Dicas

5 conselhos úteis para aproveitar melhor o potencial de seu iPad

dicas-basicas
Escrito por André Darugna

Há um momento em que acreditamos que já aprendemos tudo sobre o iPad, é natural pois a curva de aprendizagem é bastante rápida e a Apple se esforça e muito em tornar seus sistemas o mais ‘user-friendly’ possível.

Porém, finalmente nos damos conta de que estávamos enganados e que sempre podemos aprender algo novo. No dia de hoje decidi compartilhar conselhos, dicas pontuais que venho aplicando com meu iPad e tem dado certo, melhorando minha experiência de uso e aumentando minha produtividade no trabalho.

Trouxe novas dicas e truques que lhe ajudarão a aproveitar melhor seu iPad no dia-a-dia.

1. Use o AssistiveTouch para obter atalhos

O AssistiveTouch é mais um dos recursos de acessibilidade que o iPad conta em seu sistema, são muitos os recursos para as pessoa com necessidades especiais, entre elas o AssistiveTouch.

Porém, no dia de hoje quero recomendar que você, mesmo sem necessidades especiais utilize também esta função. Com ela, você irá adicionar um menu flutuante que inclui acessos rápidos a diversas funções do sistema, substituindo o uso de botões e gestos, com somente alguns toques na tela.

assistive

Para ligar o AssistiveTouch você deverá ir em Ajustes, depois Geral e então em Acessibilidade.

Com ele ligado você poderá por exemplo:

  • Bloquear o iPad;
  • Bloquear a rotação da tela;
  • Girar a tela;
  • Aumentar o volume;
  • Tirar uma foto de tela;
  • Etc.

Muito útil e bacana, principalmente para aqueles usuários que estão com seu botão Home falhando.

2. Mais de 20 aplicativos no Dock

Que o iOS, sistema do iPad, permite organizar aplicativos em pastas muitos de vocês já sabem, de fato já comentei sobre essa funcionalidade algumas vezes.

Porém, um conselho que posso dar que me ajuda muito no dia-a-dia, fazendo com que eu ganhe em produtividade pois possuo os aplicativos mais usados sempre em mãos é o fato de adicionar uma pasta no Dock do iPad.

Conforme mostrado na imagem, esta pasta possui os aplicativos que mais utilizo, assim, não preciso ficar procurando em meio à várias pastas e telas, eles estão sempre à mão na hora em que eu precisar deles.

pasta-no-dock

Se você não sabe organizar os aplicativos em pastas, fica a dica, toque com seu dedo sobre um ícone qualquer e mantenha o dedo sobre ele até que tudo comece a tremer, logo, toque e arraste um ícone em cima de outro ícone, solte ele e será criada uma pasta, dê um nome e pronto. Agora você pode arrastar outros ícones para dentro desta pasta.

3. Carregue o iPad todas as noites

Muitas pessoas possuem problemas com o rendimento da bateria do iPad, de fato, um iPad pode exigir de 5 a 7 horas sem ser usado para que a carga da bateria se faça por completo.

Com minha experiência de uso encontrei que carregá-lo todas as noites, durante o sono, é a melhor forma de garantir que o iPad tenha um rendimento melhor durante o dia. Com isso, meu iPad está rendendo de 6 a 8 horas de uso, muito melhor do que muitos usuários que entram em contato comigo.

carregar

Você não precisa esperar que a bateria termine, basta conectar todos os dias antes de dormir e desconectá-lo ao acordar, o tempo de seu sono será o suficiente para que o tablet recupere as energias.

4. Atualize sempre

Entendo que muitos usuários ficam receosos de realizar as atualizações com medo de perder conteúdos ou até mesmo cair em uma versão com bugs. Isso é natural, o usuário pensa “meu iPad funciona bem, não preciso atualizar, não quero ter problemas”. Enfim, acredito que o usuário que mantém o iPad desatualizado está perdendo muitos recursos e ainda correndo risco de exploração de brechas no sistema.

A cada versão lançada são adicionadas novas funções e inclusive feitas correções de segurança, para seguir mantendo o iPad no topo dos aparelhos com maior efetividade contra vírus e invasões, por isso é importante a atualização.

Atualizar é uma dica muito simples? Há pouco me contatou um usuário informando que sua versão do sistema é iOS 4.3, imaginem, depois disso já tivemos o iOS 5, com duzentas novidades, logo o iOS 6 com mais 200 e estamos à poucos meses de receber a atualização iOS 7 que promete ser uma completa revolução, e ainda há pessoas que não atualizaram.

Para atualizar um iPad com iOS 5 ou superior você somente precisa ir nos Ajustes, Geral e então tocar em Atualização de Software. Mas se seu iPad ainda possui o iOS 4 você precisará conectar o aparelho no computador com o cabo USB e abrir o iTunes, lá clicar no nome do seu iPad na lista de dispositivos e então em Atualizar.

5. Compre um teclado externo da Apple

Existem muitos teclados bons no mercado, eu inclusive já testei alguns que recebi de amostra para resenha, porém, considerando que meu trabalho é em grande parte redação de texto e já contava com teclado original da Apple em casa, implementei o uso dele em meu dia-a-dia e realmente não há nenhum outro que chegue perto em qualidade, design e facilidade de escrita.

teclado

O teclado original da Apple nem custa tão mais caro do que os modelos concorrentes, porém, ele foi desenhado para Macs, não foi feito para encaixar no iPad e não possui a função de capa. De todas formas, em minha opinião ele é o mais recomendado, por seu acabamento, altura e sensibilidade das teclas e qualidade final.

Preço: R$229 [Compre o teclado da Apple]

Considerações Finais

Estes foram apenas alguns conselhos para você que possui um iPad e ainda acredita que pode aprender algo novo, por esta razão, continua buscando informações na internet sobre seu tablet.

O iPad é uma ferramenta fantástica, porém, pode se tornar somente um brinquedo caro caso o usuário não se focar em tirar proveito do aparelho. Já ouvi tantas pessoas que reclamam que o iPad não serve para nada, mas que na verdade nunca tentaram aprender a se dar bem nesse maravilhoso mundo novo.

Se você possui dificuldades no uso de alguma ferramenta do iPad, não deixe de entrar em contato conosco pelo Suporte do iPadDicas, um espaço criado para ajudar você usuário iniciante e intermediário que busca uma consultoria personalizada e barata.

Debate:

  • Tem mais algum conselho especial para nossos amigos visitantes?
  • Compartilhe conosco qual é o truque que mais gosta de utilizar no iPad.

Por hoje é só, até já.

Sobre o autor

André Darugna

Blogueiro fundador do iPad Dicas e Viagens Dicas, formado em Comunicação e vencedor de 2 prêmios Top Blog.

26 comentários

  • Andre, achei muito legal o seu site, tirei muitas dúvidas do meu iPad, só que agora comprei o novo IPad 4 nos Estados Unidos e consegui conectar Wi Fi, porém qdo cheguei no Brasil tento conectar Wi Fi e não da certo e 3G também não reconhece o micro chip, como posso fazer para configurar?

  • Olá Andre!
    Gosto muito de suas dicas e por isso gostaria que você me desse uma opinião:
    Tenho o iPad da terceira geração e estou querendo mudar para quarta, mas estou em duvidas entre o mini e o iPad , o que você me aconselharia?
    Aguardo sua opinião.
    Agradece,
    Socorro moreias

    • Olá Socorro, tudo bem?
      Bom, eu não trocaria o iPad 3 pelo 4, não é necessário.
      Já o iPad mini tem um tamanho excelente, mas você perde na qualidade da tela, que não é “Retina”.
      Enfim, depende muito de suas necessidades, o iPad 4 é melhor que o 3, sim, porém não é necessário trocar, ele não faz nada que o iPad 3 não faça.
      O ganho em velocidade é ínfimo, já o iPad mini tem a mesma velocidade do iPad 2, de todas formas para mim ele é o melhor iPad de todos.

      Até já.

  • Boa tarde André. Parabéns pelo site e pelas dicas. Você conhece um aplicativo para iPad GSM que o transforma em “phablet”, ou seja, faz com que ele faça ligações telefônicas pela operadora GSM?

  • Ipaddicas é o melhor site sobre IOS em língua portuguesa, sem dúvida nenhuma.
    Para mim, a melhor dica foi a 2ª: ” Mais de 20 aplicativos no Dock”. Não sabia que podia colocar uma pasta de apps no Dock (sabia que podia em outros locais, não no Dock).
    Só um conselho, para colocar vários apps em uma única pasta (no Dock) tem que juntá-los primeiro fora do Dock e só depois levá-los para lá. Tentei fazer diretamente no Dock, mas não é possível.
    Obrigado, André, parabéns pelo excelente site!

  • A dica do AssistiveTouch é boa mas atrapalha muito. Alguns comandos de outros aplicativos ficam por trás da tela impedindo o acesso.

  • Boas dicas, eu costumo a separar títulos por páginas, games, vídeos, som… E os mais usados na barra de app fixos embaixo. Abraços.

  • o que vc falou do teclado é verdade, foi o melhor teclado que tive até hoje…confortável e silencioso….

  • Excelente artigo!!Agora, você desliga o IPAD para carregá-lo?Não é recomendado deixar o IPAD descarregar para colocá-lo para carregar?

  • André, por favor me ajude. Estou procurando uma capa para meu ipad2 que tenha espaço para caneta. Tem alguma idéia onde encontrar?

  • Olá, André! Gostei muito do “post” de hoje. Não conhecia várias dicas que trouxeste para nós hoje. O teclado externo, todavia, tenho desde a faculdade, fazendo do meu iPad um excelente notebook (influência, aliás, de vocês)! Mas o que eu queria compartilhar com vocês, mesmo, é que a bateria do meu iPad (só Wi-fi) tem durado mais de 1 dia (2 dias, em média, quando o desligo à noite), isso que o utilizo para fazer resumos. Utilizo-o bastante, mas não incessantemente. Sei que meus colegas ficam com inveja do meu tablet enquanto procuram uma tomada para conectar seus notebooks, ainda mais quando digo que a última vez que o carreguei foi no dia anterior! Abraço.

  • Caro André ,

    Tire uma duvida, o teclado faz também a função de mouse? Tipo estou numa pagina e quero ir a tela de inicio ou abrir uma nova aba, fazer estas mudanças pelo teclado ou não vou ter que usar o touch.
    Agradeço desde já.
    Art.

    Queiroz

  • Dicas legais André, especialmente a de colocar uma pasta na (ou no, não sei bem o certo) Doc; realmente facilita muito.
    Abraços do

    Clovis