Aprenda a fechar os aplicativos

Dica para iniciantes, ou não: Aprenda a fechar os aplicativos corretamente!

Compartilhe:Share on Facebook181Share on Google+5Tweet about this on Twitter26Pin on Pinterest2Email this to someone

Antes, bem antes mesmo, quando o iPad foi lançado ele não era multitarefas. E todo mundo reclamava disso.

Uns mais afoitos até declararam a morte do nosso estimado gadget, devido a isso.
Mas, eles se esqueceram que quem manda no iPad é Steve Jobs, e alguns updates depois no sistema iOS, lá está o iPad todo garboso e, pasmem!, multitarefas.

Só que por traquinagem, Tio Jobs não contou pra gente como encerrar um aplicativo corretamente, mas escreveu no manual do aparelho e guardou lá no site da empresa dele.

E quase todo mundo faz assim: após utilizar um app, apertamos o botão Home e vamos para outro e outro aplicativo. Deixando, assim, um rastro de apps abertinhos!
Porém, agindo assim, aqueles apps abertos podem atrapalhar a velocidade e desempenho do gadget.

Outros posts especiais para iniciantes:

Então como fazer corretamente? A recomendação é:

1. Apertar o botão “home” duas vezes.
2. Vai surgir uma barra com todos os aplicativos que continuam abertos (não corretamente encerrados).
3. Pressione, por mais ou menos dois segundos, qualquer um dos ícones que está na barra.

4. Logo, você verá um sinal de menos nos ícones dos aplicativos.
5. Pronto, agora é só tocar no (-) do app que você deseja encerrar.

Gostou da dica?

Esta é uma dica muito simples, básica para iniciantes, porém, muitos que se consideram ‘Pro’ no uso do iPad poderão se surpreender com ela.

Já conhecia o procedimento? Vai deixar algum aplicativo aberto? Conte-nos!

Compartilhe:Share on Facebook181Share on Google+5Tweet about this on Twitter26Pin on Pinterest2Email this to someone

Comentários

  1. Rubens Sergio diz

    Preciso da sua ajuda. Hoje recebi uma atualizacao para o systema do meu Ipad e aceitei. Quando chegou na tualizacao do iClud, ele deu pau e nao completou de jeito nenhum.

    Agora eu nao consigo nenhum acesso a internet com excessao do e-mail. Tudo que depende da internet como Safari, App Store, e outros aplicativos nao funcionan.

    Voces podem me ajudar a resolver esse problema.

  2. Joana diz

    Olá, gostaria de saber uma coisa..Tenho um iphone 4S, e baixei o facebook, só que não aparece na minha página incial do facebook que comecei usar facebook via iphone.Queria saber como faço para aparecer..Obrigada

  3. franklogunfabunmi diz

    Meu hotmail esta configurado. Be, funcionando até que legal o meu problema esta em saber como sair do hotmail no IPad pois não consegui localizar nem um link para sair do hotmail. alguém aí sabe me dizer algo sobre como deslogar do hotmail no IPad?

  4. CBC diz

    Boa tarde, eu estou com um problema nas aplicações que baixei, é que desde que liguei pela primeira vez o ipad ao pc elas não abrem, já tentei todas as dicas do post, mas nao mudou nada….

    Alguma sugestao/explicaçao?

    Obrigada

  5. Lucy diz

    Olá André! realmente os tópicos do blog são excelentes, parabéns a todos!

    Tem um acréscimo com gesto que é ótimo: o de deslizar para cima 4 dedos, daí a barra aparece e ‘desafoga’ o botão home(desculpe se fui redundante, mas vi apenas 1 colega comentando isso).

    abraços a todos!

  6. Caroline Guedes diz

    Boa noite, estou com problema nos aplicativos que baixei pela app americana, eles não abrem. Os que baixei pela app brasileira estão normais. Fiz todas as dicas desse post, mas não consegui. Alguma sugestão?
    Obrigada

    Ps.: esqueci de uma informação, isso ocorreu após começar a sincronizar meu ipad com o itunes do computador. Aparece incompatibilidade de lojas, ou algo assim

  7. Caroline Guedes diz

    Boa tarde, estou com problema nos aplicativos que baixei pela app americana, eles não abrem. Os que baixei pela app brasileira estão normais. Fiz todas as dicas desse post, mas não consegui. Alguma sugestão?
    Obrigada

    • Washington neto diz

      Mano só se vc tiver mais de 300apps abertos caso contrario e pouco provável porém não e indicado vc deixa-los abertos caso vc tenha uma conexão 3G pois te sairá muito caro mais por via das duvidas antes de botar teu iPad pra dormir feche todos os aplicativos corretamente não custa nada né? Abraço mano

  8. eveline diz

    Oi, Gostaria de ajuda por favor!!! Meu ipad de repende nao abre os aplicativos. Clico no ibooks e ele nao abre, até ameaça abrir mas não abre. Nao abre aplicativos que tenho de jogos e nenhum outro aplicativo!! Por favor me ajudem!!!
    Obrigada!

  9. Vitoria diz

    Preciso tirar uma duvida urgenteee! Toda vez que eu entro em iniciar sessão no iTunes aparece que minha conta ainda não foi registrada e quando eu aperto pra registrar apareçe que o tempo-limite de sessão foi esgotado e fala pra tentar novamente! Mas eu tentei um monte de vezes e deu o mesmo erro! O que eu faço para mudar isso? Por favor me ajudem! Acabei de ganhar meu iPad e ainda não sei usar direito mas eu queria saber sobre como mudar pra não aparecer esse erro! Obrigadas

    • diz

      Existem inúmeros Apps que trabalham via Push Notification, que é um sistema da Apple de atualização de dados instantaneamente.
      Como é o caso do Mail, mesmo fechado ele fica trabalhando.
      Você pode ver todos os Apps que de alguma forma interagem via Push Notification (ou desabilitá-los) em Ajustes / Notificações.

  10. Ayrton Amaral Contra a divisão do Pará diz

    Meu deus!!!!! Eu nunca iria descobrir isso sozinho. Minha lista parecia noa ter fim, tinha apps q eu abri mês passado!
    Muito útil!

  11. Lorena diz

    Sou usuária do iPad há 2 dias. Claro que não conhecia esta dica. Programas abertos, ainda vou deixar, claro. iBook, MyPad, Safari e Mail. Esses são necessários estarem abertos. Valeu pela dica. Estarei seguindo o blog.

  12. Luana diz

    Nossa esse site tem sido meu manual de instruções desde que com rei meu iPad. Sem duvidas o melhor!
    Enfim, meu iPad estava acabando a bateria mto rápido, descobri o pq… A maioriamdos aplicativos estavam abertos!
    Rs
    Luana.

  13. Thiago Machado diz

    Andre, primeiro quero dizer que o site eh simplesmente indispensável e extremamente útil para todos que possuem o iPad. Show de bola mesmo!

    Agora vamos ao meu problema…

    Nao estou conseguindo abrir os aplicativos que baixei para o iPad. Os que já vem com ele, abrem normalmente, mas os outros (facebook, Keynote, pages, numbers, etc) nao estão abrindo.

    Clico neles e a tela fica preta por um breve instante e retorna ao normal, sem abrir o aplicativo. O que eu faço?

    Obrigado!

    • diz

      Olá Thiago, você atualizou seu iPad pro sistema iOS 5?
      Depois disso você deve atualizar também os aplicativos para que eles funcionem normalmente.

      Existe um bug, bem chato por sinal, você pode resolver ele sincronizando seu iPad no computador (iTunes) com o cabo USB, só isso.
      Abra, sincronize e deverá funcionar.

      Abraço.

  14. Leonardo Quintanilha diz

    Amigos,

    Realmente estas dicas vão me ajudar muito, pois só estou esperando chegar meu Ipad(ansiosamente, é claro) rsrsrsrs. Contando os dias para colocar em prática tudo o que já aprendi aqui.

    Muitos aplicativos e jogos já estão no iTunes só esperando para serem instalados. hehe

    Procurei muito e este site é, com certeza, o mais completo. Sem essa coisa de jailbreak e sem “enrolação” que vi em outros sites.

    Um abraço a todos

  15. William diz

    Bela dica,no meu iphone tinha uns 50 aplicativos abertos !!!!…..kkkkkk…………vou ver no ipad hoje em casa.
    Muito bom esse blog,comprei o Ipad semana passada e descobri o blog hoje,já estou tirando varias duvidas !!

    Continuem assim !!!!

    Abraços !!

  16. Carolaine diz

    Gente,essa era uma pergunta que eu tinha à fazer,sem precisar fazer a pergunta,encontrei a resposta.Vocês são demais!Fico muito feliz de saber que vocês se preocupam com os iniciantes!Parabéns!

  17. Gustavo diz

    Parabéns!
    Adquiri meu Ipad 2 há uma semana. Estava muito perdido e tentando aprender a utilizá-lo para otimizar meus estudos e trabalho, até achar o site de vocês! Só tenho que agradecer, muito bacana as dicas e os aplicativos… Continuem assim.

  18. Vcg Usario IPAD2 Angola diz

    Andre, se eu deixar de acessar este blog, estou perdido, ou seja, meu “sacrificado” ipad 2 vai para o lixo ! Não saber que os aplicativos ficam abertos, rodando inadvertidamente, “roubando” carga da bateria e o úsuario (eu) desconhece, é um exemplo real de que o Ipaddicas é um óasis no deserto ! Muito grato pelo post.

  19. Tonito Alberto diz

    Olá pessoal

    Eu vivo na Alemanha Frankfurt e sou Angolano, queria felicitar-vós pelo excelente trabalho neste blog. Continuem assim nesta força o meu desejo é que Deus vós de mas sabedoria para ajudar os Outros, um reparo acho ingrasado sempre no final o André diz ” Uma dica para pricipiantes, eu acho q até os ditos PRÓ, vivem com os olhos neste blog, aquele abraço a TODOS.

    Ham tbm tenho o Ipa2 e tenho encontrado dicas BRUTAIS nesse blog, aqui se msm que a UNIÃO FAZ A FORÇA.

    Tonito

  20. Welligion diz

    Outro dia eu estava falando mal do app da folha que ficava encerrando direto. Quando na verdade era porque havia uns cinqüenta app abertos! Rsrs

  21. Paola Tôrres diz

    Caro Leonardo,
    Sou médica, professora universitária e achava que sabia pelo menos um minimo de computador, inclusive iPAD para não me considerar uma iniciante. Sua dica de como desligar os aplicativos me surpeendeu. A-DO-REI!!! Calcei as sandálias da humildade.

    • Samuel diz

      olá boa noite também sou dentista e gostaria de saber se há algum app que eu possa usar como ficha de paciente, dados de contato e que possa colocar fotos algo sucinto para que possa ter a mão em qualquer parte do planeta dentro do meu ipad 2
      eu tinha um palm com um programa parecido com o outlook e armazenava dados nos cons. onde atendia
      telefones , andamento clínico, fotos, observações eu anotava tudo
      Gostaria de usar meu ipad com essa finalidade mas com algum programa mais direcionado ou senão parecido vc pode me ajudar?

  22. João Henrique diz

    André, muito obrigado por esta dica. Exatamente todos os meus aplicativos estavam abertos, justamente porque eu não fazia idéia de que não podiam ser fechados com o botão Home.
    E muito obrigado por manter esse blog funcionando, li um monte de artigos agora mesmo, porque só descobri que seu trabalho existia, hoje.
    São caras como você que fazem da internet um lugar bacana, onde em meio a um monte de porcarias, encontramos gente inteligente, de bom gosto e boa intenção.
    Parabéns e força para continuar.
    João

    • diz

      Muito obrigado João, seja bem-vindo ao blog. Seus comentários são muito bem-vindos também.
      Pessoas agradecidas como você é que nos dão força para seguir tocando este nobre projeto.

      Um abraço, até já!

  23. Nelson Reis diz

    André, desculpe fazer esse comentário neste tópico, mas náo consegui abrir o “comentário” sobre a conta do hotmail (parecia estar congelado). Eu tentei abrir uma nova conta, como vc orientou, com o meu e-mail já cadastrado do hotmail e aconteceu o seguinte:
    1) Apesar de ter seguido o tutorial corretamente, acho que modifiquei algo, pq além de náo ter conseguido finalizar corretamente o processo (apareceu uma mensagem náo permitindo finalizar e como soliciteri o salvamento de novo, apareceu a mensagem “…a conta pode náo receber e enviar e-mail…”.
    2) Agora náo consigo entrar mais na internet, pois agora aparece uma mensagem que informa: “O servidor de correio pop3.live.com náo está respondendo. Verifique se vc digitou os dados da conta corretamente nos ajustes do Mail”.
    Será que vc sabe qual a besteira que fiz? Tenho como consertar? Tô desesperado……
    Obrigado pela ajuda.
    Abraços

    OBS: Essa diga dos apps abertos foi maravilhosa, pois fiquei impressionado (TODOS os apps estavam abertos e demorei para finalizar, o dedo cansou – rsrsrsrsrsrsrs – Valeu)

    • diz

      Nelson, nem tudo está perdido meu caro…
      Vá ao App Ajustes / Mail, Contatos e Calendários.
      Selecione a conta criada e depois toque em Apagar Conta.
      Depois volte ao inicio e siga o tutorial novamente.

      Viu, boa dica essa de fechar ein?
      Sentiu uma melhor performance depois? Eu sempre sinto! Principalmente no scroll do Safari e outros Apps.
      Abraço

    • Nelson Reis diz

      André, fiz o que disse: Apaguei a conta e refiz o que manda o tutorial, mas no final aparece uma mensagem:
      “Exchange
      Não foi possível confirmar os dados da conta.”
      E agora o que faço?
      E qto a Internet que não funciona e continua dizendo: “O servidor de correio pop3.live.com náo está respondendo. Verifique se vc digitou os dados da conta corretamente nos ajustes do Mail”.
      Tô no dessepero!!!!

      Qto a performace, show de bola!! Melhorou demais, valeu a dica!!!
      Abraço e obrigado!!

    • diz

      Não sei o que você está fazendo de errado Nelson, tenho minha conta configurada e funcionando em razão daquele tutorial.
      Escrevi ele passo-a-passo configurando minha conta.

      A internet não funciona quando você abre o Safari?
      Muito estranho, apague novamente a conta que não dá certo!

      Cheque se está escrevendo seu email completo com @ e tudo mais em todos os casos.
      Abraço

    • Nelson Reis diz

      André, esse negócio é muito louco ou eu sou muito Teletubies (acho que é o segundo item).
      Estava escrevendo que náo tinha conseguido novamente cadastrar o hotmail e a internet náo esta funcionando, e como ultima tentativa, (antes de te encher o saco com as dúvidas “imbecis”), eu fui no WI-FI e cadastrei novamente o meu roteador, e para minha surpresa……..ele voltou a funcionar e entáo fui no cadastro de contas e fiz novamente todo o processo do tutorial e para minha surpresa 1)……….ele aceitou a conta, entáo entrei no e-mail e para minha surpresa 2)……todas as pastas do hotmail estavam aparecendo como está no site.
      Agora infelizmente as pastas apareceram (e vazias) mas os e-mails náo vieram, mas td bem, agora estou respirando -rsrss
      Abraços

    • diz

      Você está quase conseguindo, fique atento aos detalhes e tudo vai dar certo!
      No App Mail tens que apertar em Caixas e depois em Contas escolher sua conta.
      Dai as pastas aparecem.

      Depois disso tem que abrir 1 em 1 para ele baixar os emails.

      Lembrando que o Mail do iPad não vai armazenar suas mensagens, ele somente carrega do servidor as últimas de acordo com sua configuração, mas o normal é carregar só as dos últimos 3 dias.

      Abraço.

  24. Paulo diz

    Puuutz, obrigado!
    Estou com 1 IPad 2 faz 2 semanas, nunca tive tablet, to adorando ele e n fazia a menor idéia q tava com todos os meus aplicativos abertos ainda!

    Muito obrigado mesmo!

    • Talitha diz

      Também tenho há 2semanas meu iPad e estou me adaptando, tenho pesquisado muito pra adicionar app, e ainda procuro como abrir aplicativos de orkut. Adorei o acesso rápido ao twitter, e-mail e internet. Duração da bateria tb, por enquanto… Ah! Esqueci de suas dicas, muito úteis a do print e de fechar os Apps, confesso q sempre deixava-os abertos. Continuarei acompanhando td aki.

  25. Fernando diz

    André,

    Estou procurando um aplicativo para sincronizar um arquivo texto entre o Windows e o Ipad. Hoje utilizo o NOTAS no Ipad que sincroniza com o gmail, porém não consegui editar no gmail e atualizar o IPAD. Alguém tem alguma dica??

    • Fernando diz

      Desculpe a mancada, depois que enviei a pergunta li a frase abaixo. Mandei a questão no link DÚVIDAS, mas ele pede para confirmar o e-mail, porém não recebi o mesmo ainda. Tem alguma outra forma de contato?

      Parabéns pelo site, sou novo usuário do IPAD e já tirei muitas dúvidas por aqui. Muito obrigado mesmo!!!

    • diz

      Confirmar o email? Só se você estiver escrevendo ele errado Fernando. Estou recebendo perguntas normalmente no dia de hoje.
      Um abraço, mande sua dúvida por lá!

  26. Everton diz

    Muito boa a dica, eu estava imaginando isso mesmo, mas como não havia nenhum comentário em qualquer lugar(comunidade,manual e etc) eu optava por não fechar [:s] ,realmente é algo meio que ‘escondido’ e não muito revelado para os usuários.
    Abraço

  27. Durval diz

    Mais uma ótima dica… por sinal tenho que agradecer a existência dessa e de outras dicas que sempre me ajudam bastante nesta nova plataforma para mim (novo usuário deste “brinquedinho” fantástico!!)

  28. Karim diz

    Oi Andre, eu tenho o im+ versão free mas raramento uso, costumo usar mais o app do Windows live messenger mesmo. Bom, aguardo a sua resposta. Brigaduuu desde já.

  29. Karim diz

    Andre, me tira uma duvida, app do msn qdo eu clico uma vez no botão home e depois clico no app novamente ele volta desconectado, tem como minimizar o app sem desconecta-lo? Pq e tão ruim estar no msn e não poder minimizar ele p ver outra coisa pq dai a conexão cai. Não sei se eu q faço alguma coisa errada ou o app q não possibilita isso mesmo. Abraço.

  30. Karim diz

    Essa e uma das poucas dicas q eu leio e já sabia rsss. Deixando claro q sabia graças as preciosas dicas aqui do blog em post anteriormente publicado q abordava sobre isso. Sempre fecho meus apps dessa maneira depois q aprendi aqui. Abraços.

  31. Haroldo diz

    André, muito legal a dica, por incrivel que pareça, muitas pessoas ainda não sabem disso. Gostaria de aproveitar e indicar um app, quem sabe gera um post! É o “Orçamento inteligente”, baixei ontem a versão gratuita e ele é muito legal, mesmo na versão free tem muita coisa, você pode controlar todos seus gastos e renda, e você ainda pode deixar planejada as ações que sabe que acontecera, quando acontecer é só clicar em realizar e automaticamente ele abate o valor de sua carteira. Muito legal mesmo. Abraço!!

  32. Fábio Oliveira diz

    No entanto não é a forma correcta de fechar uma aplicação. Não é comum uma aplicação gastar dados enquanto não está activa.
    Não existem muitas aplicações que possam manter-se em background a gastar dados. Temos as apps de VOIP, que avisam na barra de topo; temos as apps de localização, que avisam com o ícone da localização; e temos as apps que precisam terminar uma tarefa, e que têm um tempo limite para a terminar.

    Fechar uma app dessa forma não evita que se receba push notifications nem nada do género. Só apaga o que restar na memória relativo a essa app, que pode até nem restar nada.

    A maneira que recomendam representa trabalho a mais estragando completamente a experiência de utilização. Eu só recorro a esse método quando vejo que preciso libertar memória para o Infinity Blade, ou quando uma determinada app fica bloqueada…

    • diz

      Olá Fábio, obrigado por seu comentário mas terei que discordar em alguns pontos.
      A maior parte dos problemas que os usuários reportam de aplicativos que se fecham inesperadamente, baixa performance do sistema, esses problemas são todos gerados pela falta de memória, ocasionada pelos aplicativos abertos desnecessariamente.

      Sim Fábio, os Apps possuem um tempo limite de 10 minutos para encerrar suas atividades, 10 minutos em cada aplicativo que você não deseja mais que esteja aberto significa muito em dados e recursos sendo consumidos.

      Outro ponto crucial para que eu te diga que essa é a forma correta de encerrar os aplicativos é que “ele existe” e está descrito no manual de usuário do iPad, que pouquíssimos chegam a ler.

      No mais, muito obrigado por expor sua forma de ver, acredito que cada qual tem sua experiência.
      Eu particularmente costumo fechar os aplicativos depois de utilizá-los, não suporto quando por exemplo faço uma rolagem no Safari e o desempenho é lento, e estou seguro de que quando isso acontece é por falta de memória.

      Um abraço

  33. Reinaldo diz

    Será que estes gadgets em segundo plano consomem muita bateria?? Tenho minhas dúvidas, pois alguns, quanto “chamados” de volta, não voltam de onde parei, mas reiniciam.

  34. washington diz

    Andre, Socorro Preciso de Ajuda..

    Sei que esse nao é necessariamente o Topico,
    mas

    Depois que comprei meu Ipad am 3 meses..fiquei facinado pela Interface i iOS
    e abandonei o meu android ( XPeria X10) e sabado 04/06/2011 adquiri meu Primeiro
    iPhone (4)…o celular é muito Bom ..porem estou com uma duvida Cruel

    eu ja tenho minha biblioteca musical / Video/ Apps criada pra o meu iPad..
    e criei uma para meu iPhone tbm….Mas….

    o iTunes esta unificando os Conteudo de Ambos….ou seja..
    nao tem como criar Bibliotecas independentes para os dois Dispositivos??

    Muito Obrigado….

    • diz

      Olá Marcio, sim já demos em outras duas oportunidades:
      No dia 3 de janeiro dentro do post “10 coisas que aprendemos sobre o iPad em 2010″
      http://ipaddicas.com/dicas/mais-10-coisas-que-aprendemos-sobre-o-ipad-em-2010/

      E no dia 7 de abril dentro do post “40 respostas para perguntas básicas sobre o iPad
      http://ipaddicas.com/faq/40-respostas-para-perguntas-basicas-sobre-o-ipad/

      Acontece que ainda não havíamos dedicado um post somente à isto e as pessoas continuam perguntando:
      – Porque os aplicativos fecham sozinhos?
      – Porque a bateria não dura o suficiente?
      – Porque meu plano 3G está esgotando rapidamente?

      E muitas outras perguntas que tem a mesma resposta, feche corretamente os aplicativos.

      Caso tenha ficado chateado com isso, lhe prometo que hoje a partir das 15 horas teremos conteúdo 100% novo sobre as novidades do iOS 5 para iPad.
      Até mais.

    • Vânia diz

      Já tive uma vez problemas com isso. Os apps não abriam…reinstalei alguns e aí voltou a funcionar.
      Só que ontem aconteceu de novo e fiz a mesma coisa. Não adiantou e, pior, por erro, desintalei um app pago! Fuçando as suas dicas, vi esta e lembrei do meu probleminha. Conferi e lá estavam vários apps não fechados. Fiz isto e não adiantou para alguns! os free, beleza, mas e o Stellarium que é pago? Como posso resolver? ele não abre!!! Por favor, ajude-me! Já relatei o problema na Itunes store, mas não estou confiante que me darão solução, nem para o app que perdi nem para o Stellarium!
      Desde já agradeço,
      Vânia

    • diz

      Olá Vânia há um truque que geralmente ajuda, é sincronizar o iPad no computador via cabo USB e iTunes..
      Isso parece ser um bug bobo, e só sincronizar resolve em boa parte dos casos.
      Tente fazer isso, um abraço!

    • diz

      Hehehe.. é verdade, mas o pessoal tem que cuidar também das configurações de PushNotification quando tem 3G.
      Se não fica baixando dados o tempo todo também.

      Até mais.

  35. diz

    Já sabia, mas esse mu titara as nem funciona nê?
    Quando eu to escrevendo um email, eu saio, abro o Safari, pra vê um link, sei lá, e volto pro mail.app. aquele email já era. Isso é muito chato.

Deixe uma resposta