Apps

Thread, o aplicativo de contatos ‘minimalista’.

thread
Escrito por André Darugna

Há poucos meses a Apple anunciou uma importante mudança em seu quadro de funcionários, eis que Scott Forstall, apontado como ‘futuro CEO’ inclusive antes da morte de Jobs.

Scott Forstall era vice-presidente responsável pelo iOS, e era o cabeça por trás de todo o design da interface do sistema que conhecemos hoje, esse estilo chamado de skeumorfismo se baseia em ‘clonar’ objetos da vida real no ambiente digital.

Vale lembrar que Scott era o queridinho de Jobs, mas, depois que o fundador da Apple ‘passou dessa para uma melhor’ a moral dele pouco ou nada serviu para que Tim Cook dê um fim em sua história na maçã.

Mas o que tem Scott a ver com este aplicativo?

Logo depois de sua saída, quando assumiu aquela função Jonathan Ive, muito se falou sobre uma mudança radical na interface do iOS, muitos especularam (e especulam) sobre um iOS 7 totalmente novo, tendo deixado de lado o estilo de Forstall, e assumindo um estilo minimalista.

Seguindo essa linha podemos ver que de pouco a pouco estão sendo publicados na App Store aplicativos com este estilo, um bom exemplo foi o redesenhado Gmail do Google.

Agora que você já entendeu o contexto em que o aplicativo foi desenvolvido lhe convido a conhecer o projeto, que é bastante interessante e traz uma interface muito bela em substituição do aplicativo Contatos nativo.

Thread Contact
Thread Contact (AppStore Link) Desenvolvedor: Oigo Limited
Compatibilidade: [iPad em modo 2x]
Categoria: Produtividade › Redes sociais
Preço: USD 1.99

Thread é um App de Contatos, como uma agenda eletrônica com um visual muito ‘clean’, valorizando os espaços em branco e a informação a ser mostrada, tudo muito simples e com acesso fácil às funções.

interface

O bacana do App é que ele junta as funções do App Contatos, com os contatos do Facebook e Twitter.

Se destacam no App as seguintes características:

  • Integração com Facebook e Twitter;
  • Facilidade de criação de grupos personalizados;
  • Filtros de contato, por exemplo, ‘do Facebook’, ‘da empresa X’, etc;
  • Adição de Favoritos;

A interface é bastante intuitiva e utiliza gestos ‘swype’ para passar as páginas de contatos, na parte de baixo você encontra uma linha com ícones que dá acesso rápido aos grupos de contatos, favoritos, etc.

interface2

O aplicativo possui custo, claro, é um projeto bacana, ele basicamente faz tudo o que o Contatos nativo faz, mas com um grande diferencial que é a parte gráfica. Interessante que ele é universal e você poderá usá-lo também no iPhone sem custo adicional.

No iPhone inclusive o aplicativo permite realizar chamadas com um Dialer bem lindo e minimalista.

dialer

Recomendo para quem gosta de dar uma turbinada no iPad, não tem nada de revolucionário mas é muito belo e funcional, quem já cansou do visual do App nativo pode baixar e mudar um pouco!

Gostou? Comente o que achou e se conhece outros aplicativos que estão adotando o estilo minimalista de design.

Sobre o autor

André Darugna

Blogueiro fundador do iPad Dicas e Viagens Dicas, formado em Comunicação e vencedor de 2 prêmios Top Blog.

18 comentários

  • Olá André, gostei da interface do programa tanto que comprei na mesma hora, porém quando fui fazer alguns testes vi que nao é um programa completo no qual eu poderia deixar de usar o nativo da Apple porque quando eu faco uma chamada e desligo a ligação ele me leva pro aplicativo nativo da Apple. Qual a graca? Rs.. Mas gostei do aplicativo, vou continuar fazendo uso. Abraço. Seu blog é otimo.

  • Não gosto de nada clean ou minimalista, considero sinônimo de sem graça e sem charme. Muito mais bonito o visual do Contatos nativo, parecendo uma agendinha de verdade.

  • André, deixei de usar o Contatos Nativo há meses devido a sua limitação de interação. Uso o ContactsXL + Facebook and Twitter (do Jonathan Teboul) e custa apenas USD 0.99. Faz tudo o que você relatou, mais backup, classificação de contatos por diversos campos, cria nota de aniversários automaticamente no calendário, manda e-mail pra grupo e vem sempre trazendo novidades. O proprietário desse App sempre pede sugestões de melhorias e dá retorno sempre. Recomendo qualquer um a experimentar a versão gratuita e depois comprar, pois é muito legal.
    Abraço a todos!

  • Andre, boa noite amigo tudo bem… podes me ajudar…. fui criar uma ID para o iCloud mas ao entrar em Ajustes/iCloud vi que la ja esta minha ID para compras tipo xxx@gmail.com se eu clicar em apagar essa conta eu perco minha ID apple para compras ou nao??

  • Realmente o iOS precisa de uma mudança radical, mechendo com outros sistemas como o WP 8, android e vendo como o ubuntu phone vai ser, fica claro o quando parado no tempo esta Apple tanto em beleza quanto em facilidade de uso.
    Widgets e live tiles dariam muito mais vida e dinamismo ao sistema, isso sem falar que na falta que faz o multirefa ao iOS, poderiam aproveitar e aplicar algo com o onskreen cornerstone, literalmente multiplicaria a eficiência do aparelho.

  • Só tenho medo que com o tempo o IOS fique igual ao Android, já tive smartphones e tablets com o “robozinho” , agora que tenho o iPhone e o iPad vejo como a Apple está anos-luz na frente do Android! Não troco a interface e a “intuição” do IOS por nada, se bem que este visual clean até que ficou legal!

  • Eu sinceramente acho que o iOS nao merece uma repaginada… é facil, intuitivo, e se entrar na onda da Microsoft com aquela porcaria de layout quadrado e feio, vai ficar uma bosta!

    Infelizmente agora que estou sem Mac estou pagando meus pecados para usar essa bosta de W8.

    • A interface do windows 8 é de longe a mais funcional e bela da atualidade, essa birra só porque a Microsoft conseguiu superar a concorrência é muito infantil.

    • A Microsoft conseguir superar a concorrência é difícil visse… Mas ok, cada qual tem sua opinião.
      Só vejo o número de Macs aumentar a cada ano e de PCs diminuir. O próprio tablet da M$ é um verdadeiro fracasso.

    • O problema do Windows 8 é querer ser bom em tablets e desktops e acabar sendo ruim nos 2. Eu comprei pra atualizar meu Windows 7 e acabei apagando com 3 dias de uso. Pra quem usa pra trabalhar ele deixou as coisas mais complicadas. Por causa do W8 desisti de atualizar meu pc e vou pela primeira vez comprar um Mac. Acho que Apple foi quem acertou ao manter os sistemas separados e portar do iOS pro OSX somente as coisas que cabem bem nele.

  • Boa tarde, André, tudo bem?
    Como vc diz no texto estilo minimalista, o quê vc quer dizer com isso?
    Estou perguntando pq será que Apple vai mudar radicalmente seu visual? Tenho um IPAD3 e confesso que amei a linha Apple. Foi o meu primeiro contato. Depois comprei um Iphone para minha esposa. E pretendo comprar um para mim.
    O meu medo é eles mudarem tanto e ficar o sistema operacional feio, capenga e não funcional.

    Abs..