Dicas

Aprenda a abrir e editar documentos do Excel no iPad (.xls ou .xlsx)

excel
Escrito por André Darugna

Como já vimos anteriormente trabalhar com documentos Microsoft Office no iPad é um dos grandes dilemas entre os usuários do iPad, acontece que infelizmente a empresa de Bill Gates ainda não lançou nenhuma versão oficial de sua famosa suite de aplicativos para escritório, mas por nossa sorte, hoje temos outras alternativas à altura, como é o caso do Numbers, desenvolvido pela Apple.

Existem ainda outras tantas opções de aplicativos gratuitos para abrir e visualizar arquivos do Excel, algumas inclusive permitem armazená-los na nuvem, o que resulta em economia de espaço na memória do iPad. Visualizar é a opção de somente abrir um arquivo, sem a opção de editar. Você poderá abrir, ler, visualizar as tabelas e células, porém, para edição precisará de um aplicativo extra, com estas possibilidades.

Pronto para aprender a abrir e editar os documentos do Excel diretamente no iPad?

Se deseja aprender a abrir e editar os documentos do Word no iPad clique aqui.

Abrindo Documentos Excel (.xls ou .xlsx) no iPad

Nossos tablets já possuem a capacidade de abrir nativamente este tipo de documento, claro, sempre quando você receba os documentos do Excel via e-mail. Mas, para poder consultar futuramente, armazenar, organizar os documentos você vai precisar de aplicativos extras, aplicativos de terceiros. Abaixo deixo uma lista com 5 dos melhores visualizadores de documentos do Excel:

Documents Reader
Documents Reader (AppStore Link) Desenvolvedor: Wei-Meng Lee
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Produtividade › Utilidades
Preço: Grátis
Phone Drive
Phone Drive (AppStore Link) Desenvolvedor: Yew Chen Chung
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Utilidades › Produtividade
Preço: USD 1.99
GoodReader for iPad
GoodReader for iPad (AppStore Link) Desenvolvedor: Yuri Selukoff
Compatibilidade: [iPad]
Categoria: Produtividade › Negócios
Preço: USD 4.99
Documentos 5 - Leitor rápido de PDF, reprodutor de mídias e gerenciador de transferências
Documentos 5 - Leitor rápido de PDF, reprodutor de mídias e gerenciador de transferências (AppStore Link) Desenvolvedor: Igor Zhadanov
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Produtividade › Negócios
Preço: Grátis

Editando Documentos Excel (.xls ou .xlsx) no iPad

Caso você gostasse de editar um documento do Excel no iPad você precisará de um aplicativo mais completo, com capacidade de edição, minha recomendação pessoal é o Numbers da Apple, embora ele não tenha as fórmulas 100% compatíveis com o Excel da Microsoft, é para mim o melhor custo benefício, possui sincronização com o iCloud e é fácil de trabalhar.

Numbers
Numbers (AppStore Link) Desenvolvedor: Apple Inc.
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Produtividade › Negócios
Preço: USD 9.99
Citrix ShareFile QuickEdit
Citrix ShareFile QuickEdit (AppStore Link) Desenvolvedor: Byte Squared
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Negócios › Produtividade
Preço: Grátis
Documents To Go® Premium - Visualize e edite arquivos do Microsoft Office (Word, Excel, PowerPoint)
Documents To Go® Premium - Visualize e edite arquivos do Microsoft Office (Word, Excel, PowerPoint) (AppStore Link) Desenvolvedor: DataViz, Inc
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Negócios › Produtividade
Preço: USD 16.99
Quickoffice Pro HD – edit office documents & view PDF files
Quickoffice Pro HD – edit office documents & view PDF files (AppStore Link) Desenvolvedor: Quickoffice, Inc.
Compatibilidade: [iPad]
Categoria: Negócios › Produtividade
Preço: USD 19.99

Considerações Finais

Trabalhar com documentos do Excel no iPad é bastante fácil, somente precisamos saber escolher os melhores aplicativos e claro, entender como funciona o sistema do tablet. Se você ainda tem dificuldades de entender como o iOS faz a organização dos arquivos e documentos eu recomendo a leitura do seguinte post:

Conhece outros aplicativos que merecem destaque? Deixe o nome dele nos comentários.
Um abraço, até já.

Sobre o autor

André Darugna

Blogueiro fundador do iPad Dicas e Viagens Dicas, formado em Comunicação e vencedor de 2 prêmios Top Blog.

21 comentários

  • Olá….
    Importei uma planilha do excel para o numbers no ipad.
    Essa planilha tem colunas com horas e na última linha era para aparecer a soma dessas horas, como no excel. Mas acontece que fica aparecendo um sinal vermelho (como uma placa) com o símbolo de exclamação. O que eu posso fazer?

  • Sempre atualizo umas planilhas do excel no meu HD virtual do hotmail e envio para meu e-mail, para salvar ni ipad e ele sincroniza com o Iphone 4S. Ocorre que um desses documentos, ficou um fantasma que não consigo deletar. (Walber Acerto…xls-1) Ocorre que outro do mesmo nome, salva e dá pra fazer tudo, mas fica um fantasma, que mesmo eu deletando todos os documentos existentes, ele simplesmente não sai.

    Gostaria de saber como deletá-lo. Sei os procedimentos normais, clicar, segu]rar, clicar na lixeirinha e tudo, mas o danado do arquivo não aceita nem o primeiro clique. Já seria algum vírus?

    Solicito ajuda.

  • Olá André, aprendi muita coisa com vocês do ipaddicas, parabéns. Tenho o Documents to Go Premium e fiquei até as 4h00 da manhã para configurá-lo com o Dropbox (na nuvem), consegui, mas tenho outra dúvida: no Ipad é possível salvar uma planilha (ou qualquer arquivo) diretamente na “área de trabalho” do Ipad, ou seja, na tela inicial. Eu sei que dá pra criar pastas com apps ali, mas minha dúvida é se dá pra salvar arquivos na tela inicial. Obrigado.

    • Elias,

      no Polaris Office vc consegue salvar os arquivos dentro do app e organizar com pastas. Além de compartilhar com os principais sistemas de “nuvem”.
      Esse app Polaris Office conheci através do meu smartphone android (veio grátis nele) e gostei muito. Procurei por ele no app store, baixei, gostei e recomendo (porém custa US$12,00).

  • Tenho uma duvida, como faço para ver o tamanho de um arquivo no novo iPad, bato uma foto, gravo um vídeo mas não consigo ver o tamanho e o formato do arquivo, gostaria de saber se tem algum app para ver .

  • Prezado André :

    Bom dia :

    Inicialmente venho lhe dar meus Parabéns pelo excelente trabalho que vc mantém com seu site muito versátil e com ótima interatividade .

    Tenho duas questões as quais solicito tua orientação :

    A primeira refere-se ao IOS que ainda preservo a versão original 4,3 que veio nele em 12/2011 e não havia atualizado para a 5 por conta dos bugs e comentário sobre o consumo acelerado da Bateria. Isso já está resolvido por eles ?

    Em segundo lugar gostaria de uma sugestão sobre marca confiável para Película do meu IPAD2 sendo que ainda preservo o plastico original inserido em uma capa de couro preta da Leadership excelente por sinal.

    Por fim se puderes recomendar uma ótima caneta para uso também agradeço.

    Em outra ocasião irei retornar com comentários sobre alguns apps que baixei com a conta Americana e que vale a pena compartilhar com todos.

    Abraços,

    Claudemar Fernandes
    TUBARÃO – SC
    048-99575797

  • André,

    Vou deixar minha opinião e acho vai ajudar as pessoas:

    1- Acho Documents Reader ruim, pois altera a visualização de algumas tabelas e gráficos.

    2- Para editar/criar arquivos em excel, word, powerpoint eu uso o Polaris Office (acho que paguei US$12) e acho muito bom. Estou gostando muito e recomendo. Outro muito bom é o Quickoffice Pro HD (melhor que o Polaris Office, porém mais caro).

    abs

  • Olá André, valeu pela dica do numbers, já baixei, embora esteja sendo um pouco difícil manipula-lo, agora consigo editar meus arquivos que estão no excel. Um grande abraço.

  • Também sinto falta dos filtros automáticos.
    Dá pra fazer usando o CloudOn, mas a dependência de uma boa conexão atrapalha quando precisa abrir documentos fora do escritório/casa. Alguém conhece alguma solução que armazene localmente?

    • Olá Fabio, tudo bem? Como comentei, não sou bom conhecedor de arquivos e fórmulas do Excel, o que posso te garantir é que os aplicativos mais completos (pela experiência que tenho de ouvir usuários) são o Numbers e o Documents to Go.

      Se esse filtro falta neles eu acredito não existir outro. Me façam saber se é que encontram. Perdão não conseguir lhes ajudar neste sentido.
      Um abraço.

    • Olá Mario, tudo bem?
      Entendo seu pedido, faz sentido mas normalmente quando lanço uma resenha eu faço de cada aplicativo por separado.

      Uma resenha precisa incluir tudo sobre o aplicativo, cada passo, cada opção. Seria contraproducente fazer resenha de vários aplicativos em um post que tem outro propósito.

      Prometo para em breve resenha sobre alguns dos que ainda não publiquei.
      Um abraço.

  • Andre bom dia! Tenho o Numbers e o Documents To Go, porém nenhum permite a edição de filtros simples! Sabe de algum App que permita isso? Abs

    • Olá André, vou assumir minha ignorância, não sei que tipo de filtros você está pedindo mas posso te garantir que os melhores aplicativos que há para trabalhar com planilhas são o Numbers e o Docs to Go.

      Um abraço.

  • Muito legal André, a Apple poderia pensar agora em deixar criar pastas para guardar os documentos dentro no Number… O mesmo dentro do Keynote, Pages e etc… Rsrsrs

    • Olá Edson, o todos os aplicativos que você citou permitem criar pastas para organizar os arquivos. Basta você tocar e arrastar um item sobre outro, assim você cria uma pasta. Faz da mesma forma que na tela inicial.
      Um abraço.