Dicas

10 dicas para aumentar a duração da bateria de seu iPad ou iPhone no iOS 7

bateria-ios7
Escrito por André Darugna

Sistema vai, sistema vem e muitos usuários acreditam que a bateria de seus dispositivos começa a durar menos, essa afirmação é uma meia verdade, pois na teoria o sistema deveria melhorar, não piorar a duração da bateria de nossos aparelhos.

Preocupado com a quantidade imensa de seguidores do iPadDicas que nos reclamaram sobre a duração da bateria em seus iPads e iPhones, preparei uma lista com novos e velhos conselhos úteis para aumentar a bateria em dispositivos Apple, atualizados para o iOS 7.

Quer aumentar a duração da bateria de seu aparelho? Siga as dicas abaixo!

1) Desative o efeito Parallax

Desativar efeito Parallax no iOS 7 duração da bateria
Embora o novo efeito de paralaxe deixe a tela inicial de nossos iPads e iPhones muito mais bonita, com uma impressão de profundidade e movimento, é bem certo que o efeito é totalmente desnecessário, não oferece nenhum benefício para o usuário e tão somente faz com que os dispositivos consumam mais energia, já que o sensor de movimento fica trabalhando o tempo todo juntamente do processador para aplicar na tela inicial este movimento.

Com o efeito Parallax ativo seu iPad e iPhone ficará mais lento e consumirá mais energia, natural pelo consumo de recursos necessários para o funcionamento do efeito.

Para desativar o efeito você deverá:

  • Abrir os Ajustes;
  • Geral;
  • Ir em Acessibilidade;
  • Tocar em Reduzir Movimento;
  • Ativar (chave na posição ligado);

Ao “ativar” você está desativando, ou seja, embora confuso o que você vai ativar é o bloqueio da função.

2) Desative as atualizações automáticas de aplicativos

Atualizações automáticas consomem bateria no iOS 7
Embora seja uma das funções estrela deste novo iOS 7, é certo que o recurso pode consumir bateria justamente nos momentos mais inoportunos, veja bem, você tem pouca bateria, está segurando a carga para poder chegar ao final do dia e justamente nesse momento o sistema inventa de atualizar aplicativos, consumindo bateria com a transferência de dados, seja 3G ou Wi-Fi.

Vamos desativar as atualizações automáticas, e você deverá atualizar os aplicativos manualmente, exatamente como fazia no iOS 6 ou inferior:

  • Abra os Ajustes;
  • Vá em iTunes e App Store;
  • Toque em Transferências Automáticas;
  • Desative Atualizações;

Com isso você não será surpreendido pelo sistema atualizando aplicativos quando a carga da bateria pode ser fundamental para chegar ao final do dia, se você não tiver um carregador ou tomada por perto.

3) Desative o serviço de localização em aplicativos

Desativar a localização de aplicativos ajuda a economizar bateria
Agora começa uma série de dicas antigas que ainda funcionarão muito bem no iOS 7, uma delas é o caso do serviço de localização em aplicativos. Desativando a localização de aplicativos você conseguirá aumentar a duração da bateria, já que ao informar a posição em que você se encontra você estará consumindo recursos, de GPS ou triangulação para oferecer sua localização no mapa.

  • Abra os Ajustes;
  • Privacidade;
  • Vá em Serviços de Localização;
  • Desligue a função nos aplicativos que não deseja usá-lo;

Dessa forma, você irá bloquear a localização para aplicativos que muitas vezes não tem nem sentido em pedir a informação, como alguns jogos ou aplicativos específicos.

A maioria destes aplicativos solicita sua localização somente para rastrear de onde vem sua base de usuários, sem oferecer nenhuma vantagem ao saber onde é que você está posicionado no planeta Terra.

Um cuidado especial, é de não desativar completamente o serviço de localização, já que ele é fundamental para encontrar seu iPad em caso de perda ou roubo.

4) Ajuste o Brilho da Tela

Ajuste o brilho para economizar bateria iOS
Outra das dicas que perduram entre as várias versões do iOS, em qualquer versão do sistema você poderá melhorar a duração da bateria com baixar o nível de intensidade do brilho. É bem simples entender o motivo, ao ter um brilho mais elevado o sistema utiliza maior quantidade de energia, dessa forma diminui a duração.

No iOS 7 você consegue diminuir o brilho na Central de Controle, o novo recurso do sistema é acessível ao deslizar de baixo para cima na tela.

  • Deslize de baixo para cima;
  • Na Central de Controle ajuste a quantidade de brilho;

É simples, é prático e funcional, baixe a quantidade do brilho para a menor quantidade aceitável tendo em vista o ambiente em que você usa o iPad ou iPhone, se você está num ambiente externo certamente precisará de mais brilho para poder visualizar os elementos da tela, mas em ambientes fechados muito provavelmente você pode usar o dispositivo com o brilho bem baixo.

5) Desligue o Wi-Fi quando não está usando a internet

Desligue o Wi-Fi do iPad no iOS 7
Dica bem repetida desde as primeiras versões do iOS, mas que continua funcionando para melhorar a duração da bateria no iOS 7. Vou exemplificar uma situação para que você entenda o porquê disso funcionar:

Ao sair de casa, com seu iPad na mochila ou o iPhone no bolso, o dispositivo estará procurando por redes Wi-Fi automaticamente para se conectar e continuar a sincronização com a internet nesse tipo de rede. Mas imagine-se, passeando pela cidade, a quantidade de redes que ele encontrará e lhe irá sugerir para conectar-se.

Se você manter o Wi-Fi desligado o iPad irá economizar toda a carga que seria utilizada para procurar redes, simples e funcional, desativar o Wi-Fi no iOS 7 é mais fácil do que nunca, pela Central de Controle:

  • Deslize de baixo para cima na tela;
  • Na Central de Controle toque no ícone de Wi-Fi;

Com isso você garante que o iPad não irá desperdiçar bateria com a busca de novas redes.

6) Coloque o iPad 3G no modo avião

Coloque o iPad no modo avião no iOS 7
Essa é muito útil para quem tem iPad modelo 3G, sabemos que no Brasil a qualidade do sinal das operadoras não é aquela beleza, inclusive algumas companhias telefônicas já pagaram grandes multas em razão do péssimo serviço.

O usuário por sua parte é o grande lesado, veja bem, você possui um iPad 3G com chip e plano de dados, ao circular pela cidade o dispositivo estará trocando entre as redes 3G e EDGE o tempo todo, essa busca pelo melhor sinal compromete fortemente a duração da bateria do aparelho.

A recomendação é desligar a busca por redes celulares quando não estiver utilizando, você economiza dados e claro, bateria. A forma mais rápida de desativar a busca por redes é ativar o modo avião, presente na nova Central de Controle:

  • Abra a Central de Controle;
  • Toque no ícone do avião;

Dessa forma você irá setar o modo avião como ativo e irá economizar muita bateria bloqueando a busca por sinal de internet e também em evitar a sincronização do aparelho pela internet.

7) Diminua o tempo de bloqueio automático

Bloqueio Automatico em tempo reduzido para durar a bateria
Outra das dicas clássicas que seguem funcionando muito bem na nova versão do sistema iOS, se você observar, ao parar de usar o iPad a tela continuará ativa por um determinado tempo, essa quantidade de tempo é totalmente configurável, alguns deixam a tela ativa sempre, piorando muito a duração de carga da bateria.

As opções são: 2, 5, 10 e 15 minutos, além da opção “nunca”, que deixa a tela sempre ativa.

Para diminuir o tempo de espera para o bloqueio de tela do iPad no iOS 7 você precisa:

  • Abrir os Ajustes;
  • Ir em Geral;
  • Tocar em Bloqueio Automático;
  • Configurar o tempo para 2 minutos;

Tudo bem, 2 minutos ainda é um desperdiço de bateria, mas não esqueça que você pode bloquear o iPad manualmente sempre que desejar apertando uma vez no botão de Power, que está localizado no topo do iPad.

8) Desligue as notificações Push de e-mail

Desligue o Push para e-mails no iOS 7
O iOS possui um grande vilão no consumo da bateria, ele é chamado de Push Notification e é intensamente utilizado nas notificações de correios. Se você usa e-mail em seu dispositivo verá que sempre que um correio chega o sistema o avisa imediatamente.

É nesta sincronização que o aparelho gasta muita bateria, para manter o dispositivo sempre atualizado, você pode desativar a obtenção de novos dados e configurá-lo para que seja manual.

  • Abra os Ajustes;
  • Vá em Mail, Contatos, Calendários;
  • Toque em Obter Novos Dados;
  • Deslize a chave Push;
  • Ajuste a frequência para Manualmente;

Agora, evidentemente, você precisará abrir o Mail e checar novos correios sempre manualmente, mas isso ajudará a otimizar a duração da bateria pois somente irá receber novos correios quando realmente importa, no momento em que está trabalhando, sem que o sistema fique sincronizando o tempo todo.

9) Feche aplicativos que não está usando

Fechar aplicativos no iOS 7
Há tempos que essa técnica é discutível, porém, se observarmos os recursos do sistema que estão sendo utilizados veremos que ela tem certo sentido. O iOS permite que os aplicativos realizem tarefas em background por um limite de tempo de 10 minutos após você sair dele, agora, com o multi-tarefas melhorado é ainda possível que o aplicativo esteja sendo atualizado de tempos em tempos para oferecer-lhe uma interface sempre atualizada.

O sistema reconhece quais são os aplicativos que você mais utiliza e permite que ele se atualize em plano de fundo, com certeza essa nova função do iOS 7 fará com que o aparelho consuma mais recursos de bateria, portanto você pode fechar os aplicativos e evitar que ele colabore com o consumo da bateria.

Para finalizar um aplicativo você deverá apertar 2 vezes no botão Home e deslizar a miniatura do aplicativo de baixo para cima, arrastando-o para fora da tela. Você pode fechar vários aplicativos de uma só vez deslizando as miniaturas com vários dedos.

10) Atualize sempre seus aplicativos

Mantenha aplicativos atualizados iOS 7
Essa é uma das dicas também recorrentes, mas muito certas e extremamente importantes nessa nova versão do sistema iOS. Como o sistema mudou bastante, sobretudo desde a parte interna do desenvolvimento, muitos desenvolvedores estão atualizando seus aplicativos para que eles fiquem com a aparência do iOS 7, mas também, para aproveitar melhor os recursos apresentados pelo sistema.

Sendo assim, a importância de manter seus aplicativos sempre atualizados é ainda maior, para que os aplicativos que você esteja utilizando sejam já otimizados para o novo sistema.

Como a dica número 3 dizia para bloquear as atualizações automáticas, teremos de realizar essa tarefa manualmente, é muito simples, seguem os passos:

  • Abra a App Store;
  • Toque na aba Atualizações;
  • Toque no botão Atualizar Tudo;

Pronto, realize essa importante tarefa sempre que estiver em um lugar onde tenha acesso a uma tomada e mantenha seu iPad na carga para que ele não perca a duração da bateria durante o processo de atualização dos aplicativos.

Considerações Finais

Amigos, estas recomendações são fundamentais para que seu aparelho possa aproveitar melhor a duração da carga da bateria, ao ajustar estes pontos você evidentemente perderá algumas funcionalidades, porém, algumas delas são totalmente desnecessárias como o efeito Parallax e o uso do Wi-Fi e 3G enquanto está em trânsito.

Acredito que após configurar estes pontos vocês ficarão bastante satisfeitos com o resultado.

Debate:

  • Você tem alguma recomendação para melhorar a duração da bateria no iOS 7? Compartilhe conosco!

Por agora é só, até já.

Sobre o autor

André Darugna

Blogueiro fundador do iPad Dicas e Viagens Dicas, formado em Comunicação e vencedor de 2 prêmios Top Blog.

38 comentários

  • Olá Andre, eu tenho um iphone5 e ele descarrega muitooo rapido muito muito msm ate sem p 3G ligado, e eu to mt preocupada, e eu fiz todos os procedimentos e continua a bateria indo embora super rapida ate no modo aviao ligado

  • Boa tarde, tenho um Ipad 2, e gostaria de saber se é verdade que para habilitar a internet 3g nele, sou obrigada contratar um plano pós, ou existe algum meio de conseguir o micro chip comprando ou reduzindo o chip normal? Obrigada

  • André concordo com você e acho as dicas muito válidas. Mas se fizermos tudo isso somente para economizar a bateria estamos deixando de utilizar muitas funções legais do aparelho. Eu particularmente como trabalho na rua acho as notificações de e-mails fundamentais. Abraço.

  • Súper útil mesmo, muitas nao sabia. Desativar o bluetooth nao era uma delas também? Lembro do outro tutorial.
    E desligar o wi-fi e por em modo aviao nao sao a mesma coisa, pra quem tem ipad que só recebe sinal wi-fi?
    Meu ipad nao recebe sinal sem fio de telefônicas, só de wi-fi de um modem com internet nas proximidades, entao o modo aviao desativaria o wi-fi. Ou nao?

  • Olá André, Boa noite! Eu quero saber se já houve casos de alguém atualizar o iPad para o iOS 7 e acontecer travamentos na abertura de aplicativos e jogos dando lags……………… O meu ipad(4 geração) estava fluido até iOS 6, mais assim que atualizei para o iOS 7 ele trava, e não está com aquela tela fluida………….as vezes ele fecha o facebook do nada. Me ajude, pois eu tenho muito cuidado com ele em não deixá-lo cair e baixar qualquer coisa, ele foi comprado recentemente………………….vc acha que isso é do sistema ou defeito de fábrica ? Desde já agradeço a sua atenção!

  • André, bom dia. A minha duvida eh que quanto tempo deixo o meu iPhone carregando? Precisa ser a noite inteira? deixar ele na tomada por tempo indeterminado?
    Agradeço de responder.

    • Olá Vanessa, eu carrego todas as noites, e acredito ser um tempo recomendável.
      Menos de 4 horas ele não carregar 100%, faça isso todas as noites, não tem erro deixar ele mais tempo do que o necessário.

      ATé já.

  • ola preciso de ajuda nao consigo fechar meus aplicativos desta forma atualizei meu iphone e nao da fecha os aplicativos deslizando nao da nada preciso de ajuda obrigada

  • Olá, André!
    Mais uma vez, obrigada pelas excelentes dicas. Segui todas (possíveis) para o iPad e algumas para o iPhone.
    Sem querer desafiar o coro dos descontentes, mas meu iPhone 5 teve a performance de bateria sensivelmente MELHORADA com a atualização para o iOS7!!! Estou feliz da vida com esse fato.

    Detalhe básico: foi liberada uma atualização do iOS para aquele bug do iPhone 5S e 5C que permitia quebra de segurança no reconhecimento das digitais…

    Abraço!

  • Feliz com a existência do Ipaddicas! Mas preciso desabafar, por ora, se pudesse voltaria ao 6. Sei que com o tempo todo mundo se acostuma… Mas não é por isso! A bateria do meu Ipad está indo embora que nem água! Ontem mesmo saí de casa com 15% de bateria. Mesmo com sem uso, Modo Avião ligado, o Bluetooth desligado, em duas horas ele descarregou! Juro que quase chorei pensando que meu Ipadmini de apenas 3 meses estava perdendo a capacidade total de sua bateria!! Carreguei ele, e hoje novamente a bateria vinha se escoando… Foi quando decidi vir aqui ver se de fato era um problema do IOS 7. E para minha “alegria” e desespero, é! Realmente André, a atualizaçào deveria trazer melhorias, mas com fé espero que isso seja resolvido por eles! Apliquei as novas dicas e vamos ver no que dá… Caso contrário, é chorar pelo leite derramado…

  • Boa noite, Andre!

    Fiz a atualização e percebi que meu aparelho ficou visivelmente mais lento, no entanto, estava agora a pouco numa ligação e percebi ao olhar para tela que o número a qual ligava estava aparecendo, como se não pertencesse à minha lista de contatos, terminei a ligação e vi que não tinha nenhum número adicionado à agenda, desliguei e liguei novamente o aparelho e surgiram apenas 400 contatos aleatórios, inclusive, alguns que adicionei hoje mesmo pertenciam aos contatos e outros que já os tinha a tempos não aparecem mais. O que fazer? Por favor, me ajude! Desde ja agradeço.

  • Bom dia, uma pergunta: estou fora do Brasil utilizando um chip italiano p meu IPhone. Até a atualizaçao para o 7 eu tinha acesso à minha App Store brasileira e conseguia efetuar as atualizaçoes pedidas. Desde a mudança p o 7 nao consigo mais pois entra a italiana, tenho 10 atualizaçoes para fazer e a App me manda acessar a brasileira pois a italiana nao faz. Como posso resolver isso? Obrigada. Adorei suas dicas.

  • Já havia desabilitado alguns ‘vilões’ de bateria no tempo do iOS 6, de novo vc deu mais dicas e tb segui a do Fabiano dos Reis. Show, obrigada.

  • Esse é o motivo pelo qual ainda não atualizei meu 4s, nem ligo para o design do novo iOS e em termos de função à única nova que achei interessante não poderei usar que é o AirPlay. Apesar disso tenho por costume sempre deixar os meus gadgets atualizados e por isso fiz o upgrade no meu ipad 2, mas infelizmente não me sinto seguro em atualizar meu 4s pois já tem um consumo de bateria alucinante, dura 3~4 horas, ou seja, se não me policiar chego em casa com ele a noite descarregado, imagina com o iOS 7 que diferente do que dito na matéria deve consumir mais bateria por isso o 5c recebeu um upgrade em bateria em ralação ao 5 pra aguentar bem o novo sistema.

    • Não é o único bug no iPad 3 com iOS 7. No meu, as vezes os giroscópio para em uma só orientação, e nada do que eu faça faz com que a tela “gire”. E isso é uma droga.

  • Olá André ,sempre presto muita atenção as suas dicas, e são muito úteis para mim. Agora estou com uma dificuldade em mudar o id para mensagens e FaceTime ,já que eu e minha filha compartilhamos o do iClod, será que e possível? Obrigada ,

  • Olá André!! Você poderia me informar se a atualização do IOS 7 excluiu a função “buscar na página” do safari? Essa runção ficava acoplada no teclado virtual, sendo função que permitia procurar palavras específicas dentro da própria página que estavamos navegando…não achei até agora nenhum lugar que esclareça essa dúvida, todos só se referem a busca geral feita na barra de pesquisa… Se não tiver, vai me fazer muita faltaaa… Abs!!

    • Clara,

      Tive essa mesma dúvida hoje.

      Na verdade, a busca continua sim. Ela se encontra no campo onde se digita o endereço.

      Boa sorte!

  • Reconheço as boas intenções ao relatar os tópicos acima , mas me pergunto se for proceder tudo isso , melhor seria continuar com a versão anterior ou então descartar meu iPhone ou iPad , devemos utilizar os recursos e exigir uma bateria de melhor durabilidade ao invés de economizar recursos dos nossos aparelhos .

  • Oi André! Adorei o post sobre aumentar a durabilidade da bateria. Já fazia uso de alguns desses recursos graças as dicas anteriores dadas por vc. Que tal vc depois voltar a dar aquela dica sobre o Assistive Touch? Aprendi com vc há bastante tempo e adoro! Muitas pessoas não devem conhecer essa função… e economiza demais o uso do botão Home, agora então com o Multitarefas para fechar os aplicativos é muito útil. Contamos com você sempre para nos trazer mais novidades do iOS7. Você sempre descobre alguma… como esse tal de Parallax, não é mesmo? rs

  • Ou seja! Desative tudo que faz o ios 7 diferenciar do ios 6 … Estou é a espera de uma nova atualização para o ios 7 que ainda tem alguns bugs um deles é no novo central de controle…

  • Muitas pessoas com quem tenho conversado não gostaram do IOS 7 e eu também já olhei nos aparelhos de quem já atualizou. A versão anterior é muito mais bonita, clara e de fácil visualixação. Realmente a Apple quer transformar o IOS em Andróide que é horrível. Pronto, falei. Desculpa esse desabafo no post sobre a bateria.

  • Vá em Ajustes > Geral > Redefinir e escolha a primeira opção Redefinir Todos os Ajustes.

    A partir daí, seu aparelho deverá melhorar a performance e até a bateria melhorará sua autonomia.

  • Bom dia André, sempre com ótimos posts para nós =D
    1 – A primeira dúvida que eu tinha era sobre como desativar o parallax, como a tela é o maior vilão em termos de bateria, imaginei que o efeito poderia piorar isso..
    3 – A localização dos aplicativos me parece bastante inútil também, como vi na imagem do post, você mantem desativado a localização do SpeedTest. Testei aqui e mesmo desativado ele localiza o servidor mais próximo, portanto, um gasto inútil de bateria.
    8- Em relação as notificações, no ipad mantive o push, pois ele sempre me avisa no momento em que emails chegam, não tenho essa preocupação com ele pelo motivo da bateria aguentar o dia todo. No iPhone 5 ajustei para cada 1 hora, meus emails pessoais não tem tanta importância e urgência, o tempo de atualização para mim é excelente.
    9 – Me lembro de um aplicativo que fazia uma varredura no iPhone e o principal consumo de bateria acusado foi o Facebook, depois a tela. Então desativei todas notificações do aplicativo, inclusive na tela de bloqueio e aviso nos apps e mantenho o costume de sempre fechá-lo após usar.

    Agradeço demais pelo 1º item, o parallax pra mim é só um item de beleza, e não de necessidade. Parabéns pelo ótimo post =D

  • Bom dia.
    Percebi depois da atualização que o AirPlay ficou muito lento quando transfiro os vídeos do iPad para a AppleTv.
    Foi só comigo? Minha conexão entre iPad e AppleTv era ótima e agora até o espelhamento ficou lento.
    Podem me ajudar?