Dicas

Novas dicas para cuidar melhor da bateria de seu iPad!

bateria
Escrito por André Darugna

Olá amigos, no dia de hoje estou trazendo algumas novas dicas para que você possa cuidar melhor da bateria de seu dispositivo Apple, seja ele um iPad de qualquer geração, como também um iPhone ou iPod, grande parte delas servirá para todos os seus aparelhos.

Você tem conseguido utilizar a quantidade de horas prometida pela Apple? Saiba que muitas vezes não conseguimos o desempenho desejado em razão de mal uso ou falta de conhecimento.

Acompanhe o artigo e saiba cuidar melhor da bateria do iPad.

Outras dicas para cuidar de sua bateria:

As pessoas se preocupam com a bateria

Muitas pessoas me enviam e-mails perguntando como cuidar da bateria, claro, os primeiros modelos de baterias recarregáveis (nos primórdios da telefonia celular) exigiam cuidados mais que especiais, os usuários iniciantes do iPad não sabem como lidar com assuntos como a primeira carga, tempo de carregamento, se podem deixar carregando mais do que o tempo necessário, etc.

Tento neste post dar respostas para as pessoas que se preocupam em cuidar realmente bem de seus tablets.

Dica básica de carregamento

Bom a primeira dica e mais básica é tentar carregar seu iPad sempre com o carregador oficial de 10W. As pessoas costumam utilizar por erro ou até sem querer o carregador de seus iPhones, mas aqueles carregadores possuem somente 5W de força, fazendo com que a carga seja mais lenta.

Outras preferem carregar no computador, mas normalmente não conseguem uma porta USB que forneça a energia exigida pelo iPad, dessa forma o aparelho carrega muito devagar, prejudicando no caso o bom carregamento.

Como tirar o máximo da vida útil da bateria

É muito importante que você termine de carregar adequadamente seu iPad, os modelos: iPad 1 e iPad 2 exigem 4 horas de carga continuada sem uso para que sua bateria realmente seja preenchida, já o novo iPad, ou iPad 3 (como muitos chamam) precisa de 7 horas para que a bateria recupere a carga completa.

É comum sabermos de pessoas que ficam utilizando o iPad enquanto carrega, isto não é nenhum problema, somente não podemos dar bola para a indicação de 100% da carga da bateria pois não funciona.

Quando o iPad informa 100% é um erro, você deveria esperar o tempo indicado acima para considerar a carga cheia.

Durações esperadas para a bateria dos iPads:

  • 10 horas para navegação via Wi-Fi
  • 10 horas para assistir vídeos e música
  • 9 horas para navegação 3G

Ciclos de carga

As pessoas sempre se preocupam com a duração da bateria mas normalmente terminam acreditando em pessoas que falam sem saber.

Eu li no manual do iPad e é por isso que recomendo esta técnica que realmente funciona: Você deve deixar o iPad ficar sem bateria ao menos 1 vez por mês.

Isto significa que você precisa usar ele até ele desligar sozinho, depois deixar ele carregando por 4 horas (iPad 1 e 2) ou 7 horas (iPad 3), sem utilizá-lo.

Se você cumprir os ciclos conseguirá que o iPad retenha até 80% da durabilidade que tinha no primeiro dia após 1000 cargas, muito bom para um iPad bastante utilizado.

Cuidado com o calor

É certo que o calor prejudica o funcionamento dos eletrônicos em geral, o iPad não fugiria disso, ele além de exibir mensagens quando o calor é muito intenso também por perder a carga da bateria.

Tenha em consideração deixá-lo carregando fora do capa, case, estojo ou como queira chamar, não deixe ele carregando dentro pois o calor acumulado pode ser prejudicial para a bateria.

Use o iPad regularmente

Bom, essa não é o caso de muita gente, mas deixar o iPad muito tempo sem usar pode fazer com que a bateria perca a carga, como acontece com outros eletrônicos também.

Não deixe ele muitos dias parado e não esqueça de completar os ciclos mensais.

Considerações Finais

Espero que tenham gostado das dicas e que apliquem, com certeza a vida útil da bateria de seus aparelhos vai aumentar, como também a duração da carga.

É sempre importante cuidar destes detalhes para que no longo prazo nossos aparelhos sigam rendendo como faziam no primeiro dia.

Você tem mais alguma dica? Compartilhe conosco.

Um abraço, até já.

Sobre o autor

André Darugna

Blogueiro fundador do iPad Dicas e Viagens Dicas, formado em Comunicação e vencedor de 2 prêmios Top Blog.

161 comentários

  • Valeu pelas dicas.
    Eu só carrego o meu iphone 4s depois que ele esgota completamente a carga desde que comprei.
    Isso é bom?
    E pelo menos 1 vez por mês, eu deixo ele descarregado por 8 horas e depois carrego tudo.
    Isso é para dar um gás a mais na bateria

  • Olá! Tenho um Ipod touch e ultimamente tenho carregado ele pelo computador pois o carregador normal quebro. Nas ultimas semanas ao coloca-lo para carregar aparecia uma msg de erro: “acessorio incompativel para carregamento”, porém ao conectar novamente o USB voltava a carregar normalmente. Ontem, mesmo após várias tentativas não consegui carrega-lo e hoje ele não liga e nem dá sinal de carga. Será que a bateria pifou?????

    Obrigada

  • Eu uso o ipad direto. Isso faz com que ele chege a noite com algo em torno de 30% da carga. Tem problema eu carregar ele todas as noites? Pois no outro dia terei que usá-lo de novo.

  • Ola boa noite. Eu tenho o ipad 2 e queria que me esclarecesse uma dúvida .. Há umas semanas para trás meti o meu ipad a carregar e tirei quando estava a 80% será que viciou ? Obrigada

  • Gostei dessas dicas. Como sei que a maioria dos aperelhos Apple viciam muito rapidamente, sempre uso até ele até desligar sozinho. Algumas coisas nem sabia! ;D

  • Porque quando coloco meu iPad 3 para carregar, ele liga sozinho, sempre desligo ele e deixo com a Smart cover ,ai conecto no carregador ele liga novamente, tenho ele a uma semana, posso deixar ele sem carga total daqui um mês ou tenho que deixar ele sem carga total nas próximas semanas , porque só carrego ele quando esta com 10% de bateria, ai deixo a noite inteira carregando, estou fazendo certo?

  • André, quero saber uma coisa, se eu fechar minha smart cover, ou seja, quando o meu ipad dorme, ele gasta muita bateria ou o gasto é tão pequeno que não dá pra perceber? E outra coisa, quando eu for dormir a noite, devo desliga-lo ou apenas deixar dormindo também????????? Me responda por favor!!!!!!

    Estou com a mesma duvida do Douglas agradeceria muito se fosse respondida. Mas mesmo assim valeu pelas dicas André

  • Obrigado amigão, eu estava fazendo tudo errado, mas agora eu já sei.
    Valeu pela dica e aula de bateria rsrsrsrsr

  • gostei muito do começaria foi muito valido para mim q tenho pouca espericeia com est”te topo de aparelho

  • Olá André, gostaria de saber se as capas que funcionam como carregador do iphone 4/4s são eficazes?/ E quando a capa descarregar só consigo carrega-lá pelo computador? Obrigada.

  • André, quero saber uma coisa, se eu fechar minha smart cover, ou seja, quando o meu ipad dorme, ele gasta muita bateria ou o gasto é tão pequeno que não dá pra perceber? E outra coisa, quando eu for dormir a noite, devo desliga-lo ou apenas deixar dormindo também????????? Me responda por favor!!!!!!

  • Achei as dicas mto boas! Ontem, meu ipad chegou e o blog esta me ajudando mto! Parabens, Andre! Antes de dormir, coloquei no modo avião, desativei o wi-fi, notificação e localização. Quando fui dormir a bateria estava em 45% e quando acordei em 44%, ou seja, economizou bem! Tudo isso com a tela bloqueada e usando a smart case.

  • Ah, André,

    Eu também percebi, que alguns aplicativos ficam abertos e são fechados apenas se apertamos o botão inferior duas vezes. E gostaria de saber se eles realmente consomem mais a bateria do iPad, pois descobri isso estes dias. Eu tinha o ipad 2 e acabei de obter o 3.. Gostaria de saber mais diferenças entre os dois tablets.

    E tem problema ficar ouvindo música enquanto eu o carrego?

    Grata pela atenção.

    Bya

  • André, quero saber uma coisa, se eu fechar minha smart cover, ou seja, quando o meu ipad dorme, ele gasta muita bateria ou o gasto é tão pequeno que não dá pra perceber? E outra coisa, quando eu for dormir a noite, devo desliga-lo ou apenas deixar dormindo também?!

  • André, por ignorância minha deixei o meu Ipad 1 parado muito tempo…. agora ele não carrega. O que eu faço?
    abraço,
    Marcelo

  • André, quero saber uma coisa, se eu fechar minha smart cover, ou seja, quando o meu ipad dorme, ele gasta muita bateria ou o gasto é tão pequeno que não dá pra perceber? E outra coisa, quando eu for dormir a noite, devo desliga-lo ou apenas deixar dormindo também?

  • Andre, gostaria de saber se tem problema eu colocar para carregar mesmo nao estando perto de descarregar… Tipo.. Quando ta 50%, por alguma ocasião eu queira carregar 100… Tem problema eu carregar estando com carga considerável ? O êh melhor esperar ele ficar perto de descarregar ? Por favor, me responda… Mandei uma pergunta e nao recebi retorno. Obrigado

    • Olá Alan, temos um aviso que diz que não prometemos responder todos os comentários, as pessoas que precisam de resposta urgente ou garantida podem contatar pelo suporte: http://ipaddicas.com/suporte/

      Não tem problema fazer a carga como você está falando, somente faça um ciclo mensal como indicado no post.
      Abraço.

  • Por favor me ajude!
    Quando receber o meu ipad, eu ja posso utiliza-lo na hora?
    E a primeira recarga, deve ser estas 7 horas?
    minha maior duvida mesmo é com a primeira recarga ;/
    Obrgado e parabens pelos posts.

  • Oi André. Obrigado pelo retorno. O que ocorre com o meu Ipad é que ele consome mais “desligado” do que ligado.
    Usando por 2 horas seguidas ele consome 15% da bateria e desligado uns 30%. Tenho um Ipod Touch e ele desligado por quase um mes a bateria fica com a mesma carga.
    Quanto ao Ipad, não uso para e-mail, somente deixo o Wifi ligado.
    Entrei em contato com uma assistencia tecnica e eles também não souberam respoder. Pediram que eu formatasse o Ipad e que não poderia me atenter pois aqui no Brasil a bateria dele esta em falta e a maioria das assistencia não tem.
    O unico recurso é tentar com Apple a troca do aparelho.
    Voce acha que isso é possivel? E formartar, ajudaria no caso da perda de carga?
    Confesso que estou extremamente decepcionado com a Apple. Não entendo essa veneração pela marca, pois é a segunda vez que ela me deixa na mão. O pessoal das lojas são piores ainda, pois são todos jovens usuarios e todas as perguntas eles nunca sabem responder, ou seja, só vendem.
    Por gentileza, veja se voce tem aguma dica depois dessas informações.
    Abraços

  • Olá André! Comprei um iPad3 e acabei encontrando seu Blog onde estou tirando muitas dúvidas! Excelente trabalho! Mas tenho uma pergunta sobre a bateria do meu iPhone 3GS, desculpe se estiver fora do contexto. Sempre quando carrego o iPhone (durante a noite) após a carga chegar em 100% aparece uma mensagem na tela que diz “Recarregamento incompatível com este acessório”, porém a carga fica em 100% até eu tirar o carregador. Em resumo, ele carrega mas aparece essa mensagem de erro, você sabe o que poderia ser? Detalhe, meu telefone não tem Jailbrake e o carregador/cabos são originais.
    Obrigado pela ajuda!!!

  • Oi André. Tenho um IPad 3 com aquela capa dobrável que desliga o qdo.fechada. Não sei se ‘e isso, pois a bateria simplesmente evapora 30 por cento durante a noite. Se ele ficar desligado, em 3 dias não tem mais nada de carga. Será defeito ou estou fazendo algo que eu não saiba. Por gentileza, me de um retorno. Obrigado.

    • Olá Nelson, as informações que você passa são muito superficiais para poder te dizer com certeza o que ocorre.
      Eu acredito que talvez seu iPad esteja recebendo notificações o tempo todo, muitos e-mails, tuítes, etc.
      Gostaria de poder lhe dar um parecer mas assim fica difícil.
      Se você acha que a bateria não dura muito o melhor é recorrer à uma autorizada, fazer uso da garantia e ver o que eles vão dar de veredicto.
      Um abraço.

  • Muito bom, muito útil suas informações, eu vou ter esse cuidado com o meu iPad3, porque quero a bateria dele excelente, Parabéns pelas dicas e pelo Site. Valeu mesmo!

  • Andre, gostaria de saber se tem problema eu colocar para carregar mesmo nao estando perto de descarregar… Tipo.. Quando ta 50%, por alguma ocasião eu queira carregar 100… Tem problema eu carregar estando com carga considerável ? O êh melhor esperar ele ficar perto de descarregar ?

  • Boa noite! Meu Ipad 3 as vezes não carrega quando uso ele e nem aparece o raio que esta carregando isto as vezes….mesmo ligado no carregador original dele.

  • Boa noite ! André tenho o novo iPad ( iPad 3 ) e algo muito estranho que presencio é o seguinte as vezes estou navegando na internet, vendo videos e etc. E percebo que ele esquenta. Tudo bem como todos nós sabemos o novo iPad esquenta um pouco mais em relação aos outros Tablets mais oque acho estanho é que as vezes no mesmo tipo de uso ele não esquenta tanto fica morninho tranquilo trabalhando bem solto.
    A questão é ele esquenta as vezes em determinado uso e e outra hora o mesmo uso e se mantem morninho.
    Você acha que devo mandar ele pra garantia ? Isso é normal ? Oque posso fazer pra evitar este problema ?
    Obrigado.

  • Bom dia !!

    Cara eu posso por meu iPad para carregar com 18%, por que no outro dia eu preciso usar e ai nao vou ter bateria para usar, eai posso por meu iPad para carregar com apenas 18% para carregar ??

  • Pessoal,
    Estou com um problema no Ipad . Do nada ele desligou…
    Ao tentar carregar ele a tela inicia a carregar e aparece a maça mais depois de alguns segundos ela desliga e
    isso fica de repetindo… já troquei o carregador e nada mudou.
    Ao tentar ligar via usb o itunes também não reconhece assim não tenho como fazer o modo de recuperação..
    Alguém já viu isso…

    Aguardo comentarios
    Valeu

  • André, meu iPad “3” está demorando mais de 24h pra carregar totalmente…. E se uso enquanto ele esta ligado à tomada, ele não carrega… Isso eh normal? Ainda está na garantia, será que devo procurar assistência?? Obrigada mais uma vez!!!

  • Eu uso ele enquanto carrega, inclusive com WiFi ligado, e carrego ele na tomada com carregador original. Quando plugo ele via USB, ele diz que não esta carregando. Isso deve-se ao fato da USB ser muito antiga?

    Fiquei preocupado quando você disse que precisa disso tudo pra manter ATÉ80% da carga depois de um tempo,tem um desgaste alto demais, daqui a pouco ele vai zerar a bateria em 6~8 horas? Posso acionar a garantia nesse caso da famosa bateria viciada?

    Eu estou sempre plugando e desplugando ele da carga (uso a tomada mesmo), tem algum problema?

    Tem problema virar a noite carregando?

    É o ipad 3.

  • André, fugindo um pouco das dicas de Ipad, gostaria de ver com vc, caso vc saiba se existe algum programa da apple para convertes videos de outros sites como Vimeo, Youtube, etc., conversores como o atubecatcher ou flashplayer , etc.
    Também se possível, existe algum blog q ajude a usar com mais profundidade os programs da apple de como fazer videos bem legais . . . . . . . . .
    Aguardando por seu comentário
    Grande abraço
    Vânia

  • André sou FÃ do ipaddicas mas tenho certas duvidas sobre o ipad.

    1-As vezes quando estou utilizando o ipad ele esquenta muito por exemplo: as vezes navegando na internet ele esquenta muito mais agora tambem estou navegando e tá morninho. Entende no mesmo uso as vezes esquenta e outas não. oque acha que pode ser ?

    OBS: meu iPad é o novo ( The New iPad ) de 32GB + 4G White
    Comprei domingo e ainda nao carrgeuei até agora quero manter sempre está duraçao de bateria e já percebi que quando esquenta muito a bateria cai drasticamente

    Obrigado André espero sua resposta e agradeço desde já ! A atenção !

  • Boa noite André, tenho um iPad 2 há 6 meses e sigo as recomendações aqui do blog, mas tenho uma dúvida, que valem para o ipad2 e o iPhone4.

    Quando vou carrega-los, costumo ligar no carregador e deixa-los a noite toda plugados na tomada.

    Há algum problema nisso, quando a bateria atinge os 100% ela para o carregamento?

    Meu iPad2 é wifi, pois uso o Acesso Pessoal do iPhone, mas percebi que esse procedimento gasta mais bateria do que se eu estivesse usando apenas o iphone. É normal isso?

    Assino o rss do blog no Reader e sido as dicas no twitter também

    Grato pela atenção.

    Milton

  • Ola andré. Comprei um iPad 2 a pouco tempo. Utilizei ele 1 dia com a versão que veio nele. Depois de ter atualizado percebo que a bateria nao dura que nem antes. Tenho medo de ter viciado a bateria? Como sei se viciei? Ate agora acho que carreguei ele umas 40 vezes. Resumindo queria saber se eu o viciei. Por favor responde. Fikarei muito grato com a resposta.

  • Ola andré. Comprei um iPad 2 a pouco tempo. Utilizei ele 1 dia com a versão que veio nele. Depois de ter atualizado percebo que a bateria nao dura que nem antes. Tenho medo de ter viciado a bateria? Como sei se viciei? Ate agora acho que carreguei ele umas 40 vezes. Resumindo queria saber se eu o viciei. Por favor responde. Fikarei muito grato com a resposta. :)

  • Olá Andre adoro o site e estou por aqui quase que diariamente já vasculhei toda a web com esse problema e nao conseguir resposta segue a pergunta.
    Tenho um iPad 2 3G com 2 meses de uso porém o carregador só funciona de vez em quando, muitas vezes tento carregar mas o carregador nao carrega o iPad ai sou obrigado a carregar com o carregador do meu iPhone vc sabe pq?

  • André, gostaria de parabenizá-lo pelo blog. Além de ser extremamente útil a sua solicitude para com os leitores e seus questionamentos é digna de ser elogiada. Muito obrigado!

  • Sim, isso acontece quando uso carregando. Sempre deixo carregando durante a noite também, mas o uso muito no trabalho fazendo terapia com crianças, então é vídeo e joguinho o dia todo daí usa muita carga.

  • eu nao sei se é ignorância minha mas, nao intedi esse negocio de ficar sem bateria pelo menos 1 mes e outra coisa. quando ganhamos um ipad (de preferencia o ipad) devemos colocar para carregar ou usamos ele ate descarregar e colocamos para carregar? obrigado…

    • Olá Matheus, você realmente entendeu errado, peço que leia novamente. Não é ficar sem bateria 1 mês, é deixar que ela acabe ao menos 1 vez ao mês.
      Um abraço.

  • Oi, adoro o blog, vejo sempre! Uma dúvida, quando estou carregando e usando o iPad ao mesmo tempo tem horas que sinto um choquezinho, como se sentisse a energia dentro, entende? Isso é normal?! Tem outra, na mesma situação, carregando e usando, tem horas que parece que tem outro dedo na tela, o teclado enche de letra saindo, nos jogos aparece coisa onde não aperto… Realmente outro dedo apertando. O que pode ser isso?

    • Olá Luana, é normal sim…
      Esse seu erro só acontece com ele carregando?

      Eu na verdade não uso o iPad carregando, deixo carregando todas as noites enquanto durmo, tente fazer dessa forma.
      Abraço.

  • André logo que recebi o ipad 3 deixei ele descarregar por completo antes da primeira carga, esse é o procedimento correto? O Ipad 3 pode ter a bateria trocada?

    • Olá Thadeu, não existe procedimento para primeira carga, podes somente seguir as recomendações deste post.
      Existe troca de bateria mas você vai deixar de usar seu iPad 3 antes da bateria precisar ser trocada (2 anos sei que dura sem perda de rendimento, meu iPad 1 continua durando muito bem, meu iPad 2 nem falar, igual como no primeiro dia).

      Abraço.

  • Oi, adoro o blog, vejo sempre! Uma dúvida, quando estou carregando e usando o iPad ao mesmo tempo tem horas que sinto um choquezinho, como se sentisse a energia dentro, entende? Isso é normal?! Tem outra, na mesma situação, carregando e usando, tem horas que parece que tem outro dedo na tela, o teclado enche de letra saindo, nos jogos aparece coisa onde não aperto… Realmente outro dedo apertando. O que pode ser isso?

  • Ola andre ! Eu sempre deixo pra carregar o ipad depois que ele descarrega completamente… Isso piora a vida util da bateria ? Se deixa carregando todos os dias a noite , sem star completamente descarregada nao contaria como ciclo ??

    • Olá José, ciclo é somente quando ela descarrega completamente e faz a carga de 100% (noite toda por exemplo).

      Não tem problema deixar ela descarregar totalmente todas as vezes, somente não é necessário.

      Abraço.

  • Ola andre.
    Cara , tenho o ipad 2 a mais ou menos 6 meses e nao consegui usar a funçao de baixar musicas e filmes pra assistir, seria algum problema de configuracao, pois ele tambem nao recebe e nao sincroniza com o computador cadastrado com as informacoes dele. Me ajuda ai.
    E parabens pelo site, muito esclarecedor.

  • Valeu André, bateria é sempre uma preocupação. Duas coisas, ouço muito radio online no Wifi, isso pode descarregar mais rapidamente a bateria? A outra é carregar sem uso significa nem encostar? rs… falo isso pq as vezes estou usando e acaba a bateria, qdo coloco para carregar ele liga sozinho e os App abertos estão lá, devo entrar para fechar ou deixo quieto carregando.

    P.S. Sei que não seria aqui, mas sempre que quero comentar tenho que preencher meus dados, antigamente ficava gravado, ainda é possível?

    Abraços,

    Luciano D.

    • Sim Luciano, escutar rádio consome a bateria do áudio normal (mp3) mais a bateria do download dos dados (Wi-Fi), escutar rádio é uma das coisas que consome bastante bateria.

      Carregar sem uso significa deixa ele ali parado enquanto carrega, recomendo fazer de noite enquanto dorme, assim você não sente falta.

      Mas isso é necessário somente para completar o ciclo, usar de vez em quando enquanto carrega não vejo como um problema, não há nada dizendo que isso faz mal.

      Luciano, sobre sua pergunta não sei lhe informar o que acontece.
      Comprei outro template (o anterior estava dando problemas), trabalhei sobre ele somente na parte gráfica, não sou programador mas vou tentar fazer com que isso mude, somente não sei como fazer.

      Um abraço.

  • Cara, não sei se seus dados sibre tempo de carregamento foram tirados de seu uso de fato do iPad. Mas por aqui eu tenho o 2 e o novo iPad e eles não chegam nem perto de levar tudo isso pra carregar por completo… Talvez você devesse fazer uns testes ou usar fontes melhores e menos alarmistas.

  • Ola andre ! Eu sempre deixo pra carregar o ipad depois que ele descarrega completamente… Isso piora a vida util da bateria ? Se deixa carregando todos os dias a noite , sem star completamente descarregada nao contaria como ciclo ??

  • Olá, gostei do post. Muito esclarecedor.
    Gostaria de acrescentar uma dica.
    Para saber se o iPad completou a carga (os 100% realmente são enganosos) é só vereificar se o carregador esfriou, pois enquanto ele estiver quente é sinal que está carregando a bateria.
    Um abraço.

  • Olá, sou nova no mundo “i”, acabei de comprar um iPad 3 e fiquei um pouco espantada. Quando o brilho está no máximo, a bateria não dura 10h nunca. É assim mesmo? Muito obrigada André!

    • É isso sim Daniele, a bateria dura 10 horas para um tipo de uso específico, não é utilizando todos os recursos.
      Informação oficial sobre os testes:

      Testes conduzidos pela Apple em fevereiro de 2012 usando softwares e unidades de pré-produção do iPad. Os testes faziam a descarga total da bateria executando as seguintes tarefas: reprodução de vídeo, reprodução de áudio e navegação pela Internet usando Wi-Fi ou rede celular. O conteúdo de vídeo consistiu na repetição de um filme de 2 horas e 23 minutos comprado na iTunes Store. O conteúdo de áudio foi uma lista de reprodução de 358 músicas diferentes, em uma combinação de músicas importadas de CDs usando o iTunes (codificação AAC de 128 Kbps) e músicas adquiridas na iTunes Store (codificação AAC de 256 Kbps). Os testes de uso da Internet com redes de dados celulares foram conduzidos usando servidores web e de correio dedicados, navegando por versões reduzidas de 20 páginas populares e recebendo e-mail uma vez a cada hora. Todas as configurações foram padrão, exceto que Wi-Fi estava associada a uma rede (exceto para navegação na Internet via rede de dados celular) e que as funções Wi-Fi Solicitar Conexão e Brilho Automático estavam desativadas. A duração da bateria depende das configurações do dispositivo, do uso e de vários outros fatores. Os testes com bateria são conduzidos usando unidades especiais de iPad, os resultados reais podem variar.

      Somente para este tipo de uso a durabilidade é garantida, 10 horas (ASTERISCO)… veja acima como eles chegaram nessa duração.
      Um abraço.

  • Ola, Os tecnicos da apple dizem que o mais 10W do ipad pode carregar sim sem qualquer problema 0 ifone o mais no menos não tem problema.
    Agora o menos 5W do ifone no ipad da problema sim no ipad.
    Sendo assimé bom olhar sempre
    Um abraço

  • App RDP da Apple. Como utilizar?

    No PC utilizo o MSTSC para acessar meu ambiente empresarial remotamente, com a VPN conectada.

    Tentei fazer o IPAD funcionar com o RDP Lite, que teria a mesma funcionalidade do MSTSC do PC, mas ganho a mensagem ” host has closed the session”, e o pessoal de suporte da Empresa não sabe como resolver, então me mandam utilizar o remote-desktop-connection-client-for-mac.htm, e mas não consigo executa-lo no IPAD.

    Como fazer?

    Agradeço antecipadamente.

  • Olá eu queria saber se eu usar o ipad estando com 100% da bateria e ligado na luz, ele estaria apenas pegando energia da tomada ou se usaria a energia da bateria, assim consumindo a vida util dela.. Obrigado!!

  • Oi, André. Tudo bem? Legal essa dica. Estava começando a pesquisar sobre o assunto, mas nem preciso dizer que já parei!!

    Uma pergunta, Carregar o iPad com o carregador do iPhone não é muito legal.. mas e o contrário? Existe algum problema em carregar o iPhone usando a fonte do iPad? Eu sei que é meio off topic (só meio…) mas já que voc6e tocou no assunto..

    Um abraço
    Giancarlo

  • Ola gosto muito das suas matérias e estou com problemas com problemas, e onde moro não tem ninguém que entenda de ipad em Cacoal Rondonia, tenho app que não querem atualizar dentre ele o quick office que paquei caro e não consigo usar pois fica em aguardando atualizção, não consigo fazer minha conta e entrar no itunes, tenho meu Ipad a 5 meses , e só tenho app e utilizo o meu ipad porque uso a conta da minha cunhada mas preciso fazer a minha oque faço ? Fui aos EUA e comprei um cartão do itunes de 15 dollares mas tbm não consigo usar o codigo .
    Se você puder me ajudar por favor.
    Desde já Grata

  • André,
    Bom, realmente é muito triste saber que o iPhonedicas não está a todo vapor como o iPaddicas, mas torço para que volte com tudo, pois vocês são muito bons nisso.
    Aproveitanto o assunto desse post, faço a mesma pergunta que fiz ao post do iPhonedicas.
    É possível criar atalhos ou existe algum app para baixarmos que simplifique nosso trabalho quando queremos ligar e deligas os botões de 3G, Wi-Fi, Avião, Bluethooth, etc?
    Pois sei que isso ajuda muito na economia de bateria de nossos iPads e iPhone, mas se tivéssemos um atalho seria fantástico.
    Muito obrigado.
    Por favor, não deixe esse blog acabar também!!!
    Abs.

    • Olá Carlos, as pessoas confundirem é meu grande medo…
      Pensarem que por aquele ter “terminado” este também terminará.

      Coisas que temos que ter bem claras:
      – Ambos são administrados por pessoas diferentes, o iPadDicas no caso por mim;
      – Ambos são encarados de forma diferente, o iPadDicas no caso profissionalmente;
      – Ambos estão em estágios diferentes, o iPadDicas é rentável e minha única fonte de renda;

      Por estas 3 e muitas outras razões não podemos misturar as coisas, o iPadDicas é um blog que está entre os grandes do Brasil e não tem motivos para fechar as portas.

      Sobre sua pergunta, infelizmente não temos atalhos para estas funções como o Android, seria bacana se isso for lançado em algum momento.

      Um abraço.

  • Olá gostaria de perguntar o porque meu iPad nao esta sincronizando via Wi-Fi com meu computador.
    Eu uso o Windows 7 e a uns dias ele nao esta sincronizando com meu computador via Wi-Fi, eu até conecto ele com o cabo e arrumo nas opções mas ele nao conecta.

    Agradecerei a ajuda.

    • Olá André, não tem configuração.
      No App Câmera você pode tocar num ícone que troca a câmera que está sendo usada.
      O ícone é uma câmera com duas flechas, indicando que fará a troca de lado.

      Um abraço.

  • No meu iPad, minha bateria em média dura 2 dias, faço o ciclo do descarregamento todo mês, só que não tenho controle, tem vezes que repito mais de tres vezes por mês. Não uso o ipad enquanto ele está carregando, pois sempre deixo carregando quando vou dormir e só retiro quando acordo. Não tenho reclamações da durabilidade da batéria, uso todos os dias meu iPad, uso muito jogos, videos no youtube, mantenho o wifi sempre ativo. Única coisa que faço de errado, segundo o post, carrega-lo com a case.

    Abraço

  • Nossa André, sempre aprendendo com vc. Não sabia das diferenças de energia entre os carregadores. Uso o carregador do IPad para o IPhone, ou seja o inverso do que vc mencionou no artigo. Algum problema neste procedimento?

    • Ola, tanto faz usar um carregador do iphone no ipad com usar um carregador do ipad no iphone porque os dois tem a mesma voltagem. O que vai mudar, é o tempo de carga, os seja, carregar um iphone com o carregador de 10W leva metade do tempo se comparado com o tempo de carga com o carregador de 5W, e carregar o ipad com um carregador de 5W leva o dobro de tempo se comparar com o carregador de 10W. O problema do iphone de usar um carregador de 10W é apenas relacionado a um aquecimento da bateria acima do normal que pode acontecer em alguns casos (acho que com as baterias mais antigas) e futuramente prejudicar a vida útil da bateria ou de algum outro componente que esteja perto da bateria. Pra saber isso, basta testar com os dois carregadores e ver se muda a temperatura. No meu iphone mesmo, dá uma diferença quase imperceptível então uso tranquilamente o carregador de 10W e está tudo em ordem – meu iphone tem mais de 2 anos e nunca deu problema :D.

  • otimo poste… a pergunta é fora de contexto mas talves possa ajudar….
    Referente ao ciclo do MacBookpro e MacBook Air como proceder com a bateria para que dure e n vicie facil…. uso o mesmo procedimento do ipad ou não?
    desculpe essa pergunta fora mais como tens credibilidade por isso a pergunta.

    • Olá Dick, olha apesar de usar MacBook Pro não estudei a documentação da Apple para te dar certeza, mas vou falar sobre meu uso ok?

      Notebook não é desktop por isso não uso com ele na tomada o tempo todo, carrego 100% uso a bateria até chegar em 5%. Uso carregando até chegar em 100%, uso a bateria até 5%.

      As vezes tenho deixado ela terminar e depois carrego 100%.
      Ela tem durado incríveis 6 horas quando tenho o brilho configurado de forma adequada (suficiente para ver).

      Um abraço.

  • André, quando vou ficar um tempo sem utilizar o iPad (tipo 1 ou 2 dias), você recomenda desligá-lo no botão ou posso mantê-lo em standby na smart cover? Parabéns pelo post e pelo site !!!

  • André, me tire um dúvida. Eu carregando o idevice, todo dia a noite antes de dormir e deixando descarregar apenas uma vez por mês significa que passo por um ciclo por mês? Ou toda recarga até 100% conta como 1 ciclo? Fiz uma aposta com um amigo meu e com o que encontramos na internet nao conseguimos provar qual estava certo. Obrigado.

    • Olá João, você acertou na primeira. Carregue todas as noites e uma vez por mês deixe terminar a carga, logo comece a carregar até a quantidade de horas indicada.

      Um abraço.

  • Sou usuária nova do iPad e li em um artigo neste blog falando dando outras dicas como desligar o bluetooth , o serviço de localização dentre outras coisas. A bateria tem durado bastante,ele fica ligado direto mesmo que eu não mexa nele a todo momento. Tenho seguido as dicas e deixo carregando durante a noite.Acho que ele fica uma 9hrs carregando. Será que deixá-lo carregando em excesso atrapalha?

    • Olá Islayne, foi por isso que encarei como novas dicas.
      Aquele post é complementar em relação à este, são dicas mais radicais que realmente funcionam.

      Não, deixar carregando em excesso não atrapalha pois ele para de carregar quando completa a carga máxima (faça o teste, depois de uma noite inteira pegue no carregador, ele vai estar frio, não quente como se estivesse trabalhando).
      Um abraço.

  • André,
    Aproveito para perguntar algo que deve ser dúvida para muitos: se não tiver completado o ciclo de 4 horas para o meu ipad2 e eu precisar interromper o carregamento, é melhor esperar a bateria acabar totalmente para então reiniciar um carregamento completo ou posso colocar para recarregar novamente, mesmo antes de ter terminado a bateria?
    Desde já, obrigada e parabéns pelo post!

  • Texto curto e super esclarecedor.
    Nunca vi na internet alguém que desse bola pra questão da bateria do iPAD. Acho que por ela ter grande autonomia, não é alvo de preocupação pelos usuários.
    O ponto alto foi a informação retirada do manual do equipamento, que infelizmente 99,999% dos usuários não lêem :-)

    • Obrigado LixoRadioativo.
      As pessoas me perguntam bastante até sobre esse assunto.
      Principalmente:
      – Primera carga
      – Uso dele na tomada

      Enfim, todo cuidado é pouco se queremos que a duração dela se estenda.
      Sim, informação tirada do manual que muitos não encontram.
      Um abraço.

    • André,

      Essa história de primeira carga é uma história BEEEEM antiga, que havia nos primórdios dos primeiros celulares e notebooks.

      Não sei ao certo os detalhes, mas parece-me que na época as baterias eram feitas com um determinado componente que exigia que a primeira carga fosse de 24 horas contínuas, em seguida que a bateria fosse usada por completo e recebesse uma segunda carga de mais 24 horas.

      A partir desse princípio, gerou-se várias “lendas urbanas”, só que com o passar do tempo, os componentes das baterias foram variando e os procedimentos de carga também foram mudando.

      Em suma, a melhor saída para sanar a dúvida é fazer como você fez: IR BUSCAR NO MANUAL DO EQUIPAMENTO, até por que as recomendações para a bateria do iPAD podem ser completamente diferentes das recomendações para a bateria de um notebook de um fabricante “X” ou “Y”.

  • Acho que o meu problema com meu Ipad 1 não tem a ver com bateria, mas estou desesperado com o fato de que ele não se mantém ligado, fica o tempo todo se reiniciando, não consigo mais usar nenhum aplicativo adequadamente, mal começo a usar qulaquer apps e o Ipad se desliga e começa o boot de iniciação. HELP ME!!!!

  • Bom dia à todos,
    Ai André,eu sempre deixo meu iPad carregando com a Smart Cover e com a capa traseira,poxa não sabia que não é bom! Porém coloquei no Lembretes do iPad a data exata na qual eu tenho que descarregar completamete o iPad para poder fazer o ciclo completo,dessa forma não me esqueço.
    André e a dica de desligar o iPad uma vez por semana,tá valendo?
    Ótimo post André!

    • Olá Carla, desligar o iPad uma vez por semana é até interessante para melhorar o rendimento.
      Como é um sistema alguns arquivos temporários e inclusive aplicativos trabalhando são encerrados ao desligar.
      É bom sim.

      Um abraço.

  • Infelizmente eprcebi que a bateria do meu ipad 2 está durando bem menos que antes. Tudo bem que nesses últimos dis o que mais faço é jogar, e antes quase não jogava.
    Espero que seja por isso!

    GRande abraço, boa semana.

  • Não sabia que existe diferença entre o carregador do ipad e do iphone. Será que se eu usar o carregador do ipad para carregar o iphone posso danificar a bateria do celular??

  • Oi André:
    Este é um assunto importante e muito discutido, com opiniões as vezes divergentes, raz?o pela qual este post, muito bem feito, é extremamente oportuno.
    Só gostaria de um esclarecimento final: da leitura dele chego à conclus?o que não devemos deixar o iPad carregando a noite toda, como muitos de nós fazemos, mas sim devemos procurar controlar o tempo de recarga.
    Abraços
    Clovis

    • Não Clovis, eu pensei ter sido claro, carrego a noite inteira sem problemas.
      O tempo indicado é o mínimo para garantir 100% de carga, se você deixar passar não vai acontecer nada de errado. Deixe a noite inteira carregando, ao acordar toque no carregador e verá que está frio ou seja não está trabalhando.

      Ele para da carregar ao atingir a carga completa real.

      Um abraço.

  • Bom dia,

    A bateria do IPad2 tem problemas com o “efeito memória” ou “fica viciada” diante do uso inadequado como colocá´la para carregar ainda tendo carga?

    Obrigado

    Abraços

    • Olá Marcelo, se você seguir as recomendações conseguirá um rendimento de ao menos 80% da vida útil inicial depois de 1000 cargas.

      Sim pode carregar se tiveres carga, mas uma boa dica é tentar se programar e carregar sempre de noite.

      Um abraço.

  • Andre, bacana!!!
    Eu já fazia td que disse nesse post exceto carregar sem capa, farei!!!
    Porém, deixa eu perguntar uma coisa? O que aconteceu como iPhone dicas? Não teremos mais atualizações? Eu fiz uma pergunta lá, justamente sobre baterias e não fui respondido…
    Será que poderia me ajudar?
    Parabens mais uma vez pelo blog!
    Abs.

    • Olá Carlos, pois então essa dica da capa muita gente não sabe.
      O iPad fica “torrando” ali dentro, é bom cuidar com isso.

      Bom, sobre o iPhoneDicas…
      Aquele blog é do Vitor Fogassa, que ajudava aqui no iPadDicas, infelizmente ele não soube dar a cara e informar o público dele se vai continuar ou não. Ou ao menos deixar uma mensagem de “volto já”, “estou com problemas, mas voltarei”… até quando eu pergunto a ele não obtenho resposta. Acho que talvez nem ele saiba.

      É uma pena, você, eu e muitos outros usuários gostávamos do blog.

      Um abraço.

  • A dica de não deixar de usar é realmente válida.
    Eu tenho um Ipod Touch 1ª geração e, obviamente, já não utilizo o mesmo com a mesma frequência de outrora.
    Mas eventualmente ainda pego o bichinho pra ouvir uma música e na maioria das vezes ele está sem bateria.

    To vendo a hora que não vai mais ligar …

    abçs,
    Rodrigo

  • Você citou da durabilidade da bateria, minha duvida é se essa bateria “vicía” durando cada vez menos devido ao mau uso, em consequencia desse mau uso, quantos anos poderá durar essa bateria?
    A durabilidade dos ipad está relacionado a sua bateria, se for então, está de acordo com o artigo que fala sobre “Absolescência Programada”(google).

    • Olá Jean, a promessa da Apple é durar ao menos 80% da carga do primeiro dia depois de 1000 cargas.
      A teoria da obsolescência programada, ou “percebida” é assunto para outro post, isso dá muito pano pra manga ainda ;)
      Um abraço.

  • Andre gostaria que fizesses uma matéria acerca do compartilhamento via hotspot do iPad visto que já estamos na versão 5.1.1 e não vejo nada disso ou se calhar não sei como fazê lo, pois a minha e nossa Apple neste capitulo parece fechar demais este recurso excelente pra nos usuários

  • Gostei das dicas, alias André você incrível acompanho este blog a partir de Angola e tenho tido bastante sucesso nas explicações do mesmo visto que tem gente com bastantes duvidas e graças a este blog que acompanho desde a sua abertura tem me dado respostas pra tudo que venho pedindo.

  • Xará, só um pequeno esclarecimento que eu creio ser útil, nem que seja para o pessoal saber um pouco mais. A indicação 100% quando a bateria carregou não é um erro. Simplesmente é uma medida de segurança para evitar que as pessoas deixem o aparelho carregando por tempo excessivo e desnecessariamente. Por quê? Por causa dos ciclos de recarga. Não é um erro, é proposital para melhor aproveitamento da bateria, ainda mais nos iDevices, que possuem bateria interna e só na rede autorizada é possível ter certeza da perfeita substituição, sem danificar o aparelho. Isso sem falar que enquanto vc carrega a bateria, ela está descarregando, pois o aparelho está em uso. A velocidade de carregamento não é linear e qto mais se carga perto dos 100%, mais difícil ficará para atingir estes mesmos 100%. É só a Apple que faz isso? Não! Qualquer fabricante usa este recurso em suas baterias.

    Espero ter contribuído. Abraços.

    • Olá André, me consta que depois da carga de 100% “real” o carregador para de trabalhar (pode testar, ele esfria e não trabalha mais), ou seja, não afetaria o ciclo de carga pois não é mais enviada mais energia para ele.

      Me cite a fonte de sua informação para que eu possa analisar o que você está dizendo.

      Grande abraço.