Apps

[profissões] Como um Professor pode utilizar melhor seu iPad? Dicas e Aplicativos!

professores
Escrito por André Darugna

Um tipo de profissional que certamente foi imensamente beneficiado com o lançamento do iPad são os professores, existem inúmeros aplicativos lançados para a educação na App Store, uma rápida busca nos resulta em centenas de resultados interessantes, é por isso, que vou lhes mostrar somente os aplicativos que são utilizados no exercício da profissão, organização, planejamento, didática e apresentação de aulas.

Cada professor em sua área de atuação deverá procurar os aplicativos que melhor lhes sirvam para as aulas que estão lecionando, com estes aplicativos que lhes apresentarei abaixo vocês poderão ser produtivos e produzir aulas impactantes para atrair a atenção dos alunos que hoje em dia estão tão dispersos em meio de tanta tecnologia e entretenimento.

Aplicativos para Professores:

TeacherKit - Class Organizer, Teacher Planner, Gradebook, Assignment List, Attendance and Student 's Grade Tracker
TeacherKit - Class Organizer, Teacher Planner, Gradebook, Assignment List, Attendance and Student 's Grade Tracker (AppStore Link) Desenvolvedor: ITWorx Egypt SAE
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Educação › Produtividade
Preço: Grátis
TeacherKit é um organizador pessoal para o professor. Ele permite que o professor organize as aulas e os alunos. Sua interface simples e intuitiva permite aos professores monitorar o atendimento, as notas e comportamento de alunos. Para mim um dos mais úteis para os professores.

* Descrição da App Store

ShowMe Interactive Whiteboard
ShowMe Interactive Whiteboard (AppStore Link) Desenvolvedor: Learnbat, Inc.
Compatibilidade: [iPad]
Categoria: Educação › Produtividade
Preço: Grátis
Este aplicativo é muito interessante pois transformará seu iPad num quadro branco interativo. Basta conectar seu iPad ao projetor e começar a lecionar. Imperdível.

Skitch: Tirar foto, Marcação, Enviar
Skitch: Tirar foto, Marcação, Enviar (AppStore Link) Desenvolvedor: Evernote
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Produtividade › Foto e vídeo
Preço: Grátis
Expresse-se com menos palavras, emails e reuniões… com o Skitch!

Use formas, setas, esboços e anotações em texto para transmitir a sua opinião rapidamente. Marque fotos, capturas de tela, mapas e páginas da Web. Em seguida, compartilhe-os com qualquer um que desejar.

O Skitch permite que você:

  • Anotar: adicione setas, formas e texto a imagens existentes
  • Criar: desenhe algo novo
  • Editar: reposicione, pinte novamente e remova suas anotações conforme desejar
  • Compartilhar: envie seus esboços e anotações pelo Twitter e email
  • Presente: Mostre o seu trabalho em tempo real através do AirPlay na Apple TV
  • Lembrar: salve tudo no Evernote para uso posterior

* Descrição da App Store

Evernote
Evernote (AppStore Link) Desenvolvedor: Evernote
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Produtividade › Utilidades
Preço: Grátis
O Evernote é um aplicativo de anotações, praticamente um Moleskine digital, com ele é possível inserir texto, foto e gravações de voz. Vale a pena pois sincroniza via internet e pode ser acessado de qualquer computador.

[!] Desculpe: Aplicativo removido da App Store

Com este aplicativo você poderá criar seus próprios “flashcards” com áudio, imagens e texto. Adicionalmente poderá baixar conteúdo de sites como o Flashcardexchange.com e o quizlet.com, portanto, você terá acesso livre a milhões de cartões de memória que serão úteis em suas classes via internet.

* Descrição da App Store

GradeBook Pro
GradeBook Pro (AppStore Link) Desenvolvedor: Eric Lombardo
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Educação › Produtividade
Preço: USD 9.99
GradeBook Pro é uma ferramenta poderosa e fácil de utilizar para a gestão de notas e freqüência em sala de aula, especialmente desenhado para os educadores. Uma alternativa ao TeacherKit.

Things for iPad
Things for iPad (AppStore Link) Desenvolvedor: Cultured Code GmbH & Co. KG
Compatibilidade: [iPad]
Categoria: Produtividade › Negócios
Preço: USD 19.99
Um professor possui muitos compromissos, classes e tarefas para realizar, é por isto, que recomendo o melhor organizador pessoal já inventado para o iPad. Um belo investimento para seu desenvolvimento profissional.

Pages
Pages (AppStore Link) Desenvolvedor: Apple Inc.
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Produtividade › Negócios
Preço: USD 9.99
O Pages é o substituto do Microsoft Word no iPad, ele serve para a mesma finalidade, um excelente aplicativo que lhe ajudará a redigir provas, trabalhos e exercícios sem problema algum.

Juntamente do Pages é muito interessante que o professor compre um Teclado Externo para lhe dar maior liberdade na hora de redigir seus exercícios, textos ou provas.
Keynote
Keynote (AppStore Link) Desenvolvedor: Apple Inc.
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Produtividade › Negócios
Preço: USD 9.99
O Keynote é o substituto do Microsoft Power Point no iPad, ele vai lhe ajudar a preparar aulas interativas nas quais os alunos realmente vão gostar de aprender. Faça seus alunos não perderem o foco com a ajuda de seu iPad.

Juntamente do Keynote é muito interessante que o professor compre um Adaptador VGA, Adaptador HDMI ou até mesmo uma Apple TV para poder transmitir as aulas no projetor.
GoodReader for iPad
GoodReader for iPad (AppStore Link) Desenvolvedor: Yuri Selukoff
Compatibilidade: [iPad]
Categoria: Produtividade › Negócios
Preço: USD 4.99
O iBooks é bastante bom, mas peca num sentido, ele não permite realizar anotações nos documentos PDF, já o Good Reader supre totalmente essa necessidade, você pode destacar, pintar, contornar, ou até mesmo escrever textos em sticky notes. Ideal para sua leitura de livros em PDF.

Como um professor pode aproveitar melhor seu iPad?

Os professores que trabalham com o iPad possuem uma ferramenta poderosíssima para planejar suas classes, controlar a frequencia de seus alunos, fazer um esboço da sala de aula e também criar apresentações para os conteúdos que realmente atraem a atenção dos alunos.

Minha sugestão para um professor é que além de se organizar com o Things (ou o Lembretes), fazer seu plano de aula com possibilidade de armazenar notas e frequência dos alunos com o TeacherPal (ou GradeBook Pro), enviar e-mails aos pais e alunos com avisos ou conteúdos, é de utilizar o iPad como ferramenta de apresentação de aula.

O Keynote é um aplicativo fabuloso que possui recursos gráficos realmente atraentes, seus alunos ficarão fascinados com as aulas que você poderá preparar em seu iPad. O Keynote possui muitos templates para que você possa adaptar seus conteúdos, como também permite iniciar uma aula do zero. Se você ainda não entendeu para que serve o Keynote, eu costumo chamar ele de Power Point TURBINADO!

Em conjunto com um projetor (muitas escolas possuem) e um adaptador ou Apple TV você poderá projetar suas aulas com muita “classe”, fazendo com que seus alunos desfrutem e aprendam muito em cada minuto que estão em sala.

Além de todos os supramencionados os professores podem utilizar também aplicativos gratuitos e nativos, como o App Contatos para gerenciar os e-mails e telefones de seus alunos, o Agenda para não perder nenhuma reunião de conselho e também agendar as aulas e em que sala deve se dirigir todos os dias da semana, Mail para estar em contato com colegas e alunos, Safari para consultar a web e buscar imagens impactantes que utilizará em suas aulas, etc.

Não deixe de adquirir o Keynote, ele vai lhe ajudar a criar apresentações que realmente impactam no iPad, com ele você poderá elaborar suas aulas e seus alunos vão adorar o conteúdo interativo. Uma boa imagem vale mais do que mil palavras, faça eles adorarem você!
Para transmitir as classes criadas no iPad no projetor você terá três opções: compre uma Apple TV (que funciona via Wi-Fi), um Adaptador VGA ou um Adaptador HDMI.

* Você precisa de somente um dos três acessórios supramencionados, a Apple TV exige conexão Wi-Fi para funcionar, o adaptador VGA somente transmite vídeo, já o adaptador HDMI som e imagem. ** Certifique-se que seu projetor ou o projetor da escola suporta o cabo HDMI, a maioria é VGA.

Não deixe de ler o artigo especial para professores que publicamos em nosso blog:

Bom amigos, estas foram minhas dicas para os professores, porém, ninguém melhor que eles para contribuir um pouco mais e enriquecer esse artigo de informações. Se você se sente cômodo para colaborar, por favor, utilize o espaço de comentário para contar sua experiência em sala de aula com o iPad.

Um abraço, até já.

Sobre o autor

André Darugna

Blogueiro fundador do iPad Dicas e Viagens Dicas, formado em Comunicação e vencedor de 2 prêmios Top Blog.

28 comentários

  • Parabéns André, um trabalho importante que vem ajudando as pessoas que não tem conhecimentos sobre como utlilizar os benefícios da tecnologia. Saibam vçs que estão anos luz na frente, que existem pessoas sem condições e oportunidades de acompanhar o rítmo de informações tecnológicas por motivos variados na extensão do nosso planeta, e vem uma pessoa iluminada como vç André, mostrar, encurtar os caminhos e até ajudar um iniciante se destacar num futuro brilhante.
    Se todos fizessem um pouquinho como vç seria melhor o desenvolvimento do menos favorecido, obrigada.

  • Olá André, parabéns pela iniciativa e pelo trabalho executado com excelência. Sou professor de Educaçāo Física e um aficcionado por tecnologia. Acompanho a Apple já há uns 10 anos, tenho MacPro, iPad e iPhone, acho todos dispositivos fantásticos e de vanguarda, lançam tendências que os outros copiam (me perdoem os fans do Android) e ainda copiam mal…de qualquer forma me acostumei tb a lidar com as limitaçōes da Apple… Mas uma coisa que ainda nāo pesquisei e lendo seus posts resolví perguntas: eu consigo sincronizar o iWork (pages, numbers etc) entre os meus dispositivos? Isto é, se eu comprá-lo no Mac eu posso usá-lo no iPad já que ambos usam a mesma apple id? Se ñ, qual o motivo de eu ter que comprar mais de uma vez o mesmo aplicativo?
    Obrigado e parabéns pelo site!!!

  • Olá André, em primeiro lugar, preciso te parabenizar pelo excelente cuidado que tem, em transmitir seus conhecimentos sobre este utensílio eletrônico, que para os dias atuais é de suma importância no ambiente pedagógico. Em segundo ligar, quero pedir-lhe um auxílio, porque estou tendo uma série de dificuldades no sentido de conseguir um aplicativo (ou programa), no qual eu possa realmente digitar textos, preparar avaliações e demais documentos, como os feitos no word. Um programa que contenha propósitos parecidos com os do word. E em terceiro lugar quero lhe agradecer pela iniciativa de dividir seus conhecimentos nesta série maravilhosa sobre profissões. Desejo-lhe muito sucesso na sua carreira e que vc continue nos ajudando a alavancas as nossas com suas valiosíssimas dicas.
    Abraço
    Solimar.

  • Ainda nao cansegui colocar musica no meu iPad vc pode mandar algumas dicas desde já agradeço e parabéns pelas dicas são muito úteis ….

  • Ótimas dicas, André.

    O TeacherKit é muito bom, mesmo.

    Além destes que você citou, o CloudOn também é muito útil, pois permite a exibição de aulas elaboradas no PowerPoint (eu, particularmente, prefiro mil vezes o Keynote).

    Outra dica é o Papers, um puta aplicativo para organizar, pesquisar e fazer download de artigos científicos. Eu tenho ele no iPad e no iMac. O download depende, claro, do acesso liberado dos artigos, ou da presença deles em qualquer editora incluida nos periódicos CAPES. Sincroniza os artigos com o Mac ou PC. É pago, mas vale cada centavo de dólar.

    Na Apple Store há centenas de aplicativos específicos para cada área do conhecimento e que podem ser utilizados em sala de aula.

    A primeira coisa que fiz ao adquiir meu iPad foi comprar um adaptador para projeção. Nunca mais usei meu note. Só sinto falta de um passador de slides, pois acho chato ficar usando o iPhone para este fim, até porque ele não tem ponteira laser.

    No mais, é só alegria.

    Abraços.

  • Olá, André!
    Já estava achando que tinha esquecido da minha profissão, obrigada por lembrar de mim, rsrs, já até baixei uns apps sugeridos no texto, agora é aproveitar e usufruir deles. Abços e parabéns pela iniciativa.

  • Oi André,
    Realmente olhando pelo seu ponto de vista fica difícil falar de uma app sem ter a experiência necessária.

    To aguardando um artigo pra músicos =)

    • Pois é José, por essa razão preferi colocar a descrição do App.
      Investiguei, falei com profissionais e vi que estes são os mais usados, e por essa razão recomendo.

      Um abraço.

  • Estou adorando a série, não de bola para essa gente egoísta que critica seu trabalho. Brasileiro é assim mesmo meu caro, exige, exige, e não faz nada para ajudar. Curta suas férias, você merece.

  • Minha esposa é professora, ano passado ela usou algumas vezes o TeacherKit, gostou bastante, disse que este ano quando começar as aulas já vai inserir os dados da turma. Seria interessante usar o ShowMe Interactive Whiteboard, pena que as escolas não disponibilizar o projetor de qualidade, tem que solicitar para usar, não tem todos os dias, uma dificuldade, mas realmente seria bom.
    O iPad é ótimo para o professor fazer consultas rápidas na sala de aula, afinal não possuem todas as informações na ponta da língua.
    Outro app, além destes que você indicou, todos úteis, poderia usar também o Penultimate ou o Notability, para manter sobre a mesa durante uma explicação fazendo anotações rápidas de lembrança para momentos específicos daquela aula. Abraço.

  • Gostaria de tirar uma dúvida, vou comprar um Ipad 4 e queria saber se os aplicativos do IOS (principalmente para tablets) tem aquelas propagandas horrorosas como algumas versões free de aplicativos android?

  • Olá André,

    muito bom o seu blog cara, não estou conseguindo passar um dia sem ler ser artigo. Essa série de artigos sobre profissões está ótima. Só tem uma coisa que não gosto, quando você “copia” a descrição da App Store. Acho que se você também desse sua impressão sobre o aplicativo seria melhor ainda. Sei que agora não dá mais pra fazer isso porque você está de férias, mas fica a dica pros próximos posts. E parabéns mesmo pelo trabalho. ta ótimo assim…

    vlw!!

    • Olá José, tudo bem?
      Bom, eu sempre fiz isso no iPadDicas, sempre falei sobre minha experiência com os Apps que indico, porém, quando se trata de um uso profissional eu não posso falar sobre minha experiência.

      Minha única profissão é a de comunicador, eu estudei Comunicação, não posso falar como um Médico, ou Advogado, etc. Acho que vendo deste ponto de vista você vai me entender.

      Um abraço.

  • Não conhecia o TeacherKit, vou testar ele nesse semestre.
    Uma coisa que sinto falta e um sistema de colaboração mais refinado no evernote, ainda mais comparando com o Google docs e o office 360

  • Uma dica bacana para os professores é o Projeto iPad na Sala de Aula (www.ipadnasaladeaula.com.br), que auxilia escolas, professores e profissionais de Tecnologia da Educação a inserir o iPad dentro da proposta pedagógica de cada instituição.

    • Olá André, tudo bem?
      Apple TV, adaptador VGA ou adaptador HDMI, como dito são opções, opções para enviar a imagem do iPad para o projetor (tela grande).
      Entende agora? Projetar a aula para os alunos.

      A Apple TV faz isso sem fios, via Wi-Fi.

      Até já.

  • Excelente post, André. Sou professor com 8 turmas para ministrar neste ano. Certamente vou precisar desses aplicativos, dos quais já tenho alguns.

    Tenho uma dúvida com relação ao iTeacher. Como você mencionou o iStudiez no post para estudantes, imaginei que seria citado aqui. Você não o acha interessante? Pergunto porque penso em fazer um investimento de apps para as aulas deste ano, e o iTeacher faria parte do pacote.

    Tenho outra dúvida, esta com relação a AppleTV, que também desejo adquirir para minhas aulas.
    1 – Um roteador 150mbps suporta a transmissão de vídeos via AirPlay ou seria necessário um com capacidade maior?
    2 – Depois de configurado o roteador, é necessário utilizar um computador para ligar o AirPlay na AppleTV ou somente precisarei levar para as minhas aulas o roteador já configurado? Estou pensando em lugares onde não há rede wi-fi disponível e para onde eu levaria um roteador particular.

    Essas são dúvidas que já tive há muito tempo, mas que não achei o post oportuno para perguntar.

    Agradeço desde já e obrigado por suas dicas sempre muito úteis. Para todo que compra um iPad eu recomendo o se site como leitura obrigatória!

    Um abraço!

  • Excelente post, André. Sou professor com 8 turmas para ministrar neste ano. Certamente vou precisar desses aplicativos, dos quais já tenho alguns.

    Tenho uma dúvida com relação ao iTeacher. Como você mencionou o iStudiez no post para estudantes, imaginei que seria citado aqui. Você não o acha interessante? Pergunto porque penso em fazer um investimento de apps para as aulas deste ano, e o iTeacher faria parte do pacote.

    Tenho outra dúvida, esta com relação a AppleTV, que também desejo adquirir para minhas aulas.
    1 – Um roteador 150mbps suporta a transmissão de vídeos via AirPlay ou seria necessário um com capacidade maior?
    2 – Depois de configurado o roteador, é necessário utilizar um computador para ligar o AirPlay na AppleTV ou somente precisarei levar para as minhas aulas o roteador já configurado? Estou pensando em lugares onde não há rede wi

    • Bem Felipe, o roteador de 150 Mbs da e sobra para a transmição de vídeos via AirPlay, mas você ira sempre ter que ligar a AppleTv e o roteador além de que terá de sempre ter uma tv a disposição, mas dependendo do roteador uma vez configurado pelo computador Não é necessária a reconfiguração diária.

      Sugiro como roteador o AirPort, ótimo roteador dual-band, ira atender todas as suas nescecidades.

      Abs

  • É, com exceção das escolas particulares, pouquíssimas, beirando 1% das escolas municipais, estaduais e federais tem projetores em sala de aula. A maioria das escolas mesmo privadas tem 1 projetor a ser dividido com a escola inteira, isso dificulta muito a inserção de novas tecnologias na escola.

    E André, o contato entre pais e professores, isto a partir do Ensino Fundamental, é bem raso e superficial.

    Mesmo assim, essa matéria ainda é valida a um pequeno grupo infelizmente .

    Abs.

  • André, bom dia. Cara, na boa… Você vai postar todas as profissões que existem?
    Sei que estão bem interessantes e assim você atende uma gama enorme de público.
    E que os posts são úteis (inclusive eu adorei o guia para estudantes), mas já está enchendo o saco.
    Tem app legal e de graça na app store e você não cita nem em paralelo (essa semana o angry birds rio full version).
    Desculpa ta metendo o pau cara, mas acho que muitos compartilham dessa opinião.
    Sei que não é fácil arrumar conteúdo para agradar todas as pessoas, mas pelo menos dia sim dia não poste algo em paralelo com os guias das profissões. Pois eu por exemplo, de todos os guias, usei apenas um. Ou seja, Aproximadamente 10 dias fiquei sem aprender ou conhecer ou baixar algo útil aqui do blog.
    Abraços

    • Olá Lucas, tudo bem?
      Se você tivesse acompanhado o início da série saberia:
      1) Estou de férias
      2) Programei posts sobre profissões para todo o mês de janeiro
      3) Dia 1º de fevereiro volto ao blog com conteúdos varidos como sempre
      4) Acredito que os profissionais merecem uma série de posts
      5) Recebi nestes anos de blog centenas de e-mails solicitando que “como usar o iPad para a profissão X, Y, Z” e somente estou cumprindo com um compromisso

      Enfim, somente penso que você perdeu que eu estou de férias, que sou humano e mereço descansar como todo profissional.
      Por mais que tivesse estourado uma bomba na Apple eu não deixaria minhas férias de lado, descansar é algo que todos merecem.

      Essa profissão é extremamente estressante, principalmente quando você recebe críticas num trabalho bem feito. Um trabalho “encomendado”.
      Acontece que quando a sua profissão passa, você já não quer mais saber do resto… enfim.

      Espero que entendas agora que sou humano e mereço descansar.
      Programei 25 posts antecipadamente, todos objetos de estudo, não pense que foram 25 horas de trabalho… foram semanas.

      Tudo bem, as pessoas estão acostumadas a exigir, somente exigir. Nunca pensam no próximo.
      Até já.

    • É isso ai. Fico de lado e contra. Foi otimo, sim, maravilhoso os posts sobre profissoes. Mas deveria ter reservado outros temas. Com certeza voce merece descanso. Andre, parabens pelo site, ele é maravilhoso, com ele comecei a ver o meu ipad com outros olhos. Boas ferias.

    • Lucas,

      Acho que você deveria ter um pouco mais de educação e respeito ao trabalho alheio ao escrever em um espaço que não te pertence.

      Não sou amigo do André e nem o conheço, para estar aqui defendendo-o, mas o trabalho que ele vem realizando no ipaddicas é o melhor que temos em língua portuguesa e um dos melhores do mundo. Sua crítica, além de fora de propósito, demonstra uma arrogância infantil.

      Se o teu saco está cheio, esvazie-o. Tem muitos sites na internet para isso.