Dicas

Saiba como utilizar o iPad no ambiente de trabalho independente de sua profissão.

profissionais
Escrito por André Darugna

Foram meses de investigação, conversei com muitos profissionais das mais diversas áreas, redigi e montei esta série de posts para profissionais, os famosos posts de “Como utilizar melhor seu iPad profissionalmente? Dicas e Aplicativos”.

Neste post você encontrará além do link para cada uma das profissões, um fechamento desta série, com dicas úteis para que você possa se adaptar a utilizar o iPad no ambiente de trabalho.

Durante todo o mês de janeiro de 2013 os visitantes do blog contaram com uma novidade relativa ao assunto todos os dias, um post contando como utilizar o iPad para determinada profissão. Finalmente a série chegou ao fim, mas os resultados serão permanentes. Ninguém nunca (na história deste país) havia tomado seu tempo para ajudar os usuários a utilizarem melhor seus tablets no ambiente de trabalho.

Termino esta série com um gostinho de dever cumprido, sei que o alcance dela foi e será enorme, pois mesmo no mês de janeiro, um mês praticamente ‘morto’ para a internet, conseguimos bater recorde de audiência. Isso nos conforta muito pois nos demonstra que acertamos na qualidade e na medida.

Embora os posts pontuais para cada profissão tenham terminado, gostaria de pedir a participação de todos vocês que trabalham em outras áreas, que escrevam nos comentários seus pedidos. Daqui pra frente, falar sobre “iPad e uso profissional” se tornará um assunto recorrente.

Mais abaixo, você que está chegando agora, encontrará a lista de todas as profissões já publicadas, recomendo a leitura para que você também aprenda a utilizar melhor seu tablet no espaço de trabalho.

Aprenda a se dar bem nesse maravilhoso mundo novo

Quando se fala em utilizar um tablet no ambiente corporativo e na realização de tarefas profissionais devemos ter bem claro que não se pode perder produtividade nem mesmo utilizar recursos amadores ou falhos, é por isto que existem recomendações e aplicativos destinados para cada tipo de trabalho.

Também por esta razão que alguns aplicativos custam um pouco mais caro que outros, justamente pela fiabilidade e por terem sido melhores acabados.

Encontraremos na App Store, fonte de todos os aplicativos disponíveis para nossos iPads, muitas opções gratuitas e mantidas por publicidade, algumas opções inclusive possuem limitações. Por outro lado existem aplicativos pagos, funcionais e sem a distração da publicidade. Neste caso devemos pensar: “Este aplicativo me fará ganhar dinheiro?”

Caso você se responda positivamente isso significa que o investimento vale a pena, entendo claramente que comprando muitos aplicativos a conta no final do mês aperta, porém, se um aplicativo pode lhe fazer trabalhar melhor este investimento deverá ser feito sem pena. Veja-o como um investimento em sua carreira, em você como profissional. Este App poderá lhe fazer ganhar mais dinheiro!

Muitos usuários quando são recém chegados de outras plataformas como o Windows, OS X, ou até mesmo Android não conseguem se acostumar e sentem falta de alguns recursos como por exemplo: porta USB, se você quer se dar bem utilizando o iPad deverá entender a forma como ele foi concebido. O iPad não possui uma entrada USB simplesmente pois ele está totalmente preparado para trabalhar na nuvem, e é na nuvem que seus arquivos ficam armazenados ou compartilhados.

Também muitos sentem a falta de um teclado físico, o iPad foi pensado justamente para ser mais portátil que um notebook, ser mais leve e poder ser utilizado em diversas situações em que um notebook se tornaria desconfortável, mas se você não consegue superar a falta das teclas físicas existe uma forma muito fácil de superar essa questão: comprar um teclado com conectividade bluetooth, uma excelente opção é o Teclado Externo da Apple.

É normal que todo profissional tenha que passar por um período de adaptação ao trocar de sistema, porém, prometo que ao conhecer e valorizar seu iPad como ferramenta profissional você vai trabalhar mais feliz a cada dia.

O iPad é prático e possui aplicativos que foram desenvolvidos para lhe ajudar nas mais diferentes tarefas, está em você querer aprender, mas não seja fraco, seja persistente, não se arrependa nem se culpe pela compra, o iPad é um dispositivo mágico e perfeito para a maioria dos profissionais só que você precisa estar decidido a dominar seu novo tablet, sem força de vontade tudo será em vão.

Algumas vantagens que posso citar do iPad em relação a um computador ou notebook:

  • Mais leve
  • Ultra-portátil
  • 10 horas de autonomia da bateria
  • Prático para leitura
  • Agenda, e-mail, calendário, anotações, tudo de fábrica
  • Aplicativos pensados para necessidades específicas
  • Aplicativos muito mais econômicos do que em outros sistemas (Windows ou OS X)

Claro que ele não é perfeito e possui limitações, mas a proposta desta série de posts é ajudar você a entender que tudo é uma questão de costume e força de vontade para contornar cada uma das limitações. Grande parte dos profissionais serão imensamente beneficiados pela adoção do iPad em seus ambientes de trabalho ou estudo.

Se você ainda não aprendeu como trocar o computador pelo iPad leia:

Quem não tem cão caça como o gato

Depois de dois anos de experiência com os usuários que passam diariamente por meu blog me dei conta de que o grande desafio para os mais novos é de entender que quando trocamos de sistema temos que trocar também muitos conceitos antes estabelecidos.

Será normal não encontrarmos um programa ou aplicativo que estamos acostumados a utilizar simplesmente por ele não ter sido desenvolvido para esta plataforma. Nossa sorte é que o iOS conta com a maior quantidade de aplicativos para dispositivos móveis.

Nenhum outro sistema consegue superar o iOS em quantidade de Apps nem em qualidade, considerando que todos os aplicativos mais populares e úteis do mercado possuem versão para iOS e muitas das vezes são as primeiras a serem lançadas.

Quando não encontramos um programa, como por exemplo o Microsoft Word, temos que buscar uma alternativa à altura, como é o caso do Pages da Apple, que foi desenvolvido para funcionar perfeitamente em telas tácteis e possui grande compatibilidade com arquivos criados por seu par da Microsoft.

Profissões, encontre a sua!

Esta série pretende de uma vez por todas mostrar ao leitor que sim é possível utilizar o iPad em seu ambiente de trabalho, com um pouco de criatividade e os aplicativos corretos o usuário será amplamente beneficiado em sua vida profissional.

São ao todo 20 profissões, cada uma encarada de forma personalizada com indicações de uso e aplicativos, esta série é um verdadeiro oásis no deserto da falta de informação sobre o tablet da Apple. Aventure-se a desbravar cada detalhe e cada ferramenta que seu iPad possui para lhe ajudar a ser mais produtivo, melhorar sua organização pessoal e comunicacional, realizar seus afazeres e ser um melhor profissional.

Lista de profissões da série:

Para quem esta série foi escrita?

Esta série com 20 posts foi escrita a todos aqueles profissionais que possuem um iPad e gostariam de utilizá-lo melhor em seu ambiente de trabalho, com desejo de ser mais produtivo e aproveitar todas as possibilidades que o tablet lhe oferece, já seja em mobilidade, praticidade e diversidade de aplicativos.

O iPad é uma ferramenta incrível e se bem utilizada pode facilitar as tarefas diárias dos profissionais, a falta de conhecimento sobre aplicativos, e o uso em si do aparelho, faz com que muitos usuários se sintam frustrados e com um pensamento de haver feito uma má escolha ou até mesmo haver comprado um brinquedo caro.

Muito pelo contrário, saiba que o iPad foi desenhado para ajudar você a exercer melhor sua profissão, esta série engloba 20 profissões e isto demonstra como os profissionais podem realmente utilizar o tablet no trabalho. Para cada profissão foi feita uma sugestão de uso, não somente aplicativos, mas sim, de como o trabalhador pode utilizar o tablet em seu dia-a-dia profissional.

Acessórios essenciais para potencializar o tablet

Quem se preocupa em trabalhar melhor com o iPad deverá investir um pouco em alguns acessórios que se tornarão seus maiores aliados no dia-a-dia como usuário de tablet.

Teclado
O primeiro dele é um teclado externo, existem inúmeras opções no mercado, algumas melhores, mas outras com qualidade inferior, por isto recomendo a aquisição do teclado oficial da Apple, qualidade garantida a um preço não tão elevado [Comprar Teclado da Apple].

Adaptador VGA ou HDMI para projetores (datashow)
Outro excelente acessório e muito importante para a grande maioria dos profissionais e estudantes é o adaptador para conectar seus iPads em projetores, dessa forma você poderá espelhar a imagem de seu iPad 2 ou superior no telão.

[Comprar Adaptador VGA] | [Comprar Adaptador HDMI]

Também poderá utilizar o cabo juntamente do iPad 1, mas neste a projeção é um pouco mais limitada. O certo é que independente do modelo de seu iPad você poderá projetar uma apresentação feita no Keynote (estilo Powerpoint), suas aulas, projetos, apresentações e portfólio poderão fazer você brilhar!

Ambos cabos poderão também auxiliar na conexão de seu iPad com televisores compatíveis (exige somente uma entrada VGA ou HDMI, comum em telas LCD, LED ou Plasma).

Fones de Ouvido
Pode parecer estranho e realmente não é um acessório que muitos profissionais utilizarão mas quando falamos em uso profissional não podemos esquecer da privacidade, hoje em dia é tão comum utilizarmos a tecnologia para economizar dinheiro que programas como o Skype se tornaram indispensáveis.

Seria desagradável que você estivesse conversando com um cliente e todos na sala pudessem acompanhar em viva voz o diálogo.

[Comprar Fones de Ouvido da Apple]

Considerações Finais

Esta série foi escrita no intuito de ajudar os leitores a utilizarem melhor seus iPads no ambiente de trabalho e estudos, com estas dicas e aplicativos indicados espero a produtividade e também efetividade de vocês aumentem.

Contudo, não recomendo tomar estas recomendações como verdades absolutas, elas foram escritas tendo como base minha experiência pessoal e dos profissionais usuários de iPad que foram consultados. Nela você encontra aplicativos que pude revisar e também indicações de diversos profissionais que ajudaram a elaboração deste conteúdo.

Você poderá navegar em águas profundas e fazer novas descobertas, sempre quando você se aventurar. Não é possível aprender ou tirar proveito de uma ferramenta nova sem assumir os riscos, sem ter força de vontade e sobretudo humildade e delicadeza para pedir ajuda nos momentos difíceis.

Coloque-se metas, vá realizando a transição aos poucos, é possível sim abandonar o computador e adotar somente o iPad como ferramenta profissional, pelo menos para 90% das atividades que você utiliza em sua carreira.

Não tenha medo, se alguma coisa der errado entre em contato comigo, será um prazer lhe ajudar. Ofereço um serviço especial para estes casos, conheça mais sobre o Suporte do blog onde você fica em linha direta comigo, André Darugna, autor da série e fundador do iPadDicas.

Se você possui alguma idéia, sugestão de novos aplicativos ou simplesmente uma crítica (positiva ou negativa) sinta-se a vontade para nos escrever. Será um prazer estar em contato com cada um de vocês.

Sobre o autor

André Darugna

Blogueiro fundador do iPad Dicas e Viagens Dicas, formado em Comunicação e vencedor de 2 prêmios Top Blog.

23 comentários

  • André adorei a série. E baixei aplicativos não necessariamente próprios de minha profissão. O Houzz, por exemplo. É maravilhoso! Mas lendo hoje, fiquei com duvida sobre fone de ouvido. Precisa ser intra-auricular? É tão desagradável… Um daqueles grandes para iPod servem tb para o iPad?

    Obrigada.

    Um abraço.

  • Parabéns André, excelente série! Muito útil a todos. Enviei vários links da série aos meus amigos de diferentes profissões.

    Grande abraço.

  • Deixo novamente meu pedido para quem estuda musica, é musico, compositor, maestro etc.

    Ótimo trabalho, parabéns!!

  • Olá André,

    Sou gestor público e infelizmente não encontrei a atividade de gestão relacionada nas 20 profissões. Entendo também que representa um universo pequeno de profissões então alguém acabaria de fora.

    De qualquer forma, vou compartilhar as ferramentas que tenho utilizado. Acredito que serão úteis também para executivos, líderes de projeto e afins.

    Evernote: Para tomar notas, e principalmente compartilhar cadernos com a equipe. Uso também para minha vida pessoal, e acredito que isso influencie na minha tendência em fazer amplo uso do app. O que mais me agrada é a flexibilidade derivada de sua simplicidade. Não fica no meu caminho tentando me dizer como devo organizar minhas informações;

    Skitch, Instaviz: Diagramas, fluxogramas, mapas mentais e afins. O skitch é mais simples de usar e com resultado mais agradável. O Instaviz é mais poderoso, para quando o Skitch não resolve. Um colega aqui na minha equipe recomenda também o Mindjet. Gostei do resultado, mas ainda não usei;

    Notability: Gosto demais desse app! Para escrita a mão em reuniões e para anotar em PDFs (igualmente útil em preparação para reuniões e durante as mesmas);

    Dropbox: Sincronização de arquivos descomplicada. Boa integração com outros apps;

    xPlan: Controle de projetos. Caro, só compre se você souber o que está fazendo;

    Flipboard: Essencial para saber o que anda acontecendo.

    Esses são os principais que estou lembrando agora. De forma geral, estou bem satisfeito com o uso profissional do iPad.

  • Oi André, Parabéns pelos posts. Foram ótimos. Em relação a dúvida do Francisco(editor de Audio e locutor publicitário), acredito que existem sim várias ferramentas que possam ajudá-lo nessa tarefa. Acompanho outro blog sobre Ipads e música e lá tem muitas coisas interessantes. Se você quiser posso passar o nome do blog para que você, Francisco e outros usuários do ramo possam conhecer o poder do Ipad nesse setor.

    Vlw!!!

    • Olá Francisco, realmente para seu trabalho é difícil encontrar opções tão completas. Mas, acho que o GarageBand pode te ajudar, ele permite criar e editar de forma estupenda.

      Um abraço.

  • André, esta série foi excelente. Eu passei várias dicas para amigos de outras profissões, e eu mesma acabei instalando algumas apps que achei interessantes que estavam nestas outras listas.
    Uma série muito criativa e que com certeza ajudou muito a nós leitores.
    Parabéns!

  • André , seu trabalho é demais. Parabéns!!!! Indico seu blog pra inúmeras pessoas… Se tiver algum aplicativo que ajude uma psicóloga me avise ta… Rsrsrsrs . Obrigada