Apps

5 Apps para iPad que vão lhe ajudar a viajar melhor de Carro nestas férias!

viajar-carro
Escrito por André Darugna

Olá amigos do iPadDicas.com, grande parte de nossa audiência está ou vai sair de férias em breve portanto estou trazendo uma série de aplicativos que podem ajudar as pessoas que farão suas viagens de carro. Em uma viagem você pode utilizar seu iPad de várias formas, como programar uma rota via GPS, tirar fotos pelo caminho e claro, se manter em contato com os demais mesmo fora de casa.

É certo que o iPad é uma ferramenta muito útil e muitos dizem que não há melhor GPS que o do iPad pois sua enorme tela não perturba tanto o motorista, imagine-se, dirigindo em alta velocidade e olhar para uma tela minúscula, no mínimo perigoso não!? Já no iPad é diferente, com um suporte (acessório) seu iPad será o equipamento perfeito.

Vamos conhecer a lista de aplicativos especialmente separados para quem viaja de carro nestas férias?

Sygic Brasil: Navegação GPS
Sygic Brasil: Navegação GPS (AppStore Link) Desenvolvedor: Sygic a. s.
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Navegação › Viagens
Preço: USD 19.99
Se você possui um iPad 3G nada melhor do que ser guiado curva-a-curva por um aplicativo GPS completo como o Sygic, as pessoas sempre reclamam que um App de GPS é caro, isso é sempre assim, o digital não tem valor, mas quando lhes interessa pagam R$300 em um aparelho GPS com tela minúscula. Gente, vamos ser mais inteligentes e utilizar o fabuloso Hardware que temos em mãos, comprando somente o Software, que vai lhe custar menos de R$100!

O Sygic usa mapas Tom-Tom e o melhor de tudo, ele é universal ou seja, você compra uma vez e pode instalar tanto no iPhone quanto no iPad.

Ele funciona totalmente Offline, você não precisa de Internet para fazer ele funcionar.

Os iPads somente WiFi não possuem GPS, portanto não funcionam com este aplicativo. Os iPads 3G são os únicos que possuem GPS, outra diferença além da conectividade móvel a internet.

2. Mapas (grátis)

Muitas pessoas não tiram o maior proveito dos Mapas do Google, o fato é que ele é simplesmente perfeito, está bem que faltem algumas funções como os mapas em 3D ou a navegação curva-a-curva, mas ele certamente é um aplicativo completo no que se refere ao planejamento de uma rota, cálculo de estimativa de tempo de chegada e inclusive impactante com a possibilidade de se sentir em diversas cidades do Brasil e do mundo com o Street View.

* Com a atualização do iOS 6 para acessar o Mapas do Google é preciso entrar pelo Safari em http://maps.google.com/

Talvez essa imagem descreva o aplicativo e já faça o post valer ouro:

* Na imagem acima estamos vendo a rota de minha localização à localização de meu primo, via geolocalização o aplicativo identificou minha posição perfeitamente e com o email de meu primo o App determinou a posição dele (via Google Latitude).

O mais intrigante dessa rota é que ela é internacional, estamos vendo uma viagem que cruza fronteiras e ainda recebe 3 sugestões de caminho. O Mapas é fenomenal.

The Weather Channel App for iPad – best local forecast, radar map, and storm tracking
The Weather Channel App for iPad – best local forecast, radar map, and storm tracking (AppStore Link) Desenvolvedor: The Weather Channel
Compatibilidade: [iPad]
Categoria: Previsão do tempo › Estilo de vida
Preço: Grátis
Cada nova atualização este aplicativo fica mais lindo, e nunca deixa sua funcionalidade de lado. O The Weather Channel é um aplicativo que toda pessoa que vai viajar de carro deve ter em seu iPad, ele oferece previsão de tempo para 10 dias, ou seja, você nunca será surpreendido por um mal tempo no caminho (é só prever o clima antes de decidir sair de casa!).

Hoteis.com - Reservas de hotel e ofertas em diversos hotéis .
Hoteis.com - Reservas de hotel e ofertas em diversos hotéis . (AppStore Link) Desenvolvedor: Hotels.com, L.P.
Compatibilidade: [iPad]
Categoria: Viagens ›
Preço: Grátis
Um App que se destaca pela qualidade gráfica e pela facilidade em conseguir o que estamos buscando: bons hotéis e bons preços. Nele é possível filtrar por categoria, preço, comodidades, enfim, um aplicativo perfeito para quem precisa encontrar uma hospedagem para as férias ou ao menos um hotel para passar a noite no meio da viagem.

Ele é completo e oferece as notas dadas pelos hóspedes, possui fotos de excelente qualidade e descrição detalhada dos serviços de cada estabelecimento. Os preços estão em Reais.

[!] Desculpe: Aplicativo removido da App Store

Um excelente aplicativo de nossos amigos da Yotta Apps, uma empresa que sempre se demonstra interessada em oferecer soluções para os brasileiros donos de iDevices. O Olho na Estrada é um aplicativo fantástico que mostra com câmeras o movimento nas principais estradas do Brasil. Você poderá escolher a rodovia que vai tomar e ver se ela está engarrafada, se o trânsito está lento ou se tudo corre bem para que você encare a viagem. Perfeito para quem viaja de carro.

Considerações Finais

Bom amigos, acredito ajudar muitas pessoas que estão preparando as malas para realizar alguma viagem nestas férias de verão, meu compromisso aqui é de sempre pensar no usuário, estou realmente enfocado em criar artigos de utilidade pública. Agradeço a preferência de vocês e lhes convido para o debate, sempre é interessante estar em contato com vocês.

Debate:

  • Você possui algum destes aplicativos acima?
  • Minha lista possui apenas 5 Apps, colabore com suas indicações!
  • Aparelho GPS ou iPad como GPS? O que você prefere?

Grande abraço e boa viagem!

Sobre o autor

André Darugna

Blogueiro fundador do iPad Dicas e Viagens Dicas, formado em Comunicação e vencedor de 2 prêmios Top Blog.

136 comentários

  • Ei amigo, meu IPAD não e 3G, ainda sim posso usar o sigyc sem problemas nas minhas viagens??
    Ou não existe gps para iPad wifi? Obrigado!

  • Olá, estou tendo problemas com o sygic pois ele mostra ruas que sao contra mao! Muitas ruas erradas, em sentido contrario! Como posso resolver isso? Ele nao tem uma forma de notificar isso, como no tomtom, quando voce atualiza a rua e notifica e eles corrigem e atualizam? Tenho que esperar atualizaçao?
    abraços?

  • Eu quero saber como carregar meu iPad no carro se é via USB ou pela cigarrilha do veiculo? Ou também se ou tenho q instalar algum app para carregar, muito obrigado e parabéns o site é muito útil

  • Infelizmente comprei o GPS recomendado neste post mas não gostei nem um pouco, fui à Guarapari e resolvi dar umas voltinhas por lá, me deixou mais perdido que cego no tiroteio. Será que eu não soube usa-lo? Ou realmente ele e ruim mesmo? Tentei de todas as formas e não justificou os $$$$ investidos. Por esse motivo eu não recomendo a compra, se tivesse como reaver meu dinheiro devolveria no ato. Até…..

  • “Os iPads somente WiFi não possuem GPS, portanto não funcionam com este aplicativo. Os iPads 3G são os únicos que possuem GPS, outra diferença além da conectividade móvel a internet.”
    Meu Ipad2 não é 3G e tem GPS.

  • Bom dia pessoal, alguem sabe onde encontrar suporte para o iPad pra instalar no carro e transforma-lo em gps de verdade, pq não é muito legal deixar no banco do carona ou sobre as pernas. Valeu!

  • Minha experiência com o Sygic não é muito boa. Comprei às vésperas de uma viagem ao Recife e o bichinho me deixou na mão, perdidinho como um cachorro sem o dono.

    O Tomtom, no quesito GPS, é bem melhor, em minha opinião. Já me acompanhou a diversos lugares e sempre deu conta da situação.

    Para pesquisa de hoteis e voos, eu prefiro o Kayak.

    Para a previsão do tempo, eu uso mais o Weather HD, que tem um visual mais clean. A interface do Weather é meio confusa. Tem coisas desncessária para nós que moramos aqui nos trópicos.

    Gosto muito do Live Earth, que simula a Terra em tempo real, mostrando as nuvens que cobrem o planeta.

    Um ótimo aplicativo para viagens, principalmente as internacionais, é o XE, que faz a conversão de moedas.

    O Skype é mais-do-essencial em qualquer viagem.

    O Wi-fi Finder também é legal, para identificar hotspots gratuitos.

    E o TripAdvisor também é excelente, principalmente para ver opiniões de outras pessoas sobre hoteis e lugares.

    Espero ter contribuído com o DEBATE.

  • bom dia gostaria que você indicasse algum app de musica para ouvir no carro…pois o app nativo do ipad,os botões para trocar de musica sao pequenos por tanto se torna meio perigoso,gostaria algum que tivesse botoes grandes..de preferencia gratis…fico no aguado

    valeu

  • Bom dia Andre! Feliz ano novo a todos! Acabei de entrar na app store e o app Sygic Brasil esta com preço de 39,99. Qdo vc postou ele estava em promoção? Ou eles aumentaram o preço agora?

    Um grande abraço a todos

  • Ótimo post, estava meio sem tempo para ler todos os comentários então não sei se já postaram o mesmo que eu. Tenho um iPad 3G e recentemente fui para Assunção e como não encontrei nenhum mapa para o gps utilizei o mapas do iPad e acabei descobrindo que ele funciona sem internet pois deixei o mapa de Assunção carregado nele antes de sair de casa, então podia ver todas as ruas e POIs junto com a localização oferecida pelo gps do iPad foi mais do que uma mão na roda.
    Gostaria de incluir nessa lista os seguintes apps o tripadviser que funciona no estilo do apontador e do foursquare e o booking.com que é como o hoteis.com.

    • Que legal Andréa, fico muito feliz que tenhas conseguido usar o GPS em Assunção. Qual é o aplicativo? Essa informação pode ser útil para outras pessoas.

      Obrigado pela dica do TripAdviser, Foursquare (tem versão de iPad?) e booking.

      Um abraço.

    • O foursquare eu uso a versão do iPhone pq até agora nada de uma versão para o iPad e o gps em Assunção eu usei o maps nativo, só que com o mapa já pre carregado.

    • Antes de sair de casa vc abre todas as regiões da cidade (ou as de interesse) com zoom máximo e aí desativa o wi-fi e a rede de dados (para evitar que o aplicativo tente atualizar o mapa) aí depois é só utiliza o aplicativo normalmente, sendo possível utilizar a localização atual com o gps e acompanhar o seu trajeto como se tivesse com a internet ativa. Como diria a minha mãe “-é praticamente um mapa se papel que mostra a sua localização”.

  • Oi André, parabéns pelo post. Muito útil!
    Como você sempre sugere no final dos post’s pra quem se lembrar de algum App que não fora citado, vou citar dois que são de grande valia a quem viaja: o Foursquare e o Apontador. Muitas vezes ficamos em dúvida em relação a determinados lugares, tais como restaurantes, bares, lanchonetes etc. e eles ajudam muito, pois é feito basicamente por informações e depoimentos prestados pelos próprios usuários, o que faz deles mais verdadeiros e honestos.
    São muito parecidos, mas é bomter os dois instalados.

    Abraço.

    • Oi André!
      Não, o iPad não possui uma versão própria do Foursquare (alô pessoal do Forsquare, tão esperando o quê?), mas a versão para iPhone funciona perfeitamente no iPad.
      Já o Apontador possui uma versão exclusiva pro iPad.

      Abraço!

  • André, boa noite.

    A minha dúvida é um pouco diferente. Tenho um ipad 2 3G, porém ele é da Verizon (compraram errado,longa história para outro dia) e assim ele não funciona como 3G aqui no Brasil. Apesar disso, gostaria de saber se ele possui o hardware de gps integrado e em caso de positivo, se ele funciona com o sygic normalmente.

    • Funciona perfeitamente, pois o que importa nesse caso é ter ou não o hardware de GPS. Como o seu iPad é 3G, já vem com o GPS incluído. O fato de não usar a rede 3G brasileira é irrelevante, pois os aplicativos de GPS em sua maioria não usam a rede dados para geolocalização.

    • Valeu pela resposta dos 2. Eu tinha duvida se o meu 3g da verizon tinha GPS mas voces ja responderam que sim. Mais uma dúvida sanada.

  • Oi vc me indicaria algum App Para eu poder usar planilha no meu iPad? Pois uso planilha do excel no meu not e gostaria de fazer esses trabalhos no meu iPad.

  • Olá Andre, obrigado por sanar uma duvida minha.

    Tenho tanto um Ipad 2 wifi+3g mas não coloquei um plano 3g por não ter tido necessidade (tenho wifi no escritorio e em casa e quando viajo todo os hotéis hoje em dia tem também) e não havia comprado ainda este programa do GPS por pensar que ele não funcionaria sem o 3g

  • Oi André
    Parabéns pela matéria. Esses apps são realmente ótimos.
    No final de dezembro de 2011 eu postei uma matéria exatamente sobre esse assunto na revista Gaúcha Freeway a convite deles. Dá uma passada lá no BlogiPad e confere pq tem mais apps como esse e são ótimas dicas..
    Não vou colocar o link para não fazer propaganda do meu site no seu.
    Abraço.

  • Nosssa André….novamente meus parabéns pelo seu blog, não é a toa que ganhou em 1º lugar…Cada artigo e matéria..um melhor que o outro…parabéns.
    Eu ainda não tenho um iPad, mas leio todos os dias o blog, desde que o descobri pelo Google e estou me interagindo de tudo sobre o iPad.
    Assim quando eu tiver o iPad estarei “craque” em mexer.
    Não vejo a hora de chegar dia 08/01……boa sorte pra todos..

    Abraços
    André

  • Tenho 3 dos apps acima, mas o que mais uso é o Sygic Brasil. E perguntaram acima sobre app free, todos que usei são ruins.

    • É verdade Marco, as pessoas as vezes não entendem que quando querem exigir algo precisam pagar.

      Ao final, querem chegar ao destino ou estar brincando de dar voltas na cidade? Precisa-se de algo realmente confiável e para isso é necessário pagar o preço que nem é tão alto assim.

      Um abraço.

  • Buenas tardes….
    Eu por aqui uso o Sygic Brasil… E uso muito….Aqui em Sampa,Mogi gaçu,Sorocaba e Minas gerais foram cidades onde estive e o App não me deixou na mão….
    Adoro o App e ele não deixa nada a desejar para o famoso tomtom…tem alguns errinhos como todos os Gps mas eu diria que normal. Roda lisinho no meu iPad e foi um dos primeiros App que adquiri por dicas do blog.
    Tbém gosto de ver o Mapas que é nativo do IPad funcionando…mas no mapa vc tem que ficar de olho na rota, pois como foi citado ele trabalha silenciosamente com suas rotas alternativa…se você se perde automaticamente ele recalcula a rota e te coloca novamente na trilha…
    Ahhh…. Na maioria das vezes quando uso o Sigic me guio praticamente pela indicação curva a curva com o iPad fechado ao lado da porta , pois ainda não tenho o suporte …
    Outra coisa que os usuarios podem fazer é anotar corretamente o erro apresentado e reportar para o suporte da Sigyc para futuras atualizações.

    Abçs á comunidade
    Pu2npk/Erivaldo

    • A pergunta foi pra mim? Eu não recomendo Apps sem testar.
      Cuidado com resenhas da App Store a maioria das pessoas critica pois não entenderam como usar, pois seus iPads estão totalmente sobrecarregados precisando de manutenção.

      Leia os textos do Alessandro, ele comentou várias vezes por espontânea vontade aqui neste post.

      Eu gosto, ele gosta… R$50? Pra mim vale e muito!

  • André,

    Poderia me relatar as cantagens do Sygic em relação ao Tom-Tom. Li com atenção ao post e as respostas, mas ainda não consegui formar uma opinião.

    Sim, parabéns pelo post e parabéns mais uma vez pelo site.

    Abs.

    Glauber

    • Oi Glauber, não sou o André, mas tenho Tom Tom e Sygic e acho que te posso ajudar. O Sygic usa os mesmos mapas do Tom Tom, mas a interface é ligeiramente diferente, não diria pior, mas diferente. A vantagem do Tom Tom é que a atualização dos mapas é ligeiramente mais rápida. As vantagens do Sygic é que o alerta de radares é gratuita (no Tom Tom é paga) e o preço da aplicação é mais barata (o Sygic Ibéria custa 1/3 do Tom Tom similar).

    • Ok Alessandro,

      Obrigado pela informação.

      Vale destacar também que o Sygic tem quase o dobro do peso do Tom-Tom, isso deve significar alguma coisa positiva. Além do que, se formos ver as resenhas na App Store, o Sygic está mais bem avaliado do que o Tom-Tom.

  • Se eu compartinha a conexão 3g com plano de dados do iphone 4 com o ipad 2 WIFI, ele vai se comportar e ter as mesmas funções como se fosse um 3g, ou tem diferença, ou o 3g do iphone 4 compartilhado não é a mesma coisa dos ipad 2 WIFI e 3g?

    • O problema não é a ausência de conexão 3G e sim do próprio hardware de GPS no iPad WiFi. Ter conexão 3G só vai permitir o iPad localizar-se pelo Mapas, mas não permite navegação por GPS. Vale mais a pena usar o iPhone 4 como GPS, com um carregador, claro.

  • sei que e errado flar isso aqui , mas e posivel por exemplo eu baixar um jogo da conta do meu amigo ou ele da minha nao pode? eu sempre faço isso, e ilegal fazer isso?

  • Apenas corrigindo, o ipad 2 wi-fi (sem 3G) tem GPS sim! Também é possível usar qualquer programa de GPS estando offline (atente que o programas “mapas” não é um aplicativo para navegação, por isso usa dados).
    Os programas de GPS já vem com todos os mapas no aplicativo, exatamente como um aparelho de GPS normal, por isso não precisam de internet para funcionar.

    • Não sei de onde tirou essa informação Guga mas você está errado.
      Leia:
      http://www.apple.com/br/ipad/specs/

      Vá até onde diz: Localização.

      iPad WiFi: Wi-Fi / Bússola digital
      iPad 3G: Wi-Fi / Bússola digital / GPS Assistido / Celular

      Espero ter-lhe esclarecido, o iPad WiFi somente se localiza se estiver conectado a uma rede WiFi que permita geolocalização (e funciona perfeito nestas condições).
      Até mais.

  • André, tudo bem?

    belas dicas.. como sempre………… mas… uma dúvida..

    Vamos ver se eu entendi

    O IPAD2 3G consegue usar o GPS mesmo ele não estando conectado na internet, ou seja,
    se, por exemplo, eu for para os EUA e quiser utiliza-lo como GPS eu vou conseguir,
    mesmo não tendo um Chip de dados para la.

    mas ia precisar baixar esse APP que você indicou, o SYGIC, com mapa dos EUA, é isso?

    visto que que o APP MApas precisa da internet para ser carregado.

    obrigado,

    • Para cada pais ou região que você quiser utilizar o App você tem que baixar o aplicativo correspondente, que já vem com o mapa incluso. Você não baixa o aplicativo e depois os mapas, como no Nokia Maps, por exemplo. O aplicativo JÁ é o mapa. Relativamente ao aplicativo Mapas ( da Google) precisa de conexão internet constante, seja 3G ou WiFi.

  • Caro André comprei o Sygic Brasil que funcionou perfeitamente no iPhone 4, mas no iPad tem imagens, rotas … Tudo mas não tem os comando de voz, ou seja o gps indica o caminho apenas com os mapas permanecendo mudo, você poderia ajudar-me?

  • Caro, usei o Sygic numa viagem pelo interior de Goiás recentemente e a experiência foi boa, mas não 100%.

    Estava de carro em BSB e fui pro interiorzão de Goiás. O software foi muito necessário para me tirar de BSB e me colocar na estrada em direção ao mesmo destino, mas depois que eu estava na estrada, já longe da cidade grande, não havia mais mapa e a conexão via GPS parou de funcionar. Na volta foi a mesma coisa, a partir de certo momento ele foi muito útil, para me levar para o lugar que eu deveria devolver o carro alugado.

    • Olá Julio, não existe GPS 100%. Esse não é um problema do iPad.
      Certo dia estava eu passeando por Curitiba, de carro… primeiro não conhecia bem a cidade (era minha primeira vez dirigindo fora do âmbito aeroporto – rodovia).

      Acontece que o GPS (não do iPad, aparelho GPS) me jogava em contra-mão o tempo todo… e aí? Desliguei e fui pelo velho método: placas e perguntando em cada esquina.

      Cheguei, mas nunca mais usei GPS em Curitiba. Depois me disseram, o trânsito tinha mudado e o mapa estava desatualizado.

      Enfim, essas coisas (como seu exemplo) acontecem, nada é perfeito mas que ajudam muito é uma verdade absoluta.

      Um abraço.

    • Sem dúvida alguma que ajuda. Ele me ajudou muito, se não fosse por ele, estaria até agora buscando uma forma de sair de BSB : )

    • Tenho dois modelos de gps com sistemas operacionais diferentes e parentes que moro em Goiás e sempre que os utilizo para viajar para visita-los (moro no PR) sempre tenho problemas como ficar fora do mapa e algumas versoesnde mapas ele a nem carregam em algumas partes de Goiás e do Mato Grosso do Sul

    • O Navfree é gratuito, mas é muito ruim! É melhor pagar uma graninha e ter um bom serviço a poupar uns cobres e ter raiva. O Sygic Ibéria só me custou €12 (R$ 28) e valeu mto a pena.

    • Rapaz, desculpa se falo mto, mas sinto meio que da casa! :) Mas só falo daquilo que já testei, e como usei intensivamente o Sygic nas 2 ultimas semanas, achei que seria legal partilhar a experiência. Abraço.

    • Marcos, de graça até tem… mas você quer bom ou grátis?
      Navfree, tão horrível quanto grátis.

      Tem coisas que a gente tem que comprar, não tem como querer tudo grátis. Certos produtos possuem um valor, temos que reconhecer.

      Um abraço.

  • Parabéns pelo site e pelas dicas. Leio direto.
    Em relação ao serviço de GPS realmente, “EM TESE” o iPad é bem melhor, mas na prática, no meu caso, nem tanto. Eu já tinha um GPS Garmin, bem simplezinho até, porém ele é mais rápido na hora de redefinir uma rota no meio do trânsito. No iPad uso um Navigon, mas demora a carregar e ás vezes dá sem sinal ou algo parecido. Lá pelas tantas ele aciona.
    De qualquer forma, meu iPad anda colado comigo.
    Abraço

    • Olá Silvio como nosso amigo abaixo te falou, deve ser seu aplicativo de GPS. Se não me engano esse Navigon é um aplicativo mais básico, estou certo?

      O Sygic usa mapas TomTom, é um dos mais completos para o Brasil.

      Um abraço.

  • Valeu André show de bola, só estou com uma dúvida o HD estava mostrando a Anhanguera e Bandeirantes com data de 01/01/2011 ??? Como atualizo ?
    Abraços

  • Vou aproveitar este post para sanar de uma vez por todas uma dúvida.
    Eu tenho um iPad2 Wifi, e sempre vi o pessoal falando que ele não tem GPS, mas sempre que eu abro o mapas ele me dá a localização exata de onde estou.
    Nunca testei colocar ele no carro e dar uma volta, mas em casa e nos meu 2 empregos (é foda ser assalariado) ele dá uma localização mto precisa.
    Me falaram que ele pega isso pela internet, de uma base de wifi cadastrada, mas nas 2 empresas q trabalho as redes wifi são super restritas, não são “visíveis” da rua e não foram cadastradas em nenhum mapa público.
    Como isso funciona?

    • Olá Tiago, o iPad WiFi NÃO possui GPS.
      Somente os iPads 3G, independente de ser o 1 ou o 2, os que são 3G possuem TAMBÉM GPS.

      É um segundo diferencial dos aparelhos 3G, não tão promocionado pela Apple (estranho!).

      Sua localização do iPad WiFi é feita pela conexão à internet, geolocalização de rede (IP).

      Você tem sorte, nem todos os provedores de internet permitem geolocalização em suas redes.

      Um abraço.

    • Boa noite. Estou com uma duvida. Estive fora do Brasil com meu iPad 2 wifi apenas e, mesmo offline o Mapas apresentava minha localização, mesmo sem carregar os mapas. Será que a informação acima procede? Alguém já tentou instalar o primeiro app listado no post para ver se funciona em um iPad wifi?
      Obrigado

  • Obrigada André! Conheço vocês a pouco tempo mas a cada dia o iPadDicas me ajuda a tirar o melhor proveito do mais novo companheiro hehe

    Parabéns pelo excelente trabalho.

  • Fala Xará!

    Antes de mais nada, queria parabenizá-lo pelo site. Show de Bola!

    Agora, me tire uma dúvida: o GPS do IPad, pelo menos o do primeiro, é do tipo “assistido”, ou seja, só funciona se tiver sinal de celular, certo?
    Ele não funciona como um GPS tradicional, com sinal via satélite, ou funciona?

    Pergunto pq, só de pegar a Anchieta, por exemplo, sentido Santos, o GPS parou.

    • Oi André. Não sou o teu xará, mas posso te responder: O GPS funciona sem sinal de celular. Eu tenho plano 3G em Portugal, mas não ativei roaming para Espanha e o Sygic funcionou perfeitamente, usando só a função GPS. Os mapas ficam guardados no aparelho.

    • Olá André, funciona sem sinal de internet, o GPS do iPad é totalmente funcional como de outro aparelho GPS.

      Acontece que existem 2 tipos de iPad, os iPad WiFi e os iPad 3G.
      Somente os iPad 3G possuem GPS, já o modelo WiFi usa a conexão à internet como geolocalizador, ou seja, saiu da rede, perdeu a localização.

      Um abraço.

  • Valeu, André !
    Eu tenho qse todos instalados, menos o GPS, pois o meu é WiFi somente.
    Mas não tem problema. Minha cabeça é um GPS … hehehehe

    Gosto muito do Weather Channel, é realmente muito bem feito!

    abçs

    • Amigo, uso o sygic no meu galaxy tab e um gps muito bom, acima da media. No meu iphone uso o tom tom, o tom tom e o mapa mais atualizado de todos pois a atualizacao e praticamente diaria, mas nao avisa radares. Gosto mais do tom tom, mas o sygic. Faz bem o seu trabalho, pena que meu ipad seja so wifi

    • O Sygic alem de avisar radares tem uma opcao de notificacao de blitz e radares moveis que ajuda outros condutores, como eu disse e m gps acima da media, eu uso o tomtom no meu iphone pois o acho mais atualizado e como eu ano mais em cidade dificilmente estou acima do limite de velocidade… Abracos

    • Olá Cristian, o Sygic usa mapas TomTom, ou seja, muda pouco, talvez a interface. Eu recomendo o Sygic pois já usei e achei muito bom. Não gosto de recomendar aplicativos que não testei.

      Um abraço.

  • André, estou pensando em adquirir esse GPS sugerido, mas o iPad precisa ser 3G e o app funciona offline? Não entendi bem isso. Tenho pacote de 3G da Tim e ela tem deixado a desejar com muitas áreas sem conexão. Outra questão é o consumo de bateria, porque eu não tenho o carregador de bateria para carro.

    • Ivan, o iPad precisa ser o modelo Wi Fi + 3G para poder usar o GPS…e o offline quer dizer que você não precisa estar conectado na internet para usar o GPS.

      Abraço

    • Cristian, o que eu não sabia é que apenas os modelos com wifi+3G possuem GPS integrado, que pode ser usado offline, li isso agora em uma outra postagem sobre gps aqui no ipad dicas mesmo. Fica agora a questão do consumo mesmo, será que o uso do GPS consome muita bateria?

      Abraço.

    • Essa eu posso te responder, Ivan. Tenho o Sygic Ibéria (moro em Portugal) e recentemente fiz uma road trip com familiares em férias por Portugal e Espanha. Rodei quase 2000 quilómetros e apenas uma vez o Sygic deu indicações erradas. Relativamente à bateria andei de Madrid ao Porto (600 km ou 5 horas) sem ligar o iPad ao carregador e cheguei com cerca de 33% de bateria à cidade portuguesa. Uma sugestão para quem quiser um carregador: não compre os dispendiosos carregadores “nativos” que custam em volta de €35, e sim um simples carregador de isqueiro com entrada USB (o meu inclusive tem 2 entradas) que custa em volta de €7 e dá para ligar o cabo de dados do iPad. Outra coisa bacana é que o Sygic funciona em 2º plano e dá para você assistir um filme ou ouvir música e mesmo assim ouvir as instruções do GPS. Outra coisa legal é ligar um emissor FM ao iPad e passar o som para o sistema de som do carro, se o seu carro não possuir uma entrada auxiliar, como é o caso do meu.

    • Olá Ivan, o App funciona offline, o iPad ser 3G é uma obrigação pois os modelos somente WiFi “não possuem GPS”, existe portanto duas vantagens, o GPS e o 3G, embora o iPad 3G leve o nome 3G somente.

      A bateria é altamente consumida como qualquer aplicativo de GPS para celular. É ultra necessário um cabo para carregar no carro.

      Abraço.

    • Obrigado André, parabéns pelo trabalho aqui no iPad dicas, acompanho religiosamente desde que adquiri meu iPad wifi 3G 64Gb em 2010 e só tenho visto evolução. Valeu pela dica, vou adquirir o app e pedir pro meu cunhado que vai para NY semana que vem para trazer um carregador para auto, além é claro uns Gift Cards, porque ninguém é de ferro… kkk
      Abraço.

  • Deixe eu fazer uma pergunta a parte?? que carro é esse todo creme por dentro?? é seu? ou pegou alguma imagem?? sem contar que esse CD da Evanescence é DEMAAAAAAISSSSSS!! quem gosta dele gosta do Demolidor, pois a trilha sonora é toda dela…

    • Sim, é que o primeiro é o principal! Haha
      O legal que não sabia que tinha a função identica ao street view no mapas do iPad.

      E quanto ao aplicativo de previsão do tempo, já vi umas tres indicações aqui no site, qual é mais funcional e certeiro?

      Abraços!

  • Muitooooo dez! Gostei dos app, inclusive já tenho todos!! rsrsrs… menos este GPZ que utilizo o iGo(acho ele melhor). Parabéns pelo post e pelo blog, cada vez supreendendo mais e mais.