facebook dessa façanha deles… Cut the Rope que era meu jogo favorito, agora só tem novas fases para o iOS 6… Trágico..

      Abraços!

  • Parabéns pelo post André.
    Eu só sei que quem tem um iPad 2 como eu, está assistindo tudo isso de camarote.
    E digo mais, o 3 e nem esse 4 (engana trouxa) me surpreenderam. Irei direto para o 5 com toda certeza.
    Acho que o iPad irá melhorar muito ainda em relação ao seu peso e espessura nas próximas gerações.

    Forte Abraço
    Pedro

  • André,

    Mais uma vez vc surpreendendo. Excelente post.
    Eu ainda estou muito satisfeito com eu iPad 2, pois ele me oferece tudo que eu preciso no momento.
    Acho que só irei trocá-lo quando a Apple lançar um iOS que ele não suporte mais, como foi o caso do meu iphone 3G.
    A única funcionalidade que eu ainda não entendi o motivo da Apple não ter disponibilizado pro iPad 2 foi o siri, que está disponível no iPad mini com o mesmo hardware. Mas até isso ainda é inútil para nos brasileiros, pois não está disponível em nossa língua nativa, o português.

    Parabéns polo seu projeto. Continue assim e continuará sendo um sucesso.

    Abs,
    Zed

    • Obrigado Zed, o iPad 2 realmente é muito bom ainda, eu também possuo ele.
      A Siri é uma questão complicada, agora o iPad mini que tem o mesmo hardware do iPad 2 rodará, antes a desculpa era processador.

      Enfim, para mim que é jogada de marketing, mantém este diferencial para vender os novos.
      Um abraço.