Apps

Conheça o WinZip para iPad e iPhone, um app para abrir arquivos compactados no iOS!

winzip-ipad
Escrito por André Darugna

Certamente algum dia você já precisou, ou precisará abrir um arquivo compactado, os famosos arquivos .zip no iPad ou no iPhone, é muito provável que você tenha ficado um pouco perdido já que nem todo arquivo pode ser aberto no iPad.

Isso não significa que abrir um arquivo zip em um dispositivo iOS seja difícil, muito pelo contrário, é extremamente fácil e você só precisa baixar um aplicativo ideal, como por exemplo o gratuito WinZip.

WinZip para iPad e iPhone, o famoso programa do Windows na plataforma móvel da maçã.

WinZip - A compressa de arquivos líder, descomprimir e ferramenta de gerenciamento de nuvem
WinZip - A compressa de arquivos líder, descomprimir e ferramenta de gerenciamento de nuvem (AppStore Link) Desenvolvedor: WinZip Computing LLC
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Utilidades › Produtividade
Preço: Grátis

O aplicativo WinZip para iPhone e iPad é muito simples e fácil de usar, com ele será capaz abrir, visualizar e descomprimir um arquivo .zip no iOS, podendo guardar na memória do aplicativo o conteúdo do pacote, ou até escolher um outro aplicativo no qual deseja abrir o item.

O programa é o mesmo, um clássico que conquistou uma legião de fãs no Windows, agora foi lançado em versão para iOS, inclusive leva o mesmo nome. É um grande aplicativo em versão grátis, rápido de usar e fácil de aprender, faz exatamente o que promete sem propagandas indesejadas.

Além das funções esperadas, como por exemplo descompactar um arquivo .ZIP e .RAR, ele é capaz de abrir os arquivos compactados com senha.

Até o momento não consegui encontrar um ponto negativo ao aplicativo, caso você não goste de algo por favor deixe nos comentários. Na verdade a única coisa que realmente falta para ele, no caso do iPhone, é ter sua interface adaptada para o iPhone 5, que exige um layout diferente do aplicativo para aproveitar o ganho no tamanho da tela.

É natural que existam outras opções na App Store, há tempos inclusive, porém, o WinZip é em minha opinião o mais completo de todos, sendo bem intuitivo e simples.

Como abrir arquivos Zip no iPad, iPhone (iOS)?

Depois de baixar o aplicativo (link acima) ele fará parte das opções de abertura do sistema, depois, digamos que você receba um um arquivo por e-mail, bastará escolher a opção “Abrir com” e selecionar WinZip.

abrir-email

O mesmo ocorre quando você tiver navegando na internet utilizando o Safari, ao abrir um arquivo Zip aparecerá a opção “Abrir com” WinZip.

abrir-site

Muito simples não? Aparecerá no sistema a opção “Abrir com” WinZip em qualquer situação onde seja necessário descompactar um arquivo, logo, o programa será aberto com o conteúdo em uma pasta. Super fácil e utilizar e também de abrir os arquivos em outros aplicativos, vamos ver isto agora.

Abrindo o conteúdo do pacote no sistema ou Apps

O aplicativo WinZip para iPad e iPhone funciona como um gestor de arquivos, você inclusive já deve ter utilizado algum aplicativo parecido anteriormente.

Ao tocar sobre um arquivo, você visualizará o conteúdo, por exemplo, uma foto. A mesma será mostrada no visualizador. Você poderá abrir o mesmo arquivo em outro programa, como o Snapseed, do Google, um excelente editor de fotografias gratuito. Também é possível guardar o arquivo no Rolo da Câmera para visualizar no programa oficial Fotos. Outra possibilidade é a de tuitar, colocar a foto como imagem de contato, ou imprimir por exemplo.

abrir-com

O mesmo ocorre com outros tipos de arquivos, cada tipo oferecerá diferentes opções no menu Abrir com, poderão ser outros Apps como também outras ações do sistema, como enviar por e-mail ou uma visualização rápida.

No mais, o WinZip cumpre com tudo o que pode-se esperar em um aplicativo do gênero (arquivos comprimidos ZIP e RAR), com o diferencial de ser grátis e sem propaganda.

Considerações Finais

Abrir arquivos comprimidos (compactados) é uma função básica que todo usuário do iPad ou iPhone pode precisar um dia. É normal receber um arquivo por e-mail e pela falta da função nativa ficar sem poder visualizar o conteúdo do pacote.

O WinZip resolve de uma vez por todas a falta de uma solução nativa, abrir documentos zip no iPad e no iPhone nunca foi tão fácil.

Debate:

  • Você sente a necessidade de abrir documentos ZIP no iPad ou iPhone?
  • Já possui um aplicativo para esta finalidade? Qual?

Até já.

Post inspirado no OSXdaily

Sobre o autor

André Darugna

Blogueiro fundador do iPad Dicas e Viagens Dicas, formado em Comunicação e vencedor de 2 prêmios Top Blog.

6 comentários

  • Grande Gurú, tentei baixar o app, porém, olha só o que aparece; o que preciso fazer?

    {“storePlatformPrewarmDataKey”: “product-dv-product”,”pageType”: “software”,”versionHistory”: [{“releaseNotes”: “\u2022 Support iPhone 5\n\u2022 Bugfix\n\u2022 Enable iAd Support for free version”,”versionString”: “1.1.2”,”releaseDate”: “2013-05-20T07:59:14Z”},{“releaseNotes”: “\u2022 Add New iPad support\n\u2022 Add various file icons according different file types\n\u2022 Support for .csv file type\n\u2022 Bug fixes\n”,”versionString”: “1.1.1”,”releaseDate”: “2012-05-04T10:29:58Z”},{” ETC, ETC…..

  • Eu acho que não ha necessidade de ter um aplicativo somente para isso…

    Qualquer aplicativo de organização: Documments, WireShare, iFile, etc. Já possui este recurso,

    correto?

    • “No mais, o WinZip cumpre com tudo o que pode-se esperar em um aplicativo do gênero (arquivos comprimidos ZIP e RAR), com o diferencial de ser grátis e sem propaganda”.

  • Bom dia André.

    Rapaz, até hoje não precisei abrir nenhum arquivo compactado, mas é muito bom saber que existe um Winzip para iPad pois acredito q na hora do “desespero”, esse é o primeiro nome que virá à cabeça para descompactar arquivos.

    Sem bajulação, é por isso que visito esse site todos os dias, tem sempre uma novidade útil para agrega valor à aquisição do meu iPad.

    Bom dia a todos!