Dicas

Como encontrar os aplicativos para iPad mais recomendados para você?

mais-recomendados
Escrito por André Darugna

Hoje em dia, com mais de 800.000 aplicativos na App Store, a Apple não nos fornece muitas facilidades na hora de descobrir as melhores opções da loja. No dia de ontem, o site Gigaon publicou alguns conselhos que considerei muito importantes na hora de encontrar bons aplicativos que podem agradar.

Uma das coisas mais difíceis de fazer em qualquer dispositivo iOS é encontrar um bom aplicativo, não por não existir, muito pelo contrário pois existem muitos aplicativos bons, tornando a busca pelos melhores um problema.

Como dito, são mais de 800 mil aplicativos na loja de aplicativos da Apple, encontrar o que você procura é um desafio. Ainda, não há uma única forma de saber se um aplicativo será ou não útil, se ele se adapta ou não às suas exigências antes de comprá-lo, vamos tentar lhe dar boas dicas de como fazer para encontrar os melhores Apps.

O problema da busca da App Store

Os aplicativos iOS podem ser procurados pelo nome, nome do desenvolvedor ou palavras-chave. A maioria dos aplicativos tentam limitar seus nomes ao que se pode ver na tela (uns 12 caracteres), mas cuidado pois o nome da empresa que desenvolveu não necessariamente tem relação com o que faz o aplicativo, sendo que uma empresa pode ter mais Apps.

Os desenvolvedores estão limitados a um total de 100 caracteres na lista de palavras-chave, o que pode ser um grande desafio conseguir que seus aplicativos sejam encontrados por meio destas palavras.

Mesmo que a descrição tenha capacidade de 4000 palavras, isso pode ser suficiente para explicar para que serve o aplicativo, porém, todo esse conteúdo não encontra na busca de aplicativos.

O que não ajuda nem um pouco na busca de aplicativos da App Store é que existem três interfaces diferentes na busca. Se você está procurando aplicativos no iPhone, por exemplo, não poderás ver os aplicativos para iPad nos resultados, isso pode ser muito frustrante se você está procurando um App que funcione tanto no iPhone quanto no iPad, mas que o desenvolvedor optou por lançar duas versões separadas ao invés de um App universal.

A busca utilizando o iTunes mostrará inicialmente os resultados para todo tipo de conteúdo que tenha relação com as palavras-chave, sejam músicas, filmes, livros e podcasts. Você pode filtrar os resultados mostrados para exibir somente Apps de iPhone e iPad, porém é chato ter que filtrar sempre a busca.

O iPad conta com a melhor experiência na loja entre os três dispositivos (PC, iPhone e iPad), sendo que você somente encontra aplicativos nos resultados e ainda pode ver os Apps para iPhone e iPad, mesmo que não sejam universais.

O problema das três buscas é que os resultados apresentados são insuficientes, para continuar você tem que clicar e clicar, arrastar, girar e procurar em todos os cantos os resultados.

Por sorte, a App Store não é o único lugar onde podemos procurar aplicativos disponíveis na loja, ela possui algo chamado “Enterprise Partner Feed” disponível para terceiros, se trata de uma fonte de metadados do iTunes e da App Store que pode ser acessada por sites da internet a fim de formular o conteúdo de seu gosto e forma.

Sites como AppShopper, AppAdvice e 148apps organizam o conteúdo da loja de forma diferente, permitem que o usuário visualize e consulte toda a informação de metadados da App Store de forma especial.

Se você se sente frustrado com a forma em que os resultados da App Store são apresentados tente utilizar um dos sites acima, e acompanhe também as indicações aqui do iPadDicas.

Lista de desejos e aplicativos

Uma excelente forma de procurar aplicativos são as listas de desejos e aplicativos que possui o site AppShopper, você poderá criar uma conta gratuitamente neste site e terá a capacidade de criar e administrar listas de desejos e aplicativos que lhe interessam. Com esta lista, você poderá controlar os Apps e criar alertas cada vez que eles sejam atualizados ou tenham seu preço modificado.

Listas de desejos e Listas de aplicativos.

Listas de desejos e Listas de aplicativos.

É uma excelente forma de manter-se ao tanto com os aplicativos que chamam a atenção, mas que você não podia comprar naquele momento, já seja por não querer investir ou por estar ainda incompleto para suas exigências.

O AppAdvice, tem uma visão diferente das listas, ao invés de oferecer a possibilidade de criar listas de aplicativos que nos interessam, eles criam listas com aplicativos categorizados por temas, são as chamadas AppLists.

Por exemplo, temos uma lista chamada “Apps for Volunteering”, onde ficam agrupados aplicativos pensados para as pessoas que estão interessadas em doar seu tempo livre e recursos para suas comunidades.

Também há listas para amantes de culinária, comics geeks, poetas e amantes de café, estas listas (AppLists) são uma excelente forma de descobrir aplicativos organizados por temas e categorias mais amplas do que as que a Apple inclui na App Store.

De vez em quando, a Apple inclusive cria uma lista com os melhores aplicativos de um determinado tema, muito similar ao estilo das AppLists que utiliza o AppAdvice. Enquanto as típicas categorias da App Store são uma grande maneira de descobrir novos aplicativos que interligados entre si, não há nenhum lugar para encontrar Apps baseados em assuntos concretos.

Somente vemos um seleto número de listas publicadas na página principal do iTunes e da App Store, mas não todas as existentes.

Faça o dever de casa

As opiniões, notas e classificação de um aplicativo na App Store são os três fatores mais importantes a ter em conta antes de comprar um aplicativo. Uma das primeiras coisas que devemos notar é a data do lançamento original do aplicativo e a frequência de atualizações.

tarefa-de-casa

Graças a serviços como o AppShopper, também podemos encontrar a frequência com que o desenvolvedor decide baixar e subir o preço de seu aplicativo.

Os Apps que se atualizam com frequência mostram que por trás deles existem equipes de desenvolvimento atenciosos e buscando uma melhor experiência possível com o produto.

Os comentários publicados na App Store podem ser muito diferentes entre si, devemos dar menos importância aos comentarios que se queixam sobre o preço e mais aos que falam de características ou a qualidade do aplicativo. O fato de um App ser caro ou não, não significa que ele seja mal, o que é bom realmente tem seu preço. Podemos também encontrar valor em um aplicativo que outros não conseguem ver.

Agora, se um aplicativo recebe muitos comentários negativos indicando falhas ou bugs, precisamos ver o histórico de atualizações para ver se o desenvolvedor vem solucionando os problemas e se é atencioso ao feedback dos consumidores.

Também devemos considerar o custo total ao comprar um aplicativo, incluindo as Compras In-App, isto não é difícil de encontrar pois em cada aplicativo da App Store temos uma lista de compras disponíveis no lado esquerdo. Devemos prestar atenção como estão classificadas as Compras In-App, se ordenamos estas compras por popularidade e vemos que as de maior valor são as primeiras, podemos notar que os usuários se sentiram obrigados a comprá-las para poder seguir usando o aplicativo em questão.

Use o Genius para substituir aplicativos obsoletos

O Genius é uma grande ferramenta para encontrar novos jogos que são similares aos que já compramos, mas não é um grande recurso para encontrar aplicativos que sejam completamente diferentes aos que já possuímos.

Um bom uso do Genius é encontrar um substituto a um aplicativo que você gostava, mas que já não foi mais atualizado há muito tempo, tornando-se obsoleto.

genius

Um grande exemplo para isso, foi o anúncio do fechamento do Reader por parte do Google, ao utilizar-se o Genius muitos aplicativos não dependentes ao serviço do Google mas similares no que se refere à leitura de RSS eram recomendados.

Considerações Finais

Também é importante destacar que não há nada melhor que o boca a boca, as recomendações de amigos ou de blogs ao qual confiamos para poder nos ajudar a encontrar os melhores aplicativos, os que nos facilitam a vida e nos façam ser mais produtivos.

Debate:

  • Como você faz para encontrar os melhores Apps?
  • Prefere Apps gratis ou pagar por um aplicativo melhor?

Deixe sua mensagem, sua opinião é importante para todos nós!

Fonte: GigaOM

Sobre o autor

André Darugna

Blogueiro fundador do iPad Dicas e Viagens Dicas, formado em Comunicação e vencedor de 2 prêmios Top Blog.

4 comentários

  • Ótima dica como sempre André.
    Mas , o que significa a classificação , tipo 12+, 3.+, etc ?
    Em alguns como o Checkbook hd, só vem escrito com compras dentro do App, mas não descreve a lista das compras do usuario
    Abç

  • Conheci o site em 2011, naquele tempo ainda Blog, mas desde então é fonte de informações quentíssimas. Fonte essa que não canso de divulgar aos novatos ou veteranos usuários que não sabem a máquina que seus IPads podem se transformar com o caminho das pedras dado pelo André. Bem, estimulado pelas dicas do Andre, fui explorando e descobri várias fontes. Destaco os sites e os apps AppShopper e AppAdivice. O AppShopper tem a melhor lista de desejos, excelente, funcionando como um “homebroker” das apps que vc deseja e facilita demais a aquisição de um app em promoção ou free, com notificações sobre o “sobe e desce do mercado” dos apps que você deseja. A busca é boa, mas não tem muito refinamento. Há ainda notificações sobre a atualização dos apps que vc já adquiriu e um rating independente da AppStore. O AppAdvice tem as listas de interesse que são sensacionais, cada uma ranqueando os apps em 4 categorias, de “essencial” a “algo útil”. Não sei se para IPad, mas para IPhone com certeza o AppAdvice tem outro app, já em português o AppsGoneFree com push diário de apps grátis. O problema de todos, entretanto, são as apps brazucas quase esquecidas. Essas, só no IPad dicas. Minha opinião, em termos de app-mining: AppShopper, AppAdvice e IPaddicas – nada mais. Falando em app, e aí, André, o IPaddicas não vira app também não? Valeu!

  • Bem eu só baixo aplicativos grátis, porque nao meti o meu cartão de credito na minha conta da app store porque senão gastava logo o dinheiro todo. Por isso sigo sempre as dicas do IpadDicas para ver todas as promoçoes