Dicas

Aprenda como lidar com falta de memória de armazenamento no iPad ou no iPhone.

faxina-no-ipad
Escrito por André Darugna

Olá amigos, é muito comum que os usuários optem pelo iPad com somente 16GB, ele é sem sombra de dúvidas o modelo mais vendido entre todos os outros. Acontece que ele é mais econômico, sendo assim, muitas pessoas conseguem realizar seu sonho de comprar um iPad com este modelo.

Eu mesmo me enquadro neste grupo, pois acredito que o espaço pode ser muito bem gerenciado, em minha opinião, com todo respeito aos que pensam diferente, comprar um iPad com mais espaço de memória chega a ser um desperdício de dinheiro.

Mas, cedo ou tarde você perceberá seu iPad lento, receberá avisos de falta de espaço e precisará lidar com a situação. Com o lançamento do iPad com tela Retina o problema se agravou, é certo que os aplicativos agora pesam mais em razão da resolução e com isso conseguimos ter menos Apps instalados.

Então, no dia de hoje passarei algumas dicas para que você possa lidar melhor com o espaço da memória de seu iPad ou iPhone. Já falei anteriormente sobre como administrar o espaço da memória do iPad, recomendo também a leitura do artigo para complementar o conteúdo.

Ative o iTunes Match

Acredito que esta seja a melhor forma de uma pessoa ter músicas em seu dispositivo iPad ou iPhone, o iTunes Match é um serviço muito interessante que a Apple lançou juntamente do iOS 5. Com ele você inclusive irá legalizar aquelas músicas baixadas da internet ou ripadas de seus CDs.

O iTunes Match funciona em seu computador, no iTunes, você deve assiná-lo por uma taxa irrisória de U$24,99 por ano, são menos de 5 reais por mês para ter suas músicas disponíveis na nuvem, com capas corretas, nomes e artistas corrigidos praticamente como se estas canções tivessem sido adquiridas na iTunes Store.

iTunes Match economia de espaço.

Este serviço rastreia as músicas de sua biblioteca do iTunes, todas as correlativas com as canções vendidas na loja são automaticamente substituídas por versões em alta qualidade e com todos os detalhes oficiais da loja de músicas da Apple, caso alguma música não seja encontrada ela será enviada para armazenamento online.

Você tem um limite de 25.000 músicas mas o serviço é bastante interessante e útil para quem sofre com problema de espaço no iPad ou no iPhone, além de claro, ficar com as informações corretas e atualizadas depois disso.

Para ativar o iTunes Match abra o iTunes do computador, clique no menu Loja > Ativar iTunes Match, logo clique em Assine por USD 24.99 ao ano.

Vale muito a pena pessoal, depois de ter tudo funcionando bastará tocar no nome da canção para reproduzi-la, não será necessário baixá-la e por isto economizará espaço, não obstante você pode baixar a canção para ouvir offline sempre que desejar.

Como extra o iTunes Match leva todas as suas músicas para a Apple TV, quem assina o serviço pode ouvir sua trilha sonora quando quiser usando a caixinha preta da maçã.

Fotos e vídeos em Armazenamento na Nuvem

Bom, quais são os grandes culpados pelo uso da memória no tablet ou no smartphone? São as mídias, não é mesmo? Portanto uma bela forma de otimizar este espaço é a adoção de um bom sistema de armazenamento na nuvem.

Suas fotos antigas por exemplo, podem ser armazenadas no Dropbox, ou em qualquer similar, desta forma não ocuparão espaço no iPad ou no iPhone, somente serão baixadas quando você desejar, e logo, poderá apagá-las novamente da memória sem perdê-las de vista, pois sempre ficarão acessíveis via internet.
Dropbox
Dropbox (AppStore Link) Desenvolvedor: Dropbox, Inc.
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Produtividade › Utilidades
Preço: Grátis
SugarSync
SugarSync (AppStore Link) Desenvolvedor: SugarSync, Inc.
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Produtividade › Utilidades
Preço: Grátis
Box for iPhone and iPad
Box for iPhone and iPad (AppStore Link) Desenvolvedor: Box, Inc.
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Negócios › Produtividade
Preço: Grátis

Todas estas soluções oferecem uma ponte entre o conteúdo de seu computador em seu dispositivo Apple, basta ser organizado, escolher os conteúdos que deseja sincronizar e grande parte do espaço ocupado pelas mídias será liberado.

Não abuse, sincronize somente o que precisa

Para todos os outros conteúdos que você decidiu não utilizar o sincronismo com o Dropbox ou similar, você deve somente ser cuidadoso para não abusar na quantidade.

Veja bem, você precisa de todas as fotos do verão passado ou somente as melhores estariam suficiente?

Faça o seguinte, é uma dica muito simples e rápida de ser aplicada, não tomará mais de 10 minutos fazer uma limpeza em suas fotos do iPad:

  • Crie uma “pasta mãe” no computador;
  • Envie todas as fotos que realmente quer ter no iPad para dentro dela;
  • Crie subpastas para poder organizar os eventos;
  • Sincronize o iPad com o computador via USB;
  • Clique no iPad na lista de dispositivos;
  • Vá em fotos (se não aparecer aumente o tamanho da janela do iTunes, é o último do lado direito no menu);
  • Escolha “Sincronizar fotos de:” e marque a pasta criada anteriormente;

Pronto dessa forma todas as suas fotos importantes serão enviadas para o iPad, você economizará espaço de todas as outras que não precisariam estar nele.

Já para os vídeos, pense se vai realmente assistir, um filme completo pode pesar mais de 1GB, se você somente tem 13GB disponíveis deve filtrar. Já assistiu? Apaga! Vai viajar? Pense em quantos filmes você realmente irá assistir, não adianta encher de conteúdos desnecessários.

Com as músicas acontece mais ou menos a mesma coisa, se você tem falta de espaço filtre as que mais ouve, todo artista tem músicas melhores e músicas que você não gosta tanto, só envie as que realmente gosta pois ao final das contas aquelas desnecessárias você vai “pular”.

Os jogos são grandes vilões, eles “sugam” todo o espaço de sua memória, um game de grande nível com gráficos em 3D e mais elaborados podem chegar a pesar mais de 1GB, pense em ter 3 jogos e um quarto da memória disponível (descontando o sistema) já foi consumido.

Está bem, você gosta de ter opções, mas lembre-se que tudo poderá ser baixado mais tarde abrindo a App Store, indo na aba Comprados e clicando no ícone da nuvem ao lado do nome do jogo.

Com os aplicativos a ‘coisa’ é praticamente a mesma, só que alguns a gente termina baixando e nunca utilizando, recomendo fazer uma limpeza, pense “quando foi a última vez que eu utilizei este App?”, se não se recorda é hora de apagá-lo de vez pois não lhe é de utilidade.

Considerações Finais

Bom pessoal, não se sintam arrependidos por haver escolhido o modelo com somente 16GB, estou certo de que é a melhor opção, o melhor custo benefício, eu somente compro dispositivos com esta quantidade de memória.

Minha escolha pelo produto com menor capacidade de armazenamento é simples, sei que posso ir gerenciando os conteúdos, no ano que vem quando você pensar em vender seu dispositivo para comprar a nova versão, será muito mais fácil encontrar um comprador para seu usado “mais barato”.

Basta sermos organizados e tudo funcionará, se vocês pensam em aproveitar todo o potencial do iPad ou do iPhone, lhes recomendo uma faxina mensal e também seguir outros conselhos que publiquei nesta lista de leitura:

Faça a leitura dos artigos acima, é muito importante para aprender mais sobre seu iPad.

Debate:

  • Você já sofreu com problema de falta de espaço no iPad??
  • Como você faz para otimizar a memória do iPad?
  • Tem alguma dúvida sobre o gasto de espaço de memória? Pergunte-nos!

Um abraço, até já.

Sobre o autor

André Darugna

Blogueiro fundador do iPad Dicas e Viagens Dicas, formado em Comunicação e vencedor de 2 prêmios Top Blog.

57 comentários

  • André…

    Tomara que ainda leia mesmo fazendo tempo que esse post foi feito.

    Já ouviu falar sobre o HD Goflex satellite??
    Pelo que li é um HD externo de 500gb que tem uma wifi própria para conexão sem fio.
    Não tem como fazer uma resenha sobre ele?? Será que da para armazenar tudo??
    Filmes eu li que da certo, ele tem um app próprio que vai abrir os vídeos, mas Será que funciona com outros arquivos, tipo pdf’s?? Os arquivos abririam no iBooks??

    Obrigado. Já tinha um iPhone e acabei de adquirir um iPad para uso na faculdade. Seu blog é excelente.

    • Olá Juca, somente posso fazer resenha dos aparelhos que testei, portanto, não terei como fazer deste modelo em específico.
      O que sei sobre “HDS Wi-Fi para iPad” é que eles armazenam mídia (foto, vídeo, música), mas não aplicativos e os livros se forem abertos serão no App específico do HD, não no iBooks.
      Um abraço.

  • Olá André!
    Recentemente, um site japonês sobre tecnologia anunciou o suposto lançamento do iPad 5 para março. Como esse mês costuma ser o habitual para lançamentos da Apple (e acredito que essa notícia seja verídica), será que eu espero, ou o iPad 4 já é um bom investimento agora? (A ansiedade fala mais alto, hehe…)

    Um abraço, até já

  • Também sou fã do seu blog André, acompanho há bastante tempo. De início eu me incomodava com os 16 GB do meu iPad, mas rapidinho me organizei pra fazer umas faxinas de forma parecida com as dicas que você deu. Dá pra se virar muito bem sim!

    Abraços,
    Cristina

  • Olá André!! Acompanho o iPad dicas há aproximdamente 2 anos (desde que comprei o meu primeiro iPad) e acho um site espetacular, chego a compartilhar muitos dos artigos com meus amigos. Mas pela primeira vez não concordo com sua opinião. Acredito que a questão de memória é um pequeno problema que ainda tem que ser resolvido, muitos arquivos são pesados (principalmente jogos e filmes), e dependendo da utilização é um pouco chato ficar apagando e reinstalando (para gerenciar a necessidade). Eu tenho um iPad 2 de 64 GB e não troquei pelos novos modelos pois, apesar das inovações , meu problema de espaço não seria resolvido (isso eu considero um desperdício de dinheiro). Viajo bastante e o iPad além de instrumento de trabalho, acaba se tornando um “companheiro” nas esperas em aeroportos, hotéis, traslados e afins, eu precisaria de um pouco mais de espaço, pois prefiro levar o iPad a um notebook… De qualquer forma, parabéns pelo trabalho no site e um abraço.

  • Será que alguém pode me ajudar? Tenho um iPad 16GB 3ªg e estou tentando instalar Fifa 13, que tem 1,38GB. Apaguei um monte de apps e estou com 3,1 GB livres, mas não consigo instalar o jogo por falta de memória (?!). O que está acontecendo? Desde já agradeço.

  • André ,boa noite, quero entrar em contato por telefone contigo, quero obter o suporte dicas (pago), qual o melhor horário, tenho um iPhone e um ipad.
    Obrigada, por tuas dicas mas preciso mais então resolvi ter o teu acompanhamento vou me sentir mais segura principalmente porque estou com problemas com o iTunes .
    Mais uma vez obrigada,
    Elizabeth

    • Não Marcos, o iTunes Match somente sincroniza as canções que você já possui, ou possa vir a adquirir mais tarde, seja na loja, em CDs ripados, downloads de outras fontes, etc. Um abraço.

  • Resolvi o meu problema de armazenamento, tanto no iPhone quanto no iPad, assinando o Rdio.

    Milhões de músicas por streaming ou download no seu device (você escolhe). O acervo está sendo sempre atualizado e o mais gostoso de tudo: a descoberta de zilhões de artistas antes desconhecidos. A interação com outros usuário também é super bacana. O preço é justo, apesar de ser mais caro do que o iTunes Match, mas a proposta é outra.

    No meu caso, assinar o iTunes Match não faz muito sentido, pois minha biblioteca tem mais de 30.000 músicas e pelo que andei lendo, vou precisar de mais de uma semana para espelhar o conteúdo da biblioteca no iTunes Match. Em pleno verão, no Nordeste brasileiro, deixar o HD externo rodando direto por mais de uma semana pode ser um tiro no pé (e no HD).

    Já li alguns comentários em outros blogs reclamando destes serviços (Match, Rdio ou Spotify) : “não entendo como as pessoas pagam para ouvir música”. Pô, o cara paga para comer, para ver televisão, para se deslocar na cidade e até para limpar o bumbum, mas não quer pagar para ouvir música? Então que faça a própria música, pois os músicos também precisam comer, se descolar e limpar o bumbum como qualquer outro trabalhador neste país.

    Enfim, espero que os boatos sobre um serviço de streaming pela Apple se concretize.

    • Olá Lula, meu comentário:
      clap clap clap, finalmente alguém sensato.

      Pagar por música é o último que as pessoas querem, mas no final do mês elas esperam o salário. Depois dizem que o hipócrita sou eu por fazer apologia à compra dos conteúdos.

      Um abraço, até já.

  • Bom dia, novamente,

    Complementando minha consulta, gostaria de saber se existe literatura específica sobre o iOS.

    Muito obrigado.

  • Bom dia,

    Meu iPad é o de primeira geração, com 64Gb.
    Sempre tive dúvida sobre a relação entre gerência da quantidade de memória em uso pelo sistema operacional x quantidade instalada de apps x desempenho da bateria.
    Em algumas ocasiões, o app que estou usando fecha repentinamente (todos os demais não estão em uso).
    Gostaria de saber se quanto maior a quantidade de apps instalados, maior o “esforço” que o iPad faz para “tomar conta deles, pois a qualquer momento podem ser solicitados” e assim, a bateria é consumida mais rapidamente.

    Muito obrigado pela atenção.

  • Meu pai me deu um iPad novo 64g 4g , no meu aniversario e achei um pouco desnecessário 64g , se eu só uso 24g , mas o que eu mais gosto é porque eu posso baixar o que eu quizer sem me preocupar com a memória !! , meu amigo comprou um de 16g e a memória esta quase enchendo , pois ele tem muitos aplicativos , ja minha prima ganhou um iPad novo 64g 4g no seu aniversario de 9 anos , eu considero essa memória um desperdício levando em consideração que ela não tem música , vídeos , e os jogos que ela baixa sao em sua maioria : angry birds, bad piggies, where’s My water, imimic e outros jogos infantis de baixa memória , ao todo o iPad dela tem 6gb de memoria usada (um desperdício ) !!!!

  • Usei algumas dicas e consegui eliminar uns 5 GB, só que o Itunes mostra que eu tenho 1 Vídeo de 3 GB e eu já deletei tudo do Itunes U, Só compro filme no Apple TV. Resumo: não acho de jeito nenhum onde está esse arquivo.

  • O iPhone dá pra ser de 16GB, mas o iPad, mesmo com todas essas explicações, não dá.
    Estou no meu segundo iPad de 64GB e não vou descer nunca. È muito bom ter a liberdade de deixar minhas músicas prediletas sempre a mão, alguns filmes e vídeos pra assistir oportunamente e todos os meus apps prediletos.

    O que eu não gasto dinheiro é com o iPad 3G, pois acho desnecessário pra quem tem wifi em quase que todos os lugares que frequenta e que sofre com a baixa qualidade do 3G no brasil. 3G aqui só permite ler email e algumas coisinhas a mais que não compensa pagar mais caro no iPad 3G e ainda assinar plano de dados.

  • Realmente, isso vai de cada um…eu acho que, quem paga 2.000$, paga 2.200$.
    Tinha um de 16GB e posso dizer: me arrependi! Basta vc ter dois jogos (exemplo: Batman e Asfalt) e pronto..,adeus alugar ou colocar algum filme. Sem contar os avisos de “Memória Insuficiente” na hora de baixar um novo jogo, ou novo aplicativo…

    Enfim, pela diferença de valor, acho MUITO MAIS INTERESSANTE comprar um de 32GB. Toda semana coloco um filme diferente, vejo e apago. E meus 04 jogos FODASTICOS continuam lá…além das musicas, planilhas, apresentações, fotos etc…

    Gosto é gosto ;)

    • Olá Luiz, bom, só quero lhe dizer que respeito sua opinião.
      Minha experiência diz que tenho:
      – NFS
      – Asphalt
      – FIFA 13
      – Real Racing 2
      – Tiger 12

      Todos no iPad de 16GB…
      O segredo foi escrito acima, iTunes Match, música via Web e armazenamento na nuvem de tudo o que puder.
      Um abraço.

  • Com relação aos aplicativos, só se deve tomar cuidado se você tiver um iPad ou iPhone mais antigo, que não roda o iOS 6, pois daqui a pouco seus aplicativos poderão ser atualizados e você não poderá baixar mais eles, mesmo que tenha comprado. Aí o jeito é manter seus aplicativos preferidos no iTunes do PC.

  • André,

    Utilizo muito para fotos o próprio compartilhamento do icloud. Crio um novo compartilhamento e jogos minhas fotos pra lá. Assim não ocupo espaço nos meus iPad nem iphone.
    Para vídeos utilizo o Skdrive da MS, mas ele não é bom pra assistir, pois precisa de uma banda muito boa de rede. Acho que ele não utiliza nenhum buffer e por isso o vídeo fica travando. Só armazeno lá os vídeos pelo espaço que ele disponibiliza gratuitamente (7GB).

    No caso do iTunes match conseguimos ouvir as músicas direto da núvem sem baixá-la pro dispositivo sem ela fica travando?

    Abs e obrigado
    Zed

  • Oi André,

    As opções de nuvem são interessantes e também representam uma tendência, então farei meu relato.
    Eu curti o Dropbox no primeiro contato, o problema dele é que ele armazena em cache o conteúdo que ele vai baixando, mesmo que você apague da nuvem. Aí preciso “matar” o Dropbox e instalar de novo. O GDrive é interessante e até possui botão pra limpar o Cache, mas fica travando em ambiente windows.

    • Bacana Mauricio, obrigado pelo relato.
      Bom, realmente para limpar o cache de um App que não tem a opção, somente desinstalando, mas do mesmo jeito é bem interessante embora não muito prático.

      Um abraço.

  • André,
    Quando quero escutar uma música utilizando o Itunes Match, ele baixa para meu dispositivo a música, é isso?

    ou a escuto utilizando a “nuvem”.

    caso ele baixe, não consigo utilizar fora de casa, via 3G. Correto?

    obrigado,

    • Olá Milton, tudo bem?
      Bom, com o iTunes Match você só baixa se quiser, caso não clicar ‘na nuvem’ ele não baixa e ouve online.
      Clicou na nuvem a música fica disponível offline, para escutar mesmo sem 3G ou Wi-Fi.
      Um abraço.

  • Boas dicas André, tenho meu iPad de 16gb e já fiz tudo isso, só que continuo com o problema ahuauhauh um monte de apps que quero instalar e não posso. Solução? Vou comprar o iPad de 64gb e assumir que sou heavy user.

    • Olá Diego, tudo bem? Bom, segundo minha teoria exposta no post basta organização. Quero lhe dizer que heavy user eu também sou, sobretudo pois instalo Apps o tempo todo para testar e falar sobre eles no blog. Mas eu me organizo, apago cada App que não me é útil e assim venho conseguindo me virar bem.

      Um abraço, até já.

  • Boas dicas André! Eu tb estou neste time de 16 GB, minha solução é sempre transferir as fotos e principalmente os vídeos para o computador.

  • Para quem está em dívida entre 16 e 32, minha sugestão é o 32gb
    claro que depende do uso, mas prefiro o 32 wifi que o 16 3g

    lembrando que o 32 c fica com 28,9 livre, portanto ja não é 32.. o 16 nao sei quanto exatamente sobra.. acho q 13

    mesmo organizando e limpando sempre fico com mais ou menos 4 a 5 gb livres para poder ter um filme ao menos..

    cada filme é de 3 a 4gb, e revistas ocupam bastante espaço mesmo deixando somente as ultimas 2 ou 3 edições..

  • Adorei o novo artigo sempre utilizo essas dicas não me arrependo de ter comprado o Ipad de 16 GB ao contrario estou muito feliz tudo depende da forma como voce utiliza o seu espaço.

  • Muito bom, vou começar a utilizar o iTunes Match, já que minhas músicas ocupam quase 5gb :P, e jogos são realmente pesados, tenho jogos que chegam a ter mais de 2gb :/, muito bom esse artigo André! Ira ajudar muitas pessoas :D

  • Da pra assinar o iTunes Match na iTunes Store US com Gift Card? Eu soube que da mas que teria que ter um cartao de lá configurado pra validar, mas que seria descontado do saldo do gift card.
    É que eu to com o dinheiro na conta e meu irmão tem cartao de credito lá. Será que da? Lembrando que eu não quero que desconte do cartao dele.

    Obrigado!

    • Olá Paulo, que eu saiba você precisa pagar pelo iTunes Match com cartão de crédito, não tem como comprar com créditos de Gift Card.
      Lembre-se é uma assinatura, não é uma compra casual, você precisa dar o cartão para que no ano que vem seja cobrado novamente (dá para cancelar a qualquer momento).
      Um abraço.

  • Adorei este artigo, André!
    Bem legais as dicas. Que bom saber que você também considera o de 16G uma boa opção de compra. Comprei porque era o mais barato, mas vejo que não tenho motivos pra me arrepender… rs.
    Abraços.

    • Estamos de acordo amigão, o mais barato é para mim o melhor custo benefício. Você leva tudo o que o iPad tem para oferecer, se souber se organizar vale a pena.

      O 3G também é uma boa opção (GPS e conectividade), eu escolheria um iPad 3G de 16 do que um iPad Wi-Fi de 32.
      Abraço.

  • Olá andre tudo bom? Bem eu gostaria de saber se é necessario esta conectado com a wi-fi ou 3g para o Itunes Match fucionar? Obrigada .

  • Boa idéia, usar armazenamento na nuvem é muito bom, eu uso o Gdrive e o Dropbox.

    Único inconveniente, eu armazeno quadrinhos em formato cbr e cbz. Quando eu o abro o Gdrive, aparece o nome da revista e o número da edição. Só que eu nunca lembro, só pelo número, qual é a edição, se aparecesse a capa certamente iria ajudar bastante.

    Já para livros, ficou muito bom, pois o título do livro e o autor, é tudo que preciso saber para decidir qual livro pegar.

    E após minha experiência com e-reader, digo que o iPad é magnifico para ler também, muito melhor e mais confortável. E como a tela do e-reader é mono, nem dá para usar livros de arte, fotografia e culinária, meus favoritos.

  • André, bom dia. Tenho uma duvida, porque o app do facebook ocupa mais de 200mb depois de algumas semanas? Como faço para liberar esse espaço? .

    • Olá Willian, o espaço do Facebook são todas as fotos que ele vai baixando, é o ‘Cache’ do aplicativo. Armazena no iPad as fotos para carregar mais rápido depois.

      Para limpar esse cache você precisa desinstalar o aplicativo e instalar novamente.
      Um abraço.

  • Muito bom o artigo, obrigado. A minha duvida e como recuperar esse espaço que no Itunes aparece como OTHER, que no meu Ipad é de 4gb, e no meu Iphone é de 4,6gb.

    • Olá Ariel, o ‘outros’ ou ‘other’ se refere à toda a informação armazenada por aplicativos.
      Como o companheiro comentou acima, pode ser o cache do Facebook (fotos que ele baixa), podem ser arquivos dentro de Apps como o PhoneDrive ou qualquer agrupador de documentos, etc.

      Um abraço.

    • Obrigado pela resposta.
      Porem eu acho que tanto para mim como paro outros leitores, seria interessante um post exclusivo sobre este assunto, toda vez que o espaço ocupado pelos OUTROS (parece LOST) é muito grande.

    • Esse outros, todo aplicativo que você use, por exemplo o Pages, todos os seus documentos irão ficar nesse OUTROS, se você baixar algum outro aplicativo que, por exemplo, rode filmes, e você coloca os filmes nesse app pelo iTunes, o filme, assim como qualquer outro arquivo que seja extra, ira ser considerado OUTRO. Entendeu ?