Dicas

Problemas com o iPad? Aprenda a arrumá-lo com estas dicas de sobrevivência!

dicas-basicas
Escrito por André Darugna

Olá amigos, todos estamos de acordo que a Apple trabalha fortemente em fazer com que seus aparelhos seja os melhores do mercado, os iPhones, iPads e também os iPods foram desenvolvidos tomando em consideração os mais mínimos detalhes.

A cada nova versão do sistema iOS ela melhor ainda mais nossos aparelhos, tornando o sistema cada vez mais estável, justamente por isto muitas vezes usamos e abusamos de nossos dispositivos. Mas, se tratando de tecnologia nada é à prova de falhas.

No dia de hoje lhes passarei algumas dicas de como recuperar seu iPad ou iPhone em caso de problemas.

Outros posts que podem lhe ajudar:

Como desligar corretamente o iPad

Algumas vezes os problemas são de simples solução, muitas pessoas sequer desligaram o iPad alguma vez, como todo sistema desligar o iPad corretamente pode ser de suma utilidade.

Para desligá-lo corretamente pressione e mantenha pressionado o botão de bloqueio, que se encontra no topo de seu iPad. Após três segundos aparecerá uma barra escrito “desligar”, deslize para completar a operação.

Reiniciar é a mesma coisa, não há nenhuma forma especial de se fazer isto, basta desligar e logo após ligá-lo novamente.

Como fazer Soft Reset no iPad 1, iPad 2 e Novo iPad 3

É raro, porém as vezes acontece de um aplicativo ficar travado, ou até mesmo o sistema. Quando o iPad não responde temos que realizar um Soft Reset, para fazer isto devemos manter pressionados os botões Power + Home por vários segundos (ao menos 10), logo, o iPad reiniciará e aparecerá o logo da Apple.

Como voltar às configurações de fábrica do iPad

Tem vezes que queremos dar uma melhorada na performance de nossos tablets, para isto devemos voltar às configurações de fábrica, isto pode ser útil também quando mexemos em alguma configuração e depois não sabemos o que fizemos.

Seja lá o motivo, vai o passo-a-passo:

  • Abra os Ajustes;
  • Toque em Geral;
  • Redefinir;
  • Redefinir Todos os Ajustes;

Como apagar todo o conteúdo do iPad

Bom, o que fazer quando desejamos além de voltar às configurações de fábrica apagar todos os dados que temos armazenados no iPad? É muito parecido ao anterior, basta você:

  • Abra os Ajustes;
  • Toque em Geral;
  • Redefinir;
  • Apagar Todo o Conteúdo e Ajustes;

Lembre-se, este procedimento apagará absolutamente tudo, mas você poderá recuperar seus jogos e aplicativos mais tarde seguindo este tutorial:
Formatou seu iPad? Aprenda a recuperar seus aplicativos, jogos e músicas!

Como restaurar o iPad 1, iPad 2 e Novo iPad 3?

Dessa forma você poderá deixar seu iPad exatamente da forma que ele veio de fábrica, esse recurso será útil quando por algum motivo o iPad não iniciar mais. Nem sempre ele será necessário, as vezes simplesmente com apertar juntos o Home + Power por mais de 10 segundos já destrava o aparelho.

Se isso não resolver siga o passo-a-passo:

  • Conecte seu iPad no computador usando o cabo USB;
  • Se o iTunes não abrir automaticamente, abra-o;
  • Clique no nome de seu iPad na lista de dispositivos (lado esquerdo);
  • Clique no botão Restaurar, no lado direito da tela;

O iTunes instalará a última versão do software do iPad ou iPhone, caso seu aparelho não esteja atualizado ele baixará a última versão antes de seguir com o procedimento.

Coloque o iPad em modo de recuperação

Se nada resolveu você ainda tem uma chance, colocar seu iPad em modo de recuperação. Novamente conecte o iPad no computador utilizando o cabo USB, abra o iTunes e espere que detecte seu iPad. Agora, desligue o iPad totalmente.

  • Aperte os botões Home + Power juntos até que apareça a maçã da Apple na tela;
  • Solte o botão Power, mas mantenha ainda o botão Home apertado;
  • Se tudo foi feito em tempo aparecerá um aviso na tela do iTunes indicando que foi detectado um iPad em modo de recuperação;
  • Na tela do iPad aparecerá um logo do iTunes e um cabo USB indicando que o iPad está neste modo;

Depois, basta restaurar seu dispositivo clicando no nome dele na lista de dispositivos e logo no botão restaurar do lado direito.

Este post foi escrito para tentar ajudar aqueles usuários que sofrem com alguns problemas em seus iPads.

Caso seu problema não tenha sido resolvido recomendo entrar em contato com o Suporte do iPadDicas, lá ajudamos personalizadamente todos os usuários.

Sobre o autor

André Darugna

Blogueiro fundador do iPad Dicas e Viagens Dicas, formado em Comunicação e vencedor de 2 prêmios Top Blog.

35 comentários

  • Por favor, após atualizar ios7 não consigo utilizar muitos sites usando o ipad (uso chip tim). Acesso os sites mas nao consigo obter informações porque ele não responde quando clic nos comandos do site, funções como “acessar” site do banco, “imprimir”, “consultar” site receita, não consigo acessar as informações dos sites, outro exemplo, no site do booking nao responde quando tento colocar datas para pesquisa, sites de imoveis nao consigo acessar fotos. Tudo o que preciso dar um comando dentro do próprio site nao funciona. Agradeço muito se poder ajudar. Grata, Dienny

  • Depois do IOS6 baixar a veja em casa está um tormento. Antes eu fazia o downoad da nova edição em 4 minutos, agora passo o fim de semana nessa encrenca. Começa a baixar e derepente para e trava o acesso a qualquer site pelo safari ou crome. Tenho que desligar o Ipad e reiniciar o download, que após poucos minutos volta a travar. Com isso fico o meu fim de semana tentanto, desligando e voltando a tentar. Estou cansado disso. Algém tem alguma dica?

  • Olá :)

    Eu gostaria de saber se quando eu redefinir todo o ajuste no meu iPad eu corro o risco de perder minha fotos . Pode acontecer isso?

    Obrigada

  • André, um problema que muitos usuários tem depois que se fez a atualização para iOS 6 é a conexão ao wifi. Vc conhece a solução? A Apple já se manifestou sobre isto?

  • Olá,

    Estou com um probleminha que preciso de uma dica ou orientação para resolver, se for possível.

    Depois que atualizei para o IOS 6 todos os meus eventos passados que estavam lançados em meu calendário no IPAD simplesmente desapareceram. Como recuperar o meu histórico ?

    Obrigado.

    • Olá Fabio, caso você não os criou no iCloud infelizmente pode ter perdido para sempre.
      Se não foi no iCloud pode ter sido em outro servidor da nuvem, exemplo: Google Calendar.

      Mas se foi localmente mesmo, já era.
      Se precisar de mais informação entre em contato pelo Suporte do iPadDicas.
      Um abraço.

  • Olá!
    Gostaria de saber como baixar jogos em meu Iped2
    Entro em vários lugares oficiais e não baixa… Apenas aparece a frase aguardando e disso não sai,

    Luis Fernando

  • Tenho um novo Ipad e desde que fiz a atualização do IOS o mesmo não consegue se conectar nas redes wi-fi dos aeroportos, seja a redes gratuitas da Infraero ou a rede da Oi (ex Vex).
    Consigo me conectar na minha rede de casa, em hóteis mas nunca nos aeroportos. Interessante é que o meu Iphone com a nova versão do IOS se conecta normalmente.
    Há poucos dias no aeroporto Santos Dumont fiz uma pesquisa e 3 pessoas com o IOS novo não conseguiram se conectar. Alguma razão conhecida para este mistério?
    Aluisio Corrêa

  • Boa tarde André, sou novo por aqui, mas gostaria de passar uma dica aos usuário do ipad, e usuarios do app do banco do brasil, li em um post que o app do Banco do Brasil for ipad não proporcionava o leitor de codigo de barras, pois bem, baixei o mesmo app só que para iphone no meu ipad 3 e enconsegui pagar minhas contas normalmente utilizando o leitor de codigo de barras como se fosse no iphone, pode não ser uma grande novidade, mas facilitara a vida de muita gente que utiliza este app, pois não precisarão mais digitar aquela grande quantidade de números, enquanto aguardamos uma atualização do app do banco do Brasil para ipad com este recurso.
    Abraços!

  • Olá André, tudo bem?

    Obrigado e parabens por ter tido esta idéia maravilhosa do ipaddicas, muito útil desde o inicio da aquisição do meu.
    Tenho um problema desde da atualização para o iOS 6, os jogos abaixados ficaram sem som, tenho jeito sem ter que voltar a configuração de fabrica?

    Desde já valeu
    Muito obrigado

    E parabéns mais uma vez pelo site!

  • Uma dica que descobri após uma série de consultas com as pessoas que estão tento problemas com o wifi depois de atualizar o IOS para a versão 6 e QUE FUNCIONA!!!

    Incrivelmente, descobri que esse problema está acontecendo com usuários do mundo todo. De fato, a Apple parece não ter conseguido uma forma de estabilizar as conexões em WIFI depois de atualizado o IOS.

    A dica, que pelo menos para mim funcionou, é bastante simples. Ao invés de tentar reconfigurar o roteador, apenas mude a criptografia. Ao que parece, as conexões que não estão estabilizando são as de criptografia WPA e WPA2.

    Basta mudar a configuração de rede para criptografia em WEP que o dispositivo voltará a funcionar normalmente.

    Comigo funcionou e agora a rede está estabilizada.

    Espero ter ajudado. Boa sorte!

  • André ótimo post, e em relação a problemas com meu iPad, , noto que alguns apps ficam um pouco lentos em sua reprodução algumas vezes, o exemplo disso é o avengers initiative, gráficos muito exigentes e o iPad parece dar umas pequenas travadas, igual a computador com placa de video baixa tentando rodar jogos potentes kkkk, já pensei em deixar ele com o OS limpo como se tivesse tirado de caixa, só queria saber se consigo os meus saves de jogos e dados de aplicativos depois de apaga-los, é possível ?

  • Olá, boa tarde!
    Depois da atualização do IOS meu ipad ficou simplesmente inutilizável com a minha internet Wi Fi…quando estou na minha casa (e usando a minha internet) nda funciona: FB, Instagram, e-mails, porém, quando uso a internet de outros locais o ipad funciona normalmente.
    Será que alguém tem dicas de como proceder em relação a esse problema.
    Obrigada =)

    • Lais, tenho o mesmo problema que o seu. O que eu consegui descobrir pesquisando, e conversando com outras pessoas, é que o meu problema é com as configurações do meu roteador…. o que eu uso é um D-link (modelo DI-524/150), tentei entrar em contato com o suporte deles, mas sem sucesso, fiz algumas alterações por conta própria e até consigo navegar na internet, mas o aplicativo do FB, Instagram e Shazam não funcionam ainda lá em casa. Essa semana ainda vou trocar o meu modem (nao o roteador) pra ver se muda algo, se não mudar, vou trocar o roteador mesmo

    • Adicionem um DNS primário e um Secundário, procurem por servidores DNS gratuitos na net. Após realizar esses procedimentos voltei a usar as redes sociais, a app store e o e-mail que nao sincronizava, isso eu resolvi a muito tempo com um atendente da Apple por telefone, e ate hoje adiciono DNS no meu roteador. Abraço e espero ter ajudado !

    • Não, no roteador. Ele irá pedir um dns primário e um secundário, eu uso o que meu provedor me forneceu, mas se você colocar: dns gratuito
      Acredito que irão ter varias opções ! Entre no roteador, e procure algo a respeito sobre adicionar DNS (pois varia de marca para marca)
      Espero ter ajudado !

  • Boas dicas André. Não sou muito de comentar.. Mas a um certo tempo atras troquei de iPad ( iPad 2 pelo iPad 3) e na hora de instalar novamente meus apps, fiz o backup do iCloud, e até aí tudo bem… Mas quando abri meu app ” magic 2013″ para minha surpresa não estava mais completo… E exigia que eu pagasse novamente para ter o jogo completo… Procurei em vários blogs exclusive aqui… Como proceder… Mas não achei… Então resolvi ligar para a Apple… E me disseram que não poderiam fazer nada por que era responsabilidade dos desenvolvesses do app

    Pois bem.. A minha dica é a seguinte… (Descobri sozinho) todos os apps que tem compras dentro do aplicativo… Tem uma opção de restaurar as compras… Por exemplo.. No magic 2013 encontrei em (ajuda e opções> configuração>restaurar compras) consegui achar em todos que eu precisei…

    Bom, espero que seja útil. Sei que muita gente sofreu e vai sofrer como eu pra descobrir isso sozinho..
    Parabéns andre seu blog é muito bom!

  • Parabéns André Darugna!!!

    Por informações preciosas e maravilhosas como essa que tornei-me um grande fã do IPad Dicas.
    A cada dia você consegue fazer uma proeza: superar-se.

    Grande abraço e espero que o IPad Dicas cresça e se destaque a cada dia.
    Você merece todo esse sucesso.
    Muito do que sei de IPad hoje, devo aos seus preciosos ensinamentos e sou muito grato por tudo.

  • Infelizmente eu não dei sorte com meu ipad… Até hoje não consegui atualizar pro iOS6 pois está dando erro de backup ( e nada resolve), vários apps estão fechando do nada e agora não consigo tuítar de jeito nenhum. Tenho medo de formatar e não resolver o problema, daí fico preso nisso u.u

    • Gabriel, já tentou fazer a atualização sem o backup? Eu fiz o seguinte, fiz um backup com iTunes do PC, depois fui instalar o iOS 6, e qndo perguntou se queria fazer o backup, coloquei não… instalei, depois sincronizei com o iTunes, e deu tudo certo

    • Filipe, já tentei, porém o iTunes não consegue fazer o backup, e eu não consigo atualizar sem ele… Acho que vou ter que formatar, mas antes vou tentar fazer um backup por outro computador pra ver se o problema é do iPad ou do meu PC. Só em pensar em ter que perder todos os meus apps e todos os meus progressos em jogos………………..