Dicas

12 dicas práticas para aumentar a duração da bateria do iPad (em vídeo)

calibrar-bateria
Escrito por André Darugna

No dia de hoje lhes ensinarei com um tutorial em vídeo como otimizar a duração da bateria do iPad, são 12 dicas especiais que lhe ajudarão a desligar serviços ou diminuir os recursos de processamento e energia, com o objetivo de aumentar a durabilidade.

Muitas destas dicas são oferecidas pela própria Apple, embora elas sejam básicas, acredito que alguns usuários avançados possam não perceber algumas delas. Se para você turbinar a duração da bateria do iPad é importante, acompanhe o vídeo que tem duração de 5 minutos, dedique este tempo para aprender as técnicas e conseguir aumentar em horas a duração da carga da bateria.

Não deixe de ler nossos posts com Dicas para Iniciantes:

Vídeo: como aumentar a duração da bateria do iPad

* Assista o tutorial de como aumentar a duração da bateria do iPad no YouTube

1. Mantenha seus aplicativos atualizados

Vamos iniciar com a atualização dos aplicativos, a cada versão de um aplicativo os desenvolvedores trabalham para melhorá-lo, seja em otimizar os recursos que o aplicativo utiliza, o espaço em disco que ele ocupa na memória e também diminuir o gasto da bateria.

Atualizar aplicativos app store

Manter os aplicativos atualizados ajuda a melhorar a duração da bateria do iPad.

Portanto, é de grande importância que nós nos preocupemos em manter nossos aplicativos sempre atualizados. São vários os benefícios de contar com a última versão de um App no iPad, inclusive gastar menos bateria.

Abra a App Store, toque na aba Atualizações e lá toque em Atualizar Tudo. Aguarde a transferência e lembre-se de que downloads também consomem carga, portanto, melhor se você realizar esta tarefa com o iPad carregando.

2. Bloqueio automático

Muitos usuários não se importam com isto, mas a verdade é que no final do dia os minutos somados com o iPad em repouso implicam em horas de aumento da duração da bateria do iPad.

bloqueio automatico iPad

Ao configurar o bloqueio para um tempo menor o iPad economiza energia.

Em Ajustes, Geral, Bloqueio Automático, configure o bloqueio para 2 minutos, dessa forma sempre que você deixar o iPad inativo ele apagará a tela e diminuirá o uso de energia.

Uma dica extra é bloquear manualmente a tela sempre que você lembrar, já que não utilizará o iPad, corte de uma vez por todas o uso da energia, isso permitirá aumentar a duração da bateria do iPad, as vezes estendendo a carga até o final do dia.

3. Brilho da tela

Esta é a dica clássica, é notória a diferença da quantidade de energia que o iPad utiliza com diferentes intensidades de brilho, sobretudo nos iPads com tela Retina. Ao diminuir o brilho da tela você conseguirá aumentar a duração da bateria do iPad, outra dica é desligar o ajuste automático do brilho, que costuma aumentar o brilho da tela em ambientes muito iluminados.

brilho de tela no ipad

Configure o brilho para a menor quantidade possível para otimizar a bateria do iPad.

Para realizar esta tarefa abra os Ajustes, toque em Brilho e Imagem de Fundo, logo, deslize a barra de configuração do brilho para a posição que represente o mínimo de brilho possível para um uso confortável.

Lembre-se de que os olhos se acostumam com o tempo, portanto, leve o brilho para o menor valor possível.

Também recomendo como dito anteriormente desligar o Brilho Automático, nesta mesma tela deslize a chave para a posição desligada.

4. Uso do Wi-Fi

É claro que desligar o Wi-Fi nem sempre é possível, mas ao fazê-lo você conseguirá aumentar a duração da bateria do iPad em muitas horas. O Wi-Fi é um grande vilão no uso de energia, somente use-o quando necessário.

Vamos imaginar duas situações:
Você saiu de casa e levou o iPad consigo na mochila (bolsa, estojo), o iPad ficará procurando durante o trajeto redes Wi-Fi para se conectar, ao desligar o Wi-Fi antes de sair de casa você evitará o consumo desnecessário de energia. Ligue-o novamente quando chegar no destino, seja no escritório, universidade, etc.

wi-fi desligado no ipad

Desligue o Wi-Fi sempre que não for utilizar para aumentar a duração da bateria.

Outra situação para ilustrar, você irá assistir um filme ou somente escutar músicas no iPad, não há necessidade de manter a internet ativa consumindo recursos, desligue o Wi-Fi sempre que puder e no final do dia somará minutos preciosos na duração da bateria do iPad.

Para desligar o Wi-Fi do iPad você precisa abrir os Ajustes, tocar em Wi-Fi e deslizar a chave para a posição desligada.

5. Uso do Bluetooth

Este ponto é muito similar ao ponto anterior, o Bluetooth do iPad somente é útil para conectar periféricos, mas, e se você não estiver utilizando um teclado ou fone de ouvido, qual é a razão para deixá-lo ligado?

Desligue o Bluetooth sempre que não for utilizá-lo, assim, você vai somando minutos que ao longo do tempo refletem em carga extra.

bluetooth no ipad

O bluetooth sempre ativo é um dos vilões no uso da bateria do iPad.

Para desligar o Bluetooth do iPad abra os Ajustes, vá em Geral, depois Bluetooth, lá deslize a chave para a posição desligada.

6. Modo Avião (iPads 3G)

Esta é uma dica especial para os usuários do iPad com conectividade 3G, sabemos que as redes 3G de todo o Brasil não são “uma beleza”, com o “cai cai” comum ao mover-se pela cidade o iPad gasta carga preciosa ao tentar manter-se conectado.

Evite deixar o 3G ligar ao movimentar-se, seja em carro ou qualquer outro transporte, ligue o 3G somente quando for utilizar.

modo avião do ipad

Ao ativar o modo avião do iPad você desativa todas as conexões, economizando bateria.

A forma mais rápida de cancelar a busca por redes é ativando o Modo Avião, facilmente alcançado ao abrir os Ajustes do sistema. O modo avião é um dos grandes recursos para aumentar a duração da bateria do iPad.

7. Serviços de localização

Aqui uma grande dica, ao desligar os serviços de localização de alguns aplicativos você conseguirá aumentar a duração da bateria do iPad em até horas.

localização em aplicativos do ipad

Desligue a localização de aplicativos para evitar gastos desnecessários de bateria no iPad

Existem muitos aplicativos que buscam a localização do usuário e nem sabemos o porquê. Exemplo: Por que o Cut the Rope quer saber onde você está? Qual o motivo de jogos e aplicativos básicos processarem sua posição geográfica?

A resposta eu não tenho, mas imagino que seja para lhe oferecer publicidade direcionada, ou até mesmo guardar em um banco de dados informação dos usuários. Além de diminuir sua privacidade os serviços de localização diminuem e muito a duração da bateria do iPad.

Para ajustar os serviços de localização abra os Ajustes, vá em Serv. Localização e deslize as chaves dos aplicativos que deseja cancelar a localização para a posição desligada.

Somente uma ressalva, indico que você desligue a localização de aplicativos pontuais, porém, nunca desligue todo o serviço de localização, ao desligá-lo você impedirá seu iPad de ser localizado em caso de perda ou roubo.

8. Push Notification de e-mails

Outro vilão no uso de energia e consequentemente da carga da bateria do iPad é o serviço de Push Notification, neste caso pontual indico que seja cancelado o Push Notification para aumentar a duração da bateria do iPad.

push notification no iPad

Desligue o Push Notification de e-mails para aumentar a durabilidade da bateria.

Para isso, abra os Ajustes, vá em Mail, Contatos e Calendários e então em Obter Novos Dados configure a verificação de novos e-mails para manualmente e também desligue a chave Push.

9. Notificações de aplicativos

Como no caso dos e-mails, as notificações de aplicativos também consomem carga valiosa da bateria do iPad, uma forma de aumentar a duração da bateria do iPad é desligar esta opção, para isso você precisará fazer a configuração em cada um dos aplicativos instalados.

Notificações de aplicativos no iPad

Desligue as notiticações dos aplicativos que você não usa frequentemente.

Abra os Ajustes, vá em Notificações, toque no aplicativo a ser configurado. Desligue a Central de Notificações, escolha Nenhum em Estilo do Alerta e também desligue a opção de Ver na Tela Bloqueada.

Com esta configuração em cada um dos aplicativos indesejados você irá ganhar um bom tempo no final do dia, podendo estender a duração da bateria do iPad em horas.

Você não precisa fazer esta configuração em todos os aplicativos, faça naqueles que você usa com menor frequência, ou que lhe enviam muitas notificações (as vezes incômodas) durante o dia.

10. Feche aplicativos

Esta dica é bem controversa, vou lhes explicar que existem pessoas que afirmam que isto não faz o iPad ficar mais rápido ou utilizar menos carga da bateria. O fato é que todos os aplicativos minimizados (com o botão Home) podem ficar funcionando por até 10 minutos em plano de fundo, alguns inclusive mais, exceções liberadas pela Apple.

Aplicativos abertos no iPad

Feche os aplicativos recentes para evitar a atividade em plano de fundo.

Para que você garanta que um aplicativo não está transferindo dados, processando informação, o melhor jeito é finalizá-lo manualmente mesmo.

Você poderá finalizar manualmente os aplicativos apertando duas vezes no botão Home, isto abrirá a barra de aplicativos recentes, lá toque e segure qualquer um dos ícones. Todos os ícones começarão a tremer, para fechá-los basta você tocar no botão vermelho (-).

Eu acredito que funciona, vai de você acreditar, seguir e aproveitar os benefícios que a técnica oferece para aumentar a duração da bateria do iPad.

11. Equalizador de música

Desligar o equalizador de música é uma dica que nos vem das mãos da própria Apple, ao escutar suas canções preferidas no iPad você tem a opção de escolher equalizações pré-determinadas, como por exemplo: Rock, Clássica, Hip Hop, etc.

Equalizador de música  no iPad

O equalizador de músicas também consome bastante bateria do iPad, é melhor desligá-lo.

Estas equalizações são processadas por meio de hardware, o que aumentar consideravelmente o consumo de energia, por esta razão a maçã nos recomenda colocar o equalizador no modo inativo, assim, economizando carga de bateria que seria utilizada para esta finalidade.

A configuração pode ser feita nos Ajustes, Música, Equalizador, lá encontre Inativo (primeira opção) e marque. Agora, você certamente poderá aumentar a duração da bateria do iPad sem o uso do processador neste serviço.

12. Porcentagem da bateria

Esta dica é funcional na questão visual, você poderá notar quais aplicativos utiliza e consomem muita bateria, assim, poderá decidir por utilizá-los menos quando a carga estiver terminando. Ao controlar o uso de um aplicativo você estende a duração da bateria.

nível da bateria no ipad

O nível da bateria pode lhe ajudar a identificar aplicativos que consumem muita energia.

Não tem nenhum efeito positivo no aumento da carga, é somente uma forma do usuário se policiar, é sabido que alguns aplicativos que usam GPS, localização, gráficos 3D, entre outros, consomem mais carga, portanto, esta é uma forma do usuário identificar estes Apps (controlando visualmente).

Para ativar a porcentagem da bateria abra os Ajustes, vá em Geral, Uso e então ligue a chave Nível da Bateria.

Dicas extras para otimizar duração da bateria do iPad

Evite carregar e utilizar o iPad em ambientes muito quentes, o calor impede que a carga da bateria do iPad seja feita corretamente. A Apple instrui os usuários em seu website a manter o iPad em uso em temperaturas inferiores a 40º C.

Diferente do que muitos pensam, desligar totalmente o iPad não economiza a bateria, muito pelo contrário, o esforço de desligar o sistema e iniciá-lo pode gastar mais bateria do que mantê-lo em modo de repouso.

Evite fazer downloads e atualizar aplicativos quando você estiver longe da tomada, ao baixar dados da internet o iPad trabalha fortemente, causando um consumo muito maior de energia.

Realize ao menos um ciclo completo mensalmente, isto calibra a bateria, para calibrá-la carregue completamente em 100% e depois use o tablet até que ele desligue por ficar sem bateria.

Considerações Finais

Já falei anteriormente como otimizar a duração da bateria do iPad aqui no blog, este é um assunto muito importante e merece ser tratado periodicamente, mas, nunca havia produzido um vídeo. Acredito que os materiais audiovisuais são valiosos no que diz respeito à didática, ao mostrar a configuração e narrar o material muitos usuários aprendem com maior facilidade.

Agora, quero pedir a participação de todos vocês, vamos dialogar sobre estas técnicas e também compartilhar outras. Estas podem não ser todas as técnicas existentes para aumentar a duração da bateria do iPad. Se você conhece alguma, por favor, nos ensine nos comentários.

Grande abraço, até já.

Sobre o autor

André Darugna

Blogueiro fundador do iPad Dicas e Viagens Dicas, formado em Comunicação e vencedor de 2 prêmios Top Blog.

13 comentários

    • Isso é totalmente impossível Matheus, mas se você acha que sim, não as use.
      Elas foram testadas e aprovadas, inclusive várias são da própria Apple, não foram inventadas por mim.
      Acredito que seja impressão sua, cronometre, faça um teste.

      Até já.

  • André, seu blog é um absurdo de bom! Leio ha muito tempo. Quanto aos aplicativos de bateria, qual sua opinião? Tenho a impressão que são apenas medidores de carga e nao “doctors” como alguns são chamados.
    Abraço,
    Ricardo

  • Andre, muito obrigada pelas dicas que vc oferece aos usuarios do iPad. Elas sao fantasticas. Hoje segui as dicas para economizar a duracao da bateria mas agora nao consigo atualizar os aplicativos aparece uma mensagem “nao pode conectar com o iTunes Store”. Que devo fazer? Devo ter desligado algo que nao devia. ARANIS

    • Olá Aranis, tudo bem?
      Você não desligou o Wi-Fi? Precisa habilitar a internet para conectar na App Store. Deixe-o desligado somente quando não estiver utilizando.
      Um abraço, até já.

  • Muito bom! Agora, uma dúvida: oq seriam essas notificações em push? Sempre que instalo um App recebo o ícone perguntando se eu gostaria de recebê-los e eu digo que não. Mas até hoje não sei oq seria isso. =\ já agradeço a atençáo! Abcs

    • Muito boas as dicas. O serviço de localização eu mantinha totalmente desativado, mas nem tinha me atentado ao fato de que assim o Buscar Meu iPad não funcionaria, caso o perdesse ou fosse roubado. Voltei a ativar o serviço aqui, e desativei individualmente nos apps que não quero que me rastreiem.

      Vou contribuir com mais uma dica: programar para ativar o recurso Não Perturbe no horário que você costuma estar dormindo. Assim você não recebe notificações nesse período, e evita que a tela se acenda desnecessariamente caso receba emails/mensagens/etc nesse período.

    • É assim Amanda, as notificações em push lhe avisam de coisas importantes, por exemplo, no Skype alguém envia uma mensagem e você recebe na hora. Se o Push estiver desligado o aviso não vem. Já num jogo ele não é tão importante, normalmente os desenvolvedores usam para enviar mensagens lhe chamando para o jogo, propagandas, etc. Só deixe ativo nos aplicativos que realmente importam. Até já.