Dicas

Como evitar que crianças realizem compras In-App involuntariamente, proteja seu bolso e cartão!

in-app-pegadinha
Escrito por André Darugna

Olá amigos do iPadDicas.com, o iPad é uma ferramenta fantástica que nós adultos adoramos, mas não há coisa mais linda que ver uma criança hipnotizada pelas cores e pela interatividade que o iPad oferece. Existem centenas de aplicativos desenvolvidos especialmente para os pequenos, muitos deles grátis, mas tome cuidado o barato pode sair muito caro. Siga minhas dicas para evitar dores de cabeça e contas astronômicas na App Store.

Você sempre confiou seu iPad para seu pequeno, mas talvez nunca tenha se dado conta que muitos botões que estão presentes nos aplicativos são “pegadinhas”. É um tanto quanto anti-ética essa postura dos desenvolvedores pois eles se aproveitam de um “furo” do sistema de compras da Apple para faturar vendendo funções extras.

Acontece que as compras In-App (compras realizadas dentro do aplicativo) não exigem senha: as crianças só tocam, pois não sabem ler e não tem noção do que estão fazendo.

Confira como se proteger e ficar tranquilo enquanto seu filhote brinca no iPad!

Ativando a Restrição de compras In-App

Para evitar estas dores de cabeça você deverá seguir este passo-a-passo, básico e funcional:
[style_list style=”bullet_list”]

  • Abra os Ajustes
  • Vá em Geral
  • Selecione a opção Restrições
  • Caso não tenha nenhuma restrição ativada, crie sua senha
  • Encontre Compras em Aplic. e deixe o seletor em branco (conforme imagem)
  • Pronto, você está protegido!
  • [/style_list]

    Comprovando a configuração

    Agora se você desejar testar a funcionalidade recomendo que abra algum dos aplicativos que possui para crianças e encontre algum item que possa ser comprado internamente, para este exemplo usei o Talk Pierre, um destes aplicativo que repetem tudo o que seu filho fala e ele se diverte de monte.

    Este papagaio é muito esperto e divertido, mas cuidado: ele e tantos outros aplicativos podem cometer assalto a mão desarmada!

    Agora você já não perderá dinheiro!

    Considerações Finais

    Amigos, uma dica básica e útil para todas aquelas pessoas que possuem crianças em casa, mas não são somente as crianças que compram involuntariamente, até mesmo os mais grandinhos por simplesmente não ler ou não entender o que está escrito (inglês) acabam caindo nas garras destes desenvolvedores engraçadinhos.

    Os aplicativos podem ser maravilhosos, mas temos que tomar cuidado para não acabar comprando algo que não decidimos fazê-lo. Caso você em algum momento encontre algo que realmente quer comprar basta desativar temporariamente a Restrição que você configurou.

    Debate:
    [style_list style=”bullet_list”]

  • Você lhe dá acesso livre ao iPad à seu filho?
  • Já passou algum mal momento por culpa das compras In-App?
  • Qual é o aplicativo que seu filho mais gosta de usar?
  • [/style_list]

    Um abraço, até mais!

    Sobre o autor

    André Darugna

    Blogueiro fundador do iPad Dicas e Viagens Dicas, formado em Comunicação e vencedor de 2 prêmios Top Blog.

    53 comentários

    • Andre por favor Help! Esqueci minha senha de restrições, não consigo recupera-la, toda vez que tento agora tenho de esperar uma hora por cada tentativa pois já estou em 20 tentativas, tentei utilizar um post seu de 11 de fevereiro de 2011 para Recovery e não resolveu o sistema retornou com a senha bloqueando ainda as restrições, por favor me de uma luz. JB

      • Olá João, realmente não tenho uma luz para lhe dar, você precisa lembrar esta senha, o sistema é protegido justamente conta fraudes. O bloqueio foi feito para proteção, não teria sentido ele ser “furável”.

        Um abraço.

    • André, tarde de mais….kkk
      Mas me diz uma coisa se eu fizer uma compra, colocando ID e senha, ele libera da necessidade de colocar senha novamente em novas compras na mesma sessão ?

    • Não sabia dessa possibilidade de compras In-App, e por várias vezes deixei meu iPad com meu filhote de 2 anos que clica em tudo.

      Esse post merece um 10.

      []’s

    • Bom dia André
      Por favor tira uma duvida !
      Eu criei uma conta americana e ontem fui comprar um jogo … Porem com o cartão internacional do meu pai, mais o cartão nao e aceito diz que nao há registros com o meu banco … Se vx puder me ajudar agradeço … Abs.

      • Colega, desculpe-me pela intromissão, mas, até onde sei a AppStore americana não aceita cartões de crédito brasileiros, ainda que sejam internacionais. Estou certo?

    • André, primeiramente, parabéns pela iniciativa do blog! É uma preiosidade! Quanto à dica, é bem bacana, mas, no meu caso, não funcionou! Depois de configurar tudo, tentei fazer uma compra In-App e nada estava bloquerado… O que pode ter acntecido?

    • Valeu a dica! Minha filha de 2 aninhos adora usar meu iPad mas já aconteceu de vir uma cobrança que não entendi em um desses aplicativos, ainda bem que foi só 0,99! Agora já ativei o bloqueio! Abraços

    • Boa dica, vou configurar para não ter problemas de compras!!!
      Apesar que sempre que meu filho clica em algum ícone/link de compra é solicitado a senha do ID. Quando vou acessar o Safari vejo que várias páginas de tentativa de compra ou de acesso aos site dos fabricantes de apps foram requisitados pelo filhote.

      No Natal dei para meu filho de 2 anos e 9 meses um Ipad Wifi 64 GB. O problema é que vejo qu e meu filho tá ligadão no Ipad. Como já tenho um Iphone 4, vejo que a adaptação foi rápida.

      Bom, vamos as respostas:

      Meu filho tem total acesso ao Ipad.

      Como disse acima, ainda não tive problemas de compras devido solicitar a senha para meu ID Apple. Pelo meno até agora!

      Alguns aplicativos que ele gosta:

      Asphalt 6 HD
      Where’s my water: Este ele adora, ele sempre diz “Papai, jacaré tomou banho”.
      Drawing Free
      Traffic Rush: É um joguinho para controlar o tráfego de trens e carros. Engraçado que ele gosta quando os carros/trens batem!
      Toca Hair Salon: Ele se diverte cortando e pintando o cabelo dos personagens.
      Phone for Kids: Tem uma opção para desenhar! Ao desenhar é gerado sons, bem legal.
      Bike Baron
      Snoopy’s Street Fair
      Shrek Kart: Este é muito bom…. Ele adora a musiquinha do game!!!
      Drawing Den
      Angry Birds
      Solomon’s Keep
      Drop the chicken
      Need for Speed Hot Pursuit: Ele só gosta de escolher o carro da polícia.

      Valeu!!

      • Fico feliz com seu comentário Marcelo, é muito lindo saber que uma criança se diverte e aprende tanto assim no iPad.
        Eu me referi às compras internas, estas não precisam de senha. Devemos ter cuidado.

        Obrigado pela lista dos Apps.
        Um abraço.

    • Precisava ter postado esse há um mês. a fatura chegou ontem e lá se foram 30 doletas só em papagaio falante e papai noel tirando presentes do saco… Doeu no bolso viu. Ainda bem que minha filha é sincera e disse que tinha comprado, pois já ia brigar com o cartão dizendo que um hacker descobriu minha senha ó… Lástima, mas dos males, o menor. Retirei o número do cartão de lá tbm.

    • Otima dica Andre, minha filha tem oito anos e sabe minha senha mas me prometeu so usala para baixar apps gratis, assim fico mais tranquilo. JB

    • Já passei por isso, meu filho comprou 400 dólares no jogo Maze mouse, sempre que ele passava de fase o jogo oferecia raios laser ou poção nuclear (19,99 cada). Consegui cancelar as compras mandando uma mensagem no site da Apple, no suporte, depois de um dia eles me mandaram um email para confirmar se ocorreu uma compra não autorizada. Estornaram o valor depois de algumas noites de insônia, rsrs.
      Agora antes de entregar o iPad para ele, eu finalizo a sessão em Ajustes e loja.

    • Boa dica, muito útil. Não só para crianças como para emprestar a pessoas com pouca experiência com idevices.

      Gostava que o ipaddicas fizesse mais posts porque é o melhor sitio que conheço, em português, sobre ipad. Visito todos os dias.

      Um abraço de Portugal :)

    • Bom….bom demais….
      Apesar de ninguém usar o meu iPad …a dica é ótima … Sem contar que as vezes eu ciclo até onde não é para clicar ….engraçado mas real…..rsrsrs
      Tai meu amigo seguindo a dica…. Assim como muitos , adorei….
      Simples Assim…..
      Abçs e Boa Semana
      Pu2npk/Erivaldo

    • André, mais uma vez você se antecipa aos questionamentos dos seguidores deste fabuloso site. Diante do universo de opções que possuimos na internet, posso falar sem sombra de dúvida, que o ipaddicas é diferenciado.
      Um grande abraço e sucesso em 2012.

    • Eu faço isso quando empresto meu ipad kkkkkk mesmo que as pessoas nao sabem minha senha … mas vai que aconteça de descobrirem ‘-‘ kkkkkk vlw iPad Dicas pela dica de bloquear a opçao de instalar aplicativos pagos ;D

    • André, a dica é bem valiosa, especialmente para quem não tem muita paciência de configurar o dispositivo.

      Minha filha tem um ano e nove meses e é fascinada pelo Monkey Preschool Lunchbox, Kinectimals e Toontastic (que eu uso para criar historinhas animadas pra ela).

      Aliás, vai aí outra dica: aplicativos educacionais tem aos montes na AppStore. Uns bons, outros terríveis. Estes que citei são fabulosos (embora o Kinectimals não seja educativo).

      Abraços!

    • Ótima dica. Meu filho de 10 anos vive pedindo pra comprar jogos e mais jogos… Infelizmente não posso (e nem devo) fazer todas as suas vontades. Valeu!

    • Ótima dica, mesmo que não há crianças que usem meu iPad, mas mesmo assim ativei, pois pode ocorrer com qualquer um, clicando involuntariamente. As vezes deitado usando o iPad vc acaba esbarrando em algum botão sem querer e executa compras, nada melhor que prevenir! Haha

      E é uma pena que existam jogos que necessitam de moedas, tesouros, somente adquiridos por dinheiro real. Entretanto existem malfeitores que usam hacks baixados pelo cydias, jailbreaker para trapacear e adquirir esses itens de graça! Ladrão roubando outro ladrão, essa é a realidade!

      Abraços

      • É verdade, melhor até para adultos ter isso configurado.
        Pois é, moedas virtuais valendo dinheiro real e muitas pessoas comprando compulsivamente, ter isso configurado é uma segurança a mais.

        hahaha.. será que eles tem 100 anos de perdão?

    • Boa dica André, tenho dois filhos (9 e 4 anos) que pensam que o iPad é deles, kkk, também quem manda eu baixar tantos jogos? Ainda bem que não tive problemas de compras indesejadas, mas várias vezes peguei eles com a tela pedindo a senha para confirmar a compra, agora esses problemas acabaram porque ativei o bloqueio de compras.
      Abraço.

    • Muito interessante ! Ainda não tive problemas com meus filhos, mas como se diz “seguro morreu de velho”. E nada como um sistema “fool prof” para evitarmos despesas não desejadas! Obrigado pla dica!

      • Fora o problema das “crianças” existe a questão de falta de controle por parte da AppleStore.. O meu filho clicou 3 vezes para “comprar” o mesmo aplicativo e fui debitado 3 vezes no cartao de crédito. Acho que a Apple deveria ter o controle no sentido de não permitir mais de uma compra do mesmo aplicativo para o mesmo dispositivo… Enfim, infelizmente tive que passar por isto para aprender.. Valeu a dica!