Dicas

Dica: Evite estas senhas no iPad e no iPhone!

senhas-faceis
Escrito por André Darugna

Olá amigos, todos vocês se preocupam com a segurança de seus iPads, iPhones, ou qualquer tipo de dispositivo móvel não é mesmo?

Claro, nos dias atuais não devemos confiar em ninguém, cada dia que passa escutamos mais sobre o aumento da violência, roubo de informações e pessoas com intenções maliciosas. Por esta razão, no dia de hoje lhes farei uma recomendação muito importante sobre a segurança destes aparelhos: o cuidado com a senha escolhida.

Não utilize as senhas que citarei abaixo!

De onde saiu esta idéia? Pois bem, este tipo de post poderia ser publicado em qualquer momento, mas agora, Daniel Amitay, desenvolvedor de aplicativos para iOS, revelou informações que obteve tendo em base seu App, que capturava a informação das senhas utilizadas nele.

Calma pessoal, não há nenhum aplicativo que capture as senhas de outros aplicativos ou do sistema no iOS.

SenhasEra um destes aplicativos que servem para sua segurança, a proposta dele era capturar fotos de qualquer ladrão ou pessoa não autorizada no caso de furto de seu iPhone ou iPad. Enfim, o aplicativo foi retirado do ar justamente pois ele fazia a captura das senhas digitadas no App e as enviava de forma anônima ao desenvolvedor.

Funcionava assim, você deixava ele aberto, configurava uma senha e se a pessoa não a digitasse corretamente seria fotografado e os dados de rastreio GPS enviados ao e-mail setado pelo usuário.

Enfim, Amitay conseguiu registrar nada menos que 204.508 senhas digitadas no iOS, o resultado revelou que as mais utilizadas pelos usuários são:

  • 1234
  • 0000
  • 2580
  • 1111
  • 5555
  • 5683
  • 0852
  • 2222
  • 1212
  • 1998

A mais repetida é a manjada 1234 que até uma criança de 5 anos seria capaz de desvendar, logo, 0000, 2580 e 1111 ocupam os lugares seguintes. É óbvio que utilizar senhas assim não é nada seguro, mas vale fazer o aviso: os ladrões são bastante espertos e podem com isso ter acesso à sua informação.

Outras senhas muito utilizadas são as baseadas em algum ano determinado, especialmente as que ficam entre 1990 a 2000 e 1980 e 1989. Fácil de entender pois por exemplo de 1980 a 1989 nasceram a maioria dos usuários dos dispositivos móveis da Apple (jovens entre 20 e 35 anos).

O estudo realizado por Daniel Amitay revelou que 15% de todos os usuários utilizam estes padrões de senhas, portanto, se você é mais um deles fique esperto e troque a senha hoje mesmo!

Como criar uma senha segura?

Para garantir que sua senha será muito mais segura você deverá fazer um pequeno ajuste nas configurações dele, no iPad e no iPhone basta entrar nos Ajustes, logo ir em Geral e escolher Bloqueio por Senha.

Coloque a chave da opção Código Simples na posição desligada (cinza), com o objetivo de exigir uma senha complexa.

Configure senhas complexas

Logo, toque em Ativar Código (ou alterar código se já possui uma senha), então por último você deverá digitar sua nova senha complexa com letras e números à sua escolha, tente ser o mais “criativo” possível, saia do padrão e misture os caracteres do alfabeto com os números. Se utilizar letras maiúsculas e minúsculas você estará complicando ainda mais para qualquer intruso.

Outra dica é deixar inativa a opção “Permitir Acesso Quando Bloqueado: Modo Moldura”, dessa forma a pessoa que pegar seu iPad ou iPhone não poderá sequer ver suas fotos que ficam expostas naquele modo de visualização.

Digite uma senha dificil

Considerações Finais

?Por que escrever sobre isso? Pois é constante o número de pessoas que infelizmente tem seus objetos pessoas subtraídos, ocasionalmente celulares e tablets recheados de informações privadas e que poderiam ser muito mal utilizadas na mão de pessoas má intencionadas.

Se você realmente quer se proteger de um intruso ou curioso deveria pensar em configurar senhas muito mais difíceis. Caso não leve a sério este conselho, pode deixar inclusive sem senha, pois no caso será o mesmo!

Sobre o autor

André Darugna

Blogueiro fundador do iPad Dicas e Viagens Dicas, formado em Comunicação e vencedor de 2 prêmios Top Blog.

29 comentários