falar

[dica] Ative a função ‘Falar Seleção’ e deixe que o iPad leia notícias e textos para você!

Olá amigos, o iPad e o iPhone possuem uma função muito interessante que se chama ‘Falar Seleção’, ela é uma função de acessibilidade que a Apple incluiu para que pessoas com dificuldades de visão possam ‘ler’ páginas de internet e interagir com aplicativos.

O que eu mais gosto dessa função é que ela funciona em português (com leve sotaque digital) e poderá ser usada praticamente para tudo, ler e-mails, páginas da internet, conteúdo de aplicativos como iBooks, Notas e muito mais.

Quer saber como ativar? Acompanhe o artigo que vai mostrar passo-a-passo como fazer seu iPad ler tudo o que você quiser para você, dessa forma você pode fazer muitas outras coisas enquanto escuta as notícias do dia ou aquele e-mail de trabalho super importante.

Passo-a-passo

Primeiramente você deverá abrir Ajustes > Geral > Acessibilidade e ativar a opção ‘Falar Seleção’ que por padrão está inativa. Eu também recomendo diminuir um pouco a velocidade da fala para que seja mais confortável escutar a leitura.

Ativar Falar Seleção

Em segundo lugar você deverá abrir o aplicativo desejado, seja ele o Mail, Notas, iBooks ou até mesmo o navegador Safari (ou seu navegador preferido).

Selecione o texto que deseja que o iPad ou iPhone faça a leitura (ou selecione e página inteira) e depois toque em “Falar”. Pronto, agora você poderá fazer qualquer outra coisa sem se preocupar em ter os olhos ocupados com a leitura.

Selecione para falar o texto desejado.

Ideal para o café da manhã, já se imaginou? Acordar com seu iPad ou iPhone lendo as notícias do dia? Sim, é possível!
Grande abraço, até já.

Comentários

  1. Rogéria Teixeira diz

    André, sempre nos dando dicas excelentes como essa, parabéns pelo seu trabalho. Ontem vc deu a dica de usar o Puffin Browser e logo comprei, mais fiquei um pouco decepcionada porque estava usando essa ferramenta no Safari e não estou conseguindo no Puffin. É isso mesmo ou existe outra forma de configuraçao. Obrigado pela dica

  2. Wagner diz

    Olá André bom dia. Realmente é uma ferramenta muito útil, mas, min explica uma coisa porque não estou conseguindo selecionar os textos dos livros no iBook. Eu abro o aplicativo do iBook seleciono o livro e simplesmente não consigo selecionar os textos dos livros que eu tenho pra ser lido por esta mulher de voz esplendida. Agradecido por toda atenção dispensada. No Amor de Cristo seja sempre abençoado e guardado Nele…

  3. Giovanna diz

    Olá! Então, eu ativei o VoiceOver e agora não consigo desativar de jeito nenhum! Eu preciso que você me ajude o mais rápido possivel! Quando chego no Geral eu não consigo abaixar pra chegar na opcão acessibilidade para poder desativar! Como abaixa? Eu estou ao prantos!

  4. Rodrigo Reis diz

    Parabéns! Esse foi um dos melhores posts do site, continue sempre assim, nos brindando com excelentes dicas como essa. Agora praticamente tudo que eu ver na internet, vira um audiobook! Muito massa!

  5. Anderson diz

    Boa noite!
    Po, show de bola mesmo, muito bom.
    Só tenho uma duvida, portugues ela le muito legal mesmo, mas em ingles, é possivel trocar a linguagem? Quero ler um email em ingles, porque assim em vez de falar a palavra aiped “ipad, ela fala como esta escrito, ipad, ela le conforme esta escrito, não a promunica correta.
    Desde ja agradeço muito, acompanho diariamente todas as dicas, porque pra mim, só tenho alegria com esta maquina incrivel, ipad.

  6. Daniel Del Fabbro diz

    André! Visito o blog praticamente todos os dias. Mas essa dica de hoje tive que deixar um comentário: simplesmente SENSACIONAL!

    Parabéns pelo blog! Cada dia melhor.

    P.S: Não perca tempo com pessoas que falam mal do iPad, pessoas que comparam iPhone com Galaxy, Ipad com o clone da Samsung! Fico constrangido por você!

    Abraço.

    • diz

      Obrigado pela mensagem positiva Daniel.
      Sabe qual é meu problema? Levo a risca o ditado “quem cala, consente”.
      Tenho que melhorar nesse aspecto e dar um “delete” sem dar bola, afinal esse é um blog de iPad quem quiser falar bem de Android que abra um blog para Android não é?!

      Um abraço.

    • Daniel Del Fabbro diz

      Com certeza! Que criem um AndroidDicas e não venham aqui no “nosso” blog incomodar!!

      Abs!

  7. Stésio Almeida diz

    Quando eu criei a minha conta da Apple eu não adicionei nenhum cartão de crédito e agora pretendo faze-lo!
    Como faço?
    Ajuda-me

    • diz

      Olá André, isso depende de como o PDF foi “renderizado”, alguns documentos PDF não são “renderizados” como texto, mas sim como curva (principalmente os preparados para gráfica, mas tem gente que faz isso e nem sabe).

      Espero ter esclarecido.
      Um abraço.

  8. diz

    André, quando eu clico pra tweetar esse post ele tem mais quem 140 caracteres, vê isso ai.. eu sou legal e apaguei uma parte pra poder tweetar, mas tem gente que não tem esse empenho kkk

    • diz

      Olá Bruna, agradeço de coração seu gesto de compartilhar e ainda ter trabalho com isso.
      Na verdade eu uso o plugin oficial do Twitter para isto, mas vou buscar uma solução alternativa. Torço para encontrar.
      Um abraço.

    • diz

      Olá Leopoldo, depende como o PDF foi “renderizado”, alguns documentos PDF não são “renderizados” como texto, mas sim como curva (principalmente os preparados para gráfica, mas tem gente que faz isso e nem sabe).

      Espero ter esclarecido.
      Um abraço.

  9. Te diz

    Oi André, obrigada por suas dicas. Como sempre, ótimas. Você sabe como ativar em outro idioma? Meus textos são quase todos em francês e a leiura , como está é feita em português. O que está errado?

  10. Marcelo Sousa diz

    Com licença da palavra mas…. “eitha caralho!!!!!” show de bola… Cada dia agente descobre como vela a pena o investimento que fizemos…

    Muito bom!!!!!!!!! Obrigado

    • diz

      Olá Luana, tudo depende como o PDF foi “renderizado”, alguns documentos PDF não são “renderizados” como texto, mas sim como curva (principalmente os preparados para gráfica, mas tem gente que faz isso e nem sabe).

      Espero ter esclarecido.
      Grande abraço.

  11. diz

    Bom dia à todos!
    Eu já conhecia essa função e é muito legal mesmo.
    Com certeza ela é muito importante e essencial para aqueles que não possuem visão.
    Para nós,que apenas usamos por praticidade ou por outro motivo qualquer,veremos com algo a desejar,mais para quem realmente precisa e para quem realmente foi feito,com certeza é uma função extraordinária.
    Parabéns à Apple e todas as empresas que aplicam acessibilidade aos seus produtos.
    Os deficientes visuais agradecem! E para nós,essa função está perfeita demais,não acham?

    • diz

      Obrigado por comentar Carla, temos aqui no iPadDicas um leitor que utiliza muito esse recurso, ele tem a visão comprometida e me comentou que usa seu iPad com esse recurso e o do Voice Over.
      O iPad é fantástico para estas coisas.
      Um abraço.

    • diz

      Olá Klara, depende como o PDF foi “renderizado”, alguns documentos PDF não são “renderizados” como texto, mas sim como curva (principalmente os preparados para gráfica, mas tem gente que faz isso e nem sabe).

      Espero ter esclarecido.
      Um abraço.

  12. diz

    Pouco depois que comprei meu iPad eu tive a curiosidade de ativar as funções de acessibilidade paráveis como eram. Tive uma grande dificuldade de navegar, pois os comandos são um tanto diferente e você precisa clicar duas vezes, uma pra marcar e outra pra efetivamente clicar. Enfim, foi só uma curiosidade, mas achei muito bacana a possibilidade de leitura dos textos e telas. Confesso que não imaginei que pudesse ter ativado apenas a função de falar a seleção (como sugerido nesse post).
    Vou repassar a dica pra meus amigos que tanto reclamam de meus emails longos e de leitura cansativa. Assim, vou continuar a escrever meus emails do meu jeito e ficar com a consciência tranqüila. Hehehehehe hahahahahahaha

    Valeu pela dica, pessoal. Esse site é demais!!

    • Brandon diz

      A que vc ativou foi a Voice Over… Qnd eu ativei isso fiquei todo atrapalhado tbm, até reiniciei o iPad que eu não conseguia mexer em nada, rsrsrsr…

    • diz

      Olá Guilherme, com certeza é uma função muito útil a do Voice Over, muitas pessoas com deficiências especiais conseguem fazer uso da tecnologia graças ao recurso.

      Claro que nós sentimos dificuldades e até nos confundimos, mas faça a brincadeira, feche os olhos e tente navegar em duas ou três páginas. Você vai sentir na pele como essas pessoas “ouvem” a internet.

      Um abraço.

  13. Rafael diz

    Que demais essa dica André!
    A Apple sempre nos surpreendendo. Achei até bem natural a leitura.
    Uma dúvida, coloquei para ler um texto em inglês e ela lê incorretamente, como se fosse ler em português.
    Tem como mudar para leitura em inglês? Isso seria ótimo para estudar inglês, e um grande avanço, não é?
    Abraços

  14. Mauricio diz

    Puxa! E não é que o danadinho (ou danadinha) lê mesmo !
    Seria pedir muito que ele fizesse a leitura se textos em inglês?
    Por exemplo, ela lê Tyler (táiler) como Tiler…..
    No mais, gostei da dica….site favoritado !

  15. Givanildo Secundes diz

    Incrivelmente incrível, para mim, sinceramente, já não falta mas nada, já que não tenho muita necessidade de um assistente pessoal (siri), essa função falar, simplesmente vai me ajudar bastante tendo em vista também os estudos, pois quando se escuta, tem maior captação do conteúdo, André, obrigado por trazer essa função a todos nos aqui, não é por outro motivo, que visito o site todos os dias, grande sucesso !

Deixe uma resposta