OFERTA DO DIA ❤ Capas para iPad a partir de R$19,90 Aproveitar
ASSUNTOS DO MOMENTO
senhas-faceis

Dica: Evite estas senhas no iPad e no iPhone!

Olá amigos, todos vocês se preocupam com a segurança de seus iPads, iPhones, ou qualquer tipo de dispositivo móvel não é mesmo?

Claro, nos dias atuais não devemos confiar em ninguém, cada dia que passa escutamos mais sobre o aumento da violência, roubo de informações e pessoas com intenções maliciosas. Por esta razão, no dia de hoje lhes farei uma recomendação muito importante sobre a segurança destes aparelhos: o cuidado com a senha escolhida.

Não utilize as senhas que citarei abaixo!

De onde saiu esta idéia? Pois bem, este tipo de post poderia ser publicado em qualquer momento, mas agora, Daniel Amitay, desenvolvedor de aplicativos para iOS, revelou informações que obteve tendo em base seu App, que capturava a informação das senhas utilizadas nele.

Calma pessoal, não há nenhum aplicativo que capture as senhas de outros aplicativos ou do sistema no iOS.

SenhasEra um destes aplicativos que servem para sua segurança, a proposta dele era capturar fotos de qualquer ladrão ou pessoa não autorizada no caso de furto de seu iPhone ou iPad. Enfim, o aplicativo foi retirado do ar justamente pois ele fazia a captura das senhas digitadas no App e as enviava de forma anônima ao desenvolvedor.

Funcionava assim, você deixava ele aberto, configurava uma senha e se a pessoa não a digitasse corretamente seria fotografado e os dados de rastreio GPS enviados ao e-mail setado pelo usuário.

Enfim, Amitay conseguiu registrar nada menos que 204.508 senhas digitadas no iOS, o resultado revelou que as mais utilizadas pelos usuários são:

  • 1234
  • 0000
  • 2580
  • 1111
  • 5555
  • 5683
  • 0852
  • 2222
  • 1212
  • 1998

A mais repetida é a manjada 1234 que até uma criança de 5 anos seria capaz de desvendar, logo, 0000, 2580 e 1111 ocupam os lugares seguintes. É óbvio que utilizar senhas assim não é nada seguro, mas vale fazer o aviso: os ladrões são bastante espertos e podem com isso ter acesso à sua informação.

Outras senhas muito utilizadas são as baseadas em algum ano determinado, especialmente as que ficam entre 1990 a 2000 e 1980 e 1989. Fácil de entender pois por exemplo de 1980 a 1989 nasceram a maioria dos usuários dos dispositivos móveis da Apple (jovens entre 20 e 35 anos).

O estudo realizado por Daniel Amitay revelou que 15% de todos os usuários utilizam estes padrões de senhas, portanto, se você é mais um deles fique esperto e troque a senha hoje mesmo!

Como criar uma senha segura?

Para garantir que sua senha será muito mais segura você deverá fazer um pequeno ajuste nas configurações dele, no iPad e no iPhone basta entrar nos Ajustes, logo ir em Geral e escolher Bloqueio por Senha.

Coloque a chave da opção Código Simples na posição desligada (cinza), com o objetivo de exigir uma senha complexa.

Configure senhas complexas

Logo, toque em Ativar Código (ou alterar código se já possui uma senha), então por último você deverá digitar sua nova senha complexa com letras e números à sua escolha, tente ser o mais “criativo” possível, saia do padrão e misture os caracteres do alfabeto com os números. Se utilizar letras maiúsculas e minúsculas você estará complicando ainda mais para qualquer intruso.

Outra dica é deixar inativa a opção “Permitir Acesso Quando Bloqueado: Modo Moldura”, dessa forma a pessoa que pegar seu iPad ou iPhone não poderá sequer ver suas fotos que ficam expostas naquele modo de visualização.

Digite uma senha dificil

Considerações Finais

?Por que escrever sobre isso? Pois é constante o número de pessoas que infelizmente tem seus objetos pessoas subtraídos, ocasionalmente celulares e tablets recheados de informações privadas e que poderiam ser muito mal utilizadas na mão de pessoas má intencionadas.

Se você realmente quer se proteger de um intruso ou curioso deveria pensar em configurar senhas muito mais difíceis. Caso não leve a sério este conselho, pode deixar inclusive sem senha, pois no caso será o mesmo!


Dicas 29 comentários

Iniciante no iPad? Receba 3 vídeo-aulas grátis em seu e-mail para começar a aprender hoje!

André Darugna

Fanático de tecnologia e amante de viagens, fundador do iPadDicas e Viagens Dicas. Designer freelancer (me contrate) para sites, blogs e impressos. 

Artigos Recentes:

29 comentários, comente você também!

  1. É interessante observar que, para quem não tem plano de dados, deixar o idevice bloqueado impede a conexão com wifi protegido por senha, o que impede também que o device acesse a web e, por conseqüência, seja localizado pelo “buscar meu iPhone”.

    1. Olá David, tudo bem?
      Tem certeza que este é o preço do com 4G?
      Na Apple Store brasileira este é o preço sem 3G/4G.

      Eu esperaria, dizem que vem dia 14/12 (quatro dias).
      Sobre comprar um iPad 3 com 32GB ou um iPad 4 com 16GB eu compraria o menor mas nova geração (para encaixar no orçamento).

      Vale a pena esperar.

    2. Oi, André.
      Obrigado pela resposta. Sim, o preço é esse mesmo. No Shoptime com links promocionais tem desconto de 5% + 10% de desconto pagando à vista no débito. Na Saraiva eu conseguiria 10% + 10% (pelo menos no 2 e no 3, este último não tem mais lá), então vou dar mais uma esperada e ver se o bichinho é lançado logo e consigo os descontos.
      Abraço!

  2. QUERIDO ANDRÉ EU TENHOO 14 ANOS E EU GANHEI UM IPAD FAZ POUCO TEMPO, E TIPO TOW BOIANDO EM QUAIS MELHORES APLICATIVOS PRECISO TER NELE, OS MELHORES E MAIS LEGAIS, PARA DEIXAR MEU IPAD MUITO IRADO’. OBG DESDE JÁ!!! BJS*

    1. Olá Lorena, tudo bem?
      Conheça tudo o que já publiquei e recomendei aqui no blog clicando no botão De A-Z no menu.
      Lá estão todos os posts por categorias e ordem alfabética.

      É bom dar uma olhada ao menos no índice e ir olhando o que mais lhe interessa, comece por:
      http://ipaddicas.com/apps/para-usar-na-escola-faculdade-ou-pos-graduacao/
      http://ipaddicas.com/apps/10-apps-para-a-volta-as-aulas/
      http://ipaddicas.com/apps/10-apps-para-redes-sociais/
      http://ipaddicas.com/apps/12-obrigatorios-para-ipad-em-2012/
      http://ipaddicas.com/apps/15-aplicativos-basicos-para-seu-dia-a-dia/
      http://ipaddicas.com/apps/7-aplicativos-essenciais-para-voce-trabalhar-com-os-arquivos-do-office-em-seu-ipad/

      Um abraço, até já.

  3. André, tudo bem? Bom, queria dizer que vi o App do Danil Amitay funcionando, o Big Brother, e era muito bom, enquanto nos semelhantes o suposto ladrão precisa clicar no ícone do App, o dele rodava com o código de destrave do próprio IOS. Existe algum semelhante hoje na App Store? Tem alguma maneiro de instalar o App dele sem jailbreak? Abraços

  4. Infelizmente, senhas complexas são complicadas de memorizar, por exemplo, suponha a senha:

    écqdcamf,madl

    Difícil de memorizar, mas nada mais é que a primeira letra de uma frase dita por Bill Gates:

    “É claro que darei computadores aos meus filhos, mas antes darei livros.”
    Fica um pouco mais fácil de guardar a senha. Mesmo assim, tem de trocar a senha regularmente, e vario as linguas, as vezes busco textos em inglês, espanhol, japones, até latim.

    Quando uso senha somente de números, as vezes escolho um algarismo qqr e adiciono a cada dígito. Por exemplo, 1234, poderia ficar 6789 (claro que neste caso melhor ser um pouco mais complicado, talvez somar um dígito diferente para cada algarismo, e melhor seria se a senha fosse um pouco maior). Mas um lugar na internet que aceite senhas meramente numéricas, merece ser riscada dos locais de acesso.

    Uso também gerenciadores de senha e geradores de senha, porque está ficando inviável memorizar todas as senhas que tenho. Isto tem funcionado relativamente bem.

    Armazeno quase tudo no iCloud e no GDrive (porque a memória do iPad é limitada). Mas qual o grau de segurança na nuvem? Posso ficar mais tranquilo em não perder meus dados se meu iPad for roubado?

    1. Olá Wilson, obrigado por comentar.
      Eu acredito que a Apple e o Google investem suficiente dinheiro para manter estes dados resguardados, mas nada que fique conectado à internet é totalmente seguro.

      O 1Password! parece um excelente aplicativo para guardar suas senhas, seguro e que você pode confiar.
      Um abraço.

  5. E aí André blz?

    Sou de Jundiaí e acompanho sempre o seu blog, você não concorda que a apple deveria colocar a opção de pedir senha para desligar o ipad e o iphone? Pois uma vez que ele esteja desligado não a como localizalo pelo acloud. Já procurei varios aplicativos para tentar solucionar este problema, mas sem êxito, todos que baixei não cumpriam oque era prometido.

    Vlw Abraços…

    1. Olha, não seria uma má idéia, mas a bateria não é eterna ou seja esse problema cedo ou tarde aconteceria.
      Iria melhorar a segurança, com certeza. Não conheço outro sistema que faça isso.

      Não caia em golpes “nenhum” aplicativo da App Store é capaz de “modificar o sistema”.

      Um abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Videos

Receba em seu e-mail 3 vídeo-aulas gratuitas para iniciantes no iPad...