Dicas

O iPad invadiu as salas de aula, saiba como você professor ou aluno pode aproveitar melhor seu iDevice!

iPad em sala de aula
Escrito por André Darugna

Olá amigos do iPadDicas.com, hoje estou trazendo um texto interessante sobre as diversas possibilidades que um iPad traz para professores e alunos. Vamos falar sobre o grande diferencial dele e de como ele está conquistando espaço em grandes universidades e colégios do Brasil e do mundo!

Primeiramente os convido para uma leitura de outros artigos que já publicamos anteriormente sobre a utilização do iPad para o aprendizado, como por exemplo, nossa lista de 10 Apps para a Volta às Aulas, um post sobre um gerenciador da vida acadêmica, outro para ficar fera na matemática, enfim, temos muito conteúdo interessante que pode ser de muita utilidade tanto para professores como para alunos!

Leitura e portabilidade

Um dos recursos que mais prometem, mas ainda não é uma total realidade para nós brasileiros é o de leitor de livros digitais. O iBooks, sem uma quantidade substancial de livros em português limita muito a aplicação do iPad para a leitura, mas mesmo assim, é de suma utilidade para professores e alunos que desejam ler e compartilhar PDFs, de uma forma dinâmica e divertida. Veja o iBooks na AppStore

Projeção de aulas

Os professores atualmente precisam se apoiar em ferramentas tecnológicas para atrair a atenção dos mais jovens, que estão em constante contato com a tecnologia. Aulas convencionais são rotuladas de “chatas” e a gurizada está exigindo que os professores se atualizem. É pensando nisso que recomendo aos professores a aquisição de um aplicativo chamado Keynote, que é um similar ao Power Point, porém com muitos recursos gráficos diferenciados e um suporte incrível para a apresentação de aulas.

Keynote
Keynote (AppStore Link) Desenvolvedor: Apple Inc.
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Produtividade › Negócios
Preço: USD 9.99

Acessório:
O Keynote é muito interessante mas para poder projetá-lo em sala de aula o professor vai necessitar um Adaptador VGA, que é conectado na saída de 32pinos do iPad. Do outro lado há um conector para projetores ou monitores (VGA).

Este produto pode ser adquirido no Brasil por R$109 na AppleStore Online.

Organização para Alunos e Professores

Não é de hoje que sabemos que o ser humano muitas vezes pode ser atrapalhado, e em ambos lados, tanto os professores como os alunos podem sofrer deste mal, acontece que a vida acadêmica é muito agitada, são muitos trabalhos para entregar, provas para corrigir, salas de aula diferentes… Dê um basta nisso, com o Calendário nativo do iPad sua vida ficará muito mais fácil.

Você pode adicionar seus compromissos, marcar intervalos de repetição, eventos e mais. Com ele ser organizado só depende de você.

Leia este post e aprenda como sincronizar seus diversos calendários do Google Calendar com seu iPad, assim além de estar organizado você terá um backup na nuvem e acessível em multiplataformas.

Anotações durante as classes

O caderno ficou anti-fashion, anti-eco, anti-tudo! Basta de desmatar árvores, a tendência é que a tecnologia entre nas salas de aula. Em uma primeira etapa tivemos a invasão dos Netbooks, porém, agora é cada vez mais freqüente vermos os tablets sobre as mesas dos alunos.

Fazer anotações, exercícios, tarefas. Tudo ficou mais legal depois do iPad!
Um excelente aplicativo para trabalhos de aula é o processador de texto Pages, compatível com arquivos de Microsoft Word. Você pode comprá-lo por $9,99 na AppStore.

Pages
Pages (AppStore Link) Desenvolvedor: Apple Inc.
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Produtividade › Negócios
Preço: USD 9.99

Jogos Educativos

As possibilidades de entretenimento educacional com o iPad são quase intermináveis, professores e alunos se divertem juntos com os milhares de aplicativos desenvolvidos para este fim, os desenvolvedores estão enchendo a categoria Educacional da AppStore com aplicativos de qualidade.

Vale a pena dar uma conferida, abra a AppStore e busque pela categoria Educação.

Considerações Finais

Bom gente, essa foi uma pequena pincelada das possibilidades que professores e alunos podem aproveitar com seus iPads. As possibilidades são intermináveis, mas acredito que esse pode ser o pontapé inicial para incentivar professores a levar seus iPads para a sala de aula e começar a desbravar o que o mundo da tecnologia pode jogar à seu favor.

Os alunos, com foco e longe da distração que a web lhes oferece, podem aproveitar e muito a tecnologia em sala de aula. Existem muitos aplicativos para organização, realização de trabalhos e até mesmo aprender se divertindo.

Fica a dica para visitar a seção de Apps Educativos da AppStore e conhecer aplicativos ainda mais interessantes para essa finalidade.

Você utiliza seu iPad em sala de aula? É professor e usa o iPad à seu favor? Conte-nos sua experiência!

Sobre o autor

André Darugna

Blogueiro fundador do iPad Dicas e Viagens Dicas, formado em Comunicação e vencedor de 2 prêmios Top Blog.

107 comentários

  • Oi ipadianos, muito bom esse site… Como ajuda hehehe…
    Agora me fala uma coisa, sou “bios” ainda em iPad…. Se eu ligar o iPad no projetor na sala de aula com o adaptador VGA o som vai sair tb ou tenho que ter outro adaptador pra isso (que liga no fone)???
    Me ajuda e me perdoa a ignorância…. Abraço.

  • Realmente é muito útil o Opad em sala de aula…ate digitar e mais rapido que escrever….um dia desses levei ele pra escola e anotei a aula de portugues…mandei pro e-mail de todos na sala…ajudamem todas as materias muito bom mesmo :). (seu blog tem sido muito util para mim leio todas as materias feliz natal!!!)

    • Ola! Obrigada pelo blog … Sou professora e desde o momento que comprei o iPad 2 que o uso nas aulas .. para apresentações, ver filmes e vídeos… E como caderno, tiro apontamentos nas aulas em casa Comprei uma caneta bamboo parece me boa e ando a experimentar vários programas como penultimate, note pus e note shelf… Em portugal ainda não há mt livros da minha área de formação em pdf mas vou utilizando criando em Pdfs

      Uso, os em visitas de estudo com a Informação à måo e para tirar apontamentos
      Gostava de ter um programa que ajudasse n recolha de informacäo para as gerir notas e classificaçöes apontamentos de aulas.

      Como prenda comprei teclado da Apple

      Em Portugal houve uma campanha de Publicidade sobre um cânal de cabo que dizia o seguinte ” podemos viver sem… Claro que podemos ..mas nåo era a mesma coisa!

      Claro que posso viver sem o iPad mas não era a mesma coisa! Ele anda comigo para todo o lado ! Para ver filmes ou ler

    • Que legal seu depoimento, agradeço muito a mensagem positiva e adorei a citação da publicidade (eu como publicitário adoro estas coisas).
      Bom, acredito que há muito o que melhorar ainda no uso do iPad para professores mas o principal está funcionando, possibilidade de estudar para apresentar as classes e também preparar apresentações no Keynote (você possui o adaptador para o projetor?).

      Enfim, estamos carentes em livros em português, mas acredito que existam boas saídas como http://www.livrariasaraiva.com.br/livros-digitais/ e tantos outros que vendem livros digitais.

      Um abraço, até mais.

  • Olá, eu uso o ipad na sala de aula e um aplicativo muito útil é o smart note, eu o uitlizo desde o segundo semestre deste ano e mesmo a versão gratis não tem grandes restrições e se vc exportar um caderno em branco e importa-lo de novo vc consegue ter mais cadernos do que o permitido sem ter q comprar a outra versao!
    Utilizar o ipad é muito prático, o unico empecilho é que poucos materiais didáticos estão adaptados para esta nova tecnologia!

  • obrigada!Mas.. com esse aplicativo eu ja consigo baixar direto do site da faculdade direto pro ipad ou vou ter q passar do note pro ipad via itunes.. ??desde ja, mt obrigada!Seu site está me ajudando mt.. bj

  • com o Keynote, quando eu baixar os slides no site da faculdade.. eu consigo ver com esse programa?? pq comprei o ipad só pra ver se n preciso de tanta xerox.. mas n consigo baixar os slides pro ipad!:(

  • Parabéns pelas dicas! Realmente a cada minuto me apaixono mais pelo iPad! Sou professora também e pretendo utilizar meu novo ‘brinquedinho’ como ferramenta de trabalho… rs estou pesquisando uma stylus….André, você não teria um modelinho legal pra indicar? abraços e mais uma vez parabéns!!!

    • Olá Ana, é difícil indicar algo que não testamos.
      Por isso mandamos confeccionar na China uma caneta nossa, com nossa marca e que estará disponível para venda nos próximos meses.

      Abraço.

  • Outra duvida, o que devo baixar p/ poder acessar páginas que nao abrem,sem um determinado programa..alguns chats, um jogo chamado sketch..o que vc poderia me indicar?

  • Mto bacana,encontrar pessoas como vc,p/ tirar duvidas e ate msm nos atualizar…

    Tenho uma duvida,uso o iPed 1 p/ gravar as aula,no entanto nao consigo passar p. Email…pode me ajudar?grande beijo!

  • Olá.Como o assunto são os apps na sala de aula, o app PAPER DESK substitui mesmo o caderno na faculdade?Ou é só para anotaçoes?
    E qual é o melhor:I STUDIEZ ou INCLASS?

    Obrigado!
    Blog maravilhosoo!

    • Olá Talles,

      Você pode substituir sue caderno pelo iPad numa boa, tem muita gente que faz isso e é feliz.. Ao mesmo tempo não posso afirmar com certeza como seria a sua experiência pessoal.

      O mesmo eu diria sore os aplicativos, é mais questão de gosto e adaptação de cada um. Os dois dão conta do recado.

      Abraço!

  • Boa Noite, André, parabéns pelas dicas.
    André, quero lhe perguntar como faço para acrescentar itens e ou pastas na caixa de email do ipad 2, pois gostaria de colocar uma pasta como amigos, e no meu ipad vem somente as pastas: entrada; enviadas; lixo. Aguardo seu retorno.

  • Olá André! Excelentes os seus posts. Andei procurando mas até agora não encontrei, e se você souber de algum app que controle frequência e notas dos alunos ficarei muito agradecido.
    Abraços

  • Sou coordenadora numa escola e queremos implantar o iPad (uso obrigatório) para nossos alunos no ano que vem. Vocês tem algumas dicas ou sabem de alguma escola que utiliza e tem dado certo?
    Desde já obrigada!

  • Vou levar o meu iPad 2 hoje pela primeira vez para a escola. Depois de instalar tudo, mobile.me, seguro, etc. Tenho certeza que vai se o xodó deles kkkkkk mas vou levar para a educação mesmo, to com medo dos professores pensarem que eu estou brincando e me proibirem de usar ele ao invés do caderno. Vamos ver no que da…

  • André, fist of all …. seu blog eh Awesome !!! eu começei a utiliza-lo hoje e é um dos mais uteis sobre IPad que eu conheci.

    Bom, estou escrevendo pois eu passei a utilizar somente o IPad na faculdade, aboli totalmente, textos impressos bem como caderno.

    Utilizo o iWork, sim eu comprei, o Pages / Number e o Keynote e confesso que sao completos no que se propoe a fazer.

    Pra textos em PDF eu uso o PDF Reader Pro , tb pago.

    Todos os aplicativos, se nao me engano custaram 9.99 cada um ,da ai uns 40 dolares, mas confesso que valeu a pena.

    Claro que as vezes preciso entregar algo escrito em papel e fico com uma sai justa, pois nao levo caderno.

    Se alguem quiser, ou voce mesmo, saber mais detalhes posso sem nenhum problema me colocar a disposicao para duvidas.

    Eu utilizo o Ipad 1 , pois quando comprei o dois nao havia sido lançado ainda.

    Abracos

    • Legal Ricardo, obrigado por colocar-se à disposição.
      Há muitos usuários necessitando ajuda em nosso fórum, normalmente os que tem dúvidas específicas são derivados pra lá.
      Se puder, crie seu perfil e faça parte da nossa equipe de colaboradores voluntários.

      Abraço.

  • A diretora da minha escola nao deixou usar o ipad durantes a aula. ela falou que tinha uma lei que nao permitia usar eletronicos em sala de aula, essa lei existe mesmo ou ela inventou? até tentei convence-la que seria mais facil o transporte, seria mais ecologico pois nao ia mais utilizar os cadernos. :(

    • Olá Renan, acho que essa diretora está totalmente por fora, perdão dizer assim, mas é uma completa ignorante.
      Enquanto ela proíbe o uso de eletrônicos o mundo inteiro esta entrando no projeto One Laptor per Child…
      Bom, troca de colégio hahahaha…

    • Renan,

      Nessa escola (como em muitas outras) há uma proibição explícita ou velada porque o uso de eletrônicos em geral (celulares, smartphones, iPods, rádios) na sala de aula é uma forma de o aluno se manter distraído e atrapalhar os demais colegas. Já imaginou se todo aluno atende uma ligação de celular a qualquer momento durante as aulas porque amigos ou vizinhos querem falar do jogo de futebol ou da novela de ontem? O o aluno usando esses apetrechos para arranjar motivos para ouvir música, navegar na internet, etc.. não prestando atenção na aula? Não tem sentido uma escola dar essa chance. Ou seja, para uma presumível falta de responsabilidade de poucos ou muitos, a proibição é natural.

      No caso de um tablet o que acontece? È a boa novidade. Apesar de se poder estar conectado com o tablet a emails ou internet ou a sites de músicas, o iPad pode muito bem substituir os cadernos e levar com você os livros didáticos tão pesados. O iPad pode ser uma ferramenta muito interessante de ensino, ajudando o aluno a focar no estudo.

      Mas aí a escola precisaria criar normas de uso e inclusive investir nele. Se você chegar com um iPad, o que acontece? È mais fácil duvidarem que você vai usá-lo para o “bem”, é mais fácil acharem que você vai se distrair com ele, logo, o que sugiro a você? Uma conversa muito franca com a supervisão ou a direção sobre a sua real intenção, inclusive se dispondo a ser monitorado pelos professores sobre o que você está fazendo com ele. Isso poderá fazer com que as regras mudem (ou apareçam permitindo o uso do tablet, se não existem), pois você estará mostrando a eles que é responsável e bem intencionado. Boa sorte.

  • Oi, pessoal do Ipad. achei muito legal esse post, principalmente porque sou iniciante e queria realmente algumas dicas de como usá-lo na faculdade. instalei o paper desk e agora tenho uma duvida. Gentem… to com uma duvida… eu tinha um ipad e instalei o paper desk e comecei a gravar as aulas da minha facudade nele. logico que quando chegava em casa salvava no computador. e quando abriam as aulas estavam os aqrquivos la. sendo que troquei o ipad e reinstalei o paper. e salvei de volta os arquivos pra ele. sendo que quando abro a pasta da aula e vou nos arquivos de audio, eles nao aparecem mais. sera que tem alguma maneira de colocar eles na pasta de origem? fui no itunes mas ele nao deixa a abrir a pasta da aula. so me permite colocar fora da pasta, um tipo de diretorio central. se alguem puder me ajudar agadeço.

    • Olá Alexandre, infelizmente não saberei lhe ajudar nesse problema. Tente no fórum (mas hoje excepcionalmente estamos realizando tarefas de manutenção e ele está fora do ar). Tente na segunda-feira.

      Abraço!

  • Olá André,
    Sou Prof. De fisiologia e tem vários apps animados q gostaria de mostrar a meus alunos mas esses apps não sao transmitidos para a tela pelo iPad 1.
    vc sabe de algum app que faz o iPad 1 transmitir tudo para a tela?

    Abraço

  • Andre, um post desses é de extrema ultilidade! Gostaria de ver mais topicos como este aqui no blog, pois é muito eficiente para os leitores.
    Um app bom é o Evernote. O que vcs acham sobre?
    Obrigado

  • Viva! Muito boa dica, como sempre! Fiz a minha licenciatura quase toda usando tablet nas aulas. Com iPad há pouco tempo, passei a tirar os apontamentos do mestrado com o notes. Sou totalmente a favor da poupança de árvores e faço tudo no computador. Gostaria de ver estes recursos a serem mais usados também neste meio!

    • Olá Sofi… olha eu também prefiro ver o iPad como sendo “verde”, poupando árvores e tudo mais… mas dá uma dorzinha no coração pensar na verdade… químicos pesados, poluição na fabricação, sem falar dos pobres chineses escravizados, mas… melhor esquecer e aproveitar o iPad!

    • De facto… Melhor seria nenhum desses cenários, não é? Como gosto de gadgets, prefiro pensar que pelo menos procuro tirar o maior proveito deles e ajudar a preservar o ambiente de mais essa forma… Apesar de os consumir!…

  • André, parabéns (mais uma vez) pelo excelente post. Sou pedagogo e professor e utilizo muiiito o device para preparar aulas, assistir videos na aula e apresentar conteúdos diversos. Isso torna a aula mais prática e agradável para essa geração “wifi”. Forte abraço.

  • Olá Andre, sou prof. Universitário e uma vez ou outra utilizo o Spacetimes para cálculo e geração de gráficos. O preço eh meio Salgado mas vale a pena.
    Abraços
    Josemar

    • Olá Hebert, ele funciona sim, mas não da mesma forma que funciona no iPad 2.
      No iPad 2 ele funciona como espelhamento, exatamente tudo aparece lá no telão.
      No iPad 1 só aparecem alguns aplicativos, como o Keynote.

      Um abraço

  • Olá André.
    Gostei muito do artigo.
    Comprei o iPad 2 faz alguns dias apenas. Ainda estou no começo mas posso tranquilamente dizer que, noventa e nove por cento do que aprendi ou uso nele vem do ipaddicas.com. Cara, nem sei como cheguei aqui, rs. Acho que foi através do Twitter, mas gostaria apenas de mostrar o quanto atitudes como a sua, de perder horas e horas diárias, dedicar seu tempo e dinheiro com a intenção de ajudar outras pessoas em situações como a minha, me deixa muito agradecido. Já fiz minha doação ao site e com certeza farei outras pois este site já se tornou imprescindível para mim e sei que também para muitos outros.
    Boa sorte, continuem assim e mais uma vez, meu muito obrigado! Abraço.

  • Muito bom o post! Já vou instalar esses app´s para ajudar minha filha de 7anos no seu aprendizado! Mandou bem outra vez! Abraço e obrigado.

  • Uso meu iPad desde o começo desse ano pra copiar as aulas da faculdade e também as aulas do curso para concurso. É sensacional. E depois da atualização que fizeram no Pages, Keynote – e acho que o Numbers tbm, não sei pois não utilizo – ficou muito mais rápido aumentar, diminuir a fonte, entre outros. Parabéns pelo blog! =D

  • Andre. Eu uso meu IPad na faculdade, uso muito o numbers, o pages, a agenda do gmail que aprendi a sincronizar com o calendário do iPad graças o você e muitas outras funções tambem. Abraço.

  • Oi André.
    Parabéns pelo post, com certeza irei compartilhar no meu blog.
    Sou fanática por NTIC’s e como já nos falamos por email, ainda tenho a esperança que a tecnologia cresça cada vez mais nas escola. Apenas precisamos acreditar que os professores irão se adequar a essas mudanças pq infelizmente eles ainda sao bem “medrosos” a isso.
    Vale lembrar que o iPad é uma excelente ferramenta para a educação!

  • Muito bom o post, mas ainda não tenho coragem de levar meu iPad para a aula, o unico dia em que levei se formou uma “rodinha” em volta de mim, fora ainda quem ficou falando que eu tinha levado “só pra me exibir”, vou continuar usando o notebook.

    • Hehehe… pois é eu quando levei no primeiro dia todos olharam, pediram para ver, era novidade não tinha chego no Brasil ainda e tinha acabado de ser lançado nos EUA.
      Mas depois o pessoal se acostumou, mas ninguém tem mesmo, são poucos ainda os que levam os iPads para a faculdade aqui.
      Abraço!

  • Eu com rei pra usar no trabalho e na faculdade, já instalei o pages e o paperdesk, estou ansiosa para as aulas retomarem e já dei adeus ao caderno…

    Uma coisa que n sei ainda e se posso ler os livros comprados na Saraiva com o iBooks, ou só com o aplicativo da Saraiva, para alunos de direito há muitas opções de livros e códigos digitais na Saraiva…

    Valeu o post!

  • Muito bom o post! Parabéns não só por esta, mas por todas as outras dicas!

    Hoje uso o iPad na faculdade e praticamente não uso mais papel. Uso o app de Notas nativo como caderno, o Calendário para agendar as entregas, o iFiles combinado ao Dropbox para organizar arquivos importantes e o iBooks para ler as apostilas em PDF.

    Ainda estou preso ao papel somente para fazer esquemas, mapas mentais e alguns cálculos, falta somente comprar uma stylus e baixar um app de escrita livre.
    Como curso Administração,planilhas e slides são muito usados, mas não me acostumei ainda com o Numbers e o Keynote, por isso ainda uso o Office no PC para essas tarefas.

    Mas no geral o iPad facilitou muito a minha vida acadêmica.

    Obrigado!

  • Esse ipad eh mesmo fantastico. Um colegio aqui de fortaleza, um dos maiores, 7 de setembro, divulga ampla campanha publicitaria sobre os laboratorios que agora sao equipados com ipad. Nunca vi algo ser tao surpreendente e encantador como esse nosso brinquedo! Ele ta nas maos da nova ministra civil, do papa….enfim…ta nas minhas maos tb! Hehehehe

  • Parabéns pela poetagem amigo, venho acompanhando seu blog a muito tempo e visto coisa realmente interessantes.

    A nível universitário, queria citar aí pra ti e pra todo mundo os dois vade mecums de direito presentes na Apple store americana, dois aplicativos completissimos, que superam e muito os enormes vade mecums de papel, inclusive fazendo buscas de termos em praticamente todo o ordenamneot jurídico. Ambos custam 9,99

    O num era, equivalente da Apple ao excel, aplicativo excelente pra qualquer curso aí que faça uso. 9,99, tb em português e com tutorial completo.

    E as calculadoras, há muitas, e quase todas com ótimas funções, tanto como cientificas comuns como calculadoras voltadas pra programação. Só dar uma boa fuçada que acha tudo na Apple store.

    Mas e isso, sorte aí para continuar com seu ótimo trabalho.
    Abs a todos

  • André, e xcelente post, pena que já estou fora das salas de aulas, pelo menos como professora.
    Como disse o colega Guilherme, visita diária obrigatória, ainda mais para mim, que sou uma analfabeta digital.

    • Oi André, parei de lecionar sim, estou “curtindo” minha recente aposentadoria.
      Pelo que já li no seu blog, você leva todo jeito para lecionar, é bem didático. Uma dica, faça a moçada pensar, a maioria tem preguiça.
      Sucesso no setor acadêmico, porque no tecnológico você já tem.

  • Com certeza um dos motivos deu ter o iPad foi para usá-lo na Faculdade (já o faço desde o começo do ano)
    Tá bom! também tem mais 214 motivos, incluindo os jogos ..rs

    Uso os seguintes programas:
    *Pages
    *Audio Memos SE http://bit.ly/mg6rYJ – para gravar aulas
    *iStudiez Pro
    *iBooks para PDFs
    *Fitness Free HD http://bit.ly/jbdddK – bom auxílio inclusive para lembrar exercícios.

    Além de várias consultas na internet e vídeos do youtube, muito necessários tratando-se de aulas de Ed. Física.
    Em fim, uso a todo instante, inclusive um dos professores já até aderiu a idéia dos tablets depois de me ver usando o iPad em suas aulas..rs

    E como não devia de ser excelente matéria André!

  • Eu ainda não tenho o pages, mas adoro os programinhas que possibilitam a escrita com a stylus. Ajudam muito na facul, dá para desenhar, anotar, eu acho perfeito. Devo ter uma meia dúzia, o Penultimate, o Pen & Paper, Paper Desk, e ainda não encontrei um q me faça largar todos.
    Pra galera das exatas (como eu) fica a dica do Quick Graph, é só jogar a equação que ele dá o gráfico perfeitinho.
    Parabéns pelo blog, André…é visita diaria obrigatória!!!

  • Olá a todos. Vou aproveitar as dicas pois sou professor de física. E quero aproveitar para indicar para aqueles que gostam de física (raro) o app Xperica HD, ele oferece grátis alguns experimentos virtuais e dá a opção de comprar outros experimentos. É interessante para curiosos, professores e alunos. Vale a pena conferir!

  • O interesse da criança/adolescente por novas tecnologias é ignorado pelas metodologias de ensino tradicionais. O iPad tem diveros aplicativos ótimos dedicados a educação.

    Ótimas dicas como sempre André.

  • Nossa, que post hein !? Show de bola. Já vi algumas escolas que adotaram o iPad ( se não me engano, todas são particulares ). É uma pena que o valor seja tão alto aqui no Brasil, porque seria legal ter tablets ajudando no aprendizado em todas as escolas. Mas é claro que teria que ter um certo “bloqueio”, para ninguém ficar navegando na internet, jogando Angry Birds, Cut the Rope…..hehe

  • André Darugna sempre nos dando o melhor e como nos entender com o Ipad, sempre vou te elogiar pelo trabalho que você faz. Parabéns!

    ;D

    E falando nisso, na sua opinião, qual o melhor programa para abrir e editar arquivos .docx e .pptx?