Dicas

Novos truques para aumentar a durabilidade da bateria do iPad e do iPhone!

calibrar-bateria
Escrito por André Darugna

Quem nunca ficou sem bateria num momento onde o iPad ou o iPhone eram de suma importância? No dia de hoje lhes ensinarei alguns truques para poder potencializar a bateria de seu dispositivo iOS, aumentando a autonomia (maior duração) e permitindo deixar o carregador em casa, sem medo de ficar na mão.

Estes truques serão válidos para todos os dispositivos iOS, seja um iPad, iPod touch ou iPhone de qualquer modelo.

Outras dicas para cuidar de sua bateria:

Foi-se o tempo da bateria eterna

Com a chegada dos smartphones e tablets encontramos uma nova realidade, a bateria destes aparelhos não dura mais uma semana como durava um Nokia 1100 ou qualquer outro destes celulares menos modernos.

Agora, os dispositivos que estão conectados à internet o tempo todo, nos dando a possibilidade de estar conectados com o trabalho e com amigos, exigem o carregamento de ao menos uma, ou até duas vezes ao dia.

Como a bateria do iPad dura no máximo 10 horas de uso em condições ótimas, devemos otimizar a forma de usar os dispositivos para poder aproveitar da melhor forma possível sim a preocupação de ficarmos sem bateria nos momentos mais importantes.

Definitivamente, estamos todos precisando de dicas e conselhos que sejam úteis para aprender como aumentar a bateria do iPad ou do iPhone de forma nativa, sem a necessidade de fazer Jailbreak.

Dicas para aumentar a duração da bateria do iPad:

1) Ajuste manual do brilho
A tela do iPad ou do iPhone, principalmente os modelos com tecnologia Retina, é um dos principais vilões no gasto da carga da bateria dos aparelhos, sempre que falamos sobre otimizar a bateria não podemos deixar de recomendar que seja reduzido o brilho da tela.

Para baixar o brilho da tela devemos ir aos Ajustes, Brilho e Imagem de Fundo, Desligue o Brilho Automático e configure o brilho para a máxima quantidade necessária (ou seja, o mínimo possível no momento do uso).

O fato de desativar o brilho automático já irá economizar bastante bateria pois o sensor não estará calculando o tempo todo a quantidade de brilho necessária.

2) Desative o Bluetooth
Nos dias atuais existem muitos dispositivos que funcionam via Bluetooth com nossos aparelhos, sejam caixas de som, fones de ouvido e mais. Todos eles necessitam do Bluetooth para funcionar, mas nenhum exige que ele esteja ligado o tempo todo.

Quando ativamos o Bluetooth, ele fica ativo desnecessariamente até que um dispositivo se conecte com ele, portanto, para consumir menos bateria, recomendamos que o Bluetooth somente esteja ativo quando necessário, não o tempo todo, procurando dispositivos e pronto para conectar-se.
Para ativar e desativar o Bluetooth devemos irmos aos Ajustes, Bluetooth e mover a chave para a posição desejada.

3) Desativar as notificações Push
Este talvez seja o truque mais famoso no que se refere à otimização da bateria do iPad e do iPhone, na verdade, desativar as notificações pode fazer com que você perca funções importantes do sistema, mas uma coisa é certa: economiza muita bateria!

As notificações Push ficam ativas e procurando novidades o tempo todo, com atualizações ao vivo de tudo, e-mail, Twitter, Facebook, e todos os aplicativos os quais você autoriza para lhe enviar notificações.

Deixar essas notificações ativas fazem com que a bateria se esgote mais rapidamente, devido aos requisitos energéticos necessários para estar conectado o tempo todo em busca de dados.

Para desativar devemos abrir os Ajustes, Notificações e configurar individualmente os aplicativos que desejamos receber atualizações ou não.

4) Configure o modo Não Perturbe
Seguindo a recomendação do ponto anterior, se você não quer desativar as notificações Push de seu iPad ou iPhone, mas quer reduzir o consumo da bateria em um momento determinado, recomendamos ativar o modo Não Perturbe.

Dessa forma, nem a tela, nem os alto falantes serão ativados quando chegar alguma notificação, economizando a bateria usada para gerar o aviso. Mas, mesmo no modo Não Perturbe podemos configurar para que as ligações telefônicas (no caso do iPhone) funcionem normalmente.

Para isso devemos abrir os Ajustes, ir em Notificações e então tocar em Não Perturbe, lá, devemos configurar a hora de funcionamento (se desejarmos) ou deixá-lo ativo o tempo todo (no menu Não Perturbe no lado esquerdo).

Em Permitir ligações de, podemos escolher de quem receberemos as chamadas, no caso de querer aceitar todas as ligações marque Todos.

5) Mantenha o iOS atualizado
A Apple sempre bate na mesma tecla e os engenheiros do sistema explicam que constantemente estão trabalhando em novas formas de otimizar o consumo da bateria do iOS, por isso é tão importante que os usuários mantenham o sistema sempre atualizado.

Para atualizar o sistema de seu iPad ou iPhone, pode abrir os Ajustes, depois ir em Geral e então Atualização de Software. Também poderá fazer o procedimento utilizando o iTunes, com o cabo dock / lightning.

6) Desative os aplicativos Multitarefas
Esse assunto já foi muito discutido, uns dizem que funciona outros dizem que é uma lenda. De todas formas eu acredito que não está nada mal tentar, não é mesmo?

O fato é que cada aplicativo em plano de fundo pode ficar ativo por até 10 minutos, são 10 minutos consumindo recursos desnecessariamente. Você pode finalizar um App manualmente de forma bem simples, toque duas vezes no botão HOME de seu iPad ou iPhone, abrirá a barra de multitarefas, toque e segure sobre o ícone do aplicativo a ser fechado, logo tudo começará a tremer e os ícones ficarão com um símbolo de fechar (-), toque ali para finalizar o App.

7) Desativar os serviços de localização
Existem aplicativos que utilizam muitos recursos de nossos aparelhos em razão da geolocalização, como os Mapas da Apple ou o Google Maps, estes Apps conseguem consumir toda a bateria disponível em instantes graças ao uso do GPS.

Se você realmente deseja otimizar a bateria de seu iPad ou iPhone, deverá desativar a localização em aplicativos. Para isso vá aos Ajustes, Privacidade, Serviços de Localização e então desative a localização em aplicativos que você não pretende utilizar.

8) Ative o modo avião
Existem muitos momentos em que não precisamos de conexão alguma em nossos iPads, como por exemplo ao ver um Filme, somente escutar músicas ou até mesmo ler um livro do iBooks. Para que deixar a internet do iPad funcionando e consumindo bateria sem necessidade?

Ative o modo avião, um sistema especial para vôos mas que pode ser usado no dia-a-dia para otimizar ainda mais a duração da bateria de nossos dispositivos, o modo avião desativa por completo as seguintes conexões: Wi-Fi (opcional), Rede Móvel (3G), GPS, Bluetooth e LTE (4G).

Para ativá-lo basta entrar nos Ajustes e ativar o Modo Avião.

9) Desative o envio de informação sobre Diagnóstico e Uso
Uma das dicas mais novas em relação ao aproveitamento da bateria é desativar o envio de informações sobre o uso do aparelho, o iPad pode enviar estas informações aos desenvolvedores para que eles possam melhorar seus aplicativos, como também enviar informações à Apple sobre o uso do hardware.

As informações enviadas são totalmente anônimas e servem para ajudar a empresa a melhorar as falhas do sistema e incluir algumas melhoras nas próximas atualizações. Infelizmente estes registros são enviados periodicamente e de forma automática, consumindo assim bateria sem necessidade, pois os envios são feitos via internet.

Podemos desativar estes envios, devemos entrar nos Ajustes, ir em Geral, Sobre e então Diagnóstico de Uso, marcar a opção Não Enviar.

Considerações Finais

Constantemente as pessoas buscam otimizar a bateria de seus aparelhos, a realidade nos mostra que estes dispositivos modernos realmente utilizam muito a bateria, sobretudo quando fazemos uso da internet 3G/4G, ou até mesmo Wi-Fi.

É a internet a grande vilã da bateria dos smartphones e tablets? Sim, mas você não precisa ficar desconectado para otimizar a bateria de seu aparelho, seguindo as recomendações acima prometemos uma boa melhora no rendimento da bateria, cada passo conta e como diz o ditado “de grão em grão a galinha enche o papo”.

Não deixe de seguir cada uma das recomendações, no final elas somam, e certamente sua bateria irá chegar mais longe no final do dia.

Debate:

  • Quais são suas técnicas para otimizar a bateria do iPad?
  • Você já precisou do aparelho num momento importante e ele ficou sem bateria?

Por agora é só, bom inicio de semana e até já.

Inspirado em: AppleWeblog

Sobre o autor

André Darugna

Blogueiro fundador do iPad Dicas e Viagens Dicas, formado em Comunicação e vencedor de 2 prêmios Top Blog.

15 comentários

  • André,quando estava jogando com meu iPad 2 ele desligou sozinho e reiniciou como novo. Me ajuda,André ,estou muito preocupado .

  • Gostaria de saber sobre esses battery boosters. São boms, prejudicam o funcionamento do aparelho, reduzem o tempo de vida útil da bateria?

  • Algumas já sabia, outras bem novas, mas vale tbm para nos lembrar porque acaba caindo no esquecimento. Valeu Andre muito bom.

  • Ola André me ajudou bastante pode até não ser uma dica nova, mas como eu pode ter pessoas que não sabiam pois estão migrando agora para esse universo…. Abraços

  • Ola Andre, aquele contador da duração da bateria realmente funciona? Porque o do meu Ipad 3 ja chegou a marcar 13 horas, apos eu ter descarregado totalmente a bateria, carregado totalmente e depois eu vi esse tempo quando estava com 3%. Se funciona eu estou muito contente com o meu Ipad, pois a media dele é de 11 a 12 horas de duração.

  • Sei que nao tem nada a ver com o assunto do post, mas nao achei um lugar onde possa entrar em contato.

    Comprei uma Smart Case faz um mês mais ou menos, e com o uso ela acabou ficando marcada nas partes onde são dobraveis, acabou ficando meio “laceado”… É normal isso ou devo trocar ela?

    Obrigado

  • Obrigada pelas dicas. Já à muito tempo que me perguntava se era a única com o problema da bateria( do ipod Touch) porque tenho de a carregar 1 a 2 vezes ao dia, e agora percebi que nao.
    Já segui todos os conselhos e espero ver os resultados em breve xD

  • Excelentes dicas. Como sempre.
    Acho que podemos até acrescentar que ao invés de colocar os aplicativos em stand by, podemos encerrá-los definitivamente.

  • Ótimas dicas André!! Notei que a bateria do meu Ipad3 está durando menos depois que atualizei para o IOS 6. Vou aplicar as dicas e ver no que dá. Valeu!!

    • bom, o iPhone 5 e o ipod Nano 7g eu não sei, mas o iPad usa um carregador de 12 W se eu não me engano. Vou dar um exemplo com o que eu tenho…
      Eu tenho um iPad 2, um iphone 4 e um ipod touch 3rd. O carregador do iphone é de 5W, e o do ipad é de 10 W. Usando o do iPhone no iPad leva uma eternidade pra carregar. Usando o do iPad no iphone, ele carrega mais rapido.
      Eu uso só um carregador.
      Verifique no seu carregador os Watts (W) e utilize o maior.