Apps

Rockmelt, design impecável para acompanhar seus sites notícias preferidos.

escolha
Escrito por André Darugna

Um dos aplicativos que foram destacados pelos Editores da App Store nesta semana é o Rockmelt, um interessantíssimo aplicativo para leitura de notícias no estilo RSS, que além de ter uma interface muito arrojada e fácil de usar, permite que os usuários migrem seus Feeds do Google Reader antes que o serviço pare de funcionar.

O Rockmelt é gratuito e sem publicidade, possui muitas ferramentas interessantes para que você utilize na hora de ler seus blogs e sites favoritos, como por exemplo a função de leitor, com ele você tira toda a poluição dos sites, deixando somente aquilo que interessa na tela (Textos e Imagens).

Este aplicativo tem tido um enorme sucesso na loja de aplicativos da Apple, tendo sido selecionado pela própria maçã para fazer parte dos destaques da semana, como também recebeu muitas críticas positivas de sites e jornais internacionais como a Times, NY Times, TechCrunch e USA Today.

[!] Desculpe: Aplicativo removido da App Store

No mesmo conceito do Flipboard e tantos outros, ele segue o conceito de revista personalizada, você poderá ir adicionando coisas interessantes através de sugestões do aplicativo, ou suas próprias fontes.

Você poderá adicionar seus feeds e serviços favoritos:

  • Facebook;
  • Twitter;
  • Tumblr;
  • Blogs;
  • Revistas;
  • YouTube;
  • RSS;

Graças ao trabalho realizado pela equipe, você conseguirá também conhecer novos conteúdos de extrema qualidade que com certeza farão parte futuramente de sua leitura diária.

rockmelt1

Grande parte das sugestões está em inglês, mas para você que busca conhecimento diretamente da fonte isso não será um problema, não é mesmo? De todas formas se você tem dificuldades com o idioma, poderá adicionar seu próprio conteúdo em português.

O que mais chama a atenção no Rockmelt é sua simplicidade, um design muito bem pensado e terminado, uma visual agradável, de muito bom gosto e com gestos.

As informações serão mostradas em colunas e quadros, lado a lado, com fácil acesso ao conteúdo completo da notícia, somente tocando uma vez sobre a imagem. É possível ir adicionando novas fontes de informação ao nosso perfil com o passar do tempo, incrementando ainda mais nosso jornal personalizado.

Para adicionar um conteúdo aos favoritos deslize um quadro da esquerda para a direita, o conteúdo ficará sempre disponível numa lista de leitura que se encontra na lateral direita do aplicativo. Caso faça o gesto no sentido contrário (da direita para a esquerda) o conteúdo será escondido (descartado).

rockmelt2

Uma das curiosidades do aplicativo é uma seção especial onde os usuários compartem suas impressões sobre as notícias que acabaram de ler, com uma notícia aberta toque no botão de compartilhar (caixa com uma flecha saindo), lá encontrará as reações:

  • Like;
  • LOL (muito engraçado em inglês);
  • Want;
  • Comentar;
  • Aww;
  • WTF?;
  • Hmm;

Como também poderá compartilhar o conteúdo da notícia via Twitter e Facebook utilizando a compatibilidade do sistema iOS com estas redes sociais.

Você também poderá abrir um site da internet utilizando a barra de busca, ao abrir o site escolhido poderá adicionar o feed do site a sua lista de seguimento, dessa forma não perderá mais nenhum conteúdo importante deste site.

Migre seus feeds do Google Reader para o Rockmelt

Se você é usuário do Google Reader e ficou triste com a notícia de que o serviço vai terminar, não perca mais tempo, é hora de migrar seus feeds a um serviço bacana que lhe prestará suporte aos sites que havia assinado. Um dos aplicativos que fará isso é o Flipboard, conforme contei a todos vocês aqui no blog, porém, o Rockmelt também está oferecendo este recurso (migração dos feeds do Google Reader).

importando

Basta você abrir o aplicativo, tocar no menu do lado direito, ir na opção More, tocar em Tips & Tricks e encontrará como última novidade “Import your Google Reader feeds into Rockmelt”. Toque nesta opção e aguarde o post abrir.

Com o post aberto fique bem atento ao ponto número 1, acesse o link indicado para que o processo seja iniciado, toque então no botão Start Import Now.

Todo o conteúdo que você tinha armazenado no Google Reader será sincronizado com o Rockmelt, para que você possa acompanhar em grande estilo todo aquele material que havia selecionado ao longo dos anos, sites que considera importante, que acompanha e recomenda aos amigos.

Espero que tenham gostado do Rockmelt, é um aplicativo gratuito de excelente qualidade e que lhe solucionará ainda o problema do fim do Google Reader. Aproveite, baixe agora e conheça todos os detalhes do App.

Debate:

  • Você usava o Google Reader?
  • Qual aplicativo escolheu para substituí-lo?

Um abraço, até já.

Sobre o autor

André Darugna

Blogueiro fundador do iPad Dicas e Viagens Dicas, formado em Comunicação e vencedor de 2 prêmios Top Blog.

7 comentários

  • Na primeira vez não tinha gostado do aplicativo, o sistema de busca e organização esta bem fraco e confuso, mas testei de novo com os feeds do Google reader e o resultado foi bem positivo( embora ainda goste de ter tudo centralizado no flipboard ), vamos ver como o aplicativo evolui daqui pra frente.

  • Olá!

    Eu uso o flipboard pra ver noticias bem legal, esse rockmelt é mesma coisa ou seria melhor tb?

    Aliás, quando comecei usar o ipad, seu site foi ótimo! Pude aprender bastante coisas.
    Mas enfim, o ios vai se atualizando e o itunes tambem, e agora desaprendi a mexer nele! =(
    Não sei mais como colocar videos/arquivos do itunes para o aplicativo do ipad! Vc teria grande gentileza de me mostrar em como é agora? Se tiver algum post que fala sobre isso tambem pode me mostrar o link..

    Ah, e descobri um aplicativo bem mais legal que youtube, nao sei se já ouviu falar, é o Deezer. Dá pra ouvir as musicas de fundo mexendo nas coisas no ipad! =)

    Até.